Deusa Rodrigues - Travel Agent

Foz do Iguaçu – PR: cataratas, natureza, animais e energia positiva

18.jan.19 - atualizado em 22.fev.24



Foz do Iguaçu – PR: cataratas, natureza, animais e energia positiva. Um dos cartões postais do Brasil, considerado uma das “Sete Maravilhas da Natureza”.

Além das Cataratas de Iguaçu há várias outras atrações para tornar a viagem inesquecível. Você voltará com belas fotos, histórias para contar e muita energia positiva. O “banho dos respingos” na Garganta do Diabo lava a alma.

Eu recomendo visitar, confira minhas dicas de viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Foz do Iguaçu - PR

Conheça os melhores passeios de Foz do Iguaçu.

Parque Nacional das Cataratas em Foz do Iguaçu

O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu tem uma boa infraestrutura e preservação do meio ambiente.

Conta com o centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, praça da alimentação, ônibus internos, passeios adicionais. Para quem como eu, conheceu Foz do Iguaçu no passado, poderá observar a transformação, para um destino com qualificação internacional.

As trilhas são bem conversadas e o passeio pode durar de 2 a 4 horas, de acordo com as paradas dos visitantes. O platô de observação da Garganta do Diabo, é o mais bonito.

O ideal é fazer o passeio na parte da manhã e depois aproveitar para almoçar no Restaurante Porto Canoas, com vista para o rio. Visitar Foz do Iguaçu – PR, é um momento mágico, que vale cada centavo.

Considero Foz do Iguaçu uma viagem para alma, confira no final deste post esse conceito.

Foz do Iguaçu - PR

As Cataratas de Foz do Iguaçu são um dos Cartões Postais do Brasil.

Sete Maravilhas da Natureza – Foz do Iguaçu

Em 2012 as Cataratas de Iguaçu receberam o título oficial Sete Maravilhas da Natureza, concedido pela Fundação  New 7 Wonders e é divido entre Brasil e Argentina. Foi feita uma campanha prévia, pelas Cataratas na Internet por quatro anos.

Além das Cataratas, a Amazônia também recebeu o título. O Brasil é o único país a ter duas, dentre as “Sete Maravilhas da Natureza”.

Conheça também outras três das Sete Maravilhas da Natureza nos posts:

Table Mountain – Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.
Halong Bay – Lua de Mel no Vietnam.
Amazônia – O que fazer em Manaus.

Foz do Iguaçu - PR

Você vai gostar de conhecer também outras cataratas:

Victoria Falls na África, saiba mais no post: Viagem à Zâmbia e Chobe National Park.
Niágara Fall no Canadá, confira no post: Montanhas Rochosas.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

O Parque das Aves é um Centro de Conversação Integrada da Mata Atlântica. É o segundo atrativo mais procurado de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu - PR

As visitas são feitas num percurso de 1,5 quilômetros de extensão, para observar: tucanos, araras, guarás, flamingos e papagaios.

Foz do Iguaçu - PR

Além da observação, há a interessante interação com as aves. Os turistas ficam no mesmo espaço das araras azuis, que voam de um lado ao outro sem se importar com os humanos. Simplesmente incrível, tentei fazer vídeos da experiência, mas acabei me deixando levar pelo movimento das araras.

As lembranças ficaram na memória, confira o ingresso para o Parque das Aves.

Quando o assunto é sobre a fauna, conheça também:

Animais da América do Sul.
Safáris e Animais da África.

Foz do Iguaçu - PR

Macuco Safári – Aventura pelas águas

O passeio de barco no Tour Macuco Safári tem um pouco mais de aventura pelas águas das Cataratas. Para quem gosta de emoção, lanchas rápidas seguem em ziguezague pelo leito do rio.

Há ainda o tour Iguassu River Tour – barco do Macuco Aventura X, que navega pelas águas do rio Paraná e do Rio Iguaçu, nas fronteiras com o Paraguai e Argentina.

É bem interessante porque há informações sobre a região e as pontes. O roteiro passa pela Ponte da Amizade, possibilita vista panorâmica da hidrelétrica Acaray e Itaipu Binacional, com retorno pelo rio Iguaçu com Rio Paraná.

Na Oceania também conta com passeios de aventura como esse, confira o post: O que fazer na Nova Zelândia.

Kattamaran II Itaipu – Cruzeiro ao pôr do sol

O Kattamaran II Itaipu, é um passeio de barco relaxante pelo Lago de Itaipú ao pôr do sol. Os visitantes são recebidos com um drink. No dia do Mini-Cruzeiro, tive muita sorte, o céu com nuvens, parecia pipoca desenhada junto aos tons do poente.

Considerei também um programa, que atende famílias, casais e amigos.

Fiquei surpreendida com o Passeio de Catamarã, sendo que há horários no pôr do sol e jantar.

Foz do Iguaçu - PR

O bonito passeio em barco ao pôr do sol, me fez lembrar de um destino da África, saiba mais em: Viagem para Zâmbia e Chobe National Park.

Itaipu Binacional – Visita a Hidroelétrica

A Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional, é reconhecida como uma das maiores obras de engenharia moderna. A construção foi monumental e um grande feito para o Brasil e Paraguai, conta com 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura máxima. Os dois países dividem igualmente a administração.

A visita é bem organizada, efetuada num tipo de ônibus aberto, com um guia que passa muita informação sobre: história, tecnologia, curiosidades, etc. Reserve o Tour do Museu de Itaipu.

Conheça também a capital do Paraguai, saiba mais no post: O que fazer em Assunção.

Itaipu

Infelizmente a imagem de Itaipu cheia, acontece somente em determinados períodos, eu não tive essa oportunidade de conferir de perto.

Itaipu

Que tal conhecer também a capital do estado do Paraná: Curitiba?

Itaipu Refúgio Biológico

Um passeio diferente é o Itaipu Refúgio Biológico, com trilhas no meio de mata, para ficar próximo de animais nativos da região. Nos anos 70 teve início um projeto para cuidar de animais desalojados pela usina. Durante o trajeto há Trilha dos Sentidos, além da Experiência em Sustentabilidade e Água.

Itaipu Ecomuseu – História e ecologia

Uma visita ao Itaipu Museu permite uma experiência diferente para conhecer a história e ecologia da região. Está localizado próximo ao Centro de Visitantes de Itaipu. Um passeio para caminhar entre os blocos temáticos e saber mias sobre Foz do Iguaçu.

Marco 3 Fronteiras – Experiência

O Marco 3 Fronteiras foi revitalizado. É considerado como um novo polo turístico. É formado pelo encontro dos rios Iguaçu e Paraná, na fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai.

Tem formato de uma triângulo equilátero com três lados iguais, feito em uma peça de pedra única. O Marco 3 Fronteiras é considerado como um obelisco, saiba mais no post: Obeliscos pelo mundo.

Interessante saber que foi em 1542, que o primeiro homem branco observou as Cataratas. Há homenagem às Missões Jesuítas, através das construções.

O monumento é rodeado de fontes de água e à noite ganha uma iluminação colorida e um show que recria a história da região. Uma projeção mostra a origem da cidade e os desbravamentos. A proposta integra a tecnologia e entretenimento.

Reserve a Excursão Marco 3 Fronteiras.

Saiba sobre as atrações da capital da Argentina no post: Viagem para Buenos Aires.

Parque Aquático – Blue Park

O Parque Aquático Blue Park fica em cima do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo.

Dentre as atrações está a terceira praia termal com ondas do mundo. São 9 tipos de ondas que chegam a ter 1,20 metros de altura, com areia de verdade. O cenário é paradisíaco onde a cor da água lembra o mar caribenho.

Há atrações radicais como Twist Tube e Fast Falls para garantir muita adrenalina para os fãs de aventuras. E na Terceira Etapa será inaugurado a Fantasy Island, uma área criada para os pequenos se divertirem.

Reserve seu ingressos antecipado do  Blue Park.


Booking.com

Vista aérea – Passeio de Helicóptero

Um dos melhores passeios de Foz do Iguaçu é sobrevoar as Cataratas em helicóptero. Esse é uma experiência inesquecível.

Entre neste link para comprar o passeio de helicóptero.

Foz do Iguaçu - PR

Templo Budista momento zen

O Templo Budista é um momento zen na viagem para Foz do Iguaçu. O Templo Budista foi construído em 1996 e em seus jardins há 120 estátuas. O Buda de 7 metros de altura é o maior destaque do local. A arquitetura budista, a natureza e a vista de parte da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este, torna o lugar muito especial.

DreamLand Foz do Iguaçu  – Museu de Cera

Uma opção interessante é o museu de cera que também conta com outras atrações como o Vale dos Dinossauros, carros antigos, Hollywood Dream Cars, carros esportivos Super Carros e motos, Dreams Motor Show.

Reserve o Dreams Park Show Completo.

O parque faz parte das atrações semelhantes às da Serra Gaúcha, saiba mais em: Lua de Mel em Gramado.

Compras no Paraguai

No lado paraguaio há centenas de lojas, milhares de produtos e muitos compradores que cruzam a Ponte da Amizade. Essa é uma oportunidade na viagem para comprar itens como perfumes, roupas, eletrônicos.

A dica é fazer um Tour de Compras para Ciudad del Este.

Para quem gosta de adquirir produtos em viagem, os destinos nos Estados Unidos, também são incríveis. Saiba mais no post: South Beach em Miami.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab – Reflexão

A mesquita foi construída em 1980 pela comunidade islâmica presente em Foz do Iguaçu. O tempo da religião muçulmana integra os costumes da população da cidade. Local ideal para dedicar alguns momentos à oração e reflexão. As mulheres devem usar um véu para entrar na mesquita.

Uma das mesquitas mais bonitas do mundo está nos Emirados Árabes, confira no post: Viagem para Abu Dhabi.

Onde Ficar em Foz do Iguaçu

Há várias opções de hotelaria em Foz do Iguaçu, tanto na Estrada das Cataratas como no centro da cidade.

Há vantagens em ficar no centro da cidade, porque de lá é possível sair para a maioria dos passeios. Veja abaixo minhas sugestões:

Entre neste link para reservar hotel em Foz do Iguaçu.

Tarobá Hotel Foz do Iguaçu

Eu indico o Tarobá Hotel Foz do Iguaçu, porque me hospedei lá. Tem ótima localização e um bom café da manhã. Um detalhe interessante é que do restaurante do hotel, localizado e um dos últimos andares do prédio, é possível avistar toda da cidade.

Hotel Bella Itália

Outra possibilidade no centro da cidade, com ótima localização e bom restaurante é o Hotel Bella Itália.

Belmond Cataratas

Se você quiser ficar em alto estilo super luxo, eu indico o Belmond Cataratas.  O maior diferencial deste hotel, é estar dentro do Parque Nacional e de frente para as Cataratas.

Para hóspedes, não há necessidade de pagar o ingresso para o parque, além da possibilidade de fazer a trilha a qualquer hora. Recomendo uma sessão no SPA, com produtos brasileiros e depois um relax nas redes do jardim. Esse é um hotel ícone brasileiro, com quase sessenta anos e totalmente remodelado, sem perder o ar “vintage”.

O Belmond também administra o famoso Copacabana Palace, saiba mais no post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Hotel das Cataratas

Que tal esticar a viagem para a capital do Paraguai? Conheça também: O que fazer em Assunção.

Como chegar à Foz do Iguaçu

Há voos para Foz do Iguaçu partindo e de São Paulo e outras cidades do Brasil.


Seguros Promo

Explore Foz do Iguaçu com traslados de chegada e saída e passeios.

Dicas de Foz do Iguaçu

Almoçar na Churrascaria Rafain um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu.

Almoçar no Restaurante Porto Canoas dentro do Parque Nacional das Cataratas, de vista para o rio, com música ao vivo.

Foz do Iguaçu - PR

Natal em Foz do Iguaçu

As comemorações do Natal em Foz do Iguaçu acontecem na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe das 20h00 à 24h00 diariamente no mês de dezembro.

Há projeção com som e imagens, com os temas da Magia do Natal, dos atrativos de Foz do Iguaçu e sua história. O espetáculo pode ser observado de alguns pontos da cidade.

Conheça também: 9 Viagens no Natal pelo Brasil.

História de Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu começou a prosperar depois da inauguração da Ponte da Amizade, mas foi com a construção da Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional, que cresceu muito. A construção causou um forte impacto na região, houve movimentos migratórios de vários lugares do Brasil para trabalhar nas obras.

A população passou de 33.970 em 1970 para 136.320 em 1980, com um crescimento demográfico de 395%. Hoje a cidade vive do turismo e da Hidroelétrica, é um dos destinos brasileiros mais visitados por estrangeiros.

Itaipu

Missões Jesuítas – Extensão de viagem

Para quem dispõe de tempo é possível estender para as Missões Jesuítas do Paraguai, é uma boa oportunidade para conhecer um legado histórico do país vizinho.

Na história do Paraguai há heranças da Companhia de Jesus, que fundaram diversas Missões Jesuítas.

Hoje há ruínas, que são pontos turísticos em diversas localidades como San Ignacio Guazú, San Cosme y San Damián, Santiago, Santa María e Santa Rosa. As regiões dos Povoados Jesuíticos do Paraguai estão no departamento de Itapúa, são do período de 1609 a 1768, também consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Para chegar às Missões Jesuítas do Paraguai a partir de Foz do Iguaçu, deve-se seguir de ônibus ou carro alugado, para a cidade de Encarnación, que está há 250 quilômetros.

Booking.com

A partir daí é possível conhecer a região e as Missões Jesuítas mencionadas. A dica é se hospedar no Awa Resort Hotel, com ótima infraestrutura.

Outros cartões postais do Brasil

O Brasil tem inúmeros atrativos, outros cartões postais famosos são: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Confira no post: Rio de Janeiro melhores passeios.

Na Amazônia o Teatro Amazonas é muito visitado, saiba mais no post: O que fazer em Manaus.

No Sul do Brasil, o Jardim Botânico da capital do Paraná é um dos destaques. Saiba mais no post: Lua de Mel em Curitiba.

Na cidade de São Paulo, o Masp é um dos cartões postais, acompanhe o post: O que fazer na avenida Paulista.

Viagens para a alma

Dentro do meu conceito e deste Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como as pirâmides e diversos templos. Há também lugares privilegiados da natureza como Foz do Iguaçu.

Conheça os 10 Destinos com energia positiva no mundo.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel