Deusa Rodrigues - Travel Agent

Vietnam turismo: roteiro de viagem uma grata surpresa na Ásia

27.jul.18 - atualizado em 01.jun.23

O Sudeste Asiático e o turismo, uma tendência atual dos viajantes

O Vietnam se abriu para o turismo há poucos anos, mas é muito bem estruturado para receber, além da cultura diferenciada. Vietnam turismo: roteiro de viagem, uma grata surpresa na Ásia.

Depois da Guerra do Vietnam ficou muito tempo para se reconstruir, porém agora o turismo está em alta.

O país guarda características culturais da Indochina. As paisagens são incríveis, tanto na baia de Halong e como nas praias paradisíacas.

Há cidades históricas que lembram a China do século passado com ruínas impressionantes, além de ser um lugar excelente para compras.

Confira as dicas que preparei para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagem ao Japão.

Vietnam região da Indochina – Sudeste Asiático

O Vietnam está na região entre a Índia e a China conhecida como Indochina no Sudeste Asiático, é um dos lugares mais visitados da Ásia. O nome Indochina é originado da junção de Índia e China. Guarda semelhanças entre esses dois países, características que tornam o lugar muito especial. Muitas vezes nos sentimos na Índia, e outras vezes na China.

É uma experiência muito rica em conhecer um pouco da cultura chinesa e indiana juntas, em lugares de paisagens fascinantes.

A a mescla de culturas, o clima agradável do sudeste asiático, a gastronomia leve e saborosa, além dos passeios, fazem a experiência inesquecível.

Para fazer turismo no Vietnam a sugestão de roteiro é: Hanoi, Halong Bay, Hue, Hoi An, Da Nang e Ho Chi Minh. Para quem dispõe de mais tempo para a viagem, pode incluir outras praias paradisíacas.

Para conhecer melhor o Vietnam, também é interessante conhecer a cultura dos dos países que o influenciaram: Índia e China.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

Eu fiz turismo no Vietnam em um roteiro pela região da Indochina. Você vai gostar de ler também sobre minha experiência por três países do Sudeste Asiático: Vietnam, Cambodia e Tailândia.

Sobre o Vietnam – Da guerra para o turismo

O Vietnam tem muito o que ver e saber; aprende-se muito sobre a história do ponto de vista do país, principalmente sobre a Guerra do Vietnam e suas consequências. O Vietnam que sofreu com a guerra, mas soube se reestruturar e hoje segue seu caminho de crescimento. Apresenta diversidade de paisagens e cultura, que o torna um destino muito diferente e fascinante.

Esse é um case de sucesso de um país pós guerra que se transformou para melhor. Os guias turísticos são muito bem preparados com espanhol fluente, alguns com formação acadêmica em Cuba, uma das características do passado. A maioria dos ambientes possuem Wi-Fi grátis para deixar as pessoas conectadas.

Os países vizinhos do Sudeste Asiático, são ideais para conjugar a viagem, saiba mais no post: Tailândia um destino completo.

Hanói – Início do roteiro de turismo no Vietnam

Começar o roteiro de turismo no Vietnam por Hanói, é uma das possibilidades de acordo com a rota aérea. Nas ruas de Hanói há um verdadeiro batalhão de motos, que transitam tranquilamente em um tumulto organizado. As motocicletas são um dos principais veículos de transporte da população, bem como de produtos.

Booking.com

É interessante observar as diversas cargas inusitadas que as motos transportam.

O povo é pacífico e hospitaleiro; há sempre pequenos grupos nas praças, na rua desde o amanhecer até altas horas do dia, talvez devido ao clima tropical, de verão o ano todo.

O Vietnam contrasta com outro país asiático, muito organizado, saiba mais no post: Singapura e os pontos turísticos.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

Show de fantoches aquáticos em Hanoi

Essa é atração bastante tradicional em Hanoi, o Show de Fantoches  Aquáticos. É bem curioso observar os bonecos no meio da água. Esse é um dos principais atrativos de Hanoi e conta com vários visitantes.

Compre o ingresso antecipado para o Show de Fantoches Aquáticos no link.

Mausoléu de Ho Chi Minh – Turismo no Hanói

A principal atração de Hanoi é o Mausoléu de Ho Chi Minh, um imponente monumento construído em mármore e granito. Há sempre filas enormes de moradores e visitantes para conhecer o monumento. A cidade, há algumas “Pagodas” e templos interessantes, além da antiga residência de Ho Chi Minh.

Halong Bay – Ponto alto do Turismo no Vietnam

Halong Bay, quase na divisa da China é um verdadeiro paraíso no Vietnam. Há vários hotéis na pequena cidade, no entanto são os cruzeiros de uma noite em barcos de madeira típicos chamados de Junks, que realmente encantam.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

A baia tem rochas que saem do mar, com centenas de ilhas de pedra calcária que surgem das águas, chamadas dentes de dragão. No mar há pequenas residências e mercados flutuantes, uma paisagem realmente de tirar o fôlego.

Em um dia de cruzeiro há passeios a praia, à gruta, jantar ao ar livre no deck sob o céu estrelado. Pela manhã, depois de uma revigorante aula de tai chi, um brunch caprichado, despede-se da tripulação para seguir viagem a para a Hanói e de lá em vôo para Hue.

A baia de Halong é um dos lugares com muita energia positiva da natureza, que traz ao viajante um bem-estar, uma verdadeira viagem para a alma. Confira no final deste post, esse conceito do Blog, sobre viagem para a alma.

Neste link é possível reservar e comprar com antecedência o mini cruzeiro de 1 noite e 2 dias em Halong Bay – Vietnam.

Hue Vietnam – Roteiro histórico e mini cruzeiro

Em Hue, se pode fazer um passeio de de integração cultural, com visita em triciclo por 10 minutos, até a cidade imperial. Muita história e arquitetura em toda “Capital Citadel, Royal Citadel e Forbiddem”.

Booking.com

Depois uma ótima opção é um mini-cruzeiro pelo Rio Perfume e no retorno outra “Pagoda” a ser visitada. Essa região deve fazer parte do roteiro de turismo no Vietnam.

Muita história e arquitetura preservada  em “Capital Citadel, Royal Citadel e Forbiddem”.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

O mini cruzeiro pelo Rio Perfume é um passeio bucólico e típico que eu recomendo.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

Hoi An – Luminárias no Vietnam turismo

Hoi An, esta pequena cidade é Patrimônio da Humanidade no Vietnam. A área antiga data dos séculos XVII e XIX, é toda preservada. As ruelas estreitas são ideais para visitas a pé e conhecer pequenas casas dos comerciantes com arquitetura influenciada pela China e Japão.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

No colorido mercado há muitos produtos com ótimos preços, desde pinturas, objetos decorativos, sedas e jóias. As luminárias de papel de cores vibrantes tão dão um toque especial, principalmente à noite.

Toda primeira noite da lua cheia do mês, é comemorada na pequena cidade. Os comerciantes apagam todas as luzes, para que todos possam observar a lua em sua plenitude.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

Vietnam´s Golden Bridge – Da Nang

Essa é a sensação do momento no Vietnam, a Ponte Dourada que está à 1.404 metros acima do nível do mar, junto às colinas de Da Nang. A pequena cidade fica entre Hue e Hoi An, e devido a Golden Bridge houve um aumento de turismo.

Ela é uma das pontes mais extensas do mundo, no projeto arquitetônico há mãos de concreto que a seguram, dando uma impressão de estar suspensa.

Booking.com

As vistas são espetaculares e únicas. Esse é um passeio imperdível no roteiro de viagem para o Vietnam.

Compre seu ingresso para ver o pôr do sol na Golden Bridge neste link.

Campos de Arroz nas estradas – Roteiro para fotos

Nas estradas sempre há pausa para fotografar os belíssimos campos de arroz e seus trabalhadores no Vietnam. Para quem gosta de fotos é um cenário belíssimo. O Vietnam está entre os maiores produtores de arroz do mundo, uma importante geração de negócios.

As belas paisagens dos arrozais estão pelo interior. Além do visual há pequenos lugares para compras, onde se pode encontrar pérolas cultivadas de China, inclusive as famosas “perolas negras”, com preços super especiais.

Booking.com

Para um roteiro com mais tempo, há possibilidade de fazer um passeio opcional, para pequenas aldeias do interior e conhecer de perto as plantações de arroz e a vida agrícola, reservas aqui: Excursão Sapa 2 dias em ônibus, a partir de Hanói.

Ho Chi Minh – Antigo Saigon turismo e roteiro do Vietnam

Ho Chi Minh, antigo Saigon tem muito para conhecer, a começar pela visita à cidade incluindo o Correio, o antigo Palácio Presidencial e o Museu histórico. É o centro econômico é uma área vibrante do sul do Vietnam.

Booking.com

Nos últimos séculos foi um importante centro de negócios para chineses, japoneses e comerciantes ocidentais que viajavam ao longo do Rio Saigon. Destaque também para o Cu Chi Tunnels, surpreendente complexo de túneis subterrâneos remanescentes do período da guerra do Vietnam.

Praias paradisíacas – Viagem para o Vietnam

Ninh Van Bay é minha sugestão, conhecer praias paradisíacas no roteiro de viagem pelo Vietnam. A baía que dá a sensação de uma ilha, com formações rochosas  e impressionantes vistas para o Mar Vietnam Médio.

Booking.com

Praias de areias brancas e as montanhas altas, aumentam a sensação de estar intimamente em harmonia com a natureza. Chega-se através do Cam Ranh Aeroporto Internacional.

Conheça também outro destino asiático paradisíaco no post: Lua de Mel em Bali.

Melhor época para visitar o Vietnam

No Sudeste Asiático, Vietnam é verão o ano todo, somente deve-se evitar os meses de verão, períodos das monções (junho, julho e agosto). Nos meses de inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) as temperaturas são mais amenas.

Onde se hospedar no Vietnam

Há uma hotelaria de qualidade no Vietnam. Segue abaixo minhas sugestões.

Para pesquisar e reservar hotéis no Vietnam, entre neste link.

Ho Chi Minh

Sofitel Saigon Plaza, um dos melhores da cidade.

Hoi An

Uma  das melhores opções é  Four Seasons Nam Hai Hoi An, considerado o melhor do Vietnam, integrado com a natureza.

Hanói

Um hotel incrível é o Sofitel Legend Metropole Hotel, é uma lenda, um hotel histórico remodelado, um dos mais charmosos da Ásia. Estar hospedado nesse hotel é como uma viagem no tempo.

A rede de hotéis Sofitel tem em seu portfólio diversas propriedades da categoria Legend, que são incríveis construções históricas, assim como em Hanoi, há também em outros países. Conheça um pouco mais sobre o Sofitel & Casino Carrasco de Montevidéu.

Eu indico também o InterContinental Hanoi Westlake em estilo Resort urbano.

intercontinental

Halong Bay

Há inúmeras companhias com custos variáveis, veja as sugestões:

Halong Bay – mini cruzeiro de 1 noite.

Um ótimo cruzeiro na baia de Halong, é o Sapphire Cruises.

Ninh Van Bay

O Six Senses Ninh Van Bay, a hospedagem no Resort é uma experiência fantástica, tem a arquitetura integrada as tradições do Vietnam.

Como chegar ao Vietnam

Há voos do Oriente Médio e Europa para o Vietnam, confira as rotas e ofertas.


Seguros Promo

Gastronomia – Vietnam turismo

Experimentar a gastronomia leve e saborosa do Vietnam também é um dos atrativos da viagem. Em geral são vários mini pratos a para compartir, com ingredientes frescos e saborosos.

Há um passeio, que leva o visitante a uma área antiga da cidade de Hanói para provar sabores do Vietnam no: Tour Comida Secreta.

Dicas do turismo no Vietnam

Fazer compras nos mercados de rua de Hoi An, além de ter ótimos preços, são objetos únicos e coloridos.

Em Halong Bay, procure estar lá na lua cheia, para sentir a vibração positiva à noite no deck do mini cruzeiro.

Fotografar e observar o trafego das ruas de Hanói com centenas de motos.

Prepare-se para usar o chapel típico de palha em forma de cone, a melhor opção para proteção contra o sol forte.

Toda viagem necessita de planejamento e providências, o Vietnam necessita de visto de entrada para brasileiros. Leia também: Dicas para Viajar.

Nos arredores de Hoi An, há também belas praias e bons hotéis.

Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia

Viagens para a alma – templos e natureza

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como os diversos templos, como no Vietnam.

Você vai gostar de ler também sobre: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo – viagens para a alma.

Já fez o Seguro Viagem?

Um item muito importante para a segurança em Vietnam turismo, roteiro de viagem. Entre no link para comparar empresas e fazer a reserva do Seguro Viagem online.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel