Deusa Rodrigues - Travel Agent

Palestra: Aventuras do Continente Africano

18.out.18 - atualizado em 06.jul.23



O Blog Deusa Rodrigues participou da Adventure Sport Fair 2018, com palestra sobre a África.

Junto com outros blogueiros de viagem, a convite da ABBV – Associação Brasileira do Blogs de Viagem, foi ministrado uma palestra sobre a África, com o tema: Aventuras do continente africano.

Foi abordado as experiências de viagem  com safáris surpreendentes, hotéis lodges integrados com a natureza, belas paisagens, diferentes atrações dos países africanos.

Foi com prazer que contei sobre as inúmeras aventuras que passei durante várias viagens.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Sobre a Adventure Sports Fair

O evento está na sua 19.edição, um encontro importante dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura. Desde 1999 o evento acontece em São Paulo, hoje reconhecido como referência no setor.

Teve como tema relevante estimular as boas práticas esportivas, tanto no Brasil como em outros destinos. A Adventure Sports Fair, sediou também a 14º Edição do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), no dia 20 de outubro das 10h30 às 19h00 no São Paulo Expo.

Sobre a ABBV

A ABBV  – Associação Brasileira de Blogs de Viagem,  agrega os melhores produtores de conteúdo de viagem do Brasil. Dentre os associados há conteúdos de viagem variados, muitos focados em nichos específicos e outros mais gerais.

Eu ocupo o cargo de Diretora de Relações com o Mercado da ABBV, para o biênio 2022 a 2024, sendo que o trabalho na diretoria da entidade é voluntário, os associados que fazem parte doam seu tempo e conhecimento.

Com uma grande audiência de público, mostra uma nova tendência do turismo mundial.

Saiba mais em: ABBV Adventure Sports Fair

Como Foi a Palestra

Quais são as aventuras que nos esperam no Continente Africano?

Há muito o que vivenciar na África, isso que pretendo mostrar na palestra. Vou falar sobre safáris diversos, avistamento de animais, grandes paisagens, cultura, interação nas comunidades, etc. A hospitalidade africana e a influência cultural no Brasil, são pontos interessantes.

Um dos destaques foi sobre o momento mágico do pôr do sol.  As aventuras que podem ser para orçamentos mais econômicos ou luxuosos.  Os hotéis lodges são charmosos e integrados a natureza.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Booking.com

Aventuras do Continente – Tema da Palestra da África

Há muito o que vivenciar na África. São Safáris diversos, avistar animais, grandes paisagens, cultura, vivencia nas comunidades, etc. Hospitalidade africana e a influência no Brasil. O pôr do sol inesquecível. Há lodges integrados a natureza, com animais próximos.

As aventuras pelo continente africano são muitas, para orçamentos mais econômicos ou de luxo. São bem estruturadas, destinadas a adultos, maior idade e até criança em alguns hotéis lodges. Acompanhe a seguir os relatos pelos países que visitei.

A América também tem lugares para viagens inesquecíveis. Leia também:

Animais da América do Sul – viagens e experiências.
Montanhas Rochosas do Canadá.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Kenya e Tanzânia – safáris grandiosos tema da Palestra sobre África

 Nas savanas do Kenya e Tanzânia os safáris são espetaculares, com muitos animais na amplitude imensa da paisagem. A qualquer horário se pode visualizar muitos animais.

Aventuras do continente africano

Sem dúvida é um espetáculo único da natureza. O fenômeno da Grande Migração, onde milhares de Gnus que circulam de um país ao outro é impressionante. Essa é uma das aventuras do continente africano.

Saiba mais no post: Tanzânia e a Grande Migração de animais.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Os safáris na cratera do Vulcão Ngorongoro, são um dos muitos atrativos.A interação com a Tribo Masai Mara, é incrível. Eles recebem os visitantes na savana, numa espécie de feira de artesanato e depois pode-se visitar as casas, na sua maioria tipo ocas.

Estar no Kenya e Tanzânia, em contato com o esplendor da vida animal é muito gratificante e relaxante. Uma das aventuras no continente africano.

Aventuras do continente africano

Ruanda e os Gorilas – Tema da Palestra sobre África

Quando recebi o convite para avistar gorilas na Montanha em Ruanda, aceite rápido porque sabia que era algo incomum e muito especial.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Após receber os informativos da preparação para a viagem, com dicas do que levar e os itens da mochila, eu fiquei preocupada. Segui à risca as instruções, com receio de não dar conta.

Mas acordar de madrugada, passar pela entrada do parque nacional, ouvir as instruções dos guias, subir a montanha florida, para finalmente encontrar a família de gorilas, foi sensacional.

Essa foi a maior das aventuras do continente africano que participei.

Aventuras do continente africano

Veja o post sobre: Um gorila me seguiu na Ruanda.  Essa foi uma das maiores experiências que já vivi.

Aventuras do continente africano

Namíbia  – Desertos tema da Palestra sobre África

Os safáris da Namíbia acontecem nas dunas dos desertos alaranjados. O contraste do céu azul, com as dunas que se movimentam, formam uma paisagem única.

Poder observar os animais do deserto, os pequenos oásis, enfim tudo é inspirador.

Aventuras do continente africano

À noite no jantar, os hotéis preparam fogueiras, num ambiente acolhedor. O céu é um dos mais estrelados que já vi. Em geral no deserto tem ótima visibilidade para observar as estrelas.

Nessa viagem lembrei do Deserto do Atacama no Chile.

Aventuras do continente africano

Botswana – Aventura nos Alagados

O Delta do Okavango, que fica na Botswana próximo a Namíbia e a Zâmbia é um espetáculo. Já do alto no avião é possível observar o vapor que sai da abundância das águas.

A natureza é intocada, por isso há muitos animais selvagens. Os safáris podem ser em Jeeps ou nos alagados.

Aventuras do continente africano

Há as famosas canoas, chamadas de “mokoro”, que deslizam suavemente pelas águas, com muitas flores de lótus. Há diversas outras embarcações para avistar animais. Essas são as aventuras do continente africano.

Saiba mais no post: Viagem para Botswana: Delta do Okavango

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Zâmbia e Cataratas de Victoria Falls – Tema da Palestra sobre África

A Zâmbia oferece uma série de aventuras. Uma delas é o rafting no Rio Zambeze. Mas eu gostei muito do passeio de barco, ao pôr do sol, com a possibilidade de animais.

O passeio helicóptero foi marcante na minha viagem, porque lá de cima, dá para observar o contraste da savana seca com a Cataratas de Victoria Falls.

Que tal ler também sobre: Foz do Iguaçu – PR: animais, cataratas e energia positiva.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Eu fui corajosa e fiquei te-a-te com o leão e alimentei elefantes. Outra mega aventura do continente africano.

Aventuras do continente africano

África do Sul – Tema da Palestra sobre África

A África do Sul oferece aventuras, conjugadas belas paisagens e cidades turísticas. As savanas são mais fechadas, os guias dos Jeeps tem que ser mais habilidosos para achar os animais, no entanto é possível ficar mais próximo deles.

Os lodges são charmosos e integrados a natureza.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Booking.com

Há degustação de vinhos tanto no meio dos safáris, como na região sul, Winelands. A cidade de Cape Town, é uma das mais belas do mundo, e a região possibilita outras aventuras: bike, trekking, mergulho com tubarões, passeio de helicóptero, caminhadas, etc. A África do Sul tem as aventuras mais completas do continente africano.

Conheça mais sobre a cidade nos posts:

Cape Town roteiro pela cidade mais bonita da África.
Cabo da Boa Esperança e região: praia de pinguins, vinícolas, etc.

Como Chegar ao Continente Africano.

Uma das maneiras de chegar ao continente africano via Johannesburg, e depois conectar a vários países da África. Confira as rotas e promoções de passagens aéreas.


Seguros Promo

Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways. A companhia aérea da África do Sul operou no Brasil por 50 anos, porém agora interrompeu o serviço.

Aproveite para conhecer Cape Town no sul do continente africano.

Onde se Hospedar no Continente Africano

O continente africano conta com hotéis incríveis tanto nas cidades, como nas savanas e praias. Há opções charmosas de Lodges integrados com a natureza.

Entre neste link para reservar os hotéis na África.

O Que são Hotéis Lodges

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Destaque para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.

“Big Five” – 5 Grandes Animais da África

O importante nos safáris ou mesmo grande migração de animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 Grandes África:

Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo.

Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big 5,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Um Pouco de História da África

O Continente Africano e seus países com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela violência da escravidão.

A caça predatória dizimou muitos animais, caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus.

Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos. Em vários países há estruturados hotéis lodges na savana, que oferecem todo o conforto para turistas em busca de aventura.

Você vai gostar também de ler sobre outros 2 países da África, acompanhe nos posts:

Egito pontos turísticos.
O que fazer em Casablanca e Rabat.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Dicas de Viagem para África

Há detalhes importantes para viajar: passaporte, vistos, vacinas, etc. Saiba mais em: Dicas para viajar.

O Que Vestir nas Viagens Para a África

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas. Em geral no país o ideal são roupas informais.

Palestra sobre a África na Adventure Sports Fair: Aventuras do continente africano

Já Fez o Seguro Viagem?

O seguro viagem é fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o seguro viagem online.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel