30.abr.18

Qual a origem dos Obeliscos ?



Os obeliscos estão espalhados pelo mundo. Passei a me interessar mais por esses monumentos depois que visitei o Egito. Conferi de perto os Obeliscos de Luxor, sua beleza e importância histórica. Eu tenho fotografado durante minhas viagens e gosto das localizações, sempre estratégicas, em pontos centrais das cidades. A visita mais recente foi ao de Buenos Aires, ornamentado com os “arcos” para divulgar as Olimpíadas de Juventude que acontecerá no segundo semestre. Obeliscos são referências no turismo.

A origem dos obeliscos vem do antigo Egito. A função era dispersar as forças negativas, perfurar as nuvens escuras das tempestades. O termo vem do grego obeliskos, ou seja, “pilar”, “apontar”. Tem forma quadrangular alongada, era feito a partir de uma única peça de pedra, um monólito. A maioria tinha nas laterais tinham inscrições hieroglíficas. Os obeliscos em geral eram formados do corpo e de uma pirâmide no topo. No Antigo Egito era considerado um monumento de proteção e defesa.

Obelisco na Argentina:

O Obelisco de Buenos Aires, está na área central, no entroncamento das avenidas 9 de Julio e Corrientes. A localização também é ótima no centro da cidade que virou ponto turístico e de fotos. Agora está ornamentado com os arcos das Olimpíadas da Juventude, que acontecerá no segundo semestre de 2018, deu ainda mais visibilidade ao ícone de Buenos Aires.

 

Obelisco nos Estados Unidos:

O Obelisco de Washington está majestosamente na esplanada com um lago, tendo à frente o Capitólio. Na construção da cidade, tudo foi muito bem planejado para destacar a grandiosidade. Eu recomendo o livro Símbolo Sagrado do Dan Brown, sobre os mistérios dos monumentos de Washington.

 

Obelisco no Vaticano

O Obelisco do Vaticano, na Praça São Pedro, é espetacular. É um dos mais emblemáticos, mais famosos do mundo e sem dúvida muito visitado. É original de Aswan no Egito, construído em granito vermelho com 40 m., foi levado para o Vaticano por Calígula.

Obelisco na França:

O Obelisco de Luxor está estrategicamente localizado na Praça da Concórdia em Paris. Ele é muito bonito com o topo em forma de pirâmide de ouro, decorado de hieroglifos egípcios; na base há desenhos explicativos da origem e o passo a passo do transporte até a capital francesa. Tem 3300 anos de existência e chegou em Paris em 1833 e somente em 1836 foi colocado onde está hoje.

 

Obelisco no Brasil

O Obelisco de São Paulo, localizado no Ibirapuera, o mais famoso do Brasil, homenageia os Heróis de 32. A localização também excepcional na entrada do parque Ibirapuera, de frente da Av. Vinte e Três de Maio e da Av. Brasil. Ele é também um mausoléu, que guarda os corpos dos quatros estudantes assinados na Revolução Constitucionalista.

Obelisco de São Paulo – Foto José Cordeiro

Já fez o cambio para sua viagem ? Para compra de moeda estrangeira é importante conhecer uma empresa de confiança, eu indico a COTAÇÃO. As melhores soluções de câmbio, com mais de 10 moedas de diferentes países: Dólar Americano, Canadense, Australiano, Euro, Libra Esterlina entre outras. O melhor de tudo, é possível optar para Delivery, para receber confortavelmente na sua casa ou escritório. Negocie para obter a melhor taxa e escolha por uma das formas de compra:

Comprar online ou Solicitar Contato –  Você receberá uma ligação da Cotação para efetivar sua operação.  Cotação Câmbio

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel