01.jun.18

Olinda é uma joia colonial em Pernambuco



 

Olinda é uma joia colonial em Pernambuco, além uma bela vista do mar. A cidade de Olinda faz jus ao nome, a vista do Alto da Sé é muito linda. A parte mais alta da cidade, onde se localiza a Igreja do Senhor Salvador do Mundo, é centro turístico. Gostei de circular pelas ladeiras, seus museus e imaginar como era nos séculos XVI e XVII, que foi considerada a mais rica do Brasil Colonial. Numa viagem a Recife, visitar Olinda é obrigatório.

 Olinda é uma joia colonial

 

Breve história de Olinda em Pernambuco

Olinda foi fundada em 1535 e é a mais antiga cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade – UNESCO. Antes da fundação era habitada por tribos indígenas. Conta a lenda, que o nome teria origem na exclamação de um fidalgo ao conhecer o lugar: “Oh linda situação para se construir uma vila”. Teve uma fase de opulência durante o período colonial, época que ficou conhecida como “Lisboa pequena”. Durante a ocupação holandesa, Olinda foi incendiada, mas com a recuperação de posse para os portugueses foi revitalizada. Hoje Olinda é uma joia colonial em Pernambuco.

Olinda é uma joia colonial

 

Alto da Sé de Olinda

O ideal é se hospedar em Recife e fazer uma visita à Olinda, que fica a apenas 9,7km. A visita pode começar pelo Alto da Sé, onde está a Igreja e principais pontos turísticos.

Olinda é uma joia colonial

 

Catedral da Sé de Olinda

A melhor vista, aquela que deu origem ao nome é do pátio externo da Igreja do Senhor Salvador do Mundo – Catedral da Sé de Olinda. Observando a beleza do lugar, dá para lembrar do trecho da música do Alceu Valença: “Oh linda situação por uma cidadela, és linda no verão e no inverno é bela”. Aliás o cantor mora na cidade e é o cidadão mais ilustre do local, lembrado por todos.

Olinda é uma joia colonial

 

É possível observar Recife com seus prédios de um lado e do outro lado a beleza do mar, e  dos coqueiros.

Olinda é uma joia colonial

 

A Igreja do Senhor Salvador do Mundo – Catedral da Sé de Olinda, começou como uma simples capela de taipas que foi substituída pela construção de alvenaria em 1584. É dedicada a Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Olinda é uma joia colonial

 

Durante a invasão holandesa, foi profanada e utilizada como estrebaria; com o incêndio que destruiu parte de Olinda, a a Igreja foi totalmente danificada, sendo necessário reconstruí-la. Passou para várias intervenções ao longo do tempo, o altar lateral é o único que preserva a decoração barroca em bom estado. Olinda é uma joia colonial em Pernambuco

Olinda é uma joia colonial

 

Arquitetura Colonial de Olinda

Há muitos os prédios históricos da cidade, com uma riqueza arquitetônica do período colonial.

Olinda é uma joia colonial

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra tem um acervo interessante e principalmente quanto aos presépios.

Olinda é uma joia colonial

 

Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda

Vale visitar a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, para entrar no clima do carnaval e da cultura popular.

 

Olinda é uma joia colonial

 

Compras em Olinda

Há várias lojas e barracas com variedade de artesanato e comida. A cultura pernambucana é muito rica e colorida. Há muitas “lojinhas no alto da Sé” paa compras, com muita opção de artesanato e produtos pernambucanos.

Olinda é uma joia colonial

 

Almoço com vista de Recife

O ideal é separar a manhã para visitas e escolher um restaurante para o almoço com a bela vista de Recife e do mar.

Olinda é uma joia colonial

 

Dicas de Olinda

Se hospede em Recife e faça um passeio até Olinda. Veja o post sobre Recife:

Olinda também tem uma vista bonita também da beira mar, apesar do agito dos carros.

Olinda é uma joia colonial

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel