Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Guadalajara: Copa do Mundo de 2026 estado de Jalisco

15.jun.18 - atualizado em 17.fev.24



O que fazer em Guadalajara, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026 no estado de Jalisco. A cidade tem muita história, belas construções arquitetônicas e manifestações culturais.

Além dos diversos atrativos históricos, há passeios imperdíveis, às fazendas de tequila, às áreas arqueológicas, aos lugares de natureza exuberante e os vilarejos típicos.

Um destino cativante que vai ser ótima opção de férias. Siga minhas dicas sobre melhores passeios, compras, cultura e hotéis.

Você vai gostar de ler também sobre: Dia dos Mortos no México.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Guadalajara – Estado de Jalisco e região

Guadalajara faz parte do estado de Jalisco a oeste do México. É um dos principais centros econômicos do país. Foi fundada em 05 de janeiro de 1532 por Cristóbal de Oñate. Durante o processo de Independência do México teve um papel importante, pois foi o local onde se decretou a abolição da escravatura.

Depois da guerra de independência, e da proclamação do estado livre e soberano de Jalisco, Guadalajara tornou-se a capital do estado, até os dias atuais.

A cidade de Guadalajara está na região de Puerto Vallarta, que conta com lindas praias e ótima infra-estrutura turística, banhada pelo Oceano Pacífico.

Você vai gostar de ler sobre: Viagem ao México – roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Herança histórica – Estado de Jalisco

A cidade guarda detalhes da história, como a estrutura do Palacio de Gobierno de Guadalajara. A construção mostra em sua concepção, espaços acessíveis por pequenas salas em “cantos de esquina” , para se observar a movimentação externa ao prédio no nível da rua.

Tais espaços podiam ser utilizados também para o posicionamento de canhões para a defesa contra ataques. O visual é impactante e rende boas fotos.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Guadalajara é uma cidade com muita história, assim também como Puebla.

Plaza de la Liberación – Ponto de encontro

Plaza de la Liberación,  possui um letreiro gigante da cidade muito visado por turistas e visitantes locais para fotos, ideal para uma self.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

A Fonte na Plaza de la Liberación, com vista ao fund da Catedral de Guadalajara,  fica entre as quatros praças centrais da cidade: Plaza Guadalajara, Plaza de Armas, Plaza de los Jaliscienses Ilustres e a Plaza de la Liberación.

Os prédios ao lado da fonte na foto abrigam o Museu Regional e Palacio Legislativo. É um ponto de encontro de moradores e turistas.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Conheça também: Onde ficar em Playa del Carmen.

Teatro Degollado – Ponto turístico em Guadalajara

O Teatro Degollado é imponente, teve início em 1855 quando o líder governamental José Santos Degollado colocou a pedra fundamental para sua construção. Hoje é sede da Orquestra Filarmônica de Jalisco e palco do Encontro Internacional de Mariachi.

Guadalajara e a Copa do Mundo de 2026 - o que visitar

O bonito Teatro Degollado, com pinturas no teto, conta com visitas guiadas em horários específicos.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Catedral de Guadalajara – Atração a visitar

A religiosidade do México se faz presente com igrejas bem ornamentadas. Vista interna da Catedral de Guadalajara, Basílica Asunción de María.

Rotonda – Uma das atrações de Guadalajara

A Plaza de los Jaliscienses Ilustres, ao lado da Catedral, é um dos pontos turísticos de Guadalajara.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Destaque da Rotonda na praça acima, idealizada para homenagear celebridades e pessoas ilustres de Guadalajara e região (estado de Jalisco).

Palácio de Gobierno de Guadalajara – Visita obrigatória

O painel no Palácio de Gobierno de Guadalajara, no centro da cidade,  representa a segunda guerra mundial e seus males, com diversos símbolos e personalidades da época. No México a arte em murais em prédios públicos é bem representativa.

Detalhes internos da construção do Palacio de Gobierno, que conta com painéis e várias salas utilizadas como museu da história e da arquitetura de Guadalajara e região.

O Palácio do Governo de Guadalajara, guarda semelhanças com o da Cidade do México. Leia também sobre: Xochimilco e outros passeios imperdíveis.

Plaza de los Mariachis.

A cultura mariachis, que são cantores típicos mexicanos, tem origem no estado de Jalisco. Um bom lugar para apreciar a alegre música e uma das mais típicas é na Plaza de los Mariachis.

Estádio Jalisco – Futebol e emblemático

O Estádio Jalisco, foi um dos palcos da Copa de 1970, conquistada pelo Brasil. Para os brasileiros essa é uma atração emblemática, sobre a história das conquistas da Copa do Mundo.

A cidade será assim novamente visitada pelos brasileiros, que tem forte ligação com o futebol e o México. O estádio Jalisco foi o principal palco do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 1970 e também recebeu jogos da Copa de 1986.

Embora em Guadalajara já tenha um outro estádio de futebol moderno, eu fiz questão de conhecer o Jalisco pelo que representou para o futebol brasileiro.

Copa do Mundo de 2026

Durante a Copa do Mundo de 2026 haverá jogos em 3 países sede: Canadá, Estados Unidos e México. As cidades mexicanas escolhidas são Cidade do México e Guadalajara e certeza muitos brasileiros que irão conhecer a cidade e aproveitar seu potencial turístico.

Sou fã de futebol e gosto de conhecer os estádios e museus pelo mundo. Leia também: Viagens e futebol: experiências.

Guadalajara: o que visitar em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026

Fazendas de Tequila – Tour com degustação

Para as fazendas de tequila há diversos tours no mesmo estilo de passeios à vinícolas. As fazendas ficam no município Tequila que está a 65 quilômetros de Guadalajara.

Nos passeios há uma demonstração da produção e degustação da bebida mais típica do México. Uma das fábrica mais conceituadas e uma das primeiras a disponibilizar os passeio de degustação foi a Tequila José Cuervo.

Há a possibilidade de reservar com antecedência no Brasil, o Tequila destilaria e degustação.

Guadalajara e a Copa do Mundo de 2026 - o que visitar

Durante o tour se aprende que a bebida é produzida a partir da planta Agave Azul, da família da babosa. A região de Jalisco é forte produtora de tequila. O solo vulcânico vermelho da região é propício para o plantio do Algave Azul.

O teor alcóolico vai de 38% a 40%, podendo chegar até a 55%. No México há vários tipos de coquetéis feitos com tequila deliciosos, que são servidos nas refeições.

A paisagem das fazendas de Tequila tem bonitas paisagens que vale a pena visitar.

Próximo à Cidade do México, na área das Pirâmides do Sol e da Lua, também há um tour que conta a história da Tequila com degustação.

Passeio para Tlaquepaque

Um lugar encantador para conhecer peças indígenas e artesanato, principalmente com roupas bordadas e cerâmicas pintadas à mão. O passeio pode ser feito de dia inteiro e ter a oportunidade de visitar o mercado com a alegria da música dos mariachis. Reserve aqui o Tour para Tlaquepaque.

Pirâmides de Guachimontones

Para conhecer melhor a cultura mexicana, a dica é fazer o passeio para as belas pirâmides de Guachimontones. Estão localizadas no município de Teuchitlán, que fica a uma hora de Guadalajara. O local arqueológico é único, são várias estruturas cônicas escalonadas e diferentes de outras áreas do México. Reserve com antecedência o tour: Pirâmides de Guachimontones.

Lago Chapala e Ajijic Tour

Outro passeio imperdível é visitar o charmoso Lago Chapala, que é o maior do país com 1.700 quilômetros quadrados, cercado por áreas montanhosas. Há várias aves migratórias e vegetação abundante. O lago conta também com duas ilhas Escorpião e Mezcala. A cidade próxima é o vilarejo de Ajijic, cercado por montanhas. Saiba mais sobre passeio do Lago Chapla e Ajijic.

Onde ficar em Guadalajara

Há muitas opções de hotéis em Guadalajara, veja as ofertas:

Booking.com

Hotéis em Guadalajara

Eu recomendo o Holiday Inn Expo Guadalajara, que dá para unir lazer e trabalho. Aos domingos oferece um brunch com música ao vivo.

Para ficar em alto estilo, a sugestão é o hotel Grand Fiesta Americana Guadalajara Country Club.

Entre neste link para reservar hotéis em Guadalajara. no

Hotel em Tequila

Uma experiência bem interessante é se hospedar na pequena cidade de Tequila, em um hotel temático, cujos quartos ficam em grande barricas. Vale a pena conferir Matices Hotel das Barricas.

Extensão da Viagem para Puerto Vallarta

A viagem para Guadalajara pode ser conjugada com a cidade praiana de Puerto Vallarta, ambas no estado de Jalisco, que está a 330 quilômetros. Uma ótima oportunidade para conhecer os destinos mexicanos.

Booking.com

A cidade de Puerto Vallarta tem suas praias banhadas pelo Oceano Pacífico. O destino se destaca na preferência de viajantes, principalmente os atores de Hollywood. Já foi no passado um dos locais favoritos de Elizabeth Taylor.

A região está na Riviera Nayarit, que é uma baia protegida por montanhas dos furacões. Tem um clima constante de 25 graus, uma oferta hoteleira, de restaurantes e atrações fantástica.

O destino recebe visitantes sejam famílias, amigos, grupos, lua de mel, além de ser uma cidade gay friendly.

Os preços em geral são bons em relação a nosso real e com excelente qualidade. Tem diversidade de paisagens e a “Praia Escondida” que fica entre rochas é um cartão postal do México.

Cidade do México D.F. – Capital

A Cidade do México é o portão de entrada para o país. A capital mexicana é conhecida pelo seu tamanho e superpopulação mas também pelos: museus, ruínas coloniais, templos astecas, bons restaurantes e vida noturna agitada.

Booking.com

As principais atrações são: Palácio de Belas Artes, Museu Nacional de Antropologia e História, Basílica de Guadalupe, Pirâmides do Sol e da Lua, Museu de Frida Kahlo e Xochimilco, etc.

Leia mais sobre Xochimilco e outros passeios da Cidade do México.

Como chegar à Guadalajara

Para chegar à Guadalajara do Brasil é necessário voar para a Cidade do México e fazer conexão.

Se quiser conjugar a viagem do México com o Panamá há opção com a Copa Airlines. Leia também: Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.


Booking.com

O que comprar em Guadalajara

O ideal é fazer compras na região do centro da cidade, tanto lojas, galerias ou nas barracas em torno das praças com arquitetura espanhola,  É possível encontrar itens como bonecas, roupas típicas, tecidos e outros utensílios. O artesanato se destaca pelas cores e criatividade.

Comprar Tequila direto dos centros produtores também é uma ótima opção de viagem.

Guadalajara e a Copa do Mundo de 2026 - o que visitar

Comida mexicana

A comida mexicana é uma das mais diferentes que temos nas Américas. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros além da herança dos colonizadores espanhóis. A gastronomia mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.

Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus. Há uma variedade grande e o destaque vai para: Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias.

Um dos pratos mais tradicionais de Guadalajara é a torta ahogada (ou sanduíche afogado. Tipo de um sanduíche, feito com pão birote, estilo Baguette e recheado com carne de porco frita, cebola, rabanete, molho de tomate e molho de pimenta.

Uma outra comida típica local é o birria, um tipo de ensopado de cordeiro ou cabra, servido com limão e tortillas. Como a maioria dos pratos mexicanos é bem temperado. Este prato vai bem com um “drink” feito com tequila.

Que tal conhecer um tour diferente? Nesse passeio se visita a cidade de Tequila, com degustação e um autêntico jantar mexicano. Saiba mais: The Legends of Tequila, Night Tour.

Para quem gosta de comer bem, deve conferir o post: Gastronomia em viagens, sempre uma experiência inesquecível.

Dicas de viagem para Guadalajara

Toda viagem necessita de planejamento e procedimentos. Leia também: Dicas para Viajar.

Que tal conjugar a viagem do México? Confira o post: Viagens para a Califórnia.

Se puder participe de uma festa mexicana.

Roupas para viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Para as meninas a dica é desfilar nas piscinas dos hotéis com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel