07.nov.18

Gastronomia peruana em São Paulo com novidades



 

Começa a Peru Week, de 07 a 22 de novembro de 2018, gastronomia peruana em São Paulo com novidades: traz chefs e experiências.  A Peru Week é a principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru, chega à sua 6ª edição. O Peru é um “case” de sucesso, com a marca do país. A gastronomia criativa, que utiliza os produtos andinos, mescla a influência Inca com os métodos modernos. O resultado é espetacular e tem angariado prêmios aos restaurantes e chefs peruanos. Em Lima e Cusco há muitos restaurantes concorridos, onde há necessidade de reservas com antecipação. A Peru Week tem como objetivo,  promover a gastronomia peruana no Brasil para incrementar o turismo do Peru. 

 

 

Para o lançamento da Peru Week,  foi realizado um jantar somente para convidados, nesta última terça-feira 06/11, no Barranco Pisco Bar em São Paulo. Estive lá para conferir o projeto.

 

Conheça mais sobre o destino Peru

http://blog.deusarodrigues.com.br/index.php/2016/06/09/peru-uma-viagem-transformadora/

 

Confira no site da Peru Week 2018 a lista completa das operadoras de turismo e das companhias aéreas participantes. Há também a lista dos restaurantes com gastronomia peruana pelo Brasil com seus respectivos menus promocionais, valores e endereços.

Informações completas Peru Week 2018: https://peruweek.com.br/

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

 

Novidades sobre a Peru Week

Este ano a novidade é que o público, poderá participar de uma série de experiências únicas e especiais, protagonizadas por cinco chefs da nova geração peruana. Eles são apoiadores e sucessores do aclamado chef Gastón Acurio, ícone da cozinha peruana. Os cozinheiros peruanos chegaram em São Paulo, para participar do evento de lançamento da Peru Week no qual assinaram o cardápio. Além disso começaram a ministrar aulas especiais e degustações disponíveis ao público (incluindo uma atividade gratuita), até o dia 08 de novembro.

 

Chefs peruanos que estão no Brasil

 

O primeiro a participar de atividade foi na segunda-feira, 05/11, o chef Raúl Cenzano é proprietário da Cafeteria La Teoría de los 6 Cafés e da escola especializada em pastelaria, a Paste101, ambas em Lima. Raúl ganhador de vários prêmios, ministrou uma aula gratuita aos alunos do Instituto Brasil a Gosto e da FMU. No encontro, a dupla falou sobre as culturas culinárias brasileira, com foco na diversidade dos seus países.

 

O chef José Luján, proprietário dos restaurantes Chullpi Machu Picchu, TaytaFe e Ayasqa, em Cusco; e autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Descubriendo el tarwi en la cocina”, este último escrito em parceria com a organização Slow Food. Luján, que passou pelos restaurantes DOM (São Paulo) e Astrid Y Gastón (Lima). Atualmente, assessora os restaurantes Rinconcito Peruano, em São Paulo.

 

A chef Mayra Flores, que comanda o restaurante Shizen Barra Nikkei, em Lima, sempre levou a culinária nas veias, tendo optado por abrir mão de estudar Direito para se dedicar integralmente à gastronomia. Depois de coletar diferentes experiências em sua profissão, Mayra se especializou na gastronomia nikkei (fusão das culinárias japonesa e peruana) e se juntou a outros dois chefs para abrir o Shizen Nikkei Food, com o objetivo de que a culinária peruana possa transcender ainda mais.

 

Enrique Paredes, proprietário do restaurante Barrakhuda, de Lima, cozinha desde os 12 anos de idade, influenciado pelos pais e priorizando vegetais e insumos regionais, e iniciou sua jornada gastronômica aos 17 anos. Sua proposta atualmente é mudar a forma de ver a cozinha marinha, tornando-a sustentável e experimental (com produtos de diferentes regiões do Peru), buscando gerar consciência com a pesca artesanal.

 

Fransuá Robles, formado pelo Instituto D’Gallia, participa como expositor em congressos gastronômicos no Peru, Estados Unidos, Itália e Japão. Robles foi chef corporativo do restaurante Isolina (13º da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2018) e é fundador do La Picante resto – mar, em Lima. As experiências com os chefs peruanos serão realizadas entre os dias 05 e 08 de novembro, em restaurantes participantes da Peru Week.

 

Próximas experiências 

 

Sabores do Norte e Cozinha Nikei – 07/11, quarta-feira, às 20h

O chef Rolando Limo (Qceviche! da Barra Funda) receberá a chef peruana Mayra Flores para uma noite de viagem gastronômica pela cozinha peruana. Juntos eles criarão um menu que explora os sabores da região Norte do país e também a gastronomia nikkei. Além do jantar, a chef Mayra demonstrará a receita para que todos possam fazer o típico prato Tiradito de Pescado, que será servido como uma das entradas.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/sabores-do-norte-cocina-nikkei

 

Os segredos do Ceviche | Rinconcito Peruano recebe chef José Luján  07/11, quarta-feira, às 20h

Edgar Villar, fundador do Rinconcito Peruano, abrirá o seu mais novo restaurante para uma aula de Ceviche, no qual receberá o também chef peruano José Luján. Os dois ensinarão duas receitas do prato mais famoso do Peru: Ceviche tradicional e também a sua versão vegana. A aula será mão na massa e os alunos trabalharão em duplas, preparando os seus próprios Ceviches. Após a aula, os clientes continuarão degustando um menu único para o jantar, criado pelo chef Luján.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/os-segredos-do-ceviche-rinconcito-peruano-recebe-chef-jose-lujan

 

Menu degustação Amazônia Peruana – 08/11, quinta-feira, às 20h

O chef peruano Enrique Paredes fará um menu degustação especial, no restaurante recém inaugurado Ama.zo, com pratos que mostram a riqueza da Amazônica peruana. O menu de 6 tempos trará ingredientes inusitados, trazidos direto da Amazônica para a mesa.

Saiba mais:  https://foodpass.com.br/evento/menu-degustacao-amazonia-peruana

 

La Mar e Fransuá Robles para Compartilhar – 08/11, quinta-feira, às 20h

Trata-se de uma mesa peruana que recria, no restaurante, a mesma atmosfera descontraída e acolhedora, numa divertida maneira de jantar. Nesta edição o chef Diego Zarazu (La Mar SP) receberá o chef peruano Fransuá Robles e, juntos, eles criarão um menu único, com pratos para serem compartilhados entre amigos, como se estivessem na sala de jantar de suas casas.

Saiba mais: https://foodpass.com.br/evento/la-mar-e-fransua-robles-para-compartilhar.

 

Para saber mais sobre as Experiências com chefs peruanos consulte:

 https://foodpass.com.br/projetos/peru-week

 

Agradecimentos as informações e imagens fornecidas pelo Escritório de Turismo do Peru.

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel