02.fev.19

O Carnaval de Veneza 2019 é inspiração



O Carnaval de Veneza 2019 é pura inspiração, com máscaras e fantasias luxuosas.  Começou com os nobres que utilizavam máscaras nos bailes de carnaval para não serem reconhecidos. As máscaras caíram no gosto popular. A tradição continua e o Carnaval de Veneza 2019, ocorre durante duas semanas. Há desfiles nas ruas e nos canais, shows com malabaristas, acrobatas, músicos e dançarinos. Os bailes de máscaras continuam com muito luxo. Além do carnaval, a cidade tem como diferencial a bela arquitetura e seus palácios. Estive em Veneza e considero de um dos carnavais mais famosos do mundo e simplesmente inesquecível.

Carnaval de Veneza

 

Máscaras – símbolo de liberdade

As máscaras são as protagonistas do Carnaval de Veneza. Começaram a ser usadas para esconder a identidade, nas festas e bailes de carnaval. Com o uso das máscaras, pessoas de qualquer classe social, poderiam frequentar as festas, daí o símbolo de liberdade ou transgressão. As máscaras na Veneza de hoje são obras de arte, que fazem parte do artesanato veneziano.

Programação do Carnaval de Veneza de 2019

A festa se estende por duas semanas, portanto dá para visitar a Itália e incluir o Carnaval de Veneza na programação.

17 de fevereiro – começa com a Festa Veneziana na Água no Canal Grande e *Sestiere di Cannareggio – incrível quantidade de barcos e gondolas com pessoas com roupas típicas e mascaras.

Carnaval de Veneza

23 de fevereiro – Festa das Marias, doze lindas garotas selecionadas, participam do desfile com trajes tradicionais. Nesse dia há também o Show Carnaval de Rua do Mestre, além de *jantar e baile de máscaras no tradicional Ca´Vendramin Calergi.

24 de fevereiro – Voo do Anjo, que desliza por um cabo de aço da torre do sino de San Marcos, para o meio da praça. Segue em paralelo concurso de máscaras e *jantar e baile de máscaras.

25, 26, 27 de fevereiro – Concurso de máscaras e *jantar com baile de máscara.

Carnaval de Veneza

28 de fevereiro – Carnaval em Burano: desfiles de carros alegóricos, música ao vivo, animação infantil, etc.

01 de março – Concurso de máscaras e *jantar com baile de máscaras.

Carnaval de Veneza

02 de março –  Concurso de máscaras e *jantar com baile de máscaras.

Carnaval de Veneza

03 de março – Voo de águia, outro evento espetacular se simula uma águia que desliza da Torre de São Marcos para o meio da Praça de São Marcos.

Carnaval de Veneza

04 de março – Concurso de máscaras e *jantar com baile de máscaras.

05 de março – Cerimônia de entrega do prêmio “Maria 2019 da Festa das Marias”. Ainda nesse dia há o “SLOVO DEL LEON”. O leão símbolo de Veneza, pintado numa grande bandeira, desliza da torre do sino sobre o público no palco da São Marcos. Evento que encerra o Carnaval de Veneza 2019. A noite segue o tradicional *jantar com baile de máscaras.

O que visitar

Há belos recantos barrocos e renascentistas. Não há como não se encantar com seus becos e ruas. Nada como curtir o pôr do sol nos canais em um passeio de gôndola. A chegada de barco é sempre encantadora, seja no Vaporetto, taxi aquático, ou barco compartilhado. Depois disso é hora de circular e se inspirar, principalmente no Carnaval de Veneza 2019.

Carnaval de Veneza

 

O Grande Canal

O Grande Canal é a maior e mais importante via aquática local, corta toda cidade.  A melhor maneira de conhecê-lo é por meio dos famosos passeios de gôndola, por baixo de pontes e com vistas da bela arquitetura.

Carnaval de Veneza

 

Praça São Marcos

A Praça São Marcos durante o Carnaval de Veneza 2019, tem um palco fixo montado, é onde tudo acontece.  O grande ponto de atração de Veneza, é o maior espaço público da cidade, com turistas do mundo inteiro, habitantes locais e muitos pombos. A basílica é a imponente igreja que deu o nome à praça, merece uma visita. Ambos locais são icônicos e símbolos de Veneza. Na mesma praça está o famoso Palácio Ducal, também conhecido como Palácio do Doge, uma obra-prima em estilo gótico veneziano.

Carnaval de Veneza

 

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros está situada perto da Praça São Marcos e liga o Palácio Ducal a Prigioni Nove, a prisão nova. Tem esse nome porque os presos, que passavam no local a caminho de interrogatórios, soltavam ali o último suspiro. Hoje são os visitantes que soltam os suspiros devido à beleza da construção. No Carnaval de Veneza 2019, são os foliões mascarados que suspiram.

Carnaval de Veneza

 

 Murano

Murano é um arquipélago de sete ilhas menores e fica a penas 1 Km do centro de Veneza. É muito interessante fazer uma visita à uma fábrica Murano para conhecer a tradicional arte em vidro, dominada pelos italianos.

Gastronomia

Na Itália come-se muito bem, e em Veneza há muito restaurante escondidos em vielas e antigos palácios. Além dos restaurantes as “comidinhas” pelas ruas, como gelatos – sorvetes maravilhosos, suspiros, pizza, etc.

Carnaval de Veneza

Onde ficar

Veneza é uma cidade em que vale a pena uma hospedagem em grande estilo, como em um palácio ou em um hotel ícone. Durante o Carnaval de Veneza 2019, deve-se fazer reservas com antecedência.

Carnaval de Veneza

Como chegar

Há várias formas para se chegar a Veneza. Entretanto, de avião de qualquer ponto da Europa, seguindo-se depois de Vaparetto ou táxi aquático, é a maneira mais interessante.

Carnaval de Veneza

 

Dicas

Que tal conhecer outras cidades da Itália?

Dicas sobre transporte na Itália.

Não deixe de visitar o Café Florian, estabelecido desde 1720, que tem a decoração intacta há mais de 200 anos, sendo uma verdadeira viagem no tempo.

Imperdível deixar de ir ao Harrys Bar, considerado o melhor do mundo.

Carnaval de Veneza

Compre belas máscaras de recordação.

Carnaval de Veneza

 

Por último – aproveite Veneza antes do governo instituir o ingresso de turista.

 

Um pouco de história

No século V os habitantes da região de Veneto para fugir das hordas de bárbaros na Europa, agruparam-se na região de 117 pequenas ilhotas a nordeste da Itália. A localização privilegiada entre Ocidente e Oriente contribuiu para o crescimento da região, fazendo surgir a necessidade de mais espaço. A solução encontrada foi avançar sobre as águas que separam as ilhas. Os habitantes desenvolveram assim o sistema de aterrar áreas alagadas e delinear canais. Veneza foi uma potência marítima e comercial ao longo da história. Abrigou movimentos artísticos importantes, sobretudo no período renascentista. Ficou conhecida como “Sereníssima”, “Cidade Flutuante” e “Cidade dos Canais”.

Carnaval de Veneza

 

Já providenciou seu seguro de viagens ?

Eu viajo com a Travel Ace.

Esse é um dos detalhes importantes para uma viagem com segurança. Viagem tranquilo(a) no Carnaval de Veneza 2019.  Imprevistos com saúde podem acontecer a qualquer momento, bem extravio de bagagem ou ainda algum problema legal, como acidente de trânsito. Problemas no exterior tem preços altos, principalmente relativos a saúde. Por isso é importante contratar um Seguro Viagem – Assistência ao Viajante, para ter tranquilidade. Eu recomendo a Travel Ace que cobre os 5 Continentes, tem experiência reconhecida, além da assistência telefônica em português. Eu viajo com a Travel Ace.

 

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel