Deusa Rodrigues - Travel Agent

Os animais da América do Sul – viagens e experiências

06.jul.18 - atualizado em 16.ago.19



Quando se viaja pelos continentes a observação da fauna faz parte da aventura. Assim como na África, os animais da América do Sul em viagens, proporcionam experiências de interação e observação durante os passeios. A diversidade de paisagem do nosso continente e a abundância da fauna encantam os viajantes. E eu pelas minhas andanças latino-americana, tenho ótimas lembranças de ficar perto das lhamas do Peru, de observar de perto os animais exóticos de Galápagos e tantas outras aventuras.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Sobre a América do Sul e os animais

A América do Sul tem características geográficas únicas: com a Cordilheira do Andes, a região da Patagônia, as Ilhas de Galápagos no Oceano Pacífico e nosso Brasil tão diverso. Em função dessa grande variedade do território, a fauna é única e muito diferente. Os animais da América do Sul são um fator de atração para diversos destinos do continente.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Você vai gostar de ler também sobre: África e os animais.

Que tal conhecer a: Cultura e Folclore da América do Sul?

Animais do Brasil – diversidade

No Brasil há muito o que se observar de animais em viagens, o mais comum são os pássaros coloridos como araras e tucanos. Eles são encontrados em várias regiões de norte a sul do Brasil com muita diversidade. Em Foz do Iguaçu o Parque das Aves é uma referência de viagem para observação de pássaros. A interação dos turistas com as Araras azuis no Parque das Aves e a visita às Cataratas do Iguaçu. são momentos inesquecíveis.

Saiba mais sobre: Foz do Iguaçu, cataratas, natureza, animais e energia.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Outras regiões pelo Brasil os animais são as principais atrações como em Bonito e no Pantanal. Há uma variedade imensa no Pantanal, no entanto como destaque estão: Arara-azul-grande, Tuiuiús, Garça-branca, Tucano, Veado-catingueiro, Jacaré-do-pantanal, etc.

O animais do Chile – do deserto à Patagônia

O Chile principalmente no Deserto do Atacama a interação com os animais faz parte das excursões. Avistar os flamingos nas lagunas ao pôr do sol é incrível. As lhamas são vistas circulando em todas as partes do deserto, durante vários passeios.

No sul do Chile, na região da Patagônia é possível observar outros tipos de animais: Pinguim de Magalhães, Paloma Austral, Raposa Cinza, Guanacos que aliás estão por toda parte e Lobo marinho.

A extensão da costa chilena propicia o avistamento de baleias. O maior animal do planeta, pode ser encontrado de dezembro a maio, durante sua viagem até a Antártica. É possível ver a lendária baleia azul, a baleia Jubarte e a pequena Minke. Os pontos mais comuns para ver as baleias são em Arica com passeio de barco, na Ilha de Chiloé, em Punta Arenas e outros.

No Chile é comum a experiência da cavalgada. A atividade é uma tradição em lugares com grandes planícies amplas. Há passeios em  Torre del Paine, na região de Puerto Varas e Pucón, Cajon del Maipo, Deserto do Atacama, etc. Eu tive a experiência de fazer uma cavalgada em grupo na Patagônia, numa relaxante atividade num lindo cenário.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Saiba mais sobre – Chile paisagens espetaculares: lagos, vulcões, desertos, geleiras e cordilheira.

Para viajar pelo Chile o ideal é começar pela capital, leia também: Santiago do Chile o que visitar.

Os animais de Galápagos – América do Sul

No Equador, especificamente nas Ilhas Galápagos, há uma fauna muito diferente, com animais pré-históricos. Em Galápagos os animais são o atrativo principal da viagem. Para ficar cara a cara com uma tartaruga gigante, basta ir a Estação Charles Darwin em Puerto Ayora. Para observar bem pertinho esses animais, é necessário fazer um cruzeiro pelas ilhas. Eu fiz um mini-cruzeiro de um dia e consegui ver a maioria dos animais, porém o mais recomendado é um cruzeiro com mais longo. Há vários tipos de cruzeiros de expedição, que circulam pelas ilhas.

O ideal é ficar hospedado 2 noites em Puerto Ayora para conhecer a Estação Charles Darwin e as lindas praias desertas. Eu indico o Finchy Bay Galápagos Hotel em Puerto Ayora, onde o ritual de ver a lua cheia é um espetáculo que deixa a cor do mar prateado.

Os animais de Galápagos mais procurados pelos turistas para fotos são: as Fragatas com seus papos vermelhos, os Piqueros de Patas Azuis e as tartarugas gigantes.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

“Los Big 15” – Animais de Galápagos

Assim como na África há os Big 5, no Equador foi concebido por uma das empresas de cruzeiros de expedição, a lista chamada “Los Big 15” ou seja os 15 animais mais icônicos das ilhas:

Albatroz de Galápagos / Piquero de Patas Azul /Piquero de Nazca

Piquero de Patas Vermelhas/ Cormorão-das-galápagos

Flamingo Americano /Fragatas – Comum e Magnífica

Gavião de Galápagos /Iguana Terrestre /Iguana Marinha

Pinguim de Galápagos / Lobo Marinho de Galápagos

Lobo Peletero de Galápagos / Tortuga Gigante de Galápagos

O cientista e naturalista Charles Darwin concebeu a teoria da evolução, depois que conheceu Galápagos, durante sua viagem de 5 anos ao redor do mundo. Observar os animais das Ilhas foi determinante para obra prima: Origem das Espécies. O jovem cientista de 26 anos, em 1835 descobriu as evidências para os princípios da seleção natural. Hoje Galápagos é um Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela UNESCO.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Saiba mais sobre: Equador natureza e harmonia.

Os animais do Peru – diferencial da América do Sul

Na região da Cordilheira dos Andes no Peru, há animais únicos bem adaptados as condições naturais, como a Lhama, Alpaca, Guanaco e a Vicunnha;  são primordiais para a vida da comunidade, principalmente quanto a utilização da lã para o vestuário. Esses animais podem ser observados durante os passeios na região do Vale Sagrado e Águas Calientes.

Na costa do Oceano Pacífico, próximo à Reserva Nacional de Paracas, as Ilhas Ballestas, abrigam uma variedade de aves e lobos do mar. As excursões de lancha a motor são uma das mais procuradas no Peru, onde os animais são os protagonistas da viagem.

Nas Ilhas Palomino é possível nadar com leões marinhos nas águas frias do Oceano Pacífico. O circuito começa no porto de Callao, cidade vizinha de Lima. A experiência de ficar lado a lado com os inofensivos mamíferos marinhos é incrível. Os barcos são acompanhados com aves marinhas para completar a experiência.

Os animais da América do Sul como diferenciais para viagem

Saiba mais sobre: Peru uma viagem transformadora.

Animais da Patagônia Argentina

A Península Valdez é uma reserva única na Patagônia, com fauna e paisagens fascinantes. É possível encontrar entre golfos e falésias, animais como elefantes marinhos, lobos marinhos, baleia austral, etc. A baleia-franca-austral chega a 18 metros de comprimento com 80 toneladas, elas visitam a Península Valdez de junho a dezembro. Esse é um santuário de vida animal do planeta.

No Ushuaia um dos tours mais procurados é para observação de pinguins. O passeio de barco navega pelo Estreito de Beagle e passa por refúgios da vida selvagem. Visita-se a Ilha dos Pássaros e a colônia de pinguins na Ilha Martillo.

Dicas de viagem – animais da América do Sul

Levar roupas apropriadas e corta vento para as aventuras. Em alguns lugares as roupas térmicas são necessárias.

Sapatos confortáveis para caminhadas.

Aproveitar a energia positiva dos animais da América do Sul, para recarregar as “nossas baterias” e ficar em harmonia com a natureza.

Não ter receio, porque os tours com animais da América do Sul, são bem organizados.

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

Leia também sobre minha experiência em observação de animais nos safáris da África: Aventuras do Continente Africano.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel