26.set.18

A arte de Athos Bulcão pelo Brasil



As obras de Athos Bulcão estão presentes pelo Brasil. Trata-se de uma arte em azulejos na cor predominante azul e branco, sua marca registrada. Na cidade de Brasília é onde o seu acervo é maior. Na minha última viagem à cidade eu conferi de perto vários lugares com exemplares do artista, como o painel da Torre de TV. Visitei a mostra do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo e pude conhecer mais sobre Athos Bulcão e observar como foi um artista eclético. A exposição é como uma viagem, uma vez que suas belas obras estão espalhadas por outras cidades e países.

 

Um pouco de história

O cidadão Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro e, por influência da família, começou a cursar medicina, mas desistiu posteriormente para se dedicar à arte. Sua primeira exposição individual foi em 1944 no Instituto dos Arquitetos do Brasil. Mudou-se para Paris e, quando retornou, trouxe na bagagem diversas influências. Dedicou-se a vários tipos de trabalho ligados à arte no Rio de Janeiro. Quando Brasília começou a ser planejada, recebeu um convite de Oscar Niemeyer para integrar a equipe de trabalho. Já na sua inauguração, a nova capital contava com várias de suas obras. Ele se estabeleceu na cidade e seus trabalhos são grandes atrativos locais. A produção artística de Athos Bulcão ao longo da vida, tem referências à medicina e ao amor pelo carnaval.

As obras de Athos Bulcão

O artista tem obras em Brasília, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá e em outros países.

Em Brasília

Abaixo uma foto do painel no Congresso Nacional, no salão verde da Câmara dos Deputados.

Na Catedral Metropolitana de Brasília ele assina as obras da história de Jesus.

Já o Ministério das Relações Exteriores conta com um painel colorido.

No Palácio do Planalto, encontra-se o painel em verde e azul, o estilo mais comum do artista.

 

No Rio de Janeiro

No Sambódromo do Rio de Janeiro, Athos Bulcão está presente com um painel em tons pastéis.

 

Exposição 100 anos de Athos Bulcão

A exposição 100 anos de Athos Bulcão no CCBB em São Paulo, vai até 10 de outubro e a entrada é livre. Em 2018 se comemora 100 anos do aniversário de nascimento do artista. É muito interessante o efeito do contraste entre o painel de azulejo moderno junto ao piso estilo tradicional do CCBB.

Aqui uma mostra do trabalho, ao lado da foto do local: Torre de TV de Brasília.

O painel colorido do Hospital Sara Kubitschek abaixo, em um estilo alegre que ajuda na recuperação de pacientes.

Há um jogo de palavras em contraste com várias mostras da arte de Athos Bulcão.

 

Acompanhe também meu post sobre Brasília:

http://blog.deusarodrigues.com.br/index.php/2018/05/11/brasilia-e-mais-que-poder/

 

Dicas de viagem

Conheça mais sobre o artista Fundação Athos Bulcão

Depois de uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, aproveite para conhecer mais do centro da cidade e vá apreciar um café ou um suco e fazer um lanche no tradicional Café Girondino, que fica no Largo São Bento, bem próximo ao centro cultural.

Já providenciou o Seguro Viagem

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Problemas no exterior tem preços altos, principalmente relativos a saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel