08.jun.18

Os animais da África e os safáris



 

No Continente Africano um dos principais atrativos é ficar próximo dos animais e da natureza. Em vários países se pode fazer safáris fotográficos e passar por experiências inesquecíveis.

 

Há muita estrutura para o turismo, como os hotéis-lodges fantásticos que cuidam de todos os detalhes. Eu fiz muitos safáris e tenho ótimas lembranças, muitas aventuras e histórias para contar, como a cena abaixo em que fiquei no “tête-à-tête” com um leão na Zâmbia.

 

O Continente Africano e seus países com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela violência da escravidão. A caça predatória dizimou muitos animais, caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus. Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos. Em vários países há estruturados hotéis-lodges na savana, que oferecem todo o conforto dos safáris, para turistas em busca de aventura.

 

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

 

SAFÁRIS FOTOGRÁFICOS:

Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “game viewing”. O importante nos safáris é poder observar os “big five” – os 5 grandes animais da África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Hipopótamo e Leopardo.

Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais.

 

BIG FIVE: Elefante, Leão, Rinoceronte, Búfalo e Leopardo

Os Elefantes são o maior mamífero vivo em terra, possuem um complexo sistema social, comunicam-se entre si através de sinais visuais, táteis e sons. Já estive em safáris que com elefantes adolescentes, com hormônios em ebulição, que se descontrolaram e partiram para cima do jeep, mas a habilidade do Ranger é impressionante e contorna situações diversas.

 

Leões africano, seu principal habitat são as savanas, principalmente no Kênya e Tanzânia. Ele é o rei entre os animais, em força e habilidade de caça. Ter a sorte de presenciar no safári fotográfico, o leão durante uma caça é uma experiência indescritível.

 

Búfalos são herbívoro, de grandes dimensões que impõe respeito. Possuem como predador natural o leão, que consegui ferir e matar búfalo sozinho. Estima-se que existem 900.000, sendo a maioria na savana da África oriental.

 

Rinocerontes, são bastante pesados. Podem ser inesperadamente agressivos. São os animais que mais sofrem com a caça, estima-se que restam apenas 2 mil rinocerontes em todo o continente africano. Por isso encontrar rinoceronte nos safáris não é tão fácil.

 

Leopardos são felinos de incrível beleza e elegância das savanas. Encontrar o Leopardo exige sorte e habilidade do Ranger durante o safári, mas compensa. Eu tive a sorte de visualizar numa mesma cena: leopardo e leão juntos.

 

O safári mais inusitado de todos é visualizar Gorilas. Isso é possível na Ruanda e Uganda. Estive na “Montanha de Gorilas” na Ruanda e foi uma experiência incrível. Subimos a montanha, que estava toda florida pelas plantações, nosso pequeno grupo chegou a um platô com vegetação fechada, onde encontramos uma linda família de gorilas. Foi uma cena inesquecível.

 

Nos safáris da África o que mais se encontra são as girafas que estão por todos os lados. Os guias costumam comentar que “girafas são os lanches” dos leões.

 

A melhor maneira de chegar ao continente africano é com a  South African Airways – SAA.  A partir de Johannesburg, pode-se conectar a vários países da África. O serviço de bordo é sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade.

 

Já providenciou o seguro saúde ?

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Mesmo para os destinos do Brasil, é recomendável o seguro saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel