Deusa Rodrigues - Travel Agent

China curiosidades e viagens num país de cultura milenar

16.fev.19 - atualizado em 24.jan.24



China curiosidades e viagens num país de cultura milenar. O maior parceiro comercial do Brasil, a cada dia, reforça os laços culturais entre as duas nações. Com a demanda crescente de investimentos no nosso país, o interesse pelo idioma e pela cultura aumentam de ambos os lados.

A cada dia cresce o volume de turistas seja a lazer ou negócios para o país.

Conheça os muitos detalhes curiosos da cultura chinesa, que são atrações para os brasileiros.

Você vai gostar de ler sobre: Viagem ao Japão.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Curiosidades da China

Para nós brasileiros, há muita curiosidade por esse país distante do Oriente e tão diferente. Algumas das curiosidades chamam a atenção dos brasileiros:

– Idioma Mandarim

– Caligrafia chinesa

– Cerimônia do chá

– Gastronomia chinesa

– Horóscopo chinês

– Detalhes da cultura

Dicas para viagem à trabalho

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Mandarim e Aulas de Chinês – China Viagens e Curiosidades

O Idioma Mandarim um detalhe importante é tom da vogal. Palavras iguais podem se diferenciar pelo tom falado. Aprender chinês está em alta entre jovens brasileiros, de olho no mercado de lá em expansão.

Eu participei de uma aula demonstrativa do Instituto Confúcio, durante um evento do Ano Novo Chinês na Faap.

Foi muito interessante aprender um pouco sobre os caracteres e o tom das palavras. Muitas vezes a mesma palavra tem significados diferentes de acordo com o tom utilizado.

O Instituto Confúcio está presente em vários países do mundo: são ao todo 580 institutos para promover o idioma e a cultura.

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

Caligrafia – China Viagens e Curiosidades

A caligrafia chinesa é como uma arte. Os traçados com pincel e tinta chamam a atenção dos ocidentais. O shūfa, arte de caligrafia (normalmente com pincel e tinta) chineses, que podem ser traçados de acordo com os cinco estilos históricos.

No ano novo chinês na Faap, a caligrafia chinesa esteve entre os atrativos do evento.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Cerimônia do Chá – Hábitos da China

O chá teve origem na China, inicialmente como medicinal e posteriormente como costume da cultura. A cerimônia do chá é uma tradição com influência do Taoismo e Zen Budismo. Está ligado a uma forma de meditação, por isso deve feito com calma.

O preparo segue um cerimonial com protocolos, de manuseio e utensílios. Cada cerimônia é única e não pode ser reproduzida. Eu participei de uma demonstração da cerimônia do chá, houve uma degustação e eu provei o tipo verde.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Gastronomia – China Viagens e Curiosidades

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que o macarrão foi inventado na China. Foi através do explorador italiano Marco Polo que o macarrão teria sido levado da China para a Itália. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa.

Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian.

É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições. Uma das curiosidades chinesas que vale a pena conhecer e provar. O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser feito.

Acompanhe o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Horóscopo Chinês –  12 animais

O horóscopo chinês é baseado em 12 animais de acordo com o ano de nascimento. O ano novo chinês é um dos maiores eventos na China, também conhecido como Ano Novo Lunar. É comemorado sempre na lua nova.

Há festividades também em outros países da Ásia, e em outros continentes, onde haja colônias chinesas. No Brasil também há comemorações, principalmente na cidade de São Paulo.

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

Ano novo chinês no Brasil

O ano de 2020 no horóscopo chinês é regido pelo rato e a principal característica é o empreendedorismo. Para 2021 será o ano do boi ou búfalo com ênfase no trabalho e na perseverança. Saiba mais no post: Ano novo chinês.

A China, com suas curiosidades e cultura, faz-se presente com evento no Brasil. O maior parceiro comercial do Brasil, a cada dia, reforça os laços culturais entre as duas nações. Com a demanda crescente de investimentos no nosso país, o interesse pelo idioma e pela cultura aumentam de ambos os lados. Um dos exemplos são as comemorações do Ano Novo Chinês.

São Paulo, que concentra boa parte da colônia chinesa, além de muitos negócios, comemora a data, com eventos na Liberdade e no Ibirapuera. Já o Instituto Confúcio promoveu uma  comemoração bacana na FAAP. Eu estive lá para conferir e fiz minha primeira aula de chinês. Com certeza meu interesse de voltar a China aumentou depois dessa experiência.

China Curiosidades. cultura e evento

Curiosidades da Cultura Chinesa

Cumprimento social: nunca abrace um chinês quando for apresentado, nada de intimidades;

O chinês não sabe dizer “não”, mas isso o brasileiro também compreende bem;

O povo chinês é sempre muito esforçado nos negócios – e a qualquer hora;

O chinês adora a comida brasileira e, a comida chinesa, já caiu por aqui no gosto do nosso país;

O número 8 é sinônimo de sorte e de riqueza, está presente em vários locais;

“One belt, one road” – uma iniciativa do governo chinês, que se trata de sua nova estratégia econômica baseada na antiga Rota da Seda. Na versão do Século XXI, a rota incluirá Europa, Ásia e África, como domínio chinês. A iniciativa está prevista para ter início em 2049.

Em Viagens para a China

Para quem vai se relacionar com chineses ou vai para China à trabalho, há algumas dicas e curiosidades interessantes a saber:

Mianzi – Significa o status da pessoa, a palavra está ligada à posição profissional, no governo, dentro de uma empresa, numa associação, na universidade, etc. O Manzi pode aumentar ou diminuir de acordo com o comportamento e ações de cada indivíduo.

Guanxi – A palavra está ligada ao Networking, o cuidar do outro, fazer parte de um grupo. Na China estar inserido em um grupo é muito importante na vida das pessoas.

Renqing – Significa o cultivo da amizade, o bom relacionamento na comunidade, ajudar outras pessoas, o ato de ser solidário.

Curiosidades sobre o novo consumidor chinês

A China é uma sociedade que tem se transformado ao longo dos anos. Hoje o chinês tem algumas características que devem ser levadas em conta no relacionamento comercial.

O novo consumidor chinês é:

Super conectado.

– Mais esclarecido.

– Busca constantemente novas tendências de moda.

– Quer novas experiências.

– Se interessa pela segmentação de novos mercados.

Booking.com

Roteiro de Viagem pela China

Há uma infinidade de cidades e regiões pois é um dos maiores países, não só em densidade demográfica, como em territorial. No entanto algumas cidades icônicas fazem parte do melhor roteiro de viagem pela China. A rota turística mais visitada é começar pela capital:

  • Beijing

  • Xian

  • Shanghai

  • Hong Kong

China e as viagens podem ser conjugadas com: Dubai – Burj al Arab e outras dicas de hospedagem.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Beijing – China Viagens e Curiosidades

O ponto alto da viagem é a visita a Grande Muralha em Beijing. Pode ser vista até da lua. São quase 9.000 quilômetros de extensão, que foi construída contra os invasores. É uma obra grandiosa e com dizem os chineses: “diante dela é como sua alma se ajoelhasse”.

Curiosidades da Muralha da China

A Muralha da China é uma obra grandiosa e uma das curiosidades é que pode ser avistada do espaço, através dos satélites.

Leia sobre: Tóquio uma viagem pela modernidade e tradição.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Sete Maravilhas do Mundo Moderno

A Muralha da China além de ser uma das principais atrações da China, também é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Booking.com

Confira as outras Maravilhas do Mundo Moderno, nos posts abaixo.

Itália cidades mais visitadas: Coliseu de Roma.

Passagem para a Índia: Taj Mahal na Índia.

O que fazer no Peru: Machu Picchu.

Passeios em Cancún: Ruínas de Chichén Itza no México.

Melhores passeios do Rio de Janeiro: Cristo Redentor. Cidade Proibida – China viagens e curiosidades

Cidade Proibida

A bela Cidade Proibida com seu Palácio Imperial, residência das Dinastias Ming e Oin, foi concebida como símbolo de riqueza.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Na imensa Praça da Paz Celestial, está o Palácio de Verão, as margens do Lago Kuantan. Esse local histórico, foi onde Mao Tse –Tung anunciou o estabelecimento da República Popular da China.

A viagem para a China pode ser conjugada com os Emirados Árabes, leia sobre: Abu Dhabi – deserto e arquitetura arrojada.

Curiosidades da Cidade Proibida

Uma das curiosidades da Cidade Proibida era que no passado, ninguém da população sabia o que se escondia através dos seus muros. Um lugar realmente proibido, que somente a família do imperador e seus empregados tinham conhecimento sobre a propriedade. Depois da Revolução Chinesa se tornou um Museu, onde as visitas são permitidas.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

O Templo do céu, em Beijing é um lugar de devoção onde governantes das antigas dinastias, oravam para o “Imperador dos Céus”.

Ano novo chines e o turismo

Xian – Guerreiros de Terracota

Em Xian o Museu dos Guerreiros de Terracota, é impressionante. São mais 6.000 estátuas em Terracota, em tamanho natural, que representavam um exército e seus guerreiros, vigilantes da tumba do Imperador Oin.

Curiosidades dos Guerreiros de Terracota

Como o Imperador Oin desejava o maior mausoléu já visto, ordenou que fosse construídas então as estátuas dos guerreiros, sendo que os traços dos rostos diferentes, um do outro.

 



Booking.com

Ano novo chines e o turismo

Shanghai Cosmopolita – China Viagens e Curiosidades

Shanghai é maior centro financeiro da China. Seu desenvolvimento se deu devido à localização portuária.


Booking.com

É uma bela cidade cosmopolita cortada pelo Rio Yangtzé. A Torre Pérola Oriental predomina no skyline de prédios como seu cartão postal.

Curiosidades de Shanghai

Hoje vive em Shanghai pessoas de várias partes do mundo, que estão a negócios ou estudos. Uma cidade que abriga várias nacionalidades e super moderna.

Hong Kong – Conexão com o Ocidente

Hong Kong é uma bela cidade, com uma baia muito iluminada a noite. Tem ótimos passeios e excelente compras. 

Booking.com

Por ter sido colônia inglesa por tanto tempo, a cidade é independente, um misto de Oriente com Europa. As construções elegantes seguem interessantes conceitos do Feng Shui.

Curiosidades de Hong Kong

A cidade de Hong Kong é muito bonita, no entanto como está numa ilha e tem um grande contingente demográfico, há falta de moradias.

As pessoas vivem em espaços reduzidos e uma das curiosidades é observar a forma de secar roupas das residências, que são colocas em varas de bambus nas janelas. Assim é possível observar os prédios, com vários bambus como se fossem espetos.

Ano novo chines e o turismo

Como Chegar à China

Há algumas possibilidades de chegar à China, uma da melhores é via Dubai no Oriente Médio, porém há outras possibilidades via Europa e Estados Unidos.

Confira as rotas, companhias aéreas e promoções para compra das passagens aéreas.


Seguros Promo

Escala de viagem em Dubai

Uma das melhores maneiras que de chegar à China é via Emirados Árabes.

Dubai é um dos Emirados e mais conhecidos devido a visão estratégica do Sheik Mohammed bin Rashid Maktoum que, diante do fim das reservas petrolíferas de seu emirado, resolveu transformá-lo em um centro turístico.

Conta com hotéis luxuosos e arquitetura arrojada, além das mais avançadas infraestruturas, que inclui estradas modernas, avançados hospitais e escolas. Um dos melhores passeios é visitar também Abu Dhabi que é a capital dos Emirados Árabes e está bem perto de Dubai.

Tem inúmeras atrações e o principal centro de negócios e turismo do Oriente Médio.

Confira mais detalhes no post: Dubai, o Burj Al Arab e outras atrações.

Onde se hospedar na China

As grandes redes hoteleiras estão presentes na China, há muitas opções. Entre neste link para reservar hotéis na China.

Outros Países da Ásia para Conhecer

Os países da Ásia estão a cada dia mais importantes como destinos de viagem. Cada um tem suas características diferentes além de uma rica cultura. Confira alguns destinos incríveis:

Os templos são impressionantes, paisagens espetaculares como a Tailândia.

A Indochina que compreende Tailândia, Vietnam e Cambodia, tem um pouco da cultura chinesa e indiana na região.

Tóquio uma viagem incrível pela modernidade e tradição.

Dicas de Viagem

O seguro viagem é fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Toda viagem necessita de planejamento e providências, acompanhe o post: Dicas para viajar.

Livros que inspiram viagens

Para conhecer mais eu indico o livro O poder da China, o que você deve saber sobre país que mais cresce.

Outra dica é o livro Sobre a China, que aborda as estratégias de negociações de seus líderes.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel