Deusa Rodrigues - Travel Agent

Festival do Japão em São Paulo: evento da cultura japonesa

24.jul.18 - atualizado em 25.jan.24



Acontece todo mês de julho o Festival do Japão em São Paulo. Recentemente foi comemorado os 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil.

O evento dá destaque à data, bem como teve como objetivo mostrar e comercializar a gama de produtos e empresas, além de difundir a cultura japonesa.

Uma atração da cidade e também uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o país. Há diversas atividades e uma das mais interessante é assistir aula de gastronomia japonesa com chefs famosos.

Acompanhe as minhas dicas que preparei.

Confira no post: Viagem ao Japão.

Festival do Japão em São Paulo: evento para difundir a cultura japonesa

Você vai gostar de ler sobre: O que fazer em Tóquio – cidade moderna e tradicional.

Sobre o Festival do Japão em São Paulo

O Festival do Japão é realizado no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, para preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações. Houve edição com a presença de sua alteza imperial a princesa Mako no evento.

Datas do Festival do Japão:

Sexta-feira – 07 de Julho das 11h00 as 21h00

Sábado – 08 de Julho das 09h00 às 21h00

Domingo – 09 de Julho das 09h00 às 18h00

Festival do Japão em São Paulo: evento para difundir a cultura japonesa

Outra atração de São Paulo imperdível é ver o: Pôr do sol no Farol Santander.

Festival do Japão – Referências à Cultura

Em 2018 foi especial, devido à comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa. O evento é uma imersão na cultura japonesa e reforça ainda mais o desejo de uma viagem para o Japão.

O Brasil tem a maior colônia de imigrantes japoneses do mundo. Temos quatro gerações de nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil, que são o issei (nascido no Japão, o nissei (filho de japoneses), o sansei (neto) e o yonsei (bisneto).

Conheça também: China viagens e curiosidades.

Festival do Japão em São Paulo: evento para difundir a cultura japonesa

Stands –  Festival do Japão em São Paulo

Há no evento inúmeros stands com “grandes players” como Honda, Bradesco, Sanrio, Ikesaki, Sakura, Nissan, Yakult, etc. Ao lado dos gigantes ficam muitos outros stands de pequenos negócios japoneses, como fornecedores de chás, ervas, artesanatos, utensílios, um pouco de tudo.

O stand de colchões japoneses – Futon, mostrou uma tendência na decoração.

Conheça também: O Ano Novo Chinês.

Moveis japoneses

A Sanrio, criadora e licenciadora de diversos personagens dentre eles a Hello Kitty, a queridinha das crianças e adolescentes e ícone japonês, marcou presença no Festival do Japão.

Sobre as Referências do Japão no Brasil

Em 18 de junho de 1908 o navio Kasato Maru, chega ao porto de Santos com 781 imigrantes japoneses, destinados aos cafezais paulistas. Essa foi a primeira leva seguida de outras chegadas ao longo dos anos, interrompida apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1958 no aniversário de 50 anos da Imigração Japonesa, a família Imperial visitou o Brasil.

Hoje o Brasil tem uma forte relação comercial com o Japão, devido a colônia, um espaço na entrada contou a um pouco da história, com mostra de objetos dos primeiros imigrantes.

Eventos como o Festival do Japão incentivam as pessoas a conhecer o país. Eu tive o privilégio de conhecer os encantos do Japão.

Conheça as várias Experiências e Passeios em São Paulo.

Festival do Japão em São Paulo: evento para difundir a cultura japonesa

Praça de Alimentação – Festival do Japão em São Paulo

Durante o Festival do Japão em São Paulo, há grande praça de alimentação com delícias orientais como o Tempurá. Outro prato tradicional é o macarrão, que vem em duas versões: o tradicional yakissoba e o yakibifum, massa japonesa bem fina, à base de arroz.

Há também o frango xadrez e yakimeshi, risoto chinês com ovo e presunto. Os bolinhos recheados de polvo e camarão, takoyaky e ebiyaki, fazem sucesso.

Também não faltam o guioza (pastelzinho recheado de carne e vegetais), tempurá (vegetais e frutos do mar empanados) e baozi (pão recheado com vegetais e carne cozido no vapor).

Gastronomia japonesa

A cidade de São Paulo é uma metrópole que concentra uma gastronomia variada, acompanhe o post: Restaurante peruano, qual escolher?

Gastronomia Japonesa – Atração do Festival do Japão

Em 2018 eu assisti a uma aula de gastronomia japonesa com o chefe Naoyuki Yanagihara, para aprender a preparar omelete japonês. O chefe é um verdadeiro “showman” presença constante em programas de televisão.

No Festival do Japão SP, houveram aulas de hora em hora com chefes diversos para preparar os mais variados pratos e mostrar produtos, iniciativa do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão.

Na minha experiência de viagem ao Japão, em Tóquio, uma cidade cosmopolita encontrei bons restaurantes. Eu comi muito bem por lá, meu método foi me informar qual o melhor prato de cada restaurante que visitava, destaque para os pratos os frutos mar sempre muito frescos.

Também visitei no interior do Japão os mercados de peixes, que contam com pequenos restaurantes que servem frutos do mar frescos, realmente com sabores deliciosos. O Sushi e o Sashimi viraram moda no mundo principalmente entre os jovens.

Se você gosta de comer bem, acompanhe o post: Gastronomia em viagem – sempre uma experiência inesquecível.

Gastronomia japonesa

Empresas Japonesas no Festival do Japão

O stand da Ikesaki, sempre é fica em um dos maiores, numa área de 3.000 metros quadrados, com uma super loja de cosméticos, com ênfase para cabelos.

A Ikesaki é um case de sucesso, seu fundador um imigrante japonês, ex agricultor no interior paulista, com muito trabalho e dedicação, se transforma em um empresário bem sucedido do ramo da beleza. Eu como cliente da loja aproveitei para fazer umas “comprinhas”.

Festival do Japão em São Paulo: evento para difundir a cultura japonesa

Personagens  de Cosplay e Quadrinhos

Para amantes do Cosplay e quadrinhos, os personagens caracterizados circulavam pelo Festival do Japão e renderam boas fotos. Em uma das edições do Festival do Japão em São Paulo, a Ikesaki ofereceu camarim, promoveu desfile e prêmios para os personagens.

Festival do Japão

Ikebanas no Festival do Japão em São Paulo

Em 2018 na entrada do Festival, havia uma ala foi dedicada aos delicados arranjos florais, Ikebanas, cada um mais bonito que outro.

Para quem gosta de Ikebanas, na estação do Metrô Liberdade, há uma vitrine patrocinada pela comunidade japonesa do bairro com amostras dos bonitos arranjos.

Ikebana

Origamis – Festival do Japão em São Paulo

A arte de dobraduras de papel, conhecidas como Origami, decoravam o lado de fora do São Paulo Expo, em forma de mobile. É a arte em papel japonesa que dá as boas vindas no Festival do Japão.

Origami é uma arte secular japonesa de dobraduras de papel, em forma de animais e objetos. Um trabalho meticuloso que envolve a paciência e a delicadeza da cultura japonesa.  Além de do aspecto cultural o Origami também é uma forma lúdica de relaxar.

Origami

Origami

Como Chegar em São Paulo

Confira as diversas rotas e companhias aéreas para chegar em São Paulo. Veja as opções de Traslados e Passeios, na capital e interior.

Seguros Promo

O último Festival do Japão de São Paulo, foi realizado no São Paulo Expo, com possibilidade de ir de Metrô até estação Jabaquara, ou de carro, pois o estacionamento é excelente.

Como circular por São Paulo

Uma das melhores maneiras de circular é com aluguel de carro, para conhecer além do bairro da Liberdade outros atrativos de São Paulo. Confira as empresas, veículos e preços conforme datas da viagem.

Entre neste link para alugar em carro em São Paulo

Onde Ficar em São Paulo


Booking.com

Hotéis de São Paulo na Região da Avenida Paulista

Um dos melhores lugares para ficar em São Paulo é na região da avenida Paulista e no entorno, conhecido como Jardins, que engloba: Jardim América, Paulista, etc. Uma área nobre da cidade, próxima das atrações culturais, restaurantes, bares, etc. Segue algumas indicações dos melhores hotéis da região:

Ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotel no Bairro da Liberdade

Se você vem a São Paulo, já pensou em ter uma experiência diferente? Há uma opção em ficar em um hotel no bairro da Liberdade, o Nikkey Palace, para uma imersão na cultura japonesa.

Hotéis na Região Central de SP

A região central está bem conectada devido a contar com várias estações de Metrô. Confira os hotéis indicados.

Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.

Hotel Boulevard Inn Centro São Paulo, localizado na avenida São Luiz também próximo da Praça da República.

Transamerica Classic Higienópolis, perto do Museu do Futebol no Pacaembu.

Aparthotel Adagio, para se hospedar próximo do Memorial da América Latina.

Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros

Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.

Para outras opções consulte: link para reservar o hotéis.

Dicas da Cultura Japonesa em São Paulo

A cultura japonesa se faz presente tanto na cidade, como no estado de São Paulo. Há incríveis restaurantes, festas, jardins japoneses e muitos detalhes como herança da “Terra do Sol Nascente”.

Liberdade – Bairro Oriental

O bairro da Liberdade não tem somente migrantes japoneses, também tem chineses, coreanos e vários outros povos orientais. Eles trouxeram seus costumes, seus produtos, além da deliciosa e exótica culinária. Há uma variedade incrível de restaurantes orientais para todos os gostos.

Gastronomia Japonesa

Eu adoro passear pela Liberdade para entrar em mercadinhos e observar os importados e principalmente os alimentos, é como uma viagem para outro continente. Todo domingo há “feirinha de produtos e comidas” na Rua Galvão Bueno.

O melhor do bairro da Liberdade é circular pelas ruas: Galvão Bueno, Tomás Gonzaga, Estudantes e Glória. Há muitas lojas típicas com produtos variados e muitos restaurantes. A decoração é bonita e colorida e até um banco Bradesco entra no clima, com arquitetura oriental.

Aproveite para conhecer melhor com o Tour da Liberdade e Museu da Imigração Japonesa.

A Liberdade, tem semelhanças com outros bairros orientais pelo mundo, confira o post sobre: São Francisco – USA.

Japan House

Visite também o Japan House na Avenida Paulista, um reduto da cultura japonesa em São Paulo na avenida Paulista. Esse local está inserido junto aos outros centros culturais da cidade, com exposições e mostras gratuitas, uma maneira de conhecer melhor o Japão.

Festival das Estrelas

Outro evento da colônia japonesa bacana, que acontece todo ano é o Festival das Estrelas no bairro da Liberdade. Uma das principais atrações é escrever os desejos e esperar que as estrelas o atendam. O evento que acontece em julho, é colorido e com alto astral, transmite muita energia positiva e fé para os visitantes.

O Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, é caracterizado pelos lindos arranjos coloridos pendurados sobre as ruas como estrelas. Os enfeites com suas fitas coloridas ficam ainda mais bonito com o vento e lembram o brilho das estrelas no céu.

Heranças Japonesas

O estado de São Paulo conta com cidades encantadoras com heranças japonesas, além ótimos hotéis, pousadas e refúgios em meio à natureza.

A pequena cidade de Mairinque está a 68 quilômetros da capital de São Paulo. Faz parte da região metropolitana de Sorocaba. Um dos seus principais atrativos são os passeios de Maria Fumaça, a represa de Itupararanga e também o Jardim Japonês Sadami Hirakawa. Saiba mais no post: Hotéis Refúgios pelo interior de São Paulo.

Sakura Tempo de Primavera

Na Ásia durante a primavera há lugares imperdíveis para visitar como no Japão com a Florada das Cerejeiras. O tempo da florada é conhecido como Sakura, uma festa no Japão, que acontece na primavera, em apenas uma semana e leva a população para os parques para apreciar a beleza.

Entre abril e maio é o auge da florada das cerejeiras. É a melhor época para visitar o Tóquio, sendo considerada alta estação. Os parques ficam lotados, com piqueniques nos gramados para observar a Sakura, a florada das cerejeiras. As paisagens são deslumbrante.

Os japoneses trouxeram a planta para o Brasil e a tradição se faz presente tanto na cidade de São Paulo, como no estado. Na capital é possível observar a florada das cerejeiras, em agosto no Parque do Carmo na zona leste.

O município de Piedade está nos altos da Serra de Paranapiacaba, a 128 quilômetros de São Paulo. A cidade tem 60% de área rural e faz parte do “cinturão verde” do estado. É conhecida pela florada das cerejeiras, a Sakura, nos meses de junho e julho.

Livros que Inspiram Viagens

Para conhecer mais sobre o povo disciplinado, que tanto colaborou para o desenvolvimento de São Paulo, eu recomendo o livro e revista: Os Japoneses   e  Imigração Japonesa.

Já Fez o Seguro Viagem?

Uma das maneiras de viajar com tranquilidade com o Seguro Viagem, confira os valores das várias empresas, escolha a com melhor custo benefício para seu perfil e faça sua reserva online com praticidade.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel