Deusa Rodrigues - Travel Agent

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

07.nov.18 - atualizado em 06.mar.20



Restaurante Peruano em São Paulo: qual escolher? O Peru é um “case” de sucesso, com a marca do país. A gastronomia peruana criativa, utiliza os produtos andinos e mescla a influência Inca com os métodos modernos. O resultado é espetacular e tem angariado prêmios aos restaurantes e aos chefs peruanos e caíram no gosto dos brasileiros.

restaurantes peruanos em todo o Brasil, no entanto a cidade de São Paulo, concentra um número maior. Os jovens chefs que vieram para o Brasil como empreendedores, trouxeram a modernidade e o frescor para a culinária. Estão espalhados por diversos bairros, com estilos diferentes. Cada um mais delicioso que o outro.

Eu fui conferir alguns cardápios, detalhes e preparei as dicas para facilitar a escolha.

Que tal se programar para as viagens deste ano. Leia: Feriados 2020 – viagens com planejamento e reservas antecipadas.

Gastronomia ponto forte – Destino Peru

O destino Peru está a cada dia mais consolidado. Eu tenho uma experiência transformadora na viagem ao Peru e com a gastronomia. Os brasileiros viajam ao Peru, em busca de aventuras, gastronomia, rituais energéticos, turismo de luxo e até lua de mel. Há no país inúmeros restaurantes e chefs peruanos famosos. O ceviche é o prato mais conhecido e agrada ao paladar do brasileiro bem como do resto do mundo.

Você vai gostar de ler os posts:

O que fazer no Peru: Machu Picchu uma experiência transformadora.

Lua de Mel no Vale Sagrado do Incas: uma experiência romântica no Peru.

Produtos diferenciados – Restaurante Peruano em São Paulo

Há uma grande variedade de produtos peruanos para a culinária, devido às 3 regiões distintas da costa do Pacífico, da Cordilheira do Andes e da Amazônia. De acordo com cada região, se desenvolveu a gastronomia peruana. Na região costeira, surgiu o ceviche, com peixes frescos e condimentos especiais. Nos Andes o destaque é para os pratos mais fortes e quentes devido a região mais fria. Da Amazônia vieram os pratos exóticos, com condimentos da região, frutas e cozimentos especiais em folhas de bananeira. Além disso o Peru é privilegiado porque tem vários tipos de batata, de milho e feijões. São produtos únicos que fazem a diferença. Os jovens chefs peruanos com sua criatividade, utilizam esses produtos diferenciados com um resultado extraordinário.

O Chile também em uma gastronomia diferenciada, além dos vinhos. Saiba mais em: Vinícolas do Chile – 3 experiências de viagem.

Chefs Peruanos no Brasil

Em Lima e Cusco há muitos restaurantes concorridos, onde há necessidade de reservas com antecipação. O Peru está muito bem posicionado, com 11 propriedades no ranking dos melhores restaurantes da América Latina.

Confira a listagem dos 50 melhores restaurantes da América Latina.

Há muitos chefs peruanos jovens e promissores, que se formaram em gastronomia no seu país e comandam os restaurantes pelo Brasil. Estima-se que em São Paulo há em torno de 100 restaurantes peruanos. No Peru os meninos não sonham em ser jogadores de futebol, como no Brasil e sim chefs de cozinha, devido a importância da gastronomia.

Eu visitei alguns restaurantes durante o evento Peru Week, conversei com os chefs peruanos e fiz degustações. Foram experiências gastronômicas incríveis.

Restaurante Peruano Ama.Zo em São Paulo

Dentre os restaurantes peruanos mais destacados de São Paulo, está o Ama.Zo. O cardápio é assinado pelo chef Enrique Paredes, um dos 50 profissionais selecionados para representar a gastronomia peruana no mundo. O jovem chef de 31 anos se formou em gastronomia, trabalhou em diversos restaurantes do Peru, até abrir o Barra Khuda, que hoje é um sucesso em Lima. Recebeu o convite para ter sociedade e abrir o Ama.Zo Restaurante peruano em São Paulo e agora divide seu tempo entre o Brasil e Lima.

O Peru também é um país rico em manifestações culturais. Saiba mais em: Cultura e folclore na América do Sul.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Estilo do Restaurante peruano Ama.Zo – conteporâneo

A gastronomia do Ama.zo tem um toque contemporâneo com produtos andinos, com destaque na estética e nos sabores. O restaurante localiza-se num bonito casarão, com mesas distribuídas em um jardim, no bairro Campos Elíseos, um verdadeiro achado no Centro de São Paulo.

Conheça mais sobre o Ama.Zo Restaurante Peruano.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

O que comer no Ama.Zo – Restaurante peruano em São Paulo

Eu estive no Ama.Zo para fazer a degustação do cardápio durante a Peru Week. Provei o delicioso “Tiradito ajolivo” um ceviche com explosão de sabores (laminas de peixe, emoção de azeite de oliva, alho crocante, azeitona desidratada, mouse de abacate e batata doce, maracujá, maionese acevichada, leite de tigre e pimenta). Para o prato principal Lomo Salteado, de sobremesa Suspiro com sorvete e para beber Chilcano clássico de pisco. Foi inesquecível meu almoço.

Leia também: O que fazer em Montevidéu.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Restaurante peruano em São Paulo – Inka House 

O Inka House tem cardápio assinado pelo jovem chef peruano de 25 anos, José Alarcón. Antes de assumir o Inka House no Brasil, José se formou em gastronomia e trabalhou no renomado restaurante Mi Barrunto em Lima. Já como chef do Inka House, recebeu o prêmio “Chef Revelação” de São Paulo. Participa de várias demonstrações e de aulas de gastronomia em eventos da Promperu para difundir a cultura peruana no Brasil.

Este restaurante peruano está próximo da avenida mais famosa da cidade. Que tal esticar o passeio? Leia: O que fazer na Avenida Paulista.

Inka House – estilo tradicional

A gastronomia do Inka House é uma experiência “gastro cultural” como eles definem. O lema da casa é: “Comer no Inka House é como comer no Peru”. A decoração da casa é temática para fazer os clientes já se sentirem nas cidades de Cusco e Machu Picchu. O Inka House possui quatro unidades em São Paulo: Vila Mariana, Butantã, Vila Olímpia e Jardins.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Experiência no Restaurante peruano Inka House

Eu estive no Inka House Jardins, para fazer a degustação durante a Peru Week, e foi uma surpresa de sabores e texturas. Provei na entrada a “Causa Acevichada”, que consiste em ceviche com purê de batata (lâminas de peixe, purê de batata, avocato, pimenta amarela e toque de limão). Como prato principal provei o Lomo Salteado (filé mignon com diversas especiarias, acompanhado de arroz e fritas). Para finalizar, experimentei a deliciosa sobremesa bolo tres leches (feito de leite comum, leite condensado e creme de leite, com cobertura de chantilly, toque de canela e uma folha de hortelã).

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Restaurante peruano em São Paulo – Q`Chicha 

O jovem chef peruano de 28 anos Hernnan Huillacaya, formado em gastronomia, comanda o Restaurante Q`Chicha, junto com outros 3 chefs amigos, da empresa Irmãos Peruanos. A proposta é apresentar a gastronomia peruana tradicional, com detalhes de inovação. Está no Brasil há 4 anos e como um dos proprietários do Q`Chicha há 1 ano e meio. No Peru trabalhou em restaurantes renomados.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Estilo moderninho do Q`Chicha – Vila Madalena

Tem um estilo moderninho que combina com o bairro da Vila Madalena. O nome “Chicha” tem vários significados, um deles está ligado à cultura da comida de rua, das origens. O painel com ilustrações na parede remete à Lima, sua cultura e paisagens. A arquitetura com cobertura de vidro e a decoração colorida é um dos destaques. Tem estacionamento próprio, que é uma grande vantagem no bairro movimentado. Depois do almoço no Restaurante Q’Chicha a dica é visitar o Beco do Batman, uma das atrações de Vila Madalena.

Você vai gostar de ler sobre: Beco do Batman nas Atrações de São Paulo.

Experiência com o cardápio do  Q’Chicha

Eu provei de entrada a deliciosa Tortilha de Choclo, com abacate, tartar de peixe, molho Pachamanca, feito de huacatay uma planta andina. Como prato principal degustei o Ceviche Q’Chicha com banana da terra e abacate e o Ceviche à la Brasa (quente). Tudo delicioso e eu recomendo.

La Peruana – Restaurante peruano em São Paulo descolado

O restaurante La Peruana foi aberto em 2015 pela chef peruana Marisabel Woodman para servir ceviches, pisco sour e outras delícias clássicas da gastronomia daquele país. Localiza-se na Alameda Campinas, no bairro dos Jardins em São Paulo, em um pedaço charmoso entre casas próximas a uma pequena vila. Devido à localização tem um público jovem e bonito que de ocupa as mesas com vista para a famosa alameda.

Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?

Melhor pedida do cardápio – La Peruana

No local é possível apreciar diversas opções de Ceviche que, além das versões clássicas, incluem também alternativas do prato com polvo e frutos do mar. Eu experimentei o Ceviche El Campeón com polvo assado na brasa, que acompanha dois tipos de milho e banana. Adorei o ambiente acolhedor entre teares, telas de artistas e música do Peru. Ideal para almoços e jantares casuais entre amigos.

Restaurante peruano em São Paulo – Rinconcito 11 unidades 

O Rinconcito Peruano é um restaurante popular em São Paulo, foi fundado pelo chef Edgar Villar no ano de 2003. Premiado em várias oportunidades pelo jornal Folha de São Paulo, como melhor restaurante latino e melhor Ceviche de São Paulo. É maior rede de restaurantes peruanos, começou no centro da cidade e atualmente conta com onze unidades em diversos bairros. É também um caso de sucesso no ramo dos restaurantes, está sempre lotado. Sou frequentadora do restaurante desde o começo e pude ver a evolução e o sucesso.

Você vai gostar de ler também sobre: Gastronomia eclética do Centro de São Paulo.

Pratos Rinconcito Peruano – bem servidos

O cardápio do Rinconcito Peruano tem pratos tradicionais. Na minha última visita experimentei o Lomo Saltado como prato principal, Suspiro Limeño de sobremesa e Pisco Sour de frutas variadas. Os pratos são bem servidos e saborosos.

Peru Week em todo o Brasil

A Peru Week tem como objetivo promover a gastronomia peruana no Brasil para incrementar o turismo do Peru. O evento é promovido pela Promperu – Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo e pelo seu Escritório Comercial no Brasil. Dois organismos vinculados ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru. A campanha está presente em 17 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, e aconteceu simultaneamente em 24 cidades do país. Ao todo serão 156 empresas, sendo 96 operadoras de turismo, 3 companhias aéreas e 57 restaurantes, juntos no projeto de gastronomia e viagem da Peru Week.

Evento consagrado em São Paulo

A principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru chegou na sua 7ª edição no Brasil. A Peru Week acontece em novembro e tem destaque para os chefs peruanos, tanto os que estão em São Paulo, como os convidados do Peru. Isto faz da Peru Week, não só experiência gastronômica, como um grande atrativo para as viagens.

A campanha Peru Week de 2019, contou com a participação total de 156 empresas em todo o Brasil: 96 operadoras de turismo, três companhias aéreas e 57 restaurantes especializados, com seus chefs peruanos. 29 restaurantes peruanos em São Paulo participaram na Peru Week

A cidade de São Paulo é privilegiada em ter 29 propriedades com chefs peruanos num evento tão importante.

Restaurante Peruano em São Paulo – 29 opções na Peru Week 

Além dos restaurantes citados, há a lista dos 29 restaurantes que estiveram na Peru Week 2019, que também pode ser uma ótima referência para sua escolha:

Aji Inspiração Peruana, Aji Cocina Bar, Ama.Zo Cozinha Peruana, Cantinho Peruano (2 unidades: Chácara Santo Antônio e Santana), Lhamas, Inca House (3 unidades: Vila Olímpia, Butantã e Vila Mariana), Cebicheria Peruana, La Peruana Cevicheria, LaBarra Restobar, Lima Cocina Peruana Jardins, Perro Libre, Q Ceviche (2 unidades: Barra Funda e Faria Lima), Qchicha, Quinoa Sabores Peruanos, Witt´s Tradicional Cocina, Tubaína Restobar, Via Café, e as 8 unidades do Rinconcito Peruano (Aurora, Vila Leopoldina, Santa Efigênia, República, Pinheiros, Itaim Bibi, Jardins e Vila Olímpia).

Onde se hospedar em São Paulo

Para visitar os restaurantes peruanos em São Paulo, que se concentram nos bairros: Jardins, Pinheiros, Butantã, Vila Mariana, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Centro, há uma ampla oferta hoteleira em cada região.

Entre neste link para reservar o hotel em São Paulo.

Como chegar à São Paulo

Já que os chefs peruanos em restaurantes de São Paulo mandam muito bem no menu, se você não é da cidade, que tal programar para conhecer?

Para chegar à cidade de São Paulo, há muitas opções de voos em todo o Brasil. Entre neste link para reservas de passagens aéreas para São Paulo.

Para viajar para o Peru

Depois de conhecer a deliciosa gastronomia e seus chefs peruanos em São Paulo, que tal programar sua próxima viagem de férias para o Peru?

Entre neste link para reservar passagens e pacotes para o Peru.

Dicas de viagem para o Peru

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Leia também: Dicas para Viajar.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel