Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

24.jan.19 - atualizado em 08.jul.20

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

O que fazer na avenida Paulista, um lugar que concentra muitas opções de lazer. Um dos pontos mais importantes de São Paulo, onde tudo acontece. Tem um movimento intenso de pessoas que trabalham, mas também se divertem na avenida mais famosa da cidade.

A grande metrópole se reinventa a cada momento. Siga as dicas de cultura, mirante, museus, cafés, bares e restaurantes de uma paulistana.

Você também vai gostar de ler sobre:
Pôr do sol no Farol Santander em São Paulo.

Dica número 1 – o que fazer na avenida Paulista – Masp

Visitar o Museu de Arte de São Paulo – Masp,  é uma referência, um dos mais importantes do Hemisfério Sul. Conta com um importante acervo de 10.000 peças, obras de: s: Van Gogh, Cézame, Renoir, Anita Malfati, Di Cavalcanti, etc. A localização é perfeita, praticamente no meio da avenida, de frente para o Parque Trianon e com fundos para a avenida Nove de Julho.

O prédio moderno impressiona pelas formas. A arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o MASP, idealizou o vão livre de 700 m, de acordo com a recomendação do doador do terreno, o construtor Joaquim Eugênio de Lima, para preservar a bela vista do centro. É um dos cartões postais de cidade. A dica sobre o que fazer na Paulista é ir no dia terça-feira, dia de entrada gratuita.

Conheça mais a cidade no post: Atrações de São Paulo: Terraço Itália, Museu do Futebol, etc.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

A arquiteta Lina Bo Bardi era ítalo-brasileira. Saiba mais sobre seu país de origem: Itália.

O que fazer na avenida Paulista – visitar o Instituto Moreira Sales – IMS

O Instituto Moreira Sales, passou anos em um endereço discreto do bairro de Higienópolis, até ser transferido para Paulista. O edifício localizado próximo à rua da Consolação, passou remodelação com um projeto arquitetônico inovador.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

São vários andares com exposições diversas, auditório para cinema, shows, debates, palestras e biblioteca. Logo na entrada, próximo das escadas rolantes há o Restaurante Balaio, uma ótima opção para uma refeição. Na Praça IMS – 5.andar, ha um café e ampla janela de frente para a Paulista, as dicas são fotografar e observar a avenida.

Há destinos paulistas bem próximos de São Paulo, conheça: Estrada do vinho em São Roque.

Itaú Cultural – outra dica da avenida Paulista

O Itaú Cultural, é voltado ao conteúdo e incentivo à cultura. Há vários espaços com exposições, mostras, teatros, etc. Recomendo a visita à exposição Brasiliana e a Numismática, de moedas. As obras de gravuras de Debret, Descourtilz, Rugendas e a dupla Spix e Martius, são belíssimas.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Os artistas europeus, retratavam as belezas naturais do Brasil colônia com perfeição. Uma maneira de conhecer a história do Brasil, através do bom gosto das gravuras. A dica sobre o que fazer na Paulista é conjugar exposições com apresentações no Itaú Cultural.

Eu conferi a exposição sobre o cantor Alceu Valença, onde há informações sobre a vida do artista, A mostra é colorida e alegre assim com a produção do cantor. A melhor parte são os fones de ouvido, onde se pode escutar as principais cancões de Alceu Valença.

No centro histórico de São Paulo, também tem opções culturais interessantes. Leia também: Centro Cultural BB – Exposição Egito Antigo.

Japan House – dica bacana da avenida Paulista

Criada pelo governo japonês, a Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. O espaço foi desenvolvido pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, e com o escritório brasileiro FGMF Arquiteto. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação. Além de São Paulo, somente Los Angeles e Londres, foram escolhidas para sediar a Japan House. O que fazer na Paulista é conferir as exposições e eventos, sempre há novidades.

Saiba mais sobre o Japão.

Sesc – mirante ponto turístico da avenida Paulista

O Sesc fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como toda unidade do Sesc, oferece vários cursos e atividades. O espaço mais concorrido é a cobertura, um mirante com uma vista incrível da cidade.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Recebe a cada final de semana seis mil pessoas para participar das atividades e conferir o visual. Nos dois últimos andares há lanchonete e comedoria, além de mirante. Os cardápios dos dois ambientes são ótimos e com preço justo. Virou a nova atração da cidade. O que fazer na Paulista é ir no final da tarde para curtir o pôr do sol. Esta é uma das muitas atividades bacanas sem custo, um das minhas preferidas.

Outras cidades do mundo com mirantes bacana é Santiago do Chile. Saiba mais em: Sky Costanera – mirante com 300 metros de altura.

Fiesp – negócios e cultura na avenida Paulista

O prédio da Fiesp é uma referência, com sua fachada inclinada. A arquitetura é moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, abriga além da Fiesp, o Ciesp, o Senai-SP, o Sesi-SP e o Instituto Roberto Simonsen. Durante o Natal tem uma bonita decoração com luzes.

O Centro Cultural Fiesp é um espaço para as artes cênicas e visuais, audiovisual, música e tecnologia. A parede de concreto que dá para alameda Santos, tem um belo jardim projetado por Roberto Burle Marx (1909-1994). O que fazer na Paulista é: tomar um café com bolo, na Patisserie Douce France e observar o jardim.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Casa das Rosas – dica visitar o jardim

A Casa das Rosas é um bonito casarão estilo clássico francês. Há várias manifestações culturais a disposição.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Um dos meus passeios preferidos. O que fazer na avenida Paulista, a dica é tomar café no Restaurante da Casa das Rosas, que fica no jardim, entre o as rosas e árvores.  Esse local é nos fundos da Casa da Rosas, próximo ao moderno edifício comercial Parque Cultural Paulista.

Se você gosta de flores, conheça também a cidade do interior de São Paulo: Holambra.

Conjunto Nacional – ponto de encontro na avenida Paulista

Conjunto Nacional, na esquina da rua Augusta, ao lado da estão do Metrô, é um dos lugares mais agitados da Paulista. Foi inaugurado em 1956, passou por várias fases. O relógio do alto do edifício pode ser visto de vários pontos de São Paulo. Abriga escritórios, cinemas, restaurantes, lojas e a famosa livraria Cultura. O que fazer na avenida Paulista: tomar café na Livraria Cultura. O ponto de encontro famoso, seja para lazer ou negócios.

Essa bela escada iluminada da Livraria Cultura, é como um letreiro de um espetáculo para o mundo dos livros.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

O estilo do Conjunto Nacional é outro atrativo do espaço, é um clássico da arquitetura em São Paulo. Essa passarela no vão central leva até o primeiro andar onde está o Blue Note. Em suas paredes há uma criativa exposição de arte com quadros feitos de objetos reciclados.

Há uma exposição permanente das estátuas de Dom Quixote a cavalo, com Sancho Pança, seu fiel escudeiro. Interessante observar que a estátua é feita de lixo reciclado. Uma obra em homenagem aos 400 anos do escritor Miguel Cervantes.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Veja as ofertas de hotéis em São Paulo:

Booking.com

Instituto Cervantes – cultura espanhola

O Instituto Cervantes é uma entidade que promove a cultura espanhola no Brasil, localiza-se na Avenida Paulista, próximo da Rua da Consolação. O instituto conta com curso de espanhol e atividades culturais de música, literatura e exposições. Há uma biblioteca com obras em castelhano e nas línguas da Espanha.

Na sala de exposições, há mostras frequentes. Eu conferi a exposição sobre as publicações em galego na América Latina. No site do Instituto há informações sobre as diversas atividades.

Dicas de hospedagem – região da Paulista

Para visitar as atrações da Paulista, o ideal é ficar em hotéis próximos. Em alguns hotéis é possível caminhar até os principais pontos. Veja algumas indicações, é só entrar no link e fazer a reserva:

Para reservar hotel em São Paulo, entre neste link.

Ibis Paulista – categoria turística na Avenida Paulista próximo da Rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na Avenida Paulista próximo da Rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na Alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na Rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – Alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedagem vários poderosos, na Alameda Santos, paralela à Avenida Paulista.

Como chegar à São Paulo

As principais cidades do Brasil tem voos para a cidade de São Paulo, tanto para o Aeroporto de Guarulhos como Congonhas.

Entre neste link para comprar as passagens aéreas para São Paulo.

Dica de como se locomover na Avenida Paulista

Para se locomover na Avenida Paulista há três estações de Metrô, em pontos estratégicos: Brigadeiro, Trianon-Masp e Paulista, da Linha Verde. Todas as atrações mencionadas neste post, podem ser visitadas através de Metrô, ou para quem preferir, caminhar pela avenida é também uma atração.

Para conhecer melhor a cidade e os arredores, você pode alugar um carro.

Dica esperta – o que fazer na Paulista: trabalhar no Coworking Santander

Uma agência bancária, com coworking e café, esta é a novidade na entrada do Shopping Center Três. O espaço é bonito e moderno, num ponto movimentado da Paulista. Não é necessário ser cliente do banco, para aproveitar as mesas e wifi free, sem custos. Para o consumo na cafeteria, clientes do banco tem desconto. Assim é São Paulo, moderna, mistura negócios com lazer, com charme.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Dicas da avenida Paulista no domingão

Aos domingos a avenida Paulista é só dos pedestres, fica fechada para os carros. Todas as “tribos” circulam, com performances, mini shows, musica variada, bikes, pets, vendas diversas e muita alegria. A feira de Antiguidades do vão livre do Masp é um ponto turístico da cidade.

Dica – Jazz na Avenida Paulista

A sensação do momento na noite paulistana é o Blue Note, a casa de jazz, blues e outras músicas. Está localizado no primeiro andar do Conjunto Nacional, num bonito espaço remodelado. A iluminação azul na fachada identifica a casa.

Dica de Bar transado na Avenida Paulista

O Bar e Restaurante Riviera é um clássico do pedaço. Ele está no primeiro andar na esquina da Avenida Paulista com a Consolação. Nos anos 80 ficou famoso por ser mencionado com frequência nos quadrinhos humorísticos  da personagem fictícia Rê Bordosa do cartunista Angeli. Foi remodelado e é um ponto turístico de cidades.

Restaurantes da Avenida Paulista

Confira o Restaurante Balaio no Instituto Moreira Sales, é uma ótima opção pós visitar exposições.

O Restaurante Spot é outro ponto turístico, ele é moderno e frequentado por artistas e pessoas influentes. Fica na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 a uma quadra da Avenida Paulista.

A cidade de São Paulo é conhecida pela gastronomia internacional, com restaurantes de várias nacionalidades, na avenida Paulista e região há muitas opções.

Que tal conhecer mais sobre os restaurantes de São Paulo? Acompanhe os posts:

Os chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.
Centro de São Paulo e a gastronomia eclética?

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Dicas de Comidinhas na Avenida Paulista

Prove as “comidinhas” do Sesc Paulista, são deliciosas e com preços justos. Há dois espaços: uma lanchonete no 17.andar e a comedoria no 16.andar, as mesas são compartilhadas.

Não saia da Paulista sem passar pelo V.Café da Cultura no Conjunto Nacional. Esse é ponto de encontro de paulistanos e visitantes.

Para tomar um café com calma a dica é: Fran´s Café ou Starbucks da Rua Haddock Lobo, 586 e 608, um ao lado do outro, próximos da Avenida Paulista.

A novidade da avenida Paulista, e a Méqui 1000, a milésima loja brasileira do McDonald´s que foi inaugurada em 18/10/2019, num bonito casarão da avenida Paulista, 1811. O local já foi sede do Bank Boston e do Banco Itaú. Os diferenciais desta loja são: unir a tecnologia com arquitetura clássica, o cardápio exclusivo e estar aberta 24 horas. Este é um ponto nobre da avenida e com muita circulação.

Outro café bacana é o Sensory Coffee Roasters no Mirante 9 de Julho, ele fica atrás do Masp, num plano mais abaixo na Rua Carlos Comenale s/n. O café vale a pena ser visitado tanto pelas comidinhas como pela vista da Avenida 9 de Julho.

A vista do Mirante 9 de Julho é diferente e novidade para muitos visitantes.

Paulista Cultural – Programação especial 

O evento Paulista Cultural, começou em 2018 e levou 40.000 pessoas para visitar a região. Considerado o maior corredor cultural do Brasil, a Avenida Paulista oferece muitas opções. Na segunda edição do evento em 28 de abril de 2019, teve programação conjunta de várias atrações da avenida. Todos os envolvidos apresentaram atividades interligadas e grátis. Uma super oportunidade na cidade de São Paulo. O que fazer na avenida Paulista, em 2020 tem mais Paulista Cultural.

São Paulo – 466 anos

A cidade completou 466 anos em  25 de janeiro de 2020, a comemoração promete inclusive com show na avenida Paulista. A avenida mais famosa de São Paulo também é palco de manifestações e comemorações.

É o local onde tudo acontece, um local para curtir nas quatro estações do ano. São Paulo tem semelhanças com a cidade mais vibrante dos Estados Unidos, acompanhe no post: Estações do ano em Nova York.

Dica para estender a viagem

Há várias outras cidades próximas à São Paulo, que vale a pena a viagem. Confira os posts:

Lua de Mel em Campos do Jordão.
Melhores praias do Guarujá.

Veja as ofertas de hotéis nas 2 cidades:

Booking.com



Booking.com

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel