Deusa Rodrigues - Travel Agent

Chile – Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

16.maio.19 - atualizado em 27.jul.19



Chile – Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências. O Atacama impressiona como um lugar único. Os principais passeios: Vale de La Luna, ao Gêiseres de El Tatio, Salar do Atacama, Termas de Puritama, são inesquecíveis. O pôr do sol entre vulcões é mágico. Tenho ótimas recordações dos tours, da beleza da região e de observar as estrelas no silêncio do deserto. Há muitos outros passeios a fazer no Atacama. O destino pode ser visitado outras vezes e eu quero voltar.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

De Santiago do Chile para Calama

Começamos nossa viagem por Santiago, uma das cidades com economia mais sólidas da América do Sul. Há muito o que aproveitar a charmosa capital o incrível mirante Sky Costanera.  Há muitos passeios nos arredores de Santiago, como o tour às vinícolas.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

Para chegar ao Deserto do Atacama é necessário seguir em voo para Calama, cidade do norte do Chile, que cresceu em virtude das minas de cobre. A chegada no aeroporto já uma atração, pois da pista já se consegue avistar a paisagem do deserto e alguns vulcões. Chega-se a São Pedro do Atacama em 01 hora por uma boa estrada, cujo único perigo para o motorista é a monotonia do deserto.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

São Pedro do Atacama – happy hour e jantar

  No final da tarde há muita circulação no centrinho, de gente jovem e bonita do mundo todo, de mochileiros a turistas. Os viajantes depois de terem feitos os passeios durante o dia, a noite saem em busca de compras, happy hour e jantar.

A cidade de São Pedro de Atacama é pequena. Há ruas de terra, na realidade de adobe, como a maioria das construções. A atração são os charmosos restaurantes, no estilo da região, com uma pequena lareira no centro e teto ao ar livre. Afinal não chove no Deserto do Atacama e o céu é o mais estrelado do mundo.

Atacama – Vale de La Luna paisagens espetaculares

Para aproveitar os passeios o ideal é ficar pelo menos quatro noites no Deserto do Atacama. Assim começamos pelo Vale da La Luna. Saímos as 16h00 em carro 4×4 com guia. As estradas são ótimas e a paisagem de amplitude do deserto totalmente relaxante. Depois de uma explanação feita pelo guia sobre os costumes do povo “atacamenho”, da história, seguimos por paisagens espetaculares. O local realmente parece a lua, o deserto com vulcões ao fundo. A luz do fim de tarde que deixa tudo alaranjado. O guia nos indicou os melhores pontos para belas fotos. Entretidos com os clicks no celular, quando retornamos próximo do carro, somos surpreendidos com uma mesa de pic-nic. Nosso pôr do sol foi regado com vinho chileno e petiscos deliciosos. Sem dúvida para um momento inesquecível.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Salar e Lagunas Altiplânicas entre vulcões

Partimos para conhecer o Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas. Desta vez quem nos acompanhou foi outra guia nascida em São Pedro, cuja família é oriunda de várias gerações de povo do deserto. A guia nos contou sobre interessantes lendas e costumes do seu povo.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

O sal forma paisagens incríveis em meio a lagunas. Os flamingos migratórios estão por lá. O pôr do sol também é fantástico, pois de um lado estão 7 vulcões e do outro lado lagunas. As fotos ficam excelentes no deserto. Antes que me considerar uma boa fotógrafa, descobri que o clima do Deserto do Atacama colabora com as lentes e possibilita boas fotos, mesmo para amadores como eu.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

Gêiseres de El Tatio – experiência inesquecível

O tour mais esperado é sem dúvida para os Gêiseres de El Tatio. Para os passeios a locais com 4.500 de altitude como os Gêiseres, há necessidade de 2 dias de adaptação. Saímos as 6h00, bem agasalhados. O ideal são roupas em camadas, como “cebola”, pois como todo deserto, pela manhã é frio e esquenta durante o dia. Seguimos por estradas estreitas e pequenos caminhos que só um 4×4 pode passar. Chegamos num platô a 4.500 m de altura com 5 graus negativos, rodeado de vulcões e vários gêiseres. Da terra saem jatos de água fervendo e borbulhando.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Este fenômeno acontece somente no raiar do sol. Posteriormente nosso guia e motorista preparou uma mesa com duas cadeiras e um simpático café da manhã, para observar a paisagem surreal. Chile – Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

Termas de Puritama – relax e piscina natural no deserto

Retornamos do Gêiseres de El Tatio por outro caminho e encontramos pela estrada várias alpacas e lhamas. Esses animais típicos da região da Cordilheira dos Andes, são encontrados em outros países da América do Sul.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

A temperatura muda muito no Atacama, as 11h00 a temperatura já havia subido para 25graus, numa altitude de 2400 m.

Nossa próxima experiência foi em Termas de Puritama. O local é vale com piscina e cachoeira naturais, que surgem a partir rio que corre entre as montanhas. Aproveitamos um delicioso banho relaxante, enquanto nossos anfitriões preparam um delicioso lanche com frios, queijos e vinho.

Povo do Atacama – tranquilidade e hospitalidade.

Depois do primeiro contraste da paisagem, o que fica evidente é a tranquilidade do povo “atacamenho”. Para minha adrenalina da cidade grande é uma verdadeira benção. O povo não tem pressa e falam sempre num tom de voz baixo, num misto de desconfiança e timidez. Há sempre muita hospitalidade no Deserto do Atacama.

 Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Deserto do Atacama – características

O Deserto do Atacama está numa área de 105.000 km quadrados. Considerado o mais árido e mais alto do mundo. Algumas atrações estão acima de 4.000 metros do nível do mar, por isso é necessário se ambientar, se hidratar e fazer tudo com mais calma.

Além dos incríveis passeios, é interessante saber sobre as lendas e os costumes, e modo de viver discreto do povo que já foi nômade. Antes dos espanhóis chegarem, os habitantes da região estavam ali há milhares de anos.

São Pedro é um Oásis, que nos tempos remotos foi local de lavoura. Desde aquela época até hoje a captação de água corrente é realizada pelo mesmo sistema, através de canais da água que desce dos vulcões durante o degelo. As comportas se abrem de acordo com a necessidade da cidade. Os hotéis possuem seus próprios poços artesianos.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

Onde se hospedar no Deserto do Atacama

 Há inúmeras opções de hotéis no Deserto do Atacama. A cada dia surge novas propriedades que proporcionam conforto e experiências.

O Tierra Atacama é um hotel moderno, com excelente vista do Deserto do Atacama.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

O Alto Atacama tem um design contemporâneo.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

O Explora Atacama é um hotel de luxo que privilegia os passeios, um dos mais antigos na região.

O Awasi Luxury Lodge é pequeno e muito exclusivo. São em estilos bangalôs.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiênciasChile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

 

Há outras opções mais econômicas de hotéis no Deserto do Atacama. Entre no link e faça sua reserva.

Dicas do Deserto do Atacama

O ideal é viajar na lua nova para poder observar o máximo das estrelas no Deserto.

Tomar chá e muito líquido para minimizar os efeitos da altitude.

Tours para locais que chegam a 4.500m de altitude, necessitam de 2 dias de adaptação no deserto.

Fazer “comprinhas” em São Pedro de Atacama.

Que tal conhecer as outras regiões do Chile?

O Chile é uma “Terra de Contrastes”.

Saiba mais sobre detalhes sobre – Dicas para viajar.

Sugestão de roteiro:

Deserto do Atacama com Santiago

Agradecimentos ao Turismo do Chile, Alto Atacama e Tierra Atacama pelas fotos e apoio.

  1. Neide Santiago disse:

    Atacama um lugar fascinante. Viagem imperdível. Quero voltar um dia.
    Parabéns pelo artigo

  2. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.
    Um lugar fascinante. É uma viagem imperdível.

  3. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.
    É um lugar maravilhoso.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel