Deusa Rodrigues - Travel Agent

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

21.mar.19 - atualizado em 16.out.19

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Itália as cidades mais visitadas são: Roma, Florença, Nápoles e Milão. Viajei para esse roteiro e recuperei um pouco das minhas origens italianas. Na minha descendência, minha avó materna era da região da Calábria. Adorei a Itália no inverno, porque dá para circular melhor e fazer caminhadas. Uma viagem que reuni história, arquitetura, compras e excelente gastronomia. Pude comprovar a Itália da “dolce vita”. A Itália ficou com gosto de quero mais.

Hotel em Roma

Itália – cidades mais visitadas

Comecei a viagem aérea São Paulo/Roma e em seguida de trem até Milão. O roteiro foi todo em trem, categoria primeira classe. O transporte é muito mais rápido, tendo-se em vista o custo benefício de economia de tempo. Isso ocorre porque as estações de trem são centrais, enquanto aeroportos são mais distantes. Outro fator a considerar é  o trânsito e o tempo de espera para se embarcar em um voo. A primeira parada em Milão, tudo comprovar que a cidade que é reduto de moda no inverno, as pessoas ficam ainda mais elegantes. Depois segui de trem para Florença, o berço do Renascimento, com sua arquitetura espetacular. Na sequência fui para Roma, uma cidade surpreendente, com a emoção do Vaticano. O roteiro finalizou na desordenada Nápoles e as belas ruínas de Pompéia. Na Itália as cidades mais visitadas poderia também ser incluído Veneza, que visitei anteriormente.

Milão – “classuda e elegante” cidade italiana

Em Milão, o ponto mais importante é o Duomo, a catedral imponente da cidade, que começou a ser construída em 1386 e tem 157m de comprimento. Possui estilo gótico e domina a paisagem do centro.
A Galeria Vittorio Emanuele II é conhecida como “a sala de visitas de Milão”, um centro comercial muito bonito com uma grande claraboia ovalada feita de lindos vitrais e com piso em mosaico e pastilhas. É parada obrigatória com seus vários cafés, restaurantes, lojas de grife e até um hotel. Já as ruas do quadrilátero da moda tem as lojas mais bacanas de Milão.

Arquitetura italiana

O Teatro Scala é um dos melhores e mais famosos do mundo. Vale a pena se organizar para assistir a um concerto. É preciso fazer reserva antecipadamente.

Para visitar a Santa Ceia, que não é um quadro e sim uma parede pintada, na Igreja Santa Maria delle Grazie. Por tudo isso que se comprova, que na Itália é uma das cidades mais visitadas.

Florença – a cidade do Renascimento

Já em Florença, fiquei encantada com a beleza da cidade divida pelo Rio Arno e suas pontes. Cada esquina, em cada canto belos exemplos de arquitetura, belos monumentos da época do Renascimento.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

O Duomo de Florença, a catedral é dedicada a Santa Maria del Fiore, ou Santa Maria da flor, uma alusão ao nome da cidade, considerada de fundamental importância para da história para a arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana, dos séculos XIII e XIV.  Fica na praça central, a sugestão é visitar com calma e depois apreciar um bom cappucino, alias tomei o melhor na minha vida num café de frente para a catedral. É um tipo de cidade para se visitar a pé, circular para conhecer melhor. Com certeza voltarei em breve para a Itália e para uma das cidades mais visitadas.

Que tal conjugar a viagem da Itália com Portugal ?

Você conhece o Carnaval de Veneza?

Roma – cidade mais visitada da Itália

Cheguei na “cidade eterna” a noite, a vista com as luzes amarelas, exatamente para parecer antiga é incrível, principalmente do alto. Com certeza absoluta na Itália é a cidade mais visitada.

O Coliseu é um dos atrativos impressionantes, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, foi construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que hoje não existe mais.

Coliseu

O momento mais emocionante da viagem foi participar da Missa,  realizada as quartas-feira na Praça São Pedro com a benção do papa Francisco. No Vaticano, rezei com a multidão e senti a vibração positiva desse lugar tão especial.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Na Fontana de Trevi, é a maior fonte barroca da Itália e provavelmente a mais famosa. Visitei tarde da noite por falta de tempo, porém se revelou uma grata surpresa. Com poucos turistas para disputar as fotos, pareceu ainda mais bela. Me senti no filme de Fellini – La dolce vita.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Quem tem boca vai a Roma, e quem vai a Roma tem que se perder pelas suas vielas, apreciar uma boa massa em um dos seus muitos restaurantes.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Nápoles – encantadora e diferente

A última parte da viagem foi em Nápoles. No centro da cidade existem aqueles prédios antigos com roupas penduradas nas varandas, muita desordem e trânsito que me fizeram me sentir em casa. Há uma diversidade nessa que também é na Itália, uma das cidades mais visitadas.

Nápoles

Quando o guia começou a falar português com seu sotaque italiano, me lembrei da minha avó imediatamente. Ele me confirmou que também nascera na Calábria como ela.

A paisagem com mar e Vesúvio ao fundo é muita bonita, mas foi uma pena que não pude ir a Capri – tenho que voltar em outra estação do ano para aproveitar a região.

Ruínas de Pompéia – a volta ao passado

Fui também às ruínas de Pompéia. Um passeio que vale muito a pena, poder observar as casas da época, seu urbanismo e detalhes da vida de Pompéia. Foi uma grande cidade, com ruas, avenidas, palácios, casas e muito semelhante as nossas cidades de hoje. Andar pelas ruínas com a paisagem imponente do Vesúvio ao fundo é simplesmente mágico.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Gastronomia & Compras na Itália

A comida italiana dispensa comentários. Tudo muito bom: massas, pães, frios, vinho e sobremesas que fazem qualquer um se esquecer do regime. Um detalhe interessante é que a comida é boa, tanto em restaurantes sofisticados como nos simples.

Nessa viagem visitei várias unidades da McArthurGlen Designer Outlet. Essa é outra história que ficará para novo post, sobre comprinhas.

Também visitei em Roma o Eataly que é uma maravilha. São muitos produtos alimentares para vender, um supermercado chic. Os restaurantes locais super bacanas, para uma parada estratégica. Agora em São Paulo temos uma unidade do Eataly, para matar a saudade, de quem conheceu os da Itália.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Onde se hospedar na Itália

Há muitos bons hotéis na Itália. Aqui vou indicar os que me hospedei, que são excelentes.
Milão: Uptown Palace, boa localização, moderno e café da manhã também com itens de baixa caloria. Faça sua reserva aqui.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Florença: Hotel Continentale, muito moderno e diferente.  Entre neste link para reservar.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florência, Nápoles e Milão.

Roma: Hotel Westin Excelsior, estilo clássico como um palácio, melhor localização de Roma – Via Veneto. Entre no link e faça sua reserva.

 

Nápoles: Hotel Palazzo Caracciolo, antigo palácio com patio interno e bela decoração. Entre neste link para reservar.

Como chegar à Itália

Há voos diretos entre São Paulo a Roma. Há também boas conexões de outras cidades da Europa. Entre no link para pesquisar, reservar e comprar as passagens aéreas.

Melhor época para visita a Itália

Na Europa a melhor época é sempre na primavera, para ver as flores de Florença, ou no outono par ver as árvores com tons de dourado. Se for no inverno, prepare-se com agasalhos devido à média de 8 a 10 graus. A exceção é Milão, que fica mais ao norte, e pode chegar a ter 5 graus. No verão é bom ir para o sul e aproveitar as praias.

Dicas para a viagem da Itália

Saiba mais sobre detalhes importantes em Dicas para viajar.

Milão – jantar no Ristorante II Canneto do The Westin Milano. Comprar uma roupa de grife italiana com caimento impecável.

Florença – tomar cappucino no café Smalzi Firenze – Piazza Duomo, 15/A. Experimentar o sorvete de pistache. Conhecer a estátua do javali de bronze no mercado e fazer a simpatia para retornar.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Roma – andar a pé, se perder nas vielas, circular pelas fontes, comprar lembrancinhas do Vaticano. Jantar no Restaurante de cobertura do Bernini Bristol. Caminhar pela Via Veneto e observar cafés e hotéis. Jogar uma moeda na Fontana di Trevi para retornar.

Pompéia – contratar um guia para fazer o percurso, tanto pelo tamanho como pela importância histórica.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Nápoles – experimentar a pizza Margherita, que foi criada na cidade. Degustar um dos vários café no “Ver Bar del Professore” e visitar a Galeria Umberto I, ambos no centro da cidade. Almoçar no Restaurante do Hotel Romeo, com vista para o pier e Vesúvio.

 Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Um pouco de história da Itália

A Itália é um país cativante, principalmente para paulistanos devido a herança da emigração. O país foi na antiguidade um grande poderio econômico e político, o famoso Império Romano, que conquistou boa parte da Europa e Oriente Médio. Os romanos sempre foram aficionados  em SPA e banhos, talvez seja devido as águas de Roma com minerais com excelente qualidade terapêuticas, por isso deixaram sua marca por toda Itália e na Europa. Em várias cidades é possível encontrar as ruínas de antigas saunas e banhos.

O mais fascinante é poder andar por ruas, vielas, fontes, pelo Coliseu e poder fazer parte da história. A Via Apia, é simplesmente incrível, ela começa em Roma e segue para o litoral. Era por aquela estrada, de terra ladeada por árvores centenárias – pinhos, que os romanos saiam em charretes para as batalhas, hoje a via ainda existe,  apenas como patrimônio histórico.

Já fez seu seguro viagem ?

Eu viajo e indico a Travel Ace. Leia: Por que fazer seguro viagem?

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Nota de agradecimento

Enit – Agenzia Nazionale del Turismo – pelo convite à Viagem a Itália.

  1. Shaun disse:

    This is a fantastic blog site and extremely interesting and fulfilling to read through.I’m a big fan of the subjects spoken of. Besides I love checking the observations, but realize that a lot of people should stay on the theme so that they can increase the value of the blog post. I’d also encourage everyone to book mark this page to your favourite service to help spread your message.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel