Deusa Rodrigues - Travel Agent

O Carnaval de Veneza é inspiração: máscaras e fantasias luxuosas

02.fev.19 - atualizado em 08.out.20

O Carnaval de Veneza 2019 é inspiração

O Carnaval de Veneza é pura inspiração, com máscaras e fantasias luxuosas.  Começou com os nobres que utilizavam máscaras nos bailes de carnaval para não serem reconhecidos. As máscaras caíram no gosto popular. A tradição continua e o Carnaval de Veneza, ocorre durante duas semanas.

Há desfiles nas ruas e nos canais, shows com malabaristas, acrobatas, músicos e dançarinos. Os bailes de máscaras continuam com muito luxo. Além do carnaval, a cidade tem como diferencial a bela arquitetura e seus palácios. Estive em Veneza e considero de um dos carnavais mais famosos do mundo e simplesmente inesquecível.

Confira as dicas que preparei para um carnaval incrível em Veneza para 2021.

Leia também: Itália e as cidades mais visitadas.

Carnaval - além do Brasil está também presente em outros países

Máscaras – símbolo de liberdade no Carnaval de Veneza

As máscaras são as protagonistas do Carnaval de Veneza. Começaram a ser usadas para esconder a identidade, nas festas e bailes de carnaval. Com o uso das máscaras, pessoas de qualquer classe social, poderiam frequentar as festas, daí o símbolo de liberdade ou transgressão. As máscaras na Veneza de hoje são obras de arte, que fazem parte do artesanato veneziano.

A viagem de Veneza também pode ser conjugada com: Paris a cidade do bel-prazer.

Que tal fazer um Tour para confecção sua própria Máscara de Carnaval?

Programação do Carnaval de Veneza 

A festa se estende por duas semanas, portanto dá para visitar a Itália e incluir o Carnaval de Veneza na programação.

Carnaval de Veneza de 30 de janeiro a 16 de janeiro de 2021.

Você vai gostar de ler também sobre: Carnaval pelo mundo.

Que tal criar sua própria máscara de Carnaval? Uma possibilidade incrível para conhecer as técnicas antigas, para produção da sua máscara, que será uma lembrança do Carnaval em Veneza para levar para casa. Entre neste link para reservar.

Agenda do Carnaval de Veneza

30 de janeiro – sábado: Festa das Águas – Rio Cannaregio das 19h00 às 22h00.

Ópera no Palazzo Barbarigo – Verdi La Traviata.

31 de janeiro – domingo:  começa com a Festa Veneziana na Água no Canal Grande e *Sestiere di Cannareggio – incrível quantidade de barcos e gondolas com pessoas com roupas típicas e mascaras às 11h15. Dogana do Mar em frente à Igreja de Madonna della Salute, para a ponte Tre Archi no Canal Carannaregio.

Ópera no Palazzo Barbarigo – Rossini O Barbeira de Sevilha às 20h30.

Carnaval de Veneza

06 de fevereiro – sábado: Ópera no Palazzo Barbarigo – Verdi – Rigoletto às 20h30

07 de fevereiro – domingo:  Festa das Marias, doze lindas garotas selecionadas, participam do desfile com trajes tradicionais. Nesse dia há também o Show Carnaval de Rua do Mestre, além de *jantar e baile de máscaras no tradicional Ca´Vendramin Calergi.

08 de fevereiro – segunda-feira:  Voo do Anjo, que desliza por um cabo de aço da torre do sino de San Marcos, para o meio da praça das 12h00 as 12h00

Segue em paralelo concurso de máscaras e *jantar e baile de máscaras.

09 de fevereiro – terça-feira: Concursos de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscara.

10 de fevereiro – quarta-feira: Concursos de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscara.

12 de fevereiro – sexta-feira a 15 de fevereiro – domingo : Carnaval de Burano na ilha de Burano,  desfiles de carros alegóricos, música ao vivo, animação infantil, etc.

Carnaval de Veneza

Concurso de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscaras.

Carnaval de Veneza

Concurso de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscaras.

Carnaval de Veneza

Confira também o post: Blocos de Carnaval em São Paulo.

Melhores momentos no Carnaval de Veneza

14 de fevereiro – domingo: Voo de águia, outro evento espetacular se simula uma águia que desliza da Torre de São Marcos para o meio da Praça de São Marcos das 12h00 as 13h00.

Carnaval de Veneza

Concurso de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscaras.

15 de fevereiro – segunda-feira: Concurso de fantasia e máscara Infantil

16 fevereiro –  terça-feira: Cerimônia de entrega do prêmio “Maria da Festa das Marias.  Ainda nesse dia há o “SLOVO DEL LEON”. O leão símbolo de Veneza, pintado numa grande bandeira, desliza da torre do sino sobre o público no palco da São Marcos, das 16h00 as 16h30. Evento que encerra o Carnaval de Veneza.

A noite segue o tradicional  Jantar da Bola com baile de máscaras.

Outro passeio interessante é a Festa de Carnaval de máscaras no Cruzeiro : Carnival Party Cruise

O que visitar no Carnaval de Veneza

Há belos recantos barrocos e renascentistas. Não há como não se encantar com seus becos e ruas. Nada como curtir o pôr do sol nos canais em um passeio de gôndola. A chegada de barco é sempre encantadora, seja no Vaporetto, taxi aquático, ou barco compartilhado. Depois disso é hora de circular e se inspirar, principalmente no Carnaval de Veneza.

Conheça as atrações da Áustria no post: Viena pontos turísticos.

Itália

O Grande Canal de Veneza

O Grande Canal é a maior e mais importante via aquática local, corta toda cidade.  A melhor maneira de conhecê-lo é por meio dos famosos passeios de gôndola, por baixo de pontes e com vistas da bela arquitetura.

Canais

Os passeios de gôndolas são uma tradição em Veneza. Não deixe de fazer, porque além de típicos, é uma maneira bacana de conhecer a cidade a partir dos canais.

Entre neste link para reservar: Passeio de Gôndola pelo Grande Canal.

A lua de mel em Veneza: romance entre palácios e canais.

Praça São Marcos – agito no Carnaval em Veneza

A Praça São Marcos durante o Carnaval de Veneza, tem um palco fixo montado, é onde tudo acontece.  O grande ponto de atração de Veneza, é o maior espaço público da cidade, com turistas do mundo inteiro, habitantes locais e muitos pombos.

A basílica é a imponente igreja que deu o nome à praça, merece uma visita. Ambos locais são icônicos e símbolos de Veneza. Na mesma praça está o famoso Palácio Ducal, também conhecido como Palácio do Doge, uma obra-prima em estilo gótico veneziano. Entre neste link para reservar: Palácio Ducal e Basílica de São Marcos com acesso ao terraço.

Confira também: O melhor de Londres. 

Praça São Marcos

Ponte dos Suspiros em Veneza

A Ponte dos Suspiros está situada perto da Praça São Marcos e liga o Palácio Ducal a Prigioni Nove, a prisão nova. Tem esse nome porque os presos, que passavam no local a caminho de interrogatórios, soltavam ali o último suspiro.

Hoje são os visitantes que soltam os suspiros devido à beleza da construção. No Carnaval de Veneza, são os foliões mascarados que suspiram.

Ponte dos Suspiros

Murano passeio imperdível em Veneza

Murano é um arquipélago de sete ilhas menores e fica a penas 1 quilômetro do centro de Veneza. É muito interessante fazer uma visita à uma fábrica Murano para conhecer a tradicional arte em vidro, dominada pelos italianos.

As ilhas de Murano, Burano e Torcello tem paisagens coloridas e pitorescas, ricas em artesanato e história. Entre no link para reservar: Excursão pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello.

Onde comer e beber em Veneza

Não deixe de visitar o Caffè Florian, um lugar turístico e lindo, foi estabelecido desde 1720, que tem a decoração intacta há mais de 200 anos, uma verdadeira viagem no tempo. Ideal para tomar um café no final da tarde.

Imperdível é visitar o Harry´s Bar, considerado o melhor do mundo. A dica é tomar o drink Bellini. Há outros drinks dedicados a pessoas famosas: Ernest Hemingway, Winston Churchill, Pablo Picasso etc.

Segue algumas dicas de restaurantes em Veneza:

Osteria alla Ciurma – uma boa opção de restaurante e preços razoáveis. Ristorante All´Angelo, tem menus mais econômicos. Pizza al Volo, é boa uma escolha da redonda em Veneza.

O Hard Rock Café Veneza é um dos restaurantes preferidos da cidade, à sua frente ficam estacionadas pitorescas gôndolas que dão um charme a mais ao lugar. Entre neste link para reservar sem fila o Hard Rock Café Veneza.

Outra dica é um jantar a luz de vela num barco estilo antigo, pela Lagoa de Veneza que será inesquecível. Entre neste link para reservar: Cruzeiro pela Lagoa e jantar no Galleon.

Gastronomia de Veneza – comidinhas deliciosas

Na Itália come-se muito bem, e em Veneza há muito restaurante escondidos em vielas e antigos palácios. Além dos restaurantes as “comidinhas” pelas ruas, como Gelatos – sorvetes maravilhosos, suspiros, pizza, etc.

Não deixe de experimentar uma das bebidas mais consumidas em Veneza, o Spritz, que é feito com vinho e água com gás. Os venezianos não dispensam o Spritz no happy hour. Experimente essa tradição da cidade.

Há a possibilidade de conhecer melhor com a Excursão de comida de rua com guia acompanhante.

Se você gosta de se arriscar na cozinha, pode fazer uma: Aula de culinária italiana com uma chef profissional.

Quando o assunto é sobre comida, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Gastronomia Italiana

Onde se hospedar em Veneza

Veneza é uma cidade em que vale a pena uma hospedagem em grande estilo, como em um palácio ou em um hotel ícone. Durante o Carnaval de Veneza, deve-se fazer reservas com antecedência.

Booking.com

Entre neste link para reservar hotel em Veneza.

Sugestões: Hotel NH Collection Venezia Palazzo Barrocci.

Para ficar em alto estilo – Belmond Cipriani.

Belmond

Aluguel de casas ou apartamentos

A opção de hospedagem com aluguel de casas ou apartamentos particulares, para ficar com privacidade é uma tendência atual. O Blog Deusa Rodrigues tem uma parceria com a empresa líder no setor, entre no link para reservar casas ou apartamentos com a Airbnb.

Como chegar ao Carnaval de Veneza

Há várias formas para se chegar a Veneza. Uma das mais tradicionais é via Roma e depois pegar conexão para Veneza, entretanto há voos de vários  pontos da Europa.

Para se chegar à Itália há voos diretos do Brasil ou conexões. Entre no link para reservar e comprar passagens aéreas com preços promocionais.

Para chegar ao hotel, uma da maneira é de de Vaparetto ou táxi aquático, é a maneira mais interessante.

Vaporeto

Dicas da viagem no Carnaval de Veneza

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Que tal conjugar a viagem à Veneza com Portugal?

Se for se hospedar em Roma, veja as ofertas de hotéis:

Booking.com

Veneza também é um destino de Lua de Mel.

Cipriani

Compre belas máscaras de recordação.

Mascaras de Veneza

Livros para inspiração da viagem

A viagem para a Itália tem como um dos pontos altos a gastronomia. As experiências são sempre incríveis, para se inspirar mais a dica é ler o livro: Eataly. Receitas, História e Gastronomia Italiana.

A outra dica é o livro Comer, Amar e Rezar, de autoria da famosa escritora Elizabeth Gilbert, relato de viagem para a Itália, a Índia e para Bali. A protagonista come na Itália, reza muito na Índia e se apaixona em Bali. Diante de tanto sucesso editorial, virou um lindo filme de amor de Hollywood.

Estes produtos podem ser adquiridos através do Blog Deusa Rodrigues, devido a parceria com a empresa Amazon.

Um pouco de história de Veneza

No século V os habitantes da região de Veneto para fugir das hordas de bárbaros na Europa, agruparam-se na região de 117 pequenas ilhotas a nordeste da Itália. A localização privilegiada entre Ocidente e Oriente contribuiu para o crescimento da região, fazendo surgir a necessidade de mais espaço. A solução encontrada foi avançar sobre as águas que separam as ilhas.

Os habitantes desenvolveram assim o sistema de aterrar áreas alagadas e delinear canais. Veneza foi uma potência marítima e comercial ao longo da história. Abrigou movimentos artísticos importantes, sobretudo no período renascentista. Ficou conhecida como “Sereníssima”, “Cidade Flutuante” e “Cidade dos Canais”.

Carnaval - além do Brasil está também presente em outros países

Como começou o Carnaval

Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.

Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.

Saiba mais no post: Carnaval pelo mundo.

Já providenciou seu Seguro de Viagem ?

Entre neste link para comparar preços entre as empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Nota da Autora

Devido à pandemia pode haver mudanças na agenda do Carnaval.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel