Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem

18.maio.18 - atualizado em 08.nov.19



Viajamos para conhecer novos lugares, novas paisagens e também pelas manifestações populares. A cultura e o folclore na América do Sul como atrativo de viagem, é um diferencial. A maioria dos países teve influências diversas dos indígenas, dos colonizadores e dos escravos. Dessa mistura resultou danças, música, festas, ricas e atraentes, que fazem da América do Sul um destino  para viajantes do mundo inteiro. Das minhas viagens pelo continente, tenho na lembrança festas e manifestações coloridas, alegres e inesquecíveis.

Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem

América do sul  – Origem cultura e folclore

A história dos países da América do Sul é repleta de batalhas com o objetivo de posses territoriais. Assim como no Brasil, os nossos vizinhos do continente também tiveram miscigenação das raças, adaptações das regiões e costumes. A religião católica e os rituais indígenas e dos escravos, formaram as festas folclóricas muito interessantes. A cultura e folclore na América do Sul, é um dos fatores de atração em viagens. Uma das manifestações que mais atrai turistas é o Inti Raymi no Peru, na cidade de Cusco no mês de junho, considerada altíssima estação.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

O destino Peru é uma viagem transformadora.

Inti Raymi em Cusco – cultura no Peru

No Peru é um dos países com mais manifestações folclóricas e culturais da América do Sul. Ele guarda de herança muitos costumes dos Incas, que foram incorporados à cultura dos colonizadores. Um das manifestações folclóricas que mais recebe visitantes é no solstício de inverno, o Inti Raymi, Festa do Sol. Herança dos Incas em adoração ao astro rei e agradecimento pela colheita.

Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem

É a maior festa folclórica do país, em vários locais de Cusco há encenações com roupas típicas. Os participantes recriam as mesmas celebrações do seu povo, voltadas também para a Pachamama, mãe terra.

Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem

Milhares de pessoas acomodadas em arquibancadas, assistem ao espetáculo em Cusco. O local das maiores manifestações  é na esplanada de Sacsayhuaman, um belo centro arqueológico dos Incas. Se desejar conhecer o Peru durante esse evento é necessário planejamento e reservas com antecedência.

Inty Raymi - Peru

Puno – Capital Folclórica da América do Sul

A Festividade da Virgem Maria de La Candelaria se realiza em fevereiro por duas semanas na cidade de Puno. O evento conta com procissões seguidas por milhares de fieis, com danças folclóricas às margens do Lago Titicaca. Os festejos estão ligados aos ciclos agrários pré-hispânicos. Puno é considerada a Capital Folclórica da America do Sul.

Sobre o Peru – cultura e folclore como atrativo

O Peru é um dos países da América do Sul com mais manifestações culturais e folclóricas. A cultura Inca está bem preservada. Além da Inti Raymi e da Festividade da Virgem, há outras festas que valem a pena conhecer como o Natal Andino em Cusco e as Festas Pátrias em julho em todo o país. O Peru tem diversas regiões e cidades de contrastes, totalmente diferentes do Brasil. Dentre as cidades e regiões mais turísticas estão: Lima, Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado, Ica, Arequipa, Puno, etc.

La Tirana – festa cultural do Chile

No Chile as manifestações culturais e folclóricas são variadas de acordo com a região. A Festa de La Virgem de La Tirana, em Iquique é uma manifestação de carácter religioso. É a maior festa religiosa do Norte e a segunda mais popular.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Saiba mais sobre o norte do Chile – Deserto do Atacama.

Cueca – dança folclórica do Chile

Cueca é uma dança típica de alguns países da América do Sul. No Chile é considerada a dança nacional. A bonita e colorida dança representa a conquista amorosa.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Semana Valdiviana – cultura do Chile

Uma das maiores comemorações do Chile é em fevereiro, quando o verão se despede na cidade de Valdívia, que está a 830 km. ao sul de Santiago. Todo ano mais de 40 embarcações enfeitadas, desfilam pelo rio Calle Calle. Há prêmio para a embarcação mais bonita. Além do belo espetáculo, há também comidas, músicas típicas e fogos de artifício.

Sobre o Chile – paisagens espetaculares, cultura e folclore

Aliado às manifestações culturais e folclóricas, o Chile é um país com características únicas na geografia. Um faixa estreita entre o mar e a Cordilheira dos Andes, com paisagens diversas. Além do visual, cada região se desenvolveu com suas manifestações culturais coloridas e cheia de simbolismo.

Conheça mais no post: Chile paisagens espetaculares: lagos, vulcões, desertos, geleiras e cordilheira.

Um dos melhores passeios do Chile é o tour de degustação. Leia mais em: Vinícola no Chile qual visitar? Sugestão de três experiências incríveis.

Feira das Flores  – cultura na Colômbia

Na Colômbia, a Feira das Flores na cidade de Medelim, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado, é uma das manifestações atraentes. Acontece em início de agosto, um lindo desfile de “sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas. Um espetáculo que encanta os visitantes. Vale a pena conferir.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Palenqueras em Cartagena – Colômbia

Em Cartagena, a “marca registrada” da cidade são as Palenqueras, vendedoras de frutas, com seus vestidos coloridos e turbantes. O nome deve ser originado do “palenque” língua criola, falada por escravos que conseguiam a liberdade ou fugiam dos seus senhores.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Sobre a Colômbia – país rico em cultura e folclore

A Colômbia recebe cada vez mais visitantes brasileiros em busca da diversidade que oferece. Há uma certa semelhança com o Brasil, devido a herança africana, além de algumas características tropicais principalmente em Cartagena e a Ilha de San Andrés.  Você vai gostar de ler também sobre:Bogotá.

Fiesta del Dançante – cultura e folclore no Equador

No Equador no terceiro sábado de junho acontece a Fiesta del Dançante ou Corpus Christ, que tem raízes na tradição indígena, espanhola e no catolicismo. De modo geral é um costume antigo dos indígenas para agradecer a colheita.

Leia também sobre: O que fazer em Quito, a cidade a cidade colonial mais preservada da América.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

La Mama Negra – influências culturais no Equador

A festa reúne influências do cristianismo, dos africanos e indígenas. Há um rico sincretismo entre as culturas. A comemoração acontece em setembro e novembro, na cidade de Latacunga que fica a 89 km de Quito, na região do vulcão Cotopaxi. Há dançarinos com roupas típicas ou máscaras, desfiles, além de uma representante da Mama Negra, a protagonista da festa.

Sobre o Equador – turismo, cultura e folclore

O Equador é um país também com uma geografia única e diferenciada. Há muitos vulcões com paisagens deslumbrantes, em Quito um patrimônio arquitetônico colonial bem preservado e as Ilhas Galápagos, reduto de animais. O país com forte influência indígena, soube preservar bem suas manifestações culturais. Saiba mais sobre o  Equador e seus atrativos e diversidade.

Onde se hospedar na América do Sul

Nos países mencionados no post – Chile, Equador, Colômbia e Peru, há inúmeras possibilidades de hospedagem. Pesquise e reserva hotéis na América do Sul neste link.

Como chegar aos países da América do Sul

O Brasil tem voos diretos de várias cidades para os países da América do Sul mencionados. Entre neste link para comparar preços e comprar as passagens aéreas com preços promocionais.

Dicas de viagem em período de festas

Para viajar nessa época das festas e manifestações folclóricas, a melhor dica é fazer reservas com antecedência.

Cultura e Folclore como atrativo de viagem na America do Sul

Para conhecer as manifestações culturais dos países da América do Sul, é necessário planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Já fez seu seguro viagem. Saiba mais em: Por que fazer seguro viagem?

  1. Ana celia disse:

    Textos ótimos. Adorei o comentários.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel