Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem
18.maio.18 - atualizado em 08.nov.19

Viajamos para conhecer novos lugares, novas paisagens e também pelas manifestações populares. A cultura e o folclore na América do Sul como atrativo de viagem, é um diferencial. A maioria dos países teve influências diversas dos indígenas, dos colonizadores e dos escravos. Dessa mistura resultou danças, música, festas, ricas e atraentes, que fazem da América do Sul um destino para viajantes do mundo inteiro. Das minhas viagens pelo continente, tenho na lembrança festas e manifestações coloridas, alegres e inesquecíveis.
América do sul – Origem cultura e folclore
A história dos países da América do Sul é repleta de batalhas com o objetivo de posses territoriais. Assim como no Brasil, os nossos vizinhos do continente também tiveram miscigenação das raças, adaptações das regiões e costumes. A religião católica e os rituais indígenas e dos escravos, formaram as festas folclóricas muito interessantes. A cultura e folclore na América do Sul, é um dos fatores de atração em viagens. Uma das manifestações que mais atrai turistas é o Inti Raymi no Peru, na cidade de Cusco no mês de junho, considerada altíssima estação.
O destino Peru é uma viagem transformadora.
Inti Raymi em Cusco – cultura no Peru
No Peru é um dos países com mais manifestações folclóricas e culturais da América do Sul. Ele guarda de herança muitos costumes dos Incas, que foram incorporados à cultura dos colonizadores. Um das manifestações folclóricas que mais recebe visitantes é no solstício de inverno, o Inti Raymi, Festa do Sol. Herança dos Incas em adoração ao astro rei e agradecimento pela colheita.
É a maior festa folclórica do país, em vários locais de Cusco há encenações com roupas típicas. Os participantes recriam as mesmas celebrações do seu povo, voltadas também para a Pachamama, mãe terra.
Milhares de pessoas acomodadas em arquibancadas, assistem ao espetáculo em Cusco. O local das maiores manifestações é na esplanada de Sacsayhuaman, um belo centro arqueológico dos Incas. Se desejar conhecer o Peru durante esse evento é necessário planejamento e reservas com antecedência.
Puno – Capital Folclórica da América do Sul
A Festividade da Virgem Maria de La Candelaria se realiza em fevereiro por duas semanas na cidade de Puno. O evento conta com procissões seguidas por milhares de fieis, com danças folclóricas às margens do Lago Titicaca. Os festejos estão ligados aos ciclos agrários pré-hispânicos. Puno é considerada a Capital Folclórica da America do Sul.
Sobre o Peru – cultura e folclore como atrativo
O Peru é um dos países da América do Sul com mais manifestações culturais e folclóricas. A cultura Inca está bem preservada. Além da Inti Raymi e da Festividade da Virgem, há outras festas que valem a pena conhecer como o Natal Andino em Cusco e as Festas Pátrias em julho em todo o país. O Peru tem diversas regiões e cidades de contrastes, totalmente diferentes do Brasil. Dentre as cidades e regiões mais turísticas estão: Lima, Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado, Ica, Arequipa, Puno, etc.
La Tirana – festa cultural do Chile
No Chile as manifestações culturais e folclóricas são variadas de acordo com a região. A Festa de La Virgem de La Tirana, em Iquique é uma manifestação de carácter religioso. É a maior festa religiosa do Norte e a segunda mais popular.
Saiba mais sobre o norte do Chile – Deserto do Atacama.
Cueca – dança folclórica do Chile
Cueca é uma dança típica de alguns países da América do Sul. No Chile é considerada a dança nacional. A bonita e colorida dança representa a conquista amorosa.
Semana Valdiviana – cultura do Chile
Uma das maiores comemorações do Chile é em fevereiro, quando o verão se despede na cidade de Valdívia, que está a 830 km. ao sul de Santiago. Todo ano mais de 40 embarcações enfeitadas, desfilam pelo rio Calle Calle. Há prêmio para a embarcação mais bonita. Além do belo espetáculo, há também comidas, músicas típicas e fogos de artifício.
Sobre o Chile – paisagens espetaculares, cultura e folclore
Aliado às manifestações culturais e folclóricas, o Chile é um país com características únicas na geografia. Um faixa estreita entre o mar e a Cordilheira dos Andes, com paisagens diversas. Além do visual, cada região se desenvolveu com suas manifestações culturais coloridas e cheia de simbolismo.
Conheça mais no post: Chile paisagens espetaculares: lagos, vulcões, desertos, geleiras e cordilheira.
Um dos melhores passeios do Chile é o tour de degustação. Leia mais em: Vinícola no Chile qual visitar? Sugestão de três experiências incríveis.
Feira das Flores – cultura na Colômbia
Na Colômbia, a Feira das Flores na cidade de Medelim, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado, é uma das manifestações atraentes. Acontece em início de agosto, um lindo desfile de “sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas. Um espetáculo que encanta os visitantes. Vale a pena conferir.
Palenqueras em Cartagena – Colômbia
Em Cartagena, a “marca registrada” da cidade são as Palenqueras, vendedoras de frutas, com seus vestidos coloridos e turbantes. O nome deve ser originado do “palenque” língua criola, falada por escravos que conseguiam a liberdade ou fugiam dos seus senhores.
Sobre a Colômbia – país rico em cultura e folclore
A Colômbia recebe cada vez mais visitantes brasileiros em busca da diversidade que oferece. Há uma certa semelhança com o Brasil, devido a herança africana, além de algumas características tropicais principalmente em Cartagena e a Ilha de San Andrés. Você vai gostar de ler também sobre:Bogotá.
Fiesta del Dançante – cultura e folclore no Equador
No Equador no terceiro sábado de junho acontece a Fiesta del Dançante ou Corpus Christ, que tem raízes na tradição indígena, espanhola e no catolicismo. De modo geral é um costume antigo dos indígenas para agradecer a colheita.
Leia também sobre: O que fazer em Quito, a cidade a cidade colonial mais preservada da América.
La Mama Negra – influências culturais no Equador
A festa reúne influências do cristianismo, dos africanos e indígenas. Há um rico sincretismo entre as culturas. A comemoração acontece em setembro e novembro, na cidade de Latacunga que fica a 89 km de Quito, na região do vulcão Cotopaxi. Há dançarinos com roupas típicas ou máscaras, desfiles, além de uma representante da Mama Negra, a protagonista da festa.
Sobre o Equador – turismo, cultura e folclore
O Equador é um país também com uma geografia única e diferenciada. Há muitos vulcões com paisagens deslumbrantes, em Quito um patrimônio arquitetônico colonial bem preservado e as Ilhas Galápagos, reduto de animais. O país com forte influência indígena, soube preservar bem suas manifestações culturais. Saiba mais sobre o Equador e seus atrativos e diversidade.
Onde se hospedar na América do Sul
Nos países mencionados no post – Chile, Equador, Colômbia e Peru, há inúmeras possibilidades de hospedagem. Pesquise e reserva hotéis na América do Sul neste link.
Como chegar aos países da América do Sul
O Brasil tem voos diretos de várias cidades para os países da América do Sul mencionados. Entre neste link para comparar preços e comprar as passagens aéreas com preços promocionais.
Dicas de viagem em período de festas
Para viajar nessa época das festas e manifestações folclóricas, a melhor dica é fazer reservas com antecedência.
Para conhecer as manifestações culturais dos países da América do Sul, é necessário planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.
Já fez seu seguro viagem. Saiba mais em: Por que fazer seguro viagem?
Veja também
-
São Roque e a Estrada do Vinho: belas paisagens, degustações e atrações
-
9 Viagens no Natal pelo Brasil: com desfiles, decoração, shows e luzes
-
Astrologia para viajantes: um destino para cada signo
-
Economizar na compra da viagem: aéreo, hotéis e ingressos
-
Hotéis no Waterfront em Cape Town e demais regiões
Categorias: Aventura, belas paisagens, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Viagem com energia positiva, Viagem cultural
Postado por: Blog Deusa Rodrigues
Textos ótimos. Adorei o comentários.
Olá Ana Célia, grata pela mensagem. Que bom que gostou, continue me seguindo no Blog. Um abraço: Deusa
Olá Ana Célia, fico feliz que tenha gostado dos textos. Continue me seguindo que sempre tem posts bacanas sobre viagens. Bjs.