Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lago Xochimilco um animado passeio na Cidade do México

11.dez.18 - atualizado em 31.ago.23



O Lago Xochimilco da Cidade do México é um dos pontos turísticos para um passeio super animado.

Considerado a Veneza Mexicana, os vários canais contam com inúmeros barcos coloridos, que recebem muitos turistas.

O local é ideal para fazer uma celebração entre amigos, família ou a dois.

Confira as dicas do passeio, das compras outros atrativos da Cidade do México.

Conheça também sobre: As atrações de Cancún.

Lago Xochimilco – Passeio Animado na Cidade do México

Xochimilco era um lugar para plantio de alimentos, mas atualmente a técnica é utilizada para o plantio de flores.

O Lago Xochimilco se destaca por ser um dos lugares com maiores produtores de flores do México, porém é com o turismo que se tornou mais conhecido.

Os coloridos barcos, as “trajineras”, que comportam várias pessoas, oferecem passeios divertidos, que atraem muitos turistas.

Conheça outros destinos em: Viagem ao México do Oceano Pacífico para o Atlânticos.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

O ideal é chegar no Lago Xochimilco na hora do almoço, lá há inúmeros barcos que podem ser reservados, com ou sem refeição.

Almoçar no barco e observar outros barcos deslizando suavemente pelos canais, é realmente um momento único e diferente.A diversão é garantida, a paisagem colorida rende boas fotos.  O Lago Xochimilco é um dos lugares que mostram a essência do México.

Assim como Xochimilco, a cidade de Puebla também faz parte do México Cultural.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

O Que Comer no Lago Xochimilco

O passeio que inclui almoço tem entrada e pratos típicos mexicanos com bebidas. A comida deliciosa é preparada e servida por os colaboradores da embarcação.

Xochimilco faz parte das tradições mexicanas, você vai gostar de ler também sobre: Cultura e Folclore na América do Sul.

Festas Animadas nos Barcos de Xochimilco 

A tradição de comemorações no México em especial em Xochimilco é antiga. Não são somente os turistas que se divertem nos passeios nos canais, é cenário de festas em geral da população, seja aniversário, casamentos, formaturas, etc.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

O Que Comprar em Xochimilco

Depois do almoço aproveite para fazer “comprinhas”, há muita opção de artesanato mexicano, com ótimo custo benefício em relação aos preços de outros lugares.

Na feira de artesanato de Xochimilco há muita variedade com muitas cores e criatividade da cultura. Os produtos têxteis são uma tradição, como capas para almofadas, toalhas, vestidos e bolsas.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

Sempre com a originalidade dos padrões mexicanos, como este abaixo com o rosto da Frida Kahlo.

A cerâmica também é bem desenvolvida, desde os povos Pré-Colombianos e foi aprimorada com a chegada da Cerâmica Talavera da Espanha. Eu particularmente gosto do estilo colorido e alegre.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

Outros itens diferentes no Lago Xochimilco são os objetos com o tema das “caveiras”, referentes ao Dia de Los Muertos, fazem parte do país da cultura do país.

Os famosos chapéus mexicanos são apresentados em diversas cores e padrões. As joias e semijoias em prata também são uma das atrações. Enfim há muitas opções para as “lembrancinhas de viagem” com ótimos preços.

Leia também sobre: O Dia dos Mortos no México é uma festa.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

História de Xochimilco 

A região do Lago Xochimilco já era habitada pelas civilizações Pré-colombianas, antes da colonização. Os canais e ilhas foram o lar de diversos povos.

A antiga técnica agrícola, “chinampas”, foi desenvolvida e compartilhada por diversos povos mexicanos, antes da chegada dos colonizadores. É um tipo de canteiro flutuante, feito em madeira trançada sobre áreas alagadas.

Xochimilco animado passeio da Cidade do México

Passeios na Cidade do México

A Cidade do México é uma das maiores do mundo, tem 21 milhões de habitantes. Uma metrópole vibrante, com muitos contrastes e um transito intenso. Foi fundada em 1324 pelos Astecas, recebeu o nome de Tenochtitlán, sobre alguns lagos aterrados. Em 1521 os Astecas foram derrotados pelos espanhóis e começou o período de colonização.

Depois da independência, houve a guerra com os Estados Unidos, além da Intervenção Francesa. Hoje o México vive um momento de crescimento. A cidade tem 34 Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO.

A cidade do México conta com muitos passeios imperdíveis, além do Lago Xochimilco, várias atrações em bairros diferentes.

Confira também: Lugares com energia positiva pelo mundo.

Museu Nacional de Antropologia e História

O Museu Nacional de Antropologia e História, é um dos lugares mais importantes do México e das Américas. São vinte e duas salas de exposição permanente, além de duas de exposições temporárias e três auditórios. Um grande legado arqueológico dos povos da Mesoamérica.

O acervo é impressionante, e minha sugestão é contratar um bom guia, para ter uma verdadeira aula de histórica e visitar as mais áreas mais relevantes. Uma das peças mais bonitas, é a escultura, encontrada em escavações recentes, conhecida como calendário Asteca. Está em um lugar de destaque no Museu. Faça sua reserva com antecedência do Museu Nacional de Antropologia e História.

Para que gosta de cultura, o Metropolitan Museum of Art também tem muito conteúdo. Saiba mais no post: Estações do ano em Nova York.

Zócalo, Centro histórico do México

A região central é onde a Cidade do México foi fundada em 1325. Inicialmente foi chamada de Tenochtitlán pelo império Asteca, que durou até 1521, ano da chegada dos espanhóis. A antiga cidade foi quase totalmente destruída, utilizaram as ruínas e materiais de pirâmides e templos para construir a nova cidade.

O ponto principal é a Praça da Constituição, mais conhecida como Zócalo. Onde se encontra a Catedral Metropolitana e Palácio Nacional. Ao lado da praça, estão as ruínas do Templo Maior, encontrado recentemente durante escavações.  Um dos poucos resquícios do maior império americano, antes da chegada dos europeus.

Visitar Coyoacán e  Xochimilco no Mesmo Dia

Uma das possibilidade é fazer os dois bairros num passeio de dia inteiro, chegar cedo no bairro de Coyoacán, onde fica o Museu Frida Kahlo  e depois almoçar no Lago Xochimilco. Há filas enormes para entrar no Museu Frida Kahlo, então se prepare quanto ao tempo.

O bairro de Coyoacán conta também como o Museu do Leon Trotsky entre outros. A região é interessante com as casas coloniais, artesanato e restaurantes. Lembra um pouco uma cidade do interior, pelo aspecto pacato. Destaque para a praça central e a feira de artesanato.

Coyoacán é considerado o bairro boêmio no sul da cidade e um dos mais bonitos.

Frida Kahlo um Ícone do México

Frida Kahlo se tornou também um ícone e símbolo pop. A artista que foi casada com o pintor Diego Rivera, foi uma mulher à frente do seu tempo. Superou dificuldades e doença, passou por inúmeras cirurgias, experimentou relações homossexuais e extraconjugais e acima de tudo foi muito criativa.

Por esses e outros motivos exerce uma grande atração entre os jovens, isso explica as grandes filas na porta do Museu Frida Kahlo.  Também conhecido como Casa Azul, devido a cor azul cobalto do Museu, além das obras da artista há objetos do seu universo íntimo.

Você vai gostar de conhecer também o museu e ateliê de um artista uruguaio no post: Viagem para Punta del Este.

Compre seu ingresso antecipado do tour: Xochimilco & Coyoacan com Museu Frida Kahlo tour de dia inteiro.

Pirâmides do Sol e da Lua

As Pirâmides do Sol e da Lua estão à apenas 45 minutos de carro da capital, um dos passeios mais visitados e contribuem para o incrementos de visitantes no país. Um lugar mágico com uma incrível energia mística. Reserve o passeio com antecedência: Pirâmides do Sol e da Lua.

Onde Ficar na Cidade do México

Eu indico o Hotel Fiesta Americana, fica na Avenida Reforma, em um dos pontos mais importantes da cidade, equivale a nossa avenida Paulista de São Paulo.

Há muitas outras opções de hotéis de diferentes categorias. Entre neste link para reservar hotéis na Cidade do México.

Veja as ofertas de hotéis na Cidade do México:

Booking.com

Xochimilco e outros passeios bacanas na Cidade do México

Como Chegar ao México

A Latam tem voo direto de São Paulo para a Cidade do México. Outra possibilidade é viajar via Cidade do Panamá e conhecer dois países em uma mesma viagem, eu fiz essa experiência e recomendo.

Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas e Seguro Viagem.
vai-de-promo

Dicas de Viagem para o México

Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais no post: Dicas para viajar.

Conjugue a viagem com Cancún, você não vai se arrepender, veja as ofertas de hotéis.

Booking.com

Visite Xochimilco na hora do almoço.

Nas compras vale pechinchar sempre.

Xochimilco animado passeio da Cidade do Méxicoo México

Vá a Coyoacán e aproveite para almoçar ou jantar nos restaurantes em volta da Praça central.

Se não conseguir tempo para entrar no Museu da Frida Kahlo, aproveite para comprar camiseta ou agenda, dos ambulantes da rua, para fazer bonito na hora de presentear.

No Zócalo almoce em um dos restaurantes do topo de prédios, com uma vista incrível. Rende boas fotos.

No Museu de Antropologia, visite a sala que conta a história da migração dos povos asiáticos para a América.

Para comprar Tequila, esqueça o aeroporto que os preços são altos. Se programe para comprar em lojas de conveniência ou supermercados.

Conheça também o post: Onde ficar em Playa del Carmen.

Sobre o Turismo do México

O México é um país grande que vai da costa do Oceano Pacífico para a costa do Oceano Atlântico. Há uma grande diversidade de paisagens, altitudes e clima.

Na costa do Oceano Pacífico, as duas cidades mais turísticas são: Los Cabos e Puerto Vallarta. No estado de Jalisco a cidade de Guadalajara conta com bela arquitetura e as fazendas de tequila.

No centro há várias rotas para conhecer, como San Miguel de Allende em Guanajuato, a região de vai da Cidade do México até Acapulco. Uma possibilidade de conhecer a região é com um passeio de dia inteiro, a partir da Cidade do México para Cuernavaca e Taxco.

A cidade de Puebla e Cholula fazem parte do roteiro cultural mexicano. Para quem não dispõe de tempo de hospedagem, há um interessante passeio de dia inteiro para Puebla e Cholula.

Na Costa do Oceano Atlântico o destaque é para Cancún Riviera Maia, com suas praias paradisíacas e sitos arqueológicos impressionantes. Um dos lugares que tem se destacado além de Cancún é a bonita Playa del Carmen.

De norte a sul, na Costa leste ou Costa oeste, o México tem um pouco de tudo para tornar as férias inesquecíveis.

Comida Mexicana

A comida mexicana é uma das mais diferentes que temos nas Américas. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros além da herança dos colonizadores espanhóis. A gastronomia mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.

Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus.

Um dos pratos mais tradicionais como o Mole. O prato  consiste num molho preparado com 30 ingredientes, entre eles chili (pimenta), especiarias diversas e também chocolate. Uma receita que tem passado por gerações.

Há uma variedade grande na culinária mexicana e o destaque vai para: Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias.

Uma das maneiras de explorar o México é com o: Market Tour, para desvendar em mercados os sabores, as ervas e outros ingredientes únicos. Outra maneira de conhecer a comida mexicana é através uma Aula de Culinária.

Você vai gostar de ler também sobre: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Roupas para Viajar para o México

Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Nota da Autora

Meus agradecimentos ao Visit México, pelo convite da viagem, bem como pelas fotos.  

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel