01.dez.18

Paris em três dias de viagem



Paris em três de viagem, foi o tempo que eu tive disponível. Sempre vale a pena rever a “Cidade Luz”. Priorizei no meu roteiro, alguns locais imperdíveis, os cartões postais, mas também visitei atrações diferentes. Tenho ótimas lembranças da paisagem de outono a beira do Sena. Paris é uma cidade, que tudo é feito para encantar, eu a chamo de “cidade do bel prazer”.

Um pouco de história

Acredito que a história de cada lugar, é um dos componentes importantes numa viagem. Os acontecimentos formaram a “personalidade da cidade” e dá para entender melhor. A cidade de Paris começou como uma tribo celta gaulês na Ile de la Cité, passou por domínio do Império romano e outros povos.

No período de Napoleão

Foi no período de Napoleão III, que se transformou, com o traçado arquitetônico das grandes avenidas, eixos e anel viário. Nesse período criaram-se os “Boullevards” que deram um charme a mais. Conhecer um pouco da história, faz mais sentido, para Paris em três dias de viagem.

O que visitar em Paris:

Cartões postais de Paris:

Comecei pelo Museu do Louvre, que é sempre imperdível. No roteiro de Paris em três dias de viagem, priorizei a sala da Mona Lisa. Na saída fiquei um tempo na Pirâmide de Vidro da entrada, observando o vai e vai dos turistas.

 

O Jardim de Tuileries é um dos meus passeios preferidos da cidade. Começou a ser construído em 1554 junto do Palácio de Tuileries, por ordem de Catarina de Medici. No primeiro século de existência, era rodeado de muros altos, e exclusivo para a nobreza e suas festas luxuosas.

Reduto da nobreza é jardim público

Um século depois se transformou em jardim público. Adoro sentar em um dos bancos e observar as alamedas ornamentadas com esculturas, as arvores e as flores. A cada estação, tem um colorido diferente. Agora no outono é um espetáculo.

 

O Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia, é um ponto muito interessante da cidade. Observar que no topo tem a forma de uma pirâmide de ouro. É feito de granito, origem da cidade de Aswan e decorado com hieróglifos egípcios. Tem 3300 anos de existência, chegou a Paris em 1833 e foi colocado no lugar onde está hoje em 25 de outubro de 1836.

Qual a origem dos Obelisco?

Veja o post deste Blog sobre o assunto.

https://blog.deusarodrigues.com.br/index.php/2018/04/30/qual-a-origem-dos-obeliscos/

 

A Catedral de Notre Dame é uma visita obrigatória, mesmo que seja bem rápida. É dedicada a Nossa Senhora, é a catedral gótica mais antiga do mundo. Foi construída entre 1163 e 1245, passou para várias reformas, que refletem nos detalhes. Dentre as curiosidades estão o fato, ter vivido no campanário o famoso Corcunda de Notre Dame, e local da beatificação de Joana D´Arc.

 

A Torre Eiffel é outro ícone de Paris. Foi concluída em 1889, por ocasião da Exposição Universal. O principal engenheiro foi Gustave Eiffel, que projetou uma torre de 342 m. de altura. Para o roteiro Paris em três dias de viagem, o ideal é apenas circular ao em torno da Torre Eiffel, porque a subida pode demorar um pouco, devido ao número de turistas. Incrível o número de turistas em Paris.

 

Paris conta com dois grandes jardins: o de Tuileries e o do Luxemburgo. Este último foi projetado nos anos de 1600 pelo Barão de Haussaman, o mesmo que modernizou a cidade no período de Napoleão. É um lugar belíssimo, com seus gramados, árvores, lagos e bancos.

 

O belo traçado arquitetônico, é um diferencial. Está junto ao Palácio do Luxemburgo, que é a sede do Senado de Paris.

 

Poder circular pelas margens do Rio Sena e observar o pôr do sol, é um dos prazeres dos visitantes. No roteiro Paris em três dias de viagem, não há tempo para um passeio em um dos bateaux mouches, os famosos barcos. É   possível caminhar ao longo das margens.

 

O Rio Sena tem trinta e sete pontes. Uma das pontes mais emblemáticas de Paris, é a Alexandre III, metálica, com 32 candelabros de bronze e várias esculturas. A pedra fundamental foi lançada pelo Czar Nicolas III e foi inaugurada em 1900, durante a Exposição Universal.

 

Passeios diferentes em Paris

No meu roteiro de Paris em três dias de viagem, procurei diversificar e também conhecer lugares diferentes. Fui ao Museu de L´Armée, o museu das armas, armaduras, trajes, etc.

 

Está no Palácio dos Inválidos, uma enorme construção de 1670, dedicado ao exército. Tem um acervo grande, no entanto como está em ordenado em forma cronológica, é fácil para entender os fatos históricos.

 

Estão lá as armas da primeira e segunda guerra mundial. O ponto mais importante do local, é a tumba do Napoleão.

 

Depois de passar pelo Pantheon, segui para a Rue Mouffetard, no Quartier Latin.

 

É uma rua antiga, que começou no século I, na ocupação romana. Mostra também o dia a dia da cidade.  Tem um jeito de cidade do interior, ótimo lugar para uma parada estratégica para um lanche.

 

O bairro St. Germain também vale a visita. Está entre o Rio Sena e Jardim de Luxembourgo. Um bairro que concentra lojas, hotéis de charme, galerias, antiquários e opções gastronômicas.

 

Em St.Germain, a pâtisserie Gérard Mulot, é um paraíso com doces, como os famosos macarrons, pain au chocolate e outras delícias francesas.

 

Outro ponto interessante para quem gosta de “comprinhas”, uma das três lojas da Uniqlo de Paris está em St. Germain, no Marche Saint-Germain. Sou fã da Uniqlo desde que visitei o Japão. Saiba mais no post deste Blog.

https://blog.deusarodrigues.com.br/index.php/2014/10/14/japao-e-dubai/

Mesmo com um roteiro de Paris em três dias de viagem, dá para ter espaço para as compras.

Para conhecer mais Paris – veja o link:

https://br.france.fr/pt

Onde ficar

Há muito hotéis para escolher em Paris, entre no link do Booking.com na lateral deste Blog.

Já providenciou seu seguro de viagens ?

Eu viajo com a Travel Ace.

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Problemas no exterior tem preços altos, principalmente relativos a saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2018 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel