14.ago.18

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

 

As bibliotecas pelo mundo também são atrações turísticas. Eu sempre que possível durante as viagens visito as mais emblemáticas. A biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo é “classuda”. Foi construída no século passado, continua um charme a mais no centro. Eu tenho ótimas lembranças de circular pelo acervo, conferir as exposições e principalmente ficar sentada nas cadeiras do jardim e observar a cidade. Tem sido com frequência cenário para filmes e publicidade devido a bela arquitetura. Vale a pena conhecer!

 

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

 

Biblioteca Mario de Andrade – art déco

 

É um edifício tombado pelo patrimônio histórico e ícone da história da construção civil. Foi projetada em 1935 e concluída em 1942, com técnica modernas, em contraste com o estilo art déco, caracterizado pelos detalhes. A imponente entrada com o pé-direito de 17 metros e o amplo hall com acabamento em mármore, são os destaques do edifício. Passou por reformas e remodelações sem perder as características originais. Tem o segundo maior acervo de livros do Brasil.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

 

 

Hall de entrada – mármore e simetria

 

O Hall de entrada é muito bonito, visto de cima tem perfeita simetria e jogo de cores com os detalhes do mármore. A  vista da cidade a partir da Biblioteca é uma das mais charmosas.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

 

 

Espaços para o lazer ou trabalho

 

Na Biblioteca Mario de Andrade, as cadeiras no jardim são concorridas, seja para um simples relax ou para uma pequena reunião. Internamente há uma sala com wifi grátis  para estudo ou trabalho. É um lugar muito bem frequentado por moradores e visitantes da cidade.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

 

No jardim o destaque é para a estátua de Camões. A Biblioteca tem entrada pela Rua da Consolação e Avenida São Luis, e nos fundos está a Praça Dom José Gaspar. É um pedaço bem arborizado do centro de São Paulo e interessante para se conhecer.

 

 

Eventos na Biblioteca

 

Há sempre eventos e exposições na Biblioteca Mario de Andrade. A programação é disponível no site para conferir.

Uma inciativa bacana é a Feira de troca de livro, gibis, quadrinhos e mangás. A troca é feita de maneira informal, basta levar um exemplar em bom estado e trocar por outro. Aconteceu no dia 25 de agosto de 2018.

 

 

Biblioteca – cenário de gravações

 

Os corredores amplos que dão acesso a área dos livros é o local preferido para gravações de publicidade. Quem conhece a Biblioteca Mario de Andrade reconhece nas propagandas da T.V. o belo edifício e seus corredores.

 

A última reforma deu um ar jovem e  de modernidade na Biblioteca Mario de Andrade.

 

 

O que fazer na região da Biblioteca

 

Um roteiro bacana para visitar a Biblioteca Mario de Andrade é explorar o centro de São Paulo. Nessa região pode-se visitar: o Terraço Itália, a Galeria Metrópole, a Praça da República. Se tiver disposição de andar dá para seguir  para o Teatro Municipal e Viaduto do Chá.

Do outro lado do Viaduto do Chá, conhecido pelos paulistanos como Centro Velho está o Farol Santander, Praça da Sé, Mosteiro de São Bento, Pátio do Colégio, etc.

Você vai gostar de conhecer também os restaurantes do entorno. Leia o post: Gastronomia eclética do centro de São Paulo.

Se utilizar o Metrô pode-se seguir para a Avenida Paulista. 

Conheça outras atrações de São Paulo.

 

Dicas – Biblioteca Mario de Andrade

 

Que tal experimentar o famoso sanduíche de Pernil ? A famosa lanchonete Estadão fica a 2 quadras da Biblioteca Mario de Andrade.

 

Há um simpático bar de vinhos na Galeria Metrópole – Vinho e Prosa.

Na Praça Dom José Gaspar tem várias opções de restaurantes.

Se quiser apenas um “cafézinho” a dica é o Little Café na Avenida São Luis.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel