Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem para Puebla: a essência do México, cultura e história

23.nov.18 - atualizado em 15.fev.20

Puebla guarda a essência do México: história e cultura

Viagem para Puebla: a essência do México, cultura e história. A cidade é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tem um belo conjunto arquitetônico colonial bem preservado.

Eu tive o privilégio de visitar o México na semana do Dia do Dia dos Mortos, foi uma experiência inesquecível. Tenho lembranças população, com maquiagem e roupas a carácter. Outro ponto turístico é a Biblioteca Palafoxiana, além de Cholula.

Siga as minhas dicas do melhor em Puebla.

Puebla guarda a essência do México

Veja também o post sobre o Dia dos Mortos no México, uma grande festa.

Sobre a viagem para Puebla e os poblanos

Os “poblanos”, denominação de quem nasce em Puebla, são muito hospitaleiros e tem orgulho da história e cultura da cidade. A viagem para Puebla é rica em cultura e tradições porque guarda a essência do México.O México é muito mais que praias, há uma parte cultural muito rica. O país guarda heranças das civilizações Pré-Colombianas e espanholas, que formam um lugar único. As cidades do interior, como Puebla são especiais.

Pode-se conjugar a Viagem para Puebla para conhecer: Cancún e seus melhores passeios.

Puebla guarda a essência do México.

Centro – Catedral e Zocalo na viagem para Puebla

A Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com suas cinco naves, é muito bonita. Teve seu início em 1575 e levou 74 anos em construção até a consagração. Há uma lenda que os projetos arquitetônicos foram trocados, com os da Catedral da Cidade do México, isso explicaria sua magnitude.

Puebla guarda a essência do México

A Catedral fica no centro, chamado de Zócalo, a noite fica ainda mais bonita com iluminação.

Puebla guarda a essência do México

A arquitetura colonial do centro histórico, suas ruas, praças e galerias seguem o estilo europeu. Vários edifícios foram transformados em hotéis e boutiques.

Na minha viagem para Puebla, visitei a Catedral na semana do Dia dos Mortos, havia muita festa no entorno.

Na viagem ao Cidade do  México, não deixe de visitar as Pirâmides do Sol e da Lua.

Puebla guarda a essência do México

Palafoxiana – patrimônio na viagem para Puebla

A Biblioteca Palafoxiana, foi fundada pelo bispo Juan Palafox y Mendoza, um amante da leitura. O fundador doou 5000 livros de seu acervo pessoal, para início da biblioteca, hoje conta com um patrimônio de 41.000 exemplares. É considerada Monumento Histórico Nacional e recebeu o título de Memória do Mundo pela UNESCO. Sem dúvida Puebla guarda a essência do México.

Na Biblioteca Palafoxiana eu lembrei do Real Gabinete Português. Leia em: Cultura e Museus do Rio de Janeiro.

Puebla guarda a essência do México

Dia dos Mortos – Festa na Viagem para Puebla

Os festejos arrastam toda a população para as ruas. As pessoas saem vestidas a carácter, usam maquiagem. É possível observar pessoas se maquiando, nas esquinas, para fazer parte da festa. É uma festa popular que a comunidade toda se envolve. Lembra vagamente o nosso carnaval, pelo feriado nacional e pela adesão em massa. Há uma alegria genuína em reverenciar e homenagear seus entes queridos, bem como pessoas ilustres da sociedade que já se foram.

Conheça mais sobre: Xochimilco animado passeio na Cidade do México.

Dia dos Mortos no México

Viagem para Puebla no Dia dos Mortos

Algumas ruas ficam fechadas para os desfiles, outras há feiras de artesanato. Os restaurantes e hotéis lotam, as oferendas ficam em todos os lados.  O Dias dos Mortos é comemorado em todo México e considerado alta estação para o turismo. Eu visitei na semana do Dia dos Mortos, tanto a cidade do México, como Puebla.

Como a cidade de Puebla é menor, os festejos podem ser vistos por toda a cidade, tudo fica decorado.

Dia dos Mortos no México

Cerâmica Talavera – na Viagem para Puebla

A cerâmica Talavera é um símbolo de Puebla. É original da Espanha e remonta desde do Século XVI, trazida pelos colonizadores. Devido a qualidade da argila da região, à experiência das civilizações antigas com o manuseio e criatividade, deu as peças beleza e originalidade.

Cerâmica Talavera México

Foi muito utilizada no período colonial para fachadas e construções. Eu visitei a Fábrica Talavera para conferir as peças; elas podem ser encontradas em lojas e centros de artesanato pela cidade.

Cerâmica Talavera México

A Talavera poblana, hoje é mais famosa que a da Espanha.

Conheça outros destinos do país. Leia: Viagem ao México do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.

Museu Internacional do Barroco – Viagem para Puebla

O Museu Internacional do Barroco em Puebla tem um estilo moderno e contemporâneo. O arquiteto responsável foi o japonês Toyo Ito, ganhador de diversos prêmios. O museu reúne peças e coleções de diversos países. “O México se caracteriza por ser um dos países com maior riqueza barroca do mundo”.

Outro lugar que se destaca pelo Barroco no Brasil é Ouro Preto.

Puebla guarda a essência do México

Cholula imperdível – na viagem para Puebla

Eu fui atraída por uma foto de Cholula, em minha primeira viagem ao México. Voltei lá agora e fiquei ainda mais impressionada com a história.

Puebla guarda a essência do México

A igreja foi construída em cima de uma Pirâmide pelos espanhóis, para banir uma civilização. De longe forma um lindo cartão postal, emoldurado ao fundo por um vulcão. Cholula é considerado pelo Visit México como um “Pueblo Mágico”.

A maquete do Museu de Cholula, mostra a grandiosidade de uma das maiores pirâmides do mundo em extensão, com a construção da igreja acima.

Puebla guarda a essência do México

“Pueblo Mágico”  – tradições e cultura

Cholula é considerado um “Pueblo Mágico, denominação criada pelo Turismo do México, para designar os espaços que protegem a essência do país. Há muitos lugares, pequenas cidades pitorescas em tradições e cultura. Um povo mágico pode incluir sítios arqueológicos, arte, artesanato, música, gastronomia, etc. “Onde o tempo para e a essência permanece”. Viagem para Puebla, que guarda a essência do México.

Puebla guarda a essência do México

Um pouco de história de Puebla

A cidade Puebla foi fundada em 1531, pelos espanhóis. Os colonizadores necessitavam de um lugar para repousar da viagem entre Cidade do México e o porto de Vera Cruz. Conta a lenda que um bispo teve um sonho, que viu anjos traçando as linhas da nova cidade, assim nasceu Puebla de Los Angeles ou de Zaragoza. Está situada entre três vulcões e pequenas cidades, denominadas “Pueblos mágicos” como Cholula. Puebla é a quarta cidade do México, se destaca também pela segurança e desenvolvimento. 

Puebla guarda a essência do México

Onde se hospedar em Puebla

Há muitas opções de hospedagem em Puebla, com hotéis de luxo, boutique, econômicos, tradicionais, etc.

Entre neste link para reservar hotéis no México.

Hotel Presidente InterContinental de Puebla

Me hospedei no hotel Presidente InterContinental, categoria luxo é muito bem localizado. Tem um estilo moderno e contemporâneo.

Detalhe interessante, no Dia de Los Muertos até as “equipes do hotéis entram no clima”.

Puebla guarda a essência do México

Os apartamentos do Hotel Presidente InterContinental são muito confortáveis. Fui recebida com “mimos mexicanos”, doces e cereja ao Vinho do Porto.

Puebla guarda a essência do México

Tive uma aula de gastronomia italiana, com chef do restaurante. Depois houve melhor momento, a degustação no almoço.

Gastronomia México

Como chegar a Puebla

Viagem com a Latam Airlines em voo direto de São Paulo para a Cidade do México. Há possibilidade de fazer escala no Panamá.

Entre neste link para pesquisar, comparar e comprar passagens aéreas para o México.

Da Cidade do México segue-se por terra até Puebla. As estradas são boas, somente na semana do Dia dos Mortos, o trafego é intenso e há congestionamentos.

Onde comer em Puebla

Nos festejos do Dia de Los Muertos, é comum encontrar doces característicos, como esses de chocolate em forma de caveira.

Doces típicos do Dia dos Mortos no México

O Restaurate Auguri tem um excelente cardápio de delícias mexicanas. O “Mole Poblano” é uma especialidade da gastronomia local, consiste num molho feito de 30 ingredientes, entre eles chili (pimenta), especiarias diversas e chocolate. É servido com carne.

Toda viagem necessita de planejamento e providencias. Veja os detalhes práticos em: Dicas para viajar.

Confira o post: Economizar na compra da viagem.

Meus agradecimentos ao Visit México , pelo convite da viagem e pelas fotos concedidas.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel