Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem para Puebla: a essência do México, cultura e história

23.nov.18 - atualizado em 17.fev.24

Puebla guarda a essência do México: história e cultura

Viagem para Puebla: a essência do México, cultura e história. A cidade é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tem um belo conjunto arquitetônico colonial bem preservado.

Eu tive o privilégio de visitar o México na semana do Dia dos Mortos, foi uma experiência inesquecível. Uma das grandes manifestações culturais, onde a população, com maquiagem e roupas à carácter saem para as ruas.

Outro ponto turístico é a Biblioteca Palafoxiana, além do povoado de Cholula.

Siga as minhas dicas do melhor em Puebla.

Conheça também o post: Viagem ao México do Oceano Pacífico para o Atlântico.

Puebla guarda a essência do México

Você vai gostar de ler também sobre:

Pirâmides do Sol e da Lua.
Dia dos Mortos no México.

Sobre a Viagem para Puebla e os Poblanos

Os “poblanos”, denominação de quem nasce em Puebla, são muito hospitaleiros e tem orgulho da história e cultura da cidade.

A viagem para Puebla é rica em cultura e tradições porque o destino guarda a essência do México.

O país se destaca pelas heranças das civilizações Pré-Colombianas e dos colonizadores espanhóis, que formam um lugar único.

As cidades do interior mexicano, como Puebla sãos especiais e preservam mais as história e costumes.

Pode-se conjugar a Viagem para Puebla para conhecer: Cancún e seus melhores passeios.

Puebla guarda a essência do México.

Centro – Catedral e Zocalo na Viagem para Puebla

A Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com suas cinco naves, é muito bonita. Teve seu início em 1575 e levou 74 anos em construção até a consagração.

Há uma lenda que os projetos arquitetônicos foram trocados, com os da Catedral da Cidade do México, isso explicaria sua magnitude e beleza.

Puebla guarda a essência do México

A Catedral fica no centro, chamado de Zócalo, a noite fica ainda mais bonita com iluminação.

Puebla guarda a essência do México

A arquitetura colonial do centro histórico, suas ruas, praças e galerias seguem o estilo europeu. Vários edifícios foram transformados em hotéis boutiques.

Na minha viagem para Puebla, visitei a Catedral na semana do Dia dos Mortos, havia muita festa no entorno.

Puebla guarda a essência do México

Conheça mais sobre: Xochimilco animado passeio na Cidade do México.

Biblioteca um Patrimônio na Viagem para Puebla

A Biblioteca Palafoxiana, foi fundada pelo bispo Juan Palafox y Mendoza, um amante da leitura. Ele como fundador doou 5000 livros de seu acervo pessoal, para início da biblioteca, hoje conta com um patrimônio de 45.000 exemplares, entre livros e manuscritos. Há obras antigas, que vão do século 15 a 20.

Foi concluída em 1773 e é a mais antiga biblioteca das Américas. Está localizada num bonito prédio cuja fachada é toda recoberta de azulejos de cerâmica Talavera.

A Palafoxiana é considerada Monumento Histórico Nacional e recebeu o título de Memória do Mundo pela UNESCO. Sem dúvida Puebla guarda a essência do México.

Esta biblioteca histórica e centenária tem semelhanças com o Real Gabinete Português, saiba mais no post: Cultura e Museus do Rio de Janeiro.

Puebla guarda a essência do México

Dia dos Mortos – Festa na Viagem para Puebla

O Dia dos Mortos é uma celebração nacional e muito tradicional. Acontece nos dias 1, 2 de novembro e se prolongam na semana.

Apesar de coincidir com o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, nas comemorações católicas, as origens são anteriores à chegada dos espanhóis. Os rituais acontecem desde a época Pré-Colombiana. No passado  era comum guardar crânios, para serem utilizados nas celebrações.

Esse é um encontro anual dos mexicanos, para honrar seus antepassados. A passagem da vida para a morte é um momento emblemático, que tem causado incertezas e temor através da humanidade. Por muitos anos diversas culturas criaram crenças e rituais como os egípcios.

O México um país tão rico em cultura e tradições, uniu os principais aspectos que compõe sua identidade como nação. Uma concepção sobre a vida e a morte e as crenças em torno delas.

Os festejos arrastam toda a população para as ruas. As pessoas saem vestidas à carácter e usam maquiagem. É possível observar pessoas se maquiando, nas esquinas, para fazer parte da festa.

Dia dos Mortos no México

Oferendas e Desfiles

Há altares pelas ruas, nas recepções de prédios, nos hotéis e outros lugares público. São colocados oferendas de comidas, flores, fotos e outros detalhes que os entes queridos apreciavam. Toda comunidade se envolve, inclusive as empresas e órgãos públicos.

Lembra vagamente o nosso carnaval, pelo feriado nacional e pela adesão em massa da população. Há uma alegria genuína em reverenciar e homenagear seus entes queridos, bem como pessoas ilustres da sociedade que já se foram.

Algumas ruas ficam fechadas para os desfiles, outras há feiras de artesanato. Os restaurantes e hotéis lotam nesse época. A data é comemorada em todo México e considerada alta estação para o turismo.

Eu visitei na semana do Dia dos Mortos, tanto a cidade do México, como Puebla, que é menor, os festejos podem ser vistos por toda a cidade e tudo fica decorado.

As manifestações da tradição em Puebla, tem semelhanças com outros festejos, confira o post: Cultura e Folclore na América do Sul.

Dia dos Mortos no México


Booking.com

Cerâmica Talavera – Viagem para Puebla

A cerâmica Talavera é um símbolo de Puebla. É original da Espanha desde do Século XVI e a técnica foi levada pelos colonizadores para o México.

Devido a qualidade da argila da região, à experiência das civilizações antigas com o manuseio e criatividade, deu às peças beleza e originalidade.

Cerâmica Talavera México

Foi muito utilizada no período colonial para fachadas e construções. Eu visitei a Fábrica Talavera para conferir as peças; elas podem ser encontradas em lojas e centros de artesanato pela cidade, são compras para lembranças de viagem.

Cerâmica Talavera México

A Talavera poblana, hoje é mais famosa que a da Espanha.

Conheça outros destinos do país. Leia: Viagem ao México do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.

Museu Internacional do Barroco – Viagem para Puebla

O Museu Internacional do Barroco em Puebla tem um estilo moderno e contemporâneo. O arquiteto responsável foi o japonês Toyo Ito, ganhador de diversos prêmios.

O museu reúne peças e coleções de diversos países. “O México se caracteriza por ser um dos países com maior riqueza barroca do mundo”.

Puebla guarda a essência do México

Barroco – Em Outras Cidades das Américas

O Barroco Europeu não só se adaptou no Brasil, como também pela América Latina. Confira nos posts o melhor do Barroco nas América, bem como nos destinos brasileiros.

Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Peru – uma cidade viagem transformadora.

O que fazer em Quito.

Viagem de Ouro Preto.

Pirenópolis – a cidade histórica de Goiás.

Viagem para Olinda em Pernambuco.

Cholula Pueblo Mágico – Viagem para Puebla

Eu fui atraída por uma foto de Cholula, em minha primeira viagem ao México. Voltei lá nessa segunda viagem à Puebla e fiquei ainda mais impressionada com a história.

Puebla guarda a essência do México

A igreja foi construída em cima de uma Pirâmide, pelos espanhóis, para banir uma civilização. Um dos detalhes interessantes na vista é conhecer de perto a pirâmide com a maior base do mundo. Confira e reserve: Pirâmide de Cholula e igrejas.

De longe forma um lindo cartão postal, emoldurado ao fundo por um vulcão. A imagem da foto no entanto, é uma espécie de ilusão de ótica, que pode ser vista de alguns ângulos apenas.

A maquete do Museu de Cholula, mostra a grandiosidade de uma das maiores pirâmides do mundo em extensão, com a construção da igreja acima.

Puebla guarda a essência do México

“Pueblo Mágico”  – Tradições e Cultura

Cholula é considerado um “Pueblo Mágico, denominação criada pelo Turismo do México, para designar os espaços que protegem a essência do país. Há muitos lugares, pequenas cidades pitorescas em tradições e cultura.

Um povo mágico pode incluir sítios arqueológicos, arte, artesanato, música, gastronomia, etc. “Onde o tempo para e a essência permanece”. Viagem para Puebla, que guarda a essência do México.

Puebla guarda a essência do México

Um destino que também há muitas referências culturais, na América do Sul é o Peru.

Estrella de Puebla

Como a maioria das cidades turísticas do mundo, tem sua roda gigante, a Estrela de Puebla. Um passeio ideal para fazer ao pôr do sol e também para observar a cidade colonial do alto.

Castelo de Chautla e Fazenda de Lavanda

Um passeio bem interessante é visitar o Castelo de Chautla, uma bonita propriedade com inspiração europeia. Há também uma fazenda de lavanda onde se pode comprar produtos artesanais. Reserve: Castelo de Chautla e fazenda de lavanda – tour privado em Valquirico.

Um Pouco de História de Puebla

A cidade Puebla foi fundada em 1531, pelos espanhóis. Os colonizadores necessitavam de um lugar para repousar da viagem entre Cidade do México e o porto de Vera Cruz.

Conta a lenda que um bispo teve um sonho, que viu anjos traçando as linhas da nova cidade, assim nasceu Puebla de Los Angeles ou de Zaragoza.

Está situada entre três vulcões e pequenas cidades, denominadas “Pueblos mágicos” como Cholula.

Puebla é a quarta cidade do México, se destaca também pela segurança e desenvolvimento. 

Puebla guarda a essência do México

Onde se Hospedar em Puebla

Há muitas opções de hospedagem em Puebla, com hotéis de luxo, boutique, econômicos, tradicionais, etc.

Entre neste link para reservar hotéis em Puebla.

Veja as ofertas de hotéis:

Booking.com

Hotel Presidente InterContinental de Puebla

Me hospedei no hotel Presidente InterContinental, categoria luxo e muito bem localizado. Tem um estilo moderno e contemporâneo.

Detalhe interessante, no Dia de Los Muertos até as “equipes dos hotéis entram no clima”, com maquiagem. Uma das  experiências de viagem.

Puebla guarda a essência do México

Os apartamentos do Hotel Presidente InterContinental são muito confortáveis. Fui recebida com “mimos mexicanos”, doces e cereja ao Vinho do Porto.

Puebla guarda a essência do México

Tive uma aula de gastronomia italiana, com chef do restaurante do Hotel Presidente. Depois houve melhor momento, a degustação no almoço.

Gastronomia México

Como Chegar a Puebla

Viagem com a Latam Airlines em voo direto de São Paulo para a Cidade do México. Da Cidade do México segue-se por terra até Puebla. Confira as rotas e promoção para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.


vai-de-promo

As estradas são boas, somente na semana do Dia dos Mortos, o trafego é intenso e há congestionamentos.

Para chegar à Cidade do México, há possibilidade também de fazer escala no Panamá.

Onde Comer em Puebla

O Restaurante Augurio tem um excelente cardápio de delícias mexicanas e pratos mais tradicionais como o Mole Poblano.

Nos festejos do Dia de Los Muertos, é comum encontrar doces característicos, como esses de chocolate em forma de caveira.

Doces típicos do Dia dos Mortos no México

Comida Mexicana

A comida mexicana é uma das mais diferentes que temos nas Américas. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros, além da herança dos colonizadores espanhóis. A gastronomia mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.

Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus.

Em Puebla há pratos mais tradicionais como o Mole Poblano, uma especialidade da gastronomia local. O prato  consiste num molho preparado com 30 ingredientes, entre eles chili (pimenta), especiarias diversas e também chocolate. Uma receita que tem passado por gerações.

Há uma variedade grande na culinária mexicana e o destaque vai para: Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias. Confira também o post Gastronomia pelo mundo.

Dicas de Viagem para Puebla

O México voltou a solicitar o visto de entrada para brasileiros, confira os detalhes com a empresa parceira Mundo dos Vistos.

Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais no post: Dicas para viajar.

Você pode conjugar a viagem para Puebla com a Cidade do México. Veja as ofertas de hotéis:

Booking.com

Confira o post: Economizar na compra da viagem.

Para viajar uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Sobre o México

O México é um país grande que vai da costa do Oceano Pacífico para a costa do Oceano Atlântico. Há uma grande diversidade de paisagens, altitudes e clima.

Na costa do Oceano Pacífico, as duas cidades mais turísticas são: Los Cabos e Puerto Vallarta. No estado de Jalisco a cidade de Guadalajara conta com bela arquitetura e as fazendas de tequila.

No centro há várias rotas para conhecer, como San Miguel de Allende em Guanajuato, a região de vai da Cidade do México até Acapulco.

A cidade de Puebla e Cholula fazem parte do roteiro cultural mexicano.

Na Costa do Oceano Atlântico o destaque é para Cancún, Riviera Maia, com suas praias paradisíacas e sitos arqueológicos impressionantes. Uma das cidades que tem atraído atenções é Playa del Carmen.

De norte a sul, na Costa leste ou Costa oeste, o México tem um pouco de tudo para tornar as férias inesquecíveis.

Cidade do México

A Cidade do México é o portão de entrada para o país. A capital mexicana é conhecida pelo seu tamanho e superpopulação mas também pelos: museus, ruínas coloniais, templos astecas, bons restaurantes e vida noturna agitada.

As principais atrações são: Palácio de Belas Artes, Museu Nacional de Antropologia e História, Basílica de Guadalupe, Pirâmides do Sol e da Lua, Museu de Frida Kahlo e Xochimilco, etc.

Nota da Autora

Meus agradecimentos ao Visit México , pelo convite da viagem e pelas fotos concedidas.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel