Deusa Rodrigues - Travel Agent

Fortaleza o que fazer: praia, cultura, compras e passeios

04.jan.19 - atualizado em 12.jun.19

Fortaleza: o que fazer

 

Fortaleza o que fazer: praia, cultura, compras e passeios. Eu tenho ido todo ano para o Ceará, um estado que tem a garantia de sol o ano inteiro. Um dos grandes atrativos são as belas praias com uma refrescante brisa do mar. O vento constante, devido a posição geográfica, é sempre muito agradável além de impulsionar os esportes náuticos. Minhas lembranças de viagem são muitas e sempre com desejo de retornar no próximo verão.

Fortaleza o que fazer

 

 

Praia do Futuro – a melhor para o banho

 

Para o banho de mar a Praia do Futuro é a melhor. Tem sempre muito vento, o que dá uma sensação agradável. As barracas de praia são bem estruturadas, com mesas, guarda-sol, refeições, banheiros e até piscina.  As mais famosas são: Crocobeach, Chico Caranguejo e Terra do Sol, entre outras. Toda quinta-feira à noite é dia da caranguejada com forró ou show de humor.

Fortaleza o que fazer

 

 

Avenida Beira Mar – agito da cidade

 

A beira mar de Fortaleza é a parte mais agitada da cidade. A maioria dos hotéis se concentram no entorno da Avenida Beira Mar. Há muita opção de restaurantes, lanchonetes e outros entretenimentos. A estátua da índia Iracema, personagem do escritor cearense José de Alencar, é uma das atrações. A noite a “feirinha de artesanato” da Beira Mar, atrai muita gente. Há variedade de artesanato e outros produtos cearenses.

 

Mucuripe – os barcos pesqueiros

 

O Mucuripe é o ponto nostálgico de Fortaleza e point boêmio. Fica no final da Beira Mar, uma bela paisagem emoldurada por pequenos barcos pesqueiros. Bem em frente ao mar está uma pequena e singela igreja para abençoar os pescadores.

Fortaleza: o que fazer

 

O Mercado dos peixes, é uma dica para o jantar. São quiosques simples, que além da venda de peixe fresco, oferecem deliciosos pratos. Há outros restaurantes tradicionais próximo ao Mercado.

Fortaleza: o que fazer

 

Eu adoro esse lugar, porque mostra a essência de Fortaleza. Quando vejo as velas do Mucuripe, lembro da música do cantor Fagner com a música – As velas do Mucuripe.

 

Fortaleza: o que fazer

 

 

Dragão do Mar – Centro Cultural

 

O Centro Cultural Dragão do Mar, abriga várias exposições e shows. Tem uma arquitetura moderna, que contrasta com os velhos casarões coloniais da redondeza.

Fortaleza: o que fazer

 

Vários são restaurantes nos casarões,  abrem somente para o happy hour. Dica importante, visite o Dragão do Mar no final da tarde, para sentir o clima do entorno.

Fortaleza: o que fazer

 

 

Mercado Central – compras

O Mercado Central de Fortaleza é um ícone na cidade. Começou em 1809, quando a Câmara Municipal autorizou sua construção. Passou por várias mudanças e em 1998 se estabeleceu no atual endereço, ao lado da Catedral Metropolitana, a Igreja da Sé. Tem muitos boxes de produtos variados do artesanato, bem como produtos da terra como castanhas, doces e aguardentes. Vale a pena visitar para conhecer os trabalhos de renda de bilros, um patrimônio brasileiro.

Fortaleza: o que fazder

 

 

Centro das Tapioqueiras – gastronomia típica

 

O Centro das Tapioqueiras de Messejana, é uma ótima opção para o final da tarde. Há diversas tapiocarias, que servem tapiocas, com as mais variadas opções de recheio salgado ou doce. Minha preferida é a básica, com queijo de coalho, uma especialidade cearense. É impressionante a quantidade de tapiocas servidas na alta temporada. O lugar é bem simples, mas autentico e com tapiocas deliciosas. Eu indico a Recando do Sertão.

Fortaleza: o que fazer

 

 

Cumbuco e o Kitesurf – passeios

 

Cumbuco é uma charmosa vila de pescadores que pertence ao munícipio de Caucaia. Está a apenas 25 km de Fortaleza, dá para fazer um passeio de dia inteiro. O sol está presente em todos os dias e a média de temperatura de 30 graus. Devido ao vento constante é local da prática de Kitesurf. A praia é muito bonita, com o céu cheio de velas coloridas.

 

Fortaleza: o que fazer

 

A simpática vila a noite tem vários estilos de restaurante para um jantar pé na areia. Devido ao porto de Pecém, há uma pequena colônia de coreanos em Cumbuco, com isso agora há também restaurantes típicos.  A cidade de Cumbuco é uma ótima opção de hospedagem.

 

Fortaleza: o que fazer

 

Praia de Beach Park – passeio na região

 

A praia do Beach Park em Aquiraz, é outra boa opção nos arredores. Está a apenas 26 km. Agora com a nova estrada que liga a Praia do Futuro à Aquiraz, ficou mais fácil a locomoção.

O parque aquático é o grande atrativo. São inúmeros brinquedos para todas as idades. Compre aqui seu ingresso antecipado para o Beach Park e evite filas.

 

Fortaleza: o que fazer

 

As barracas de praia do Beach Park são super estruturadas, com refeição e música ao vivo nos finais de semana. Há uma pequena e charmosa vila, com artesanato e lanche. A praia é muito bonita e ótima para banho de mar.

 

Fortaleza: o que fazer

 

 

Canoa Quebrada – falésias e visual

 

Canoa Quebrada é uma das joias do litoral cearense. Foi a primeira praia do Ceará a ficar badalada no passado. Está a 179 km de Fortaleza, mas mesmo assim dá para sair cedinho e voltar a noite. O visual das falésias vermelhas com o contraste do azul do mar é imbatível. Há uma variedade de restaurantes em cima das falésias com uma linda vista do mar.

Fortaleza: o que fazer

 

 

Sobre Fortaleza – dunas lembram deserto

 

O território do atual estado do Ceará era ocupado originalmente pelos índios Tupis e Cariris. Em 1535 depois da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, o português Antônio Cardoso Barros, passou a administrar a Capitania do Siará, atual Ceará; dizem que o nome vem do Deserto do Saara, devido às imensas dunas que emolduram as praias. Os holandeses e piratas também brigaram pela posse territorial. O centro da cidade de Fortaleza guarda os prédios antigos da colônia. É um dos polos turísticos do Nordeste mais desenvolvidos.  Hoje Fortaleza tem novos voos internacionais, portanto a cada dia chegam mais visitantes estrangeiros. Todos para curtir o sol e com a pergunta. Fortaleza: o que fazer?

Fortaleza: o que fazer

 

 

Onde se hospedar em Fortaleza

 

Para quem gosta de praia boa, indico o Vila Galé Praia do Futuro. Ele tem a própria barraca de praia, o Café Vila Galé, bem estruturada. As barracas de praia normalmente são bem agitadas, mas essa é mais tranquila, porque frequentada somente por hóspedes.

Faça a reserva do Vila Galé Praia do Futuro.

Fortaleza: o que fazer

 

 

Dicas de viagem para Fortaleza

 

Para visitar as praias próximo, alugar um carro é ideal.

 

Na hora do almoço a pedida é o peixe pargo grelhado inteiro, ou carne de sol com baião de dois e purê de macaxeira.

Fortaleza: O que fazer

 

Prove o picolé da terra, o Pardal tem uma ótima opção sabor tapioca.

Confira o rico artesanato.

Fortaleza: o que fazer

 

Que tal conjugar a viagem de Fortaleza com Recife? 

  1. ELZA ANTÃO BODENMULLER disse:

    quero saber pacotes de viagem, para 8 dias,
    quais os meses melhores e mais baratos!
    para uma pessoa.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel