Deusa Rodrigues - Travel Agent

Restaurantes do Centro São Paulo com gastronomia eclética

17.jul.18 - atualizado em 20.dez.22



Restaurantes Centro de São Paulo conta com gastronomia eclética e novidades.

Sampa como é carinhosamente chamada São Paulo, depois que Caetano Veloso homenageou a cidade com sua música, está em constante mudança. Eu gosto de ter um olhar de turista para a minha cidade.

O Centro de São Paulo, no entorno da Praça da República, conta com muitos restaurantes, entre eles, está a A Casa do Porco, considerado um dos 50 melhores do mundo.

O estilo da gastronomia é bem variado com restaurantes tipo: clássico, “classudo”, tradicional, raiz, descolado, etc.

Siga as minhas dicas, porque vale conferir!

Você vai gostar de ler também sobre: Hotéis refúgios no interior.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

Devido à pandemia a maioria dos restaurantes e lanchonetes mencionados contam com sistema de delivery.

Praça da República – Restaurantes Centro São Paulo

A cidade é popularmente é divida entre o Centro Velho, a praça da Sé onde a cidade começou e o a região da Praça da República o Centro Novo.  O Vale do Anhangabaú separa as duas regiões.

A região já foi considerada nobre, depois se desvalorizou. Hoje com os aluguéis mais baratos que outras regiões, começaram a chegar novos restaurantes mais descolados, que aproveitam as facilidades da região.

Conheça também as várias Experiências em São Paulo, capital e interior.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

Você vai gostar de conhecer o Farol Santander – no “centro velho” de São Paulo. Um mirante e ótima opção para ver o pôr do sol.

Restaurantes Centro São Paulo – Gastronomia Eclética

A praça da República é ponto turístico de São Paulo, não só pela feira de artesanato dos finais de semana, mas também por estar próximo ao Teatro Municipal, Terraço Itália, avenida São Luiz, rua da Consolação, Biblioteca Mario de Andrade,  etc.

A região é eclética em termos de gastronomia, porque concentra vários tipos de restaurantes. Assim como a cidade tem muita diversidade, com heranças da imigração, desde os mais antigos ao mais modernos com chefs inovadores.

Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Tour de Helicóptero.

A Casa do Porco – 7º Entre os 50 Melhores Restaurantes do Mundo

O restaurante A Casa do Porco do chef Jefferson Rueda é o fenômeno de público, está sempre lotado com filas mesmo durante a semana.

A estrela do cardápio é a carne de porco com a criatividade do chef que não esquece suas raízes do interior de São Paulo e da comida caipira.

A minha recomendação é o prato Porco San Zé, que é assado por 6 a 9 horas, servido com acompanhamentos brasileiros.

Não é a tona que A Casa do Porto, está na lista de 2022, em 7 º lugar dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Sobre o Chef Jefferson Rueda

O chef Jefferson Rueda é natural do interior de São Paulo, acostumado com a farta comida caseira, onde os pratos com o porco caipira faziam parte do seu cotidiano.

Começou a trabalhar ainda jovem, em um açougue na cidade natal, onde aprendeu as técnicas de manusear e destrinchar o porco, aproveitando todas as partes.

Desde a adolescência pegou o gosto por cozinhar em família e depois seguiu para São Paulo, para estudar gastronomia e trabalhar em restaurantes.

Depois abriu seu próprio A Casa do Porco, no início teve dificuldade em conseguir fornecedores com a qualidade da carne de porco que estava acostumado.

Foram muitas viagens pelo interior de São Paulo, em busca de porco caipira, até que encontrou um parceiro, que hoje é seu sócio no recente Frigorífico Porco Real.

Hot Pork – Restaurantes Centro São Paulo

O chef Rueda inovou com a inauguração no início de 2018 do descolado Hot Pork, uma lanchonete de sanduíches de salsicha de porco.

O Hot Pork da foto é a estrela do cardápio e eu recomendo.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

A pequena casa numa esquina, com mesinhas na calçada ou para comer em pé vive lotada.

A fabricação é própria e sem conservantes, há até a versão Hot Pork, vegetariano. Realmente a gastronomia do centro de São Paulo é eclética e sempre com novidades.

Ao lado uma pequena sorveteria para completar o almoço.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

Na região do Hot Pork a Prefeitura de São Paulo durante a pandemia, permitiu que os restaurantes ampliassem a área das mesas nas calçadas e colocou floreiras e grades. O Centro ficou bem mais acolhedor com esse novo look.

Que tal fazer um tour em estádio de futebol? Confira no post: Visita ao Estádio do Morumbi.

Esther Rooftop – Visual e Chef Famoso

O famoso chef Olivier Anquier viu o potencial da região central. Depois de comandar o programa de gastronomia pela televisão e ter viajado o mundo para mostrar a comidas variadas, abriu o “classudo” restaurante Esther Rooftop.

O restaurante está instalado no último andar do antigo Edifício Esther, com uma bonita vista da Praça da República.

O cardápio varia de acordo com a estação, mas sempre conta com uma entrada, prato principal e sobremesa, conforme a foto, o merengue com morangos é uma delícia. Uma dica é provar a entradinha com sardinhas.

trações de São Paulo: Terraço Itália, Museu do Futebol, Skye, etc

Confira outras várias opções de restaurantes no post: Onde Comer em São Paulo.

Dona Onça – Restaurantes Centro São Paulo

O já consolidado Bar da Dona Onça, da chef  Janaína, mulher do chef Rueda, tem um muito público fiel aos finais de semana. Está localizado no Edifício Copan, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, que também é cartão postal do Centro de São Paulo.

Lá a “comidinha” brasileira, reinventada é bem preparada e criativa. Eu provei a Galinhada Modernista e adorei. Para sobremesa eu indico o popular churros outra delicia da casa.

Orfeu  – Restaurantes Centro São Paulo

No entorno do Edifício Copan conhecido pela arquitetura do Niemeyer, surgiram outros restaurantes bacanas como o Orfeu, surfando na onda do Dona Onça.

O restaurante Orfeu tem um decoração mais contemporânea, também com um clientela fiel. A dica é provar o picadinho da casa ou o baião de dois vegetariano, que são os pratos mais tradicionais.

Terraço Itália – Clássico nos Restaurantes Centro São Paulo

O mais conhecido da região é o restaurante Terraço Itália, que tem uma das mais belas vistas de São Paulo. O Terraço Itália é um clássico sem erro. Há também o tradicional Circolo Italiano no mesmo Edifício Itália.

Quanto ao cardápio do Terraço Itália a minha sugestão é pedir o risoto com aspargos, queijo Brie e crocante de Parma.

Conheça mais sobre a cidade, no post: Atrações de São Paulo.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

Saiba também as: Dicas do que fazer na Avenida Paulista.

Le Casserole Francês Romântico

O Le Casserole é um bistrô francês bem tradicional, localizado no largo do Arouche, bem próximo das bancas de flores. Está em atividades há anos e tem uma decoração bem acolhedora, além da maravilhosa cozinha francesa.

Eu estive várias vezes no Le Casserole e indico o Boeuf Bourguignon, um clássico francês da Borgonha, picadinho com vinho, cebola e cogumelos. Para a sobremesa o Crème Brûlée é muito bom.

Confira o post: Restaurantes Românticos em São Paulo.

Rinconcito Peruano – Restaurantes Centro São Paulo

O Rinconcito Peruano é um restaurante popular em São Paulo, foi fundado pelo chef Edgar Villar no ano de 2003. Premiado em várias oportunidades pelo jornal Folha de São Paulo, como melhor restaurante latino e melhor Ceviche de São Paulo.

É maior rede de restaurantes peruanos, começou no Centro de São Paulo, na rua Aurora e depois foi para a avenida Vieira de Carvalho, à uma quadra da Praça da República.  Atualmente conta com onze unidades em diversos bairros. É também um caso de sucesso no ramo dos restaurantes, está sempre lotado. Sou frequentadora do restaurante desde o começo e pude ver a evolução e o sucesso.

O cardápio do Rinconcito Peruano tem pratos tradicionais. Na minha última visita experimentei o Lomo Saltado como prato principal, Suspiro Limeño de sobremesa e Pisco Sour de frutas variadas. Os pratos são bem servidos e saborosos.

A propriedade assim como a gastronomia peruana caíram no gosto do brasileiro e também é um fator de atração de viagem para o Peru.

Acompanhe também os posts:

Restaurantes peruanos em São Paulo.
Ama.Zo restaurante peruano surpreendente.

O Gato que Ri – Restaurantes Centro São Paulo

O restaurante com nome sugestivo O Gato que Ri, é um tradicional na cozinha italiana do Centro de São Paulo. Localizado no Largo do Arouche em um ponto estratégico, está em atividades por décadas. Devido à pandemia tem atendido no sistema delivery.

Entre os pratos mais pedidos está o famoso Nhoque da Fortuna, servido em todo dia 29 de cada mês. Segundo a tradicional italiana, comer o Nhoque e ter uma nota de dinheiro embaixo do prato, traz prosperidade.

Eu já estive várias vezes para provar a comida italiana e a tradicional feijoada e recomendo.

Das opções do Centro de São Paulo a gastronomia eclética que também dá uma ajudinha para a sorte!

Quando o assunto é sobre comida italiana, leia também sobre: Itália cidades mais visitadas.

Bar Brahma – Esquina Famosa

Um dos símbolos da boemia paulistana, o tradicional Bar Brahma, com 72 anos de história, está localizado na esquina que Caetano Veloso eternizou em versos, “Ipiranga com a São João” da música Sampa.

O destaque é para a música ao vivo, sucesso para aqueles saudosistas e aos que buscam pelo som tradicional que embala o público.

O Brahma é um leque amplo e diversificado reconhecido pelo seu famoso chopp com o colarinho padronizado, petiscos de boteco, gastronomia típica paulistana.

Bar Brahma

Foto Divulgação Bar Brahma.

Cantina Família Giovanni – Restaurantes Centro São Paulo

Outro restaurante muito tradicional é a Cantina Família Giovanni que está aberto desde 1949. Atualmente tem o salão menor do que foi no passado, no entanto continua com a mesma cozinha italiana que deu fama ao lugar na rua Basílio da Gama, próximo da Praça da República.

Como se trata de uma rua pequena um pouco mais escondida no Centro de São Paulo, a maioria dos clientes são pessoas que trabalham na região. A minha indicação é o Ravióli Verde recheado de queijo, nozes e alcachofra.

No Centro de São Paulo a gastronomia eclética também é tradicional.

Sanduíche de Pernil do Estadão – Restaurantes Centro São Paulo

A lanchonete Estadão é o que chamo de estilo “raiz”, desde 1968 está no mesmo local e funciona 24 horas.

O nome foi dado devido ao antigo vizinho, o Jornal O Estado de São Paulo, que já se mudou há muito tempo para um edifício na Marginal Tietê.

Na época que o Estadão estava próximo, era comum pequenas reuniões de jornalistas, para fazer o lanche do final do turno. Os garçons ainda tem histórias para contar do passado.

De point de jornalistas passou a atrair também quem trabalha no Centro de São Paulo e caiu no gosto popular. A lanchonete serve por 50 anos o famoso sanduíche de pernil, sendo produzidos em média 1.600 unidades por dia.

A gastronomia eclética do centro de São Paulo com novidades

O bacana é que no tema Restaurantes Centro de São Paulo, tem opções tradicionais e também sempre aparece novidades.

Parada Estratégica – Café Floresta

Para um cafézinho rápido o tradicionalíssimo Café Floresta também no Copan é o ideal.

Dicas – Restaurantes Centro São Paulo

A partir do Metrô República é possível caminhar para todos os pontos mencionados.

Atualmente devido à pandemia tenho feito pedidos para entrega em casa. O delivery dos restaurantes do Centro de São Paulo tem funcionado muito bem.

Onde se hospedar em São Paulo

Para quem deseja conhecer mais o centro da cidade, há muitas opções em hotéis em vários bairros, veja minhas indicações.

Hotéis na Região Central de SP

Slaviero São Paulo Downtown,  localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.

Novotel São Paulo Jaragua Conventions está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.

ibis Budget SP Centro São João, está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista – categoria turística localizado na avenida da Consolação.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis em Pinheiros

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.

Confira também as ofertas de hotéis em vários outros bairros de São Paulo.

Booking.com

Como chegar

Para à cidade de São Paulo há uma boa oferta de voos, confira as rotas, companhias aéreas e preços.


Seguros Promo

Outra possibilidade de circular por São Paulo é com carro alugado, compare as empresas, tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem.

Compras em São Paulo

A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.

Free Tour – Passeio pelo Centro de SP

O Free Tour é passeio guiado, que se faz a pé, sem um custo pré-determinado, no final cada um paga quanto puder ou o que achar justo.

Uma maneira criativa de conhecer alguns cartões postais do Centro de São Paulo: Vale do Anhangabaú, Farol Santander, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos e Praça da Sé.

Pôr do sol no Farol Santander

História de São Paulo

Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.

De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico, como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.

A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. Uma verdadeira volta ao mundo pelos sabores.

São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante. Uma das maiores características da cidade é a cultura, confira as várias opções nos posts:

Centros Culturais em São Paulo.
Memorial da América Latina – Pavilhão da Criatividade.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel