Deusa Rodrigues - Travel Agent

Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán no México

14.nov.18 - atualizado em 11.nov.20



As Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán no México, tem uma incrível energia positiva. Essa é uma das áreas arqueológicas mais visitadas do país, não só pela beleza e valor histórico, mas também devido à proximidade com a capital.

É fantástico imaginar que foi estabelecida em torno de 100 a.C. Considerada a maior cidade Pré Colombiana, com uma população de mais de 125 mil pessoas. A experiência da subida nas Pirâmides, as aulas sobre tequila e obsidiana, o alto astral do lugar, são inesquecíveis. Uma viagem para a alma.

Confira minhas dicas de um dos melhores passeios do México.

 

Pirâmides do Sol e da Lua – Morada dos Deuses no México

No México, o nome das Pirâmides do Sol e da Lua – Teothihuacan, significa “Lugar onde os homens se tornam Deuses”. Foi denominado pelos Astecas, para identificar o local encontrado desabitado. Há evidências de ter habitantes com outras culturas. É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987.

Leia também: Viagem ao México – roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.

México Pirâmides do Sol e da Lua

O conjunto da área arqueológica de Teotihuacán, é uma das mais bonitas do México. É uma construção impressionante e com muita harmonia. Esse passeio é sempre inesquecível.

Eu tive o privilégio de viajar para o México, durante as mais importantes celebrações culturais, acompanhe o post: Dia de Los Muertos.

Pirâmide do Sol – terceira do mundo

Ela voltada para oeste, quando acontece o solstício de verão, o sol se põe exatamente na frente. Tem 225 m de lado, 65 de altura, 45º de inclinação e 243 degraus.

Está classificada como a terceira maior pirâmide do mundo, as duas primeiras são as pirâmides Egípcias de Giza. Outro dado interessante é que o perímetro da base da Pirâmide do Sol é quase igual à da Grande Pirâmide do Egito.

A Pirâmide do Sol foi construída em quatro níveis, que dá uma inclinação de 30 graus das paredes. Cada camada teve grandes quantidades de terra, entulho e rochas, o que deu à construção resistência durante os séculos. Originalmente era pintada de vermelho, com um visual impactante.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Os Astecas quando encontraram as construções, passaram a utilizar para sacrifícios de animais e humanos, para os seus deuses. Os rituais eram executados no topo dos monumentos.

A história do México é muito rica, para conhecer melhor, a visita ao Museu de Antropologia e História é fundamental.

Pirâmide do Sol – energia do dia força do masculino

A Pirâmide do Sol no México representa a energia do dia, a força do masculino.

México Pirâmides do Sol e da Lua

A área central tem uma imponência impressionante. Há um platô, que servia como altar em frente de frente as escadarias. A dúvida é saber qual a melhor vista, do alto da Pirâmide do Sol, se avista a Pirâmide da Lua e as montanhas. A vista da Pirâmide da Lua é impactante também, para observar a grandiosidade do conjunto.

Conhecer de perto pirâmides emblemáticas é uma grande emoção. Acompanhe também o post: Egito e os pontos turísticos.

A sugestão é fazer um tour completo: City tour pela Cidade do México, com Pirâmides do Sol e da Lua e a Basílica de Guadalupe.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Pirâmide da Lua – energia feminina

A Pirâmide da Lua é menor, tem 45 m de altura. Está localizada no final da esplanada central, na Calçada dos Mortos. México Pirâmides do Sol e da Lua

A Pirâmide da Lua, é dedicada a Deusa da água, à fertilidade, à noite e à energia feminina. As duas pirâmides juntas formam a dualidade do masculino e feminino no universo. As Pirâmides do Sol e da Lua se complementam.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Há uma possibilidade de sobrevoar as Pirâmides do Sol e da Lua em balão. Reservas no link: Passeio de balão sobre as Pirâmides.

Pirâmides do Sol e da Lua – Aulas de Tequila e Obsidiana

Além da visita às Pirâmides do Sol e da Lua no México, conheci na mesma região um centro de artesanato, que trabalha com a pedra vulcânica Obsidiana. Esse material foi usado como utensílio de corte e como decoração pelas civilizações antigas.

A Obsidiana tem características de proteção energética. Há lindas peças a venda. Desde a antiguidade a pedra Obsidiana negra era utilizada devido às características.



Booking.com

No local houve uma breve explanação sobre as bebidas alcoólicas, feitas com agave, um tipo de cactos. As bebidas: tequila, pulque e mezcal, já eram produzidas e consumidas pelas civilizações antigas no México.

No final da pequena aula, houve degustação das três bebidas. A tequila é a bebida nacional do México e amplamente divulgada. Não se sabe se foi lobby ou não, o fato da tequila ser presença constante em filmes de Hollywood, o fato é que se tornou conhecida pelo mundo.

Uma curiosidade do país, o estado de Jalisco é o que mais produz tequila no México. Na cidade de Guadalajara há tours específicos para fazendas de produção de tequila.

Tequila no México

Energia positiva das Pirâmides do Sol e da Lua

Quando visitei as Pirâmides do Sol e da Lua, senti uma enorme energia positiva no lugar, que aparentemente não eram compatíveis com o passado de sacrifícios de animais e humanos por parte dos Astecas. Questionei o guia turístico, que me acompanhou, e a explicação dele foi que a natureza faz uma renovação constante. Depois aprendi que além das forças da natureza, há também a energia da concepção do lugar pelos teotihuacanes, a intensão da fundação, para ser um lugar sagrado.

Viagens para a alma – templos e natureza

Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como as Pirâmides do Sol e da Lua e os diversos templos.

Acompanhe os posts:

O que fazer no Peru – Machu Picchu uma viagem transformadora.
Viagens para a Alma – lugares com alto astral.

Onde comer em Teotihuacán

Antes de encarar a subida das Pirâmides do Sol e da Lua no México, a dica é almoçar no Restaurante Teocalli, estilo buffet com música ao vivo. O serviço é rápido e tem variedade de opções.

Restaurante no México

Estive lá na semana do Dia dos Mortos e o restaurante estava decorado, além de ter atrações musicais.

México Pirâmides do Sol e da Lua

Dicas sobre as Pirâmides do Sol e da Lua

O complexo de templos de Teotihuacán está aberto todos os dias das 8:00h da manhã até às 5:00h da tarde. Está localizado em local com menor altitude, em relação à Cidade do México e tem os níveis menores de poluição, por isso está sempre mais calor em Teotihuacán. A dica é ir com uma camiseta de manga curta por baixo da roupa, levar chapéu e água. Chegar cedo aos templos é uma das melhores maneiras de aproveitar bem o dia.

Entre no clima e aproveite o momento mágico, com a energia positiva das Pirâmides como eu fiz, ainda bem que tinha um fotógrafo profissional lá para registrar.

Viagem para alma no México

Foto gentileza Antônio Zanirate @antoniozanirate.

Livro inspiração para a viagem

Para conhecer melhor a história e a região das Pirâmides do Sol e da Lua, eu recomendo ler o livro: Américas Antigas – As Grandes Civilizações de Nicholas J. Saunders, parceria com a Amazon.

Um relato fascinante que explora as “culturas clássicas da Mesoamérica, as origens dos Olmecas, – a primeira civilização que criou o estilo de arte maior da América pré-colombiana. Com referências ao Pan-mesoamericano dos Zapotecas – que desenvolveram uma escrita primitiva e um sistema matemático baseado em hieróglifos; de Teotihuacán – a maior metrópole da Mesoamerica, dominada por 600 Pirâmides, sendo que duas delas estavam entre as maiores construções; a Pirâmides do Sol e da Lua”.

Outros lugares semelhantes no mundo

Além das Pirâmides do Sol e da Lua, o México conta com outras como na região de Cancún, Península de Yucatan – Chichén Itza.

Acompanhe os posts:

Melhores passeios de Cancún.
10 Destinos com energia positiva no mundo.
Angkor Wat – o maior completo de templos da Ásia.

Sobre a Cidade do México

As Pirâmides do Sol e da Lua estão à apenas 45 minutos de carro da capital. A Cidade do México é uma das maiores do mundo, tem 21 milhões de habitantes. Uma metrópole vibrante, com muitos contrastes e um transito intenso. Foi fundada em 1324 pelos Astecas, recebeu o nome de Tenochtitlán, sobre alguns lagos aterrados. Em 1521 os Astecas foram derrotados pelos espanhóis e começou o período de colonização.

Depois da independência, houve a guerra com os Estados Unidos, além da Intervenção Francesa. Hoje o México vive um momento de crescimento. A cidade tem 34 Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO.

No México as Pirâmides do Sol e da Lua – Teothihuacán, são um dos passeios mais visitados e contribuem para o incrementos de visitantes no país.

Conheça também a essência mexicana numa viagem à Puebla.

Há a possibilidade fazer um tour pelas Pirâmides, Xochimilco e Basílica de Guadalupe.

Cidade do México

Principais atrações – Cidade do México

A Cidade do México é uma das maiores da América do Norte, além do passeio para as Pirâmides do Sol e da Lua, conta com inúmeras atrações.

Museu Nacional de Antropologia e História

O Museu Nacional de Antropologia e História, é um dos lugares mais importantes do México e da América. São vinte e duas salas de exposição permanente, além de duas salas de exposições temporárias e três auditórios. Um grande legado arqueológico dos povos da Mesoamérica.

O acervo é impressionante, e minha sugestão é contratar um bom guia, para ter uma verdadeira aula de histórica e visitar as mais áreas mais relevantes. Uma das peças mais bonitas, é a escultura, encontrada em escavações recentes, conhecida como calendário Asteca. Está em um lugar de destaque no Museu.

Para que gosta de cultura, o Metropolitan Museum of Art também tem muito conteúdo. Leia: Estações do ano em Nova York.

Museu de Antropologia do México

Zócalo – Centro histórico do México

A região central é onde a Cidade do México foi fundada em 1325. Inicialmente foi chamada de Tenochtitlán pelo império Asteca, que durou até 1521, ano da chegada dos espanhóis. A antiga cidade foi quase totalmente destruída, utilizaram as ruínas e materiais de pirâmides e templos para construir a nova cidade.

O ponto principal é a Praça da Constituição, mais conhecida como Zócalo. Onde se encontra a Catedral Metropolitana e Palácio Nacional. Ao lado da praça, estão as ruínas do Templo Maior, encontrado recentemente durante escavações.  Um dos poucos resquícios do maior império americano, antes da chegada dos europeus.

Xochimilco e outros passeios bacanas na Cidade do México

Bairros de Coyoacán e Xochimilco 

O bairro de Coyoacán é onde fica se localiza o Museu Frida Kahlo. É possível fazer o passeio à Coyoacán pela manhã e depois almoçar em Xochimilco caso não entre no Museu Frida Kahlo.  Há filas enormes para entrar no Museu, então se prepare para quanto ao tempo.

O bairro conta também como o Museu do Leon Trotsky entre outros. A região é interessante com as casas coloniais, artesanato e restaurantes. Lembra um pouco uma cidade do interior, pelo aspecto pacato. Destaque para a praça central e a feira de artesanato. Coyoacán é considerado o bairro boêmio no sul da cidade e um dos mais bonitos.

Xochimilco e outros passeios bacanas na Cidade do México

Frida Kahlo um ícone do México

Frida Kahlo se tornou também um ícone e símbolo pop. A artista que foi casada com o pintor Diego Rivera, foi uma mulher à frente do seu tempo. Superou dificuldades e doença, passou por inúmeras cirurgias, experimentou relações homossexuais e extraconjugais e acima de tudo foi muito criativa.

Por esses e outros motivos exerce uma grande atração entre os jovens, isso explica as grandes filas na porta do Museu Frida Kahlo.  Também conhecido como Casa Azul, devido a cor azul cobalto do Museu, além das obras da artista há objetos do seu universo íntimo.

Xochimilco e outros passeios bacanas na Cidade do México

Xochimilco animado e colorido

Xochimilco é um animado passeio da Cidade do México. Considerado a Veneza mexicana, os vários canais contam com inúmeras traineiras, pequenos barcos coloridos, que recebem muitos turistas. Esse é uma atração ideal para uma celebração animada entre amigos ou a dois.

Saiba mais em: Xochimilco e outros passeios na Cidade do México.

Onde se hospedar – Pirâmides do Sol e da Lua

A melhor maneira de visitar as Pirâmides do Sol e da Lua, é se hospedar na Cidade do México e fazer um tour full day, ou seja de dia inteiro.

Entre neste link para pesquisar e reservar hotéis no México.

Eu indico o Hotel Fiesta Americana na Avenida da Reforma, a mais bacana da Cidade do México. Eu me hospedei lá e considero uma ótima localização, além do excelente serviço do hotel. Como viajei na semana do Dias do Mortos, recebi no apartamento na chegada, “mimos do hotel” com uma bandeja contendo o delicioso pão dos mortos, uma tradição da gastronomia local.

Hotel na Cidade do México

O Fiesta Americana, conta com o restaurante Azul 70, estilo contemporâneo,  de comida “mexicana revisitada”,  além de uma vista linda da cidade.

Cidade do México

Como chegar ao México

Viajei com a Latam, com voo de direto de São Paulo à Cidade do México. Uma outra possibilidade é viajar para o México via Panamá e fazer um stop de 4 dias.

Leia sobre minha experiência de viagem: Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Entre no link para pesquisar, reservar e comprar as passagens aéreas para o México.

Dicas de viagem ao México

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Nas Pirâmides do Sol e da Lua, em geral o clima é mais quente que a Cidade do México. O ideal é usar roupas confortáveis, umas sobre as outras para haver troca se o tempo esquentar. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Comprar artesanato local no México, além de muito bonito e colorido, o preço é acessível.

Artesanato do México

Conheça também sobre o México como destino de casamentos: Destination Wedding Cancún

Já fez o Seguro Viagem?

O seguro viagem é fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Nota da autora

Meus agradecimentos ao Visit México, pelo convite desta viagem e pelas fotos fornecidas. 

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel