Deusa Rodrigues - Travel Agent

Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, redutos de espiritualidade

08.out.18 - atualizado em 28.ago.20



Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, redutos de espiritualidade. Abadiânia ficou famosa por receber visitantes em busca da cura física e espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola. Já Pirenópolis é uma bela cidade histórica entre montanhas, que recebe muitos visitantes pela beleza e eventos culturais.

Abadiânia e Pirenópolis estão uma do lado da outra, uma combinação perfeita de viagem para o coração do Serrado Brasileiro. Muita energia positiva dos cristais. Uma verdadeira viagem para a alma, que é um dos pilares deste Blog.

Depois de inúmera visitas para a região que gosto munto, preparei as dicas para sua viagem. Confira.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Abadiânia e Pirenópolis em Goiás, reduto de espiritualidade

Abadiânia e Pirenópolis – cidades vizinhas

Abadiânia está próximo de Pirenópolis, cerca de 30 km, que é uma cidade colonial entre montanhas, tombada pelo patrimônio histórico. A região está repleta de pedras e cristais, que tem uma energia positiva intensa. Os principais pontos próximos às duas cidades são Goiânia e Brasília. O estado de Goiás tem várias atrações turísticas para conhecer.

As duas cidades são redutos de espiritualidade e da natureza. Confira mais abaixo sobre o conceito de viagens para a alma.

Confira também o post: O que fazer no Peru.

Sobre Abadiânia – centro ecumênico

A cidade de Abadiânia está a cerca de 01h30 de Goiânia ou Brasília. Ficou conhecida internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola. O centro de ecumênico de cura se estabeleceu nos anos 70. Inicialmente como uma humilde construção numa área de pasto, cedida pela prefeitura, época que não havia eletricidade.

Ao longo dos anos o local foi sendo ampliado, bem estruturado para receber centenas de pessoas por dia em busca pela cura, quer seja física ou mental. O responsável por isso foi o médium João de Deus, que se tornou famoso internacionalmente, depois de ser entrevistado por Oprah Winfrey, além de muitos outros veículos da imprensa. O médium teve uma agenda internacional, visitou outros países, sempre fazendo o trabalho espiritual.

Booking.com

Durante anos a cidade de Abadiânia recebeu milhares de visitantes por mês, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Goiás no passado. Atualmente o médium João de Deus, encontra-se em prisão domiciliar, por processos  de abusos sexuais em andamento. A casa continua com seus trabalhos, mas devido à pandemia e os protocolos de distanciamento, os trabalhos não estão sendo realizados. Sempre foi um reduto de cura e espiritualidade.

Confira também outro reduto de espiritualidade, que é a cidade de Fátima, no post: Portugal e os pontos turísticos.

Abadiânia – Casa de Don Inácio de Loyola

Em Abadiânia, os visitantes devem seguir as instruções de usar roupas brancas e chegar pontualmente nas duas seções diária, que acontecem as 8h00 e 14h00 de quarta-feira e sexta-feira.  O lugar é ecumênico, mas tem uma profunda tendência católica, herança do mentor espiritual da casa Don Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, em 1534.

Aqueles que se sentirem confortáveis podem ser voluntários na sala especial da corrente de meditação e oração. Devido à pandemia a Casa de Don Inácio de Loyola esteve fechada e reabre em 7 de agosto de 2020,  com os devidos protocolos de segurança, conforme informações nas redes sociais.

Você vai gostar de ler também sobre: Aparecida Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Abadiânia – Harmonização com cristais

A Casa de Dom Inácio oferece tratamento na “cama de cristal” com cromoterapia para alinhamento dos chakras.

Na rua principal há boutiques simples, lojas de cristais, produtos de artesanato e bem estar, além de pequenos SPAs com tratamento para corpo.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Pirenópolis – Serra dos Pireneus

Pirenópolis está há 30 km de Abadiânia, é uma cidade história de 30.000 habitantes, cercada pela Serra dos Pireneus, sendo daí a origem do nome. Foi fundada em 1727, sua história começa com a exploração do ouro, com garimpeiros comandados pelo bandeirante Anhanguera.

As ruas estreitas foram pavimentadas com pequenas pedras, um trabalho árduo dos africanos. A cidade une cultura, lazer, num cenário colonial que atrai muitos visitantes.

Booking.com

Você sabia que há um Museu do Barroco no México? Veja o post: Viagem à Puebla.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Pirenópolis – o que visitar

Para conhecer Pirenópolis, deve-se começar pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. A construção secular, passou por um incêndio em 2002 e foi reconstruída; num dos altares laterais da santa, optaram por deixa-lo em barro, ao natural conforme a construção inicial,  oque dá uma aspecto rústico, bonito e original, em contraste com o altar principal em madeira.

Há outras cidades no Brasil, com características semelhantes da arquitetura colonial, confira nos posts:

Viagem para Olinda – uma joia colonial de Pernambuco.
Ouro Preto – viagem no tempo pela arquitetura barroca.

Abadiânia reduto de espiritualidade

Ladeiras de Pirenópolis – charme

A partir da Igreja Matriz, é hora de circular pelas ladeiras e observar os casarões bem cuidados, alguns transformados em boutiques, atelier de jóias, restaurantes e pousadas.

Abadiânia reduto de espiritualidade

A caminhada por Pirenópolis rende belas fotos do casario colonial. Vale a pena conhecer a história da cidade e das suas construções. Sempre há um segredo a ser descoberto!

Abadiânia reduto de espiritualidade

Na ladeira principal que desce da Igreja Matriz, há vários restaurantes e bares com mesas calçada durante os finais de semana, alguns com música ao vivo.

As ladeiras de Pirenópolis tem o mesmo charme de uma cidade histórica da América do Sul, acompanhe no post: O que fazer em Quito no Equador.

Pirenópolis – muitas cachoeiras

A cidade conta com muitas cachoeiras no entorno e é possível fazer vários passeios na região. São lugares de tranquilidade, reduto de espiritualidade. A natureza foi generosa com Pirenópolis, nos arredores há mais de 100 cachoeiras para escolher.

Entre as melhores cachoeiras estão: Abade, Bonsucesso, do Rosário, do Lázaro e Santa Maria, do Paraíso, do Coqueiro e da Garganta, Meia Lua, etc.

As regiões com pedras e cachoeiras tem muita energia positiva, que é um grande benefício para o corpo e para a alma. Confirma mais abaixo o conceito de “viagens para a alma”.

Para quem gosta de cachoeiras, a região de Presidente Figueiredo na Amazônia, também é privilegiada, confira no post: O que fazer em Manaus.

Eventos em Pirenópolis – Cavalhada

A cidade é conhecida pela Cavalhada, uma festa trazida pelos portugueses na colonização, que tem as mascaras de boi, como personagens principais. Aliás os bois e seus chifres, coloridos em papel marche,  estão espalhados pela cidade.

Cavalhadas são uma representação teatral das antigas lutas entre mouros e cristãos, que aconteceram no século VI. O evento é realizado no Cavalhódromo de Pirenópolis. Os diversos cavaleiros se apresentam montados com máscaras coloridas, em cavalos devidamente ornamentados. É um espetáculo do folclore brasileiro. Estátuas de coloridos mascarados estão pelas praças para compor o cenário.

O Brasil bem como os países do nosso continentes, tem incríveis manifestações culturais como a Cavalhada, confira no post: Cultura e folclore da América do Sul.

Conjugar a viagem com Brasília

Nessa viagem também se pode conjugar com Brasília. Uma experiência interessante em uma das cidades criativas, categoria Design da Unesco.

Booking.com

Veja no link minha experiência: Brasília e os pontos turísticos do centro do poder.

Hospedagem em Abadiânia e Pirenópolis

Em Abadiânia as pousadas são muito simples, um dos hotéis que já me hospedei e recomendo é o San Raphael.

A sugestão é se hospedar em Pirenópolis. A cidade tem inúmeras opções de hotéis e pousadas. Entre neste link para reservar hotéis ou pousadas em Pirenópolis.

Como chegar à Abadiânia e Pirenópolis

Para chegar às duas cidades de Abadiânia e Pirenópolis é possível desembarcar em Brasília ou Goiânia, para em seguida utilizar transfer, carro alugado, taxi ou ônibus regular  até as cidades.

Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas.

As vantagens em estar com um carro alugado é poder percorrer as várias atrações, principalmente as cacheiras, entre as duas cidades de Pirenópolis e Abadiânia e ainda visitar Brasília ou Goiânia.

Booking.com

Entre neste link para reservar um carro na região.

Onde comer – Abadiânia e Pirenópolis

Abadiânia

O melhor restaurante é o Frutti´s em Abadiânia, no cardápio há deliciosos pratos, destaque para saladas, sucos e lanche. Se localiza na avenida Frontal, próximo da Casa de Dom Inácio.

Pirenópolis

Há várias opções para tomar um café colonial em Pirenópolis, que não fica devendo nada para os do Sul do Brasil. Dentre os mais bacanas, os destaques são para:

Fazenda Babilônia, está localizada num ambiante rural, uma propriedade do Século XVIII, oferece um café colonial farto estilo sertanejo do interior de Goiás. Conta com 40 itens deliciosos para a experiência gastronômica do Centro Oeste.

Outras opções de café colonial em Pirenópolis: Santuário VagaFogo, Pitoresco, Café Pand´oro, Pão de Ló Confeitaria e Café, Quintal Café com Prosa, etc.

A Lanchonete Dona Sebastiana Pão de Queijo, está num casarão do centro e é muito tradicional, tem um ar de “casa da avó” do interior.

O restaurante Tempero do Rosário no centro histórico de Pirenópolis, tem uma ótima variedade de comida goiana no sistema a quilo. A dica é provar as delicias: arroz de pequi e empadão goiano.

Quando o assunto é café colonial, não tem como não lembrar do Sul, acompanhe as dicas de: Gramado na Serra Gaúcha.

Viagens para a alma – Templos e natureza

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como Pirenópolis e Abadiânia.

Confira também o post: 10 Destinos com energia positiva.

Dicas de Viagem para Abadiânia e Pirenópolis

Fazer cromoterapia na Casa de Dom Inácio de Loyola, conhecida como “Cama de Cristal”.

Meditar de frente ao pôr do sol e de frente a paisagem do serrado.

Em Pirenópolis, provar o empadão goiano e outras delícias da região.

Fazer comprinhas em ambas as cidades, com opções de artesanato, pedras, joias e semi joias, etc.

Assistir a missa das 18h00 aos domingos na Igreja Matriz de Pirenópolis, é um evento bonito, com a participação da sociedade local.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel