Deusa Rodrigues - Travel Agent

Centro Cultural BB – Exposição Egito Antigo em São Paulo

03.jul.18 - atualizado em 19.fev.20



Centro Cultural BB é uma das muitas atrações que a cidade de São Paulo oferece. Centro Cultural Banco do Brasil ou CCBB, como é conhecido, é um dos pontos que vale a pena visitar no centro velho da cidade. Está localizado em um prédio histórico e “classudo” em um calçadão, ou seja, rua somente para pedestres próximo da praça da Sé.

Essa atração de São Paulo é uma das mais visitadas, com várias atividades culturais. Além do mais, a região concentra outros pontos turísticos.

Atualmente o Centro Cultural BB está com a exposição Egito Antigo. Eu visitei a mostra e preparei as dicas sobre a exposição e o centro de São Paulo, será uma diversão garantida.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer na Paulista.

Sobre o Centro Cultural BB

O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira criada no país – mas ainda como território português –, sendo inaugurado em 11 de dezembro de 1809 no centro do Rio de Janeiro. O Centro Cultural de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001, com sede na Rua Álvares Penteado.

Além de São Paulo o Centro Cultural BB está presente no Rio de Janeiro, em Brasília e Belo Horizonte.

Conheça mais sobre:

Brasília e os pontos turísticos.

Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Centro Cultural BB

Edifício histórico do Centro Cultural BB

O belo edifício, um exemplo da arquitetura do início do século passado, foi construído em 1901 e passou a ser propriedade do Banco do Brasil em 1923. O edifício foi então transformado em agência bancária, tendo funcionado de 1927 a 1996. A beleza do prédio se destaca também como uma atração do centro de São Paulo e é uma das instituições mais visitadas do país.

Outras atividades do Centro Cultural BB

O Centro Cultural Banco do Brasil tem na programação diversas atividades: exposições frequentes, cinema, apresentações culturais, etc.

Onde comer próximo do Centro Cultural BB

Há um Café bacana no CCBB, o Flashback Café, no térreo do edifício com varanda lateral para o calçadão. Nas opções do cardápio estão café gourmet e comidinhas diversas.

Outra opção é casa de delícias portuguesas, Maria Cristina Doces, na Rua Alvares Penteado, 188.

Não dá para resistir um delicioso pastel de Belém especialidade da Casa Matilde. Melhor que estes pastéis de Belém só mesmo em Lisboa.

Leia também sobre: Portugal e os pontos turísticos.

Para quem gosta de experimentar os sabores da culinária, confira:

Centro de São Paulo – gastronomia eclética.

Exposição atual do Centro Cultural BB –  Egito Antigo

A Exposição Egito Antigo do Cotidiano à Eternidade no CCBB, começou em 19 de fevereiro e vai até 11 de maio. Foi um sucesso no CCBB do Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo. As peças são da coleção do Museu Egípcio de Turim, Itália. Esse museu tem a maior coleção egípcia depois do Museu do Cairo.

Você vai gostar de ler sobre: Egito pontos turísticos.

Acervo da Exposição Egito Antigo

Entre as peças emprestadas pelo Museu Egípcio de Turim, estão: fotos, papiros, painéis, sarcófagos e até uma Múmia de 3 mil anos. Os artefatos são da 25ª dinastia de Faraós Negro do Reino de Cuxe, atual Sudão, África. Há um painel de 2 metros de altura, que pesa meia tonelada e feito em rocha, a placa é coberta de folhas de ouro, datada do período de 1353 a 1390, o grande atrativo da mostra. Predomina a cor amarelo, que os egípcios consideravam a cor do sol, da manhã, do ouro, etc.

Centro Cultural BB – foco da exposição Egito Antigo

A mostra está focada em três aspectos: vida, religião e eternidade. No item vida há os objetos do dia a dia. No item religião e eternidade estão as peças encontradas nas tumbas. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e que os pertences em vida, deveriam ser enterrados com o morto, para que ele pudesse usufruir na vida além-túmulo. Assim foram encontrados nas tumbas, verdadeiras fortunas em joias, objetos diversos, e até vestígios de alimentos e bebidas.

O Egito assim como outros lugares turísticos, tem energia positiva. Conheça 10 Destinos para viajar com alto astral.

Atrações para quem visita a mostra

Além de conhecer uma rica história da antiguidade, o visitante pode aprender a escrever o próprio nome em Hieróglifos, os caracteres da escrita do Egito antigo. Essa escrita é encontra nas paredes dos templos egípcios.

Centro Cultural BB – o que fazer nas imediações

Há diversos pontos turísticos históricos próximos do Centro Cultural BB, portanto é possível visitar o lugar em onde São Paulo foi fundada e conhecer a magnitude da Igreja da Sé, ponto zero da cidade. Se programe para passar o dia no “centrão”, como os paulistanos carinhosamente chamam essa região. Que tal na hora do almoço experimentar o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo? Para a sobremesa conheça os doces portugueses. Na hora do cafezinho visite o Patteo do Collégio. Depois curta o pôr do sol no Farol Santander e fechar a noite, visite o Bar do Cofre.

Próximo do Farol Santander – Centro Cultural BB –

Bem próximo do CCBB, está o Farol Santander. O Mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26.andar se pode avistar toda cidade. A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste.

Saiba mais em: Pôr do Sol no Farol Santander.

Outras atrações próximas ao Centro Cultural BB

A região do centro velho de São Paulo tem atrações históricas como: Pateo do Collégio, Catedral e Praça da Sé, Mosteiro de São Paulo, Caixa Cultural, Igreja de Santo Antônio, Solar Da Marquesa de Santos, Museu da Faculdade de Direito, Santuário e Convento São Francisco, etc.

Nas imediações está a famosa Rua 25 de Março e o “Mercadão de São Paulo”.

No “centro novo”, ou seja, do outro lado do Viaduto do Chá, está o Teatro Municipal, Praça da República, Biblioteca Mario de Andrade , Terraço Itália, etc.

Confira o post sobre: Atrações de São Paulo.

Onde se hospedar para visitar o Centro Cultural BB

O CCBB está próximo das estações de Metrô Sé e São Bento, portanto pode-se ficar hospedado em diversas regiões de São Paulo.

Entre neste link para reservar hotéis em São Paulo.

Como chegar à São Paulo

A cidade de São Paulo conta com dois aeroportos de Guarulhos e Congonhas e com voos da maioria das capitais do Brasil.

Entre neste link para pesquisar e comprar as passagens aéreas para São Paulo.

Que tal alugar em carro em São Paulo?

Destinos do litoral e interior de São Paulo

Se você está em São Paulo, pode conhecer destinos incríveis próximos da cidade. Saiba mais em:

Guarujá melhores praias: Pernambuco e Enseada.

Estrada do vinho de São Roque: belas paisagens e degustações.

Flores de Holambra e a ExpoFlora.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel