Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem para Olinda uma joia colonial em Pernambuco

01.jun.18 - atualizado em 09.fev.24



Viagem para Olinda uma joia colonial em Pernambuco, além uma bela vista do mar.

A cidade faz jus ao nome, a vista do Alto da Sé é muito linda. A parte mais alta da cidade, onde se localiza a Igreja do Senhor Salvador do Mundo, é o centro turístico.

É muito bom circular pelas ladeiras, visitar seus museus e imaginar como era nos séculos XVI e XVII, que foi considerada a mais rica do Brasil Colonial.  Esta é uma visita obrigatória na viagem por Pernambuco.

Confira as dicas da viagem para Olinda.

Saiba mais sobre: O que fazer em Recife – centros culturais, praias e compras.

 Viagem para Olinda

Como Olinda Começou – Pernambuco

Olinda foi fundada em 1535 e é a mais antiga cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade – UNESCO. Antes da fundação era habitada por tribos indígenas.

Conta a lenda, que o nome teria origem na exclamação de um fidalgo ao conhecer o lugar: “Oh linda situação para se construir uma vila”.

Teve uma fase de opulência durante o período colonial, época que ficou conhecida como “Lisboa Pequena”. Durante a ocupação holandesa, Olinda foi incendiada, mas com a recuperação de posse para os portugueses foi revitalizada.

Na viagem para Olinda se conhece uma joia colonial em Pernambuco.

Conheça as possibilidades de passeios e experiências a partir de Recife.

Viagem para Olinda

Quando o assunto é Lisboa, confira o post: Pontos Turísticos de Portugal.

Alto da Sé – Viagem para Olinda

A visita pode começar pelo Alto da Sé, onde está a Igreja e os principais pontos turísticos. Os traçados das ruas são diferenciados, além da beleza da arquitetura.

A diferença de Olinda, entre outras cidades com um rico conjunto colonial e barroco é a bela imbatível do vista do mar.

Em Minas Gerais há diversas cidades com conjunto arquitetônico barroco, no entanto ficam entre as montanhas, saiba mais em: Ouro Preto viagem no tempo.

Viagem para Olinda

Catedral da Sé – Viagem para Olinda

A melhor vista, aquela que deu origem ao nome é do pátio externo da Igreja do Senhor Salvador do Mundo – Catedral da Sé de Olinda. Observando a beleza do lugar, dá para lembrar do trecho da música do Alceu Valença: “Oh linda situação por uma cidadela, és linda no verão e no inverno é bela”. Aliás o cantor mora na cidade e é o cidadão mais ilustre do local, lembrado por todos.

Que tal conjugar a viagem com outro estado do Nordeste? Saiba mais em: O que fazer em Fortaleza.

Viagem para Olinda

É possível observar Recife com seus prédios de um lado e do outro lado a beleza do mar, e dos coqueiros.

As cores do mar de Olinda são inspiradoras, assim como outra capital nordestina, confira: As Atrações de Maceió.

Viagem para Olinda

A Igreja do Senhor Salvador do Mundo – Catedral da Sé de Olinda, começou como uma simples capela de taipas que foi substituída pela construção de alvenaria em 1584. É dedicada a Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Viagem para Olinda

Catedral da Sé Durante a Invasão Holandesa

Durante a invasão holandesa, foi profanada e utilizada como estrebaria; com o incêndio que destruiu parte de Olinda, a a Igreja foi totalmente danificada, sendo necessário reconstruí-la.

Booking.com

Passou para várias intervenções ao longo do tempo, o altar lateral é o único que preserva a decoração barroca em bom estado

Viagem para Olinda

O conjunto arquitetônico de Olinda, lembra outros lugares das Américas. Leia sobre: Atrações da Cidade do Panamá.

Igreja Nossa Senhora do Monte

A pequena e singular Igreja Nossa Senhora do Monte, toda pintada de branca é uma das atrações de Olinda. Uma das igrejas mais antigas do Brasil, tem como características o altar mor com 10 metros de altura e azulejos portugueses ao fundo. Será uma visita encantadora.

Igreja e Mosteiro de São Bento

O bonito complexo da Igreja e Mosteiro de São Bento, é uma construção de 1592. No seu interior estão obras de valor histórico com pinturas da vida de São Bento e outras peças. Um detalhe interessante é que esse local contou com o primeiro curso de direito do Brasil. No altar principal há elementos revestido em ouro, que vale a pena conhecer.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra tem um acervo interessante e principalmente quanto aos presépios, alguns feitos de barro por artesãos pernambucanos.  Há diversas peças com originalidade e características nordestinas.

O Museu de Arte Sacra está bem próximo do Alto da Sé, junto aos demais atrativos.

Viagem para Olinda

Museu de Arte Contemporânea de Olinda

O Museu de Arte Contemporânea está localizado em um imponente prédio histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Abrigou a antiga Casa de Câmera e Cadeia Pública de Olinda e é a construção é de 1765.

No seu acervo estão 4 mil obras de várias épocas e estilos diferentes e grandes artistas como: Di Cavalcanti, Portinari, João Câmara, Francisco Brennand, Djanira, Guinard, entre outros.

Palácio dos Governadores de Olinda

O Palácio dos Governadores de Olinda está em prédio histórico do século XVII. Ao longo dos anos teve várias funções governamentais e atualmente é a sede da Prefeitura Municipal de Olinda.

Na visita se pode conhecer o hall com peças de artistas pernambucano. Nos fundos há uma das melhores visitas de Olinda, ótimo cenário para aquela foto de lembrança da viagem.

Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda

Vale visitar a Casa dos Bonecos Gigantes & Mirins de Olinda, para entrar no clima do carnaval e da cultura popular.

O Homem da Meia Noite é um dos mais famosos Bonecos Gigantes de Olinda.

Os tradicionais Bonecos Gigantes circulam pelas ladeiras históricas. Representam pessoas importantes e famosas, as peças tem três metros e meio de altura, com cores fortes e expressões exageradas.

As obras são criação do artista plástico Silvio Botelho. Os bonecos eram feitos de papel marchê, porém atualmente é de fibra.

A Casa dos Bonecos Gigantes está localizada no Alto da Sé, principal ponto turístico de Olinda.

Confira outros museus de bonecos gigantes nos posts:

Caldas Novas – Carnaval da Marchinhas.
O que fazer em Recife – Embaixada dos Bonecos Gigantes.

Viagem para Olinda

Museu do Mamulengo de Olinda

O Museu do Mamulengo de Olinda conta com 1.200 peças, que são um tipo de fantoche típico de Pernambuco.

Há controversas quanto à origem do nome Mamulengo, que talvez venha de manipulação do boneco com mão mole, para dar movimento ao objeto. Entre os bonecos antigos e contemporâneos há a preservação da cultura pernambucana.

Esse é um espaço artístico e lúdico, uma fonte de inspiração na viagem de Olinda.

Arquitetura Histórica de Olinda

Em Olinda a bonita arquitetura tem uma mistura colonial com a arte do Barroco. Os detalhes e elementos adaptados ao Brasil e às características locais, deram à cidade um visual único e charmoso. Destaque para as cores fortes e vibrantes em várias construções, assim também, como os bonitos azulejos portugueses estão presentes nas fachadas.

O Barroco Europeu não só se adaptou bem no Brasil, como também pela América Latina. No interior do México, na cidade de Puebla há o primeiro Museu do Barroco, que tem referências a obras de vários países, inclusive do nosso.

Confira nos posts o melhor do Barroco nas Américas e também nos destinos brasileiros.

Barroco nas Américas

Viagem para Puebla – a essência do México. 

Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Peru – uma cidade viagem transformadora.

O que fazer em Quito.

Viagem de Ouro Preto.

O que fazer em Pirenópolis.

Casa do Alceu Valença

A casa do cantor Alceu Valença é um das atrações do centro histórico de Olinda. O cidadão mais ilustre da cidade, comprou o bonito casarão azul e branco, para morar com sua musa inspiradora La Belle de Jour, sua esposa. Os turistas gostam de conhecer o casarão e observar o alto astral, sempre na esperança que ele esteja presente e dê uma palhinha.

Carnaval de Olinda

Durante o ano acontecem vários eventos em Olinda, sendo o principal o Carnaval. Os bonecos gigantes são a maior atração. O desfile é realizado há mais de 80 anos na cidade. Mais de 500 blocos tomam as ladeiras, numa alegria contagiante.

Entre os melhores blocos estão: Bacalhau do Batata, Elefante de Olinda,  Eu Acho é Pouco, Homem da Meia-Noite, Mangue Beat, etc.

Tambores Silenciosos no Carnaval de Olinda

Toda segunda-feira de Carnaval, acontece em Olinda à meia-noite, o ritual dos Tambores Silenciosos. Dez nações de Maracatus do Baque Virado, reverenciam os ancestrais africanos que foram escravizados.

Esse evento mostra a beleza do sincretismo religioso do Brasil, nasceu das obrigações religiosas dos grupos de Maracatus em pedir a proteção dos Orixás, antes do Carnaval.

Esse evento é uma das expressões únicas da cultura e folclore do Brasil.

Quando o assunto é sobre Cultura e Folclore confira também os posts:

Carnaval pelo Mundo.
Folclore na América do Sul.

Comprinhas em Olinda

Há várias lojas e barracas com variedade de artesanato e comida. A cultura pernambucana é muito rica e colorida. As “lojinhas no Alto da Sé” são locais ideais para comprar lembranças de viagem de produtos pernambucanos.

Viagem para Olinda

Almoço Com Vista de Recife – Viagem para Olinda

O ideal é separar a manhã para visitas e escolher um restaurante para o almoço com a bela vista de Recife e do mar.

Entre os melhores restaurantes de Olinda estão:

Bode Do Nô Olinda, Oficina do Sabor, Beijupirá Olinda, etc.

O Beijupirá é uma referência nas praias de Pernambuco, pois está presente também em Porto de Galinhas, Muro Alto e Praia dos Carneiros. No cardápio há frutos do mar frescos e saborosos. O restaurante Beijupirá é um dos melhores e se intitula como uma cozinha criativa e bem humorada.

Viagem para Olinda

Onde Ficar em Olinda

A cidade de Olinda conta com hotéis e pousadas, porém em Recife existe uma oferta maior.

Hotel 7 Colinas, considerado um dos melhores de Olinda, categoria turística, ou seja 3 estrelas, com apartamentos remodelados. O destaque é para o jardim da piscina com árvores centenárias e o café da manhã. Há alguns diferenciais interessantes, pois o hotel fica ao lado do Convento São Francisco, uma das atrações de Olinda. Há um pequeno museu colonial dentro da propriedade, com peças históricas.

O Hotel Costeiro Olinda, está na categoria turística, 3 estrelas confortável.

A Pousada São Francisco, também na categoria turística, 3 estrelas tem ótimo custo benefício.

A Pousada Quatro Cantos, está na categoria turística, localizada num casarão colonial.

Hotéis em Recife

Uma boa dica é ficar em Recife e fazer passeio para Olinda, e a distância entre as duas cidades é de apenas 7 quilômetros.

A indicação de hospedagem é o Hotel Grand Mercure Recife Boa Viagem.

Outra boa sugestão é o hotel Bugan Recife by Atlantica, com ótima localização.

Entre neste link para reservar hotéis em Recife e Olinda.

Como Chegar à Recife e Olinda

Para chegar ao aeroporto de Recife, há voos de várias cidades do Brasil, veja as ofertas.

vai-de-promo

Confira as opções de traslados de chegada e saída a partir do Aeroporto de Recife.

O ideal é alugar um carro e circular entre Recife, Olinda e outras praias de Pernambuco. Entre neste link para alugar o carro em Recife.

Dicas da Viagem para Olinda

Se hospede em Recife faça um passeio até Olinda, pois há maior oferta de propriedades.

Booking.com

 

Olinda também tem uma vista bonita na Avenida Beira Mar, apesar do agito dos carros. A dica é curtir o pôr do sol da mureta que contorna a avenida.

Olinda é uma joia colonial

Cidades de Pernambuco para Conhecer

O litoral Pernambucano tem várias outras cidades para conjugar com Olinda e Recife. Entre elas estão Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Cabo de Santo Agostinho, etc.

Porto de Galinhas

A cidade de Porto de Galinhas está a apenas 59 quilômetros ao sul de Recife, pertence ao município de Ipojuca. Pode ser feito um passeio de bate e volta, como ficar hospedado. Há inúmeras atrações sendo a principal o passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais formadas pelos arrecifes. A vila de Porto de Galinhas é encantadora com inúmeros restaurantes, bares e coloridas boutiques.


Booking.com

Praia dos Carneiros

A Praia de Carneiros está a 100 quilômetros ao sul de Recife, pertence ao município de Tamandaré. É a sensação do momento, considerada uma das mais belas do Brasil. O visual e a as experiências de viagem tem atraído muitos visitantes. Os arrecifes formam piscinas naturais emolduradas por coqueiros em quantidade. A singela capela branca de São Benedito, frente ao mar é ideal para aquela foto de lembrança da viagem.

Booking.com

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel