Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

29.jun.18 - atualizado em 02.ago.20



Uma cidade abençoada pelas belezas naturais, mas também oferece outras opções. Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e muito mais, tem atraído os viajantes.

O centro do Rio de Janeiro pós Olimpíadas foi renovado e revitalizado. O conjunto do Boulevard Olímpico com o Museu do Amanhã é um dos principais pontos de atração. A chegada pelo Aeroporto Santos Dumont tem uma vista inesquecível, depois circular pelas ruas do centro e das paisagens do Porto Maravilha é uma ótima experiência de viagem.

Um final de semana cultural no Rio pode ser uma ótima opção, confira minhas dicas.

Se você gostar de ler também:

Melhores passeios do Rio de Janeiro.
Viagens para Ipanema.
O que fazer na Barra da Tijuca.

Renovação cultural com o Boulevard Olímpico

O Rio de Janeiro como sede da coroa portuguesa, tem muita história para contar. Um centro renovado, resgata um pouco do passado glorioso. Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme do Rio Antigo. Circular pelo Centro do Rio, rota do VLT é poder resgatar um pouco do passado glorioso.

Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme. Há uma revitalização na região com o Boulevard Olímpico, um convite a caminhadas. As docas que foram remodeladas, onde com frequência acontecem eventos. No lado oposto os prédios e casarões receberam belos grafite, cenário para fotos dos turistas. Há algumas opções de food truck e lanchonetes.

Esta área do Boulevard Olímpico, lembra a região revitalizada do Waterfront em Cape Town na África do Sul.

Museu do Amanhã – o melhor do Rio de Janeiro

O principal ponto do roteiro cultural pelo Rio é Museu do Amanhã na Praça Mauá. A região ganhou vida com a derrubada da Avenida Perimetral e o lançamento do Porto Maravilha, antes da Copa do Mundo de 2014.

O Museu do Amanhã é uma bela obra arquitetônica do arquiteto e engenheiro renomado Santiago Calatrava. A utilização do aço e vidro em formas arrojadas é a principal característica do arquiteto, que tem várias obras pelo mundo, sendo uma das mais conhecidas a Ponte Mulher em Puerto Madero, Buenos Aires.

É uma obra arquitetônica arrojada e muito bem integrada ao Porto Maravilha. A frente está para a Praça Mauá e os fundos de frente para o mar, o Restaurante Fazenda Culinária envidraçado.


Booking.com


Considero o acervo o melhor da visita, pois é um convite a reflexão: como nosso planeta começou, as transformações e o que será o amanhã? É um dos museus mais criativos e vibrantes do Brasil.

Esta é uma visita imperdível no Rio de Janeiro. Uma boa dica é se programar e comprar o ingresso com antecedência por este link.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro

Na Praça Mauá conta também com o MAR – Museu de Arte do Rio, o edifício é muito característico, com uma arquitetura moderna integrado ao outro edifício histórico, por uma cobertura de concreto que lembra um tecido ondulado.

O conjunto está bem próximo do Museu do Amanhã. Possui um bom acervo que reuni pinturas, desenhos, mapas, fotografias e cartazes inspirados no Rio de Janeiro. O restaurante na cobertura tem uma das melhores vistas do Porto Maravilha.

Outra cidade de praia com inúmeros passeios é em Miami – South Beach e Wynwood.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

AquaRio – aquário no Porto Maravilha

O AquaRio é o aquário do Rio de Janeiro com 26 mil metros quadrados de área construída, com 8 mil animais, de 350 espécies diferentes. Assim como outros pelo mundo, o visitante circula por um túnel circular com 7 metros de pé direito, para visualizar os peixes ao redor. É uma experiência e ótimo programa para famílias e crianças.

A arquitetura do AquaRio lembra os aquários de Lisboa em Portugal e Sydney na Austrália. Confira o post: 16 Passeios imperdíveis em Sydney.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Pode se adquirir neste link o ingresso Combo: Museu do Amanhã, MAR e AquaRio

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Cinelândia – conjunto cultural no Rio de Janeiro

A área conhecida por Cinelândia continua um ponto cultural da cidade. Lá estão o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, a Câmera Municipal, Cine Odeon Net Claro – Centro Cultural Luiz Severiano e Teatro Riachuelo. É também ponto de parada do VLT e estação Cinelândia do Metrô. A região ficou famosa no início do século passado, com cinemas e entretenimentos, daí o nome Cinelândia. O bar restaurante Amarelinho continua lá a receber os moradores e turistas para um “chopinho” desde 1921 e o Super Bar desde 1958.

No centro de São Paulo, há lugares semelhantes, acompanhe o post: Pôr do Sol no Farol Santander.

Teatro Municipal – arte e cultura no Rio de Janeiro

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com sua imponente arquitetura inspirada na Opera de Paris, com detalhes em dourado está situado na Cinelândia. Foi inaugurado em 1909 e é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. As visitas podem ser feitas de terça-feira a sexta-feira às 12h00, 14h30 e 16h00. Sábados e feriados às 11h00, 12h00 e 13h00.

Quando o assunto é sobre Teatro Municipal, além do Rio de Janeiro no norte do Brasil, outro que se destaca é o Teatro Amazonas. Confira o post: O que fazer em Manaus.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO como uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo. Calcula-se que tenha 10 milhões de itens em seu acervo. Em 1808 chega de Portugal com D. João VI o acervo inicial.

A Biblioteca Nacional passou por vários endereços e nomes, até a inauguração do prédio atual em 29/10/1910. É um conjunto arquitetônico importante e muito bonito, o que mais chama a atenção é a entrada e a escadaria. Horário de visitação de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 17h00.

Para quem gosta de ler e observar prédios históricos, as bibliotecas são também, atrativos de viagem.

Você vai gostar de ler sobre a: Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo.

Real Gabinete Português – cultura no Rio

O Real Gabinete Português de Leitura, é uma linda biblioteca aberta ao público em 1900. Foi fundada por portugueses em 1837 para promover e preservar a cultura. O prédio tanto externo como interno tem o estilo arquitetônico “neomanuelinho”. No acervo todos os livros são portugueses, inclusive com raridades. Visitar o Real Gabinete é como entrar num túnel do tempo; o local vem sendo utilizado como cenário para TV e cinema. É um charme e uma volta no tempo.

O Real Gabinete Português, lembra a histórica Biblioteca Palafoxiana de Puebla no México.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Arcos e Bairro da Lapa – memória do Rio de Janeiro

O bairro da Lapa tem vocação noturna, no final do dia é quando vários bares e restaurantes instalados nos casarões antigos se iluminam para recebem público. O bairro poderia se comparar com a Vila Madalena em São Paulo, quanto a vida noturna.

Os famosos Arcos da Lapa, antigo sistema de distribuição de água, construído pelos portugueses ficam em evidência à noite. Na Rua do Lavradio, uma das principais estão os bares e também os antiquários. A Escadaria Selarón ao lado da Sala Cecília Meireles é ponto turístico bem movimentado nos finais de semana.

As principais atrações noturnas da Lapa são: Carioca da Gema, Rio Scenarium Pavilhão da Cultura e Circo Voador.

O centro do Rio de Janeiro tem uma arquitetura inspirada em vários lugares de Lisboa, confira  o post: Portugal e os pontos turísticos.

Sala Cecília Meirelles – música e cultura no Rio

A Sala Cecília Meirelles está num imponente casarão do século XIX que foi o Grande Hotel da Lapa num passado de glórias. Hoje o belo edifício está restaurado, com um teatro moderno e confortável. A fachada iluminada e o enorme lustre visível pela ampla vidraça, se destacam na noite da Lapa. É possível ver bons espetáculos com preços populares. Eu pude conferir a programação com um show de piano e cordas com excelente preço. É possível ver bons espetáculos com preços populares.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Escadaria Selarón  – cultura popular

A Escadaria Selarón, está na Lapa e dá acesso a Santa Tereza. O artista chileno Jorge Selarón começou nos anos 90 a decorar com azulejos as escadarias na porta da sua casa, que estavam em péssimo estado de conservação e foi assim até conseguir preencher todos os degraus.

Criou uma obra de arte urbana, que é um dos pontos turísticos mais movimentados da Lapa. Cenário para fotos nas redes sociais.

Essa área lembra o bairro Loma San Jeronímo em Assunção do Paraguai, com casarões, vielas e escadas coloridas.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro

O Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, está num edifício estilo palácio. Foi inaugurado oficialmente 1937, no entanto seu acervo começou com chegada da Família Real Portuguesa em 1808, que trouxe um conjunto de obras de arte.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Ao longo da história foi se ampliando e hoje conta com 15.000 peças em uma área de 6 733,84 metros quadrados de exposição.

O Museu de Belas Artes retrata várias passagens da história do Brasil através da pintura. Pode-se dizer que é uma aula de história brasileira através da pintura.

Conheça também o MASP – Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, que guarda semelhanças com o Museu de Belas Artes do Rio.

MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

O MAC é um cartão postal com o selo de arquiteto Oscar Niemeyer. A forma arquitetônica circular lembra um disco voador, parece suspenso de frente para a Baia de Guanabara. A rampa vermelhar em espiral é um dos destaques, é visto com frequência em publicidades. O acervo é destinado à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje.

No Paraná há o Museu Oscar Niemeyer, com uma bonita amostra da obra do mestre. Confira o post: Lua de Mel em Curitiba.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Alguns acreditam que a vista da cidade do Rio de Janeiro, a partir de Niterói é ainda mais bonita. Para visitar o MAC a dica é pegar a barca para Niterói na Praça 15 do centro do Rio e de lá é necessário transporte público ou utilizar o Uber. A barca pública para Niterói é também um passeio para curtir a maravilhosa vista da baia de Guanabara.

Centro Cultural dos Correios

O centro do Rio de Janeiro, está próximo à Praça Mauá, só observar o belo edifício já vale a visita. Há várias mostras, eu conferi a de Fotografia à Tactography – A Arte de Gabriel Bonfim. Esse é um artista visual que transforma a fotografia em imagem para os deficientes visuais e para os não deficientes. Eu adorei poder tocar nas obras e sentir a delicadeza do trabalho.

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Este é um centro cultural completo e referência com exposições, cinema e teatro. Está num ponto estratégico do centro do Rio de Janeiro, na Rua Primeiro de Março. O belo edifício tem linhas neoclássicas.

Tem uma programação variada durante o ano. Conta com livraria e café. O Centro Cultural Banco do Brasil está presente também em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, sendo o CCBB do Rio é o maior e mais imponente.

Em São Paulo também conta com um bonito prédio histórico, confira o post: Centro Cultural BB.

Visita ao Estádio do Maracanã – futebol e cultura

A visitação ao Estádio do Maracanã é um tour muito procurado pelos turistas. A história do Maracanã está ligada a história do futebol brasileiro. Foi inaugurado em 1950 para os jogos da Copa do Mundo. O nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, no entanto o nome Maracanã, da região de origem indígena foi o que pegou.

O Maracanã passou por reformas e a mais importante foi durante a Copa do Mundo de 2014, que recebeu o padrão mundial da Fifa, com cobertura e reduziu a capacidade para 75.000 lugares. Mas no passado era maior e já comportou 199.854 pessoas, um recorde no futebol mundial.

Detalhes da visita guiada – Maracanã

Na visita guiada vários detalhes são revelados, num estádio que foi palco de muitas vitórias e também derrotas, como a inesquecível final da Copa do Mundo de 1950. O Brasil que vinha de uma campanha brilhante de vitórias, perdeu para o Uruguai, no famoso Maracanaço; palavra dada pelos uruguaios, que é a junção de Maracanã com fracasso. Durante esse momento triste do futebol, a seleção brasileira usou a camisa branca, que foi considerada de azar, até que esse estigma caiu durante a Copa América de 2019, em que o Brasil voltou a usar branco e foi vencedor.

E por mencionar o Uruguai, acompanhe minha visita ao emblemático Estádio Centenário, no post: O que fazer em Montevidéu.

Visitas ilustres ao Maracanã

Foi no Maracanã que Pelé fez os seus 1000 gols em 1969. O Maracanã recebe também grandes eventos, como a visita do Papa, da Rainha Elizabeth, de shows de Frank Sinatra e outros. A visita guiada  mostra a calçada da fama, onde jogadores importantes deixaram suas pegadas no cimento. Estão expostas flâmulas, camisetas, bolas e objetos do mundo do futebol. Um dos melhores momentos é visitar vestiários, a Zona Mista, local de entrevistas, a sala da imprensa e finalizar no gramado, de um dos estádios mais emblemáticos do mundo.

Eu só fã de futebol, confira meus posts:

Museu e estádios de futebol.
Visita ao Estadio do Morumbi.

Reserve e compre ingressos para o tour: Bastidores do Maracanã

Cais do Valongo – Patrimônio Histórico

Foi lugar de desembarque e comércio de escravos, posteriormente aterrado no início do Século XX e recuperado recentemente nas obras do Porto Maravilha. É um sitio arqueológico, e Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Ilha Fiscal – cenário do último baile imperial

A Ilha Fiscal é um castelo estilo neogótico no mar, a poucos minutos do Boulevard Olímpico. Foi cenário do badalado último baile do império. Um primor da arquitetura, feito em pedra gnaisse pelos escravos.

Uma obra que durou 7 anos para ser concluída, impressiona pela beleza. A visitação é realizada através do Espaço Cultura da Marinha, no Boulevard Olímpico.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro moderna, próxima aos Arcos da Lapa e aos edifícios modernos, se sobressai na paisagem. Tem formato de um cone, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa e 64 metros de altura interna. As formas são retas e internamente os vidrais coloridos, com a luz do sol, forma belas sombras e produz um efeito dramático.

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, pela modernidade lembra a Catedral de Brasília.

Onde se hospedar – centro do Rio de Janeiro

Para visitar as atrações culturais do Rio de Janeiro o ideal é ficar no centro. Hotéis que eu já me hospedei e recomendo.

Acompanhe o post: Hospedagem no Rio de Janeiro com melhores bairros e hotéis.

Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, considero um hotel histórico, foi um palacete no império, posteriormente hospedaria, colégio, até ser totalmente remodelado no bairro da Lapa. Tem uma bonita área preservada junta a piscina, a decoração é temática e de bom gosto.

Selina Lapa Rio de Janeiro, é moderninho ao lado da Sala Cecília Meirelles, num dos melhores pontos da Lapa. Tem como conceito a área de convivência, Coworking, cozinha compartilhada e eventos. A rede é originada do exterior, confira no post: Escala no Panamá.

Ibis Rio de Janeiro Centro, para orçamentos mais econômicos é uma boa opção. Eu já me hospedei e recomendo.

Windsor Guanabara, tem estilo mais executivo e bem estruturado.

Comer e beber – centro do Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo é uma visita imperdível para conhecer o Rio Antigo. Foi fundada em 1894 na época do auge da cidade. Passou por reformas e ganhou detalhes na decoração Art Nouveau. A beleza do lugar já foi cenário para filmes, novelas e publicidades. O destaque na culinária é para delícias como a coxa creme, uma especialidade da casa.

Restaurante Mauá localização na cobertura do Museu de Arte do Rio e tem uma vista privilegiada do Museu do Amanhã e da baia. Essa foto abaixo eu fiz durante o almoço no restaurante do MAR.

A cidade também é um destino romântico, saiba mais no post: Lua de Mel no Rio de Janeiro.

Restaurante do Hotel Vila Galé, aos sábados conta com a tradicional feijoada com música ao vivo e aos domingos comida portuguesa.

Restaurante do Museu do Amanhã – Fazenda Culinária, a especialidade é a gastronomia brasileira. Fica nos fundos do Museu, é todo envidraçado e de frente para o mar.

Casa Cavé, na Rua 7 de Setembro, confeitaria histórica de 1860, que mantém a mesma decoração.

Boteco Belmonte localizado na Rua do Lavradio, tem refeições, sanduíches e petiscos.

Bar Amarelinho e Super Bar na Cinelândia, refeições executivas, petiscos e sanduiches.

Pizza Vezpa em pedaço, na Rua do Lavradio, para uma parada estratégica de abastecimento.

Gargalo Galeteria na Rua Riachuelo, comida simples, mas saborosa.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel