Deusa Rodrigues - Travel Agent

Capadócia: passeio de balão e hotéis em cavernas na Turquia

28.jun.19 - atualizado em 25.out.19

Capadócia na Turquia: passeio de balão e hotéis em cavernas.

Uma das minhas melhores experiências de viagem foi sobrevoar as paisagens impressionantes. A Capadócia com passeio de balão e hotéis em cavernas, na Turquia me surpreenderam. A natureza esculpiu nas rochas brancas, de origem vulcânica, formações com aspecto de cones que se elevam do solo e são conhecidas como “chaminés de fadas”.  Além da beleza tem muita história e cultura. Comecei pela capital Istambul e segui para a Capadócia e depois inclui outras regiões. Foi uma aventura com gosto de quero mais.

Passeio de balão de luxo – Capadócia

Um detalhe importante é programar a viagem para pelo menos 3 noites, pois o passeio de balão só pode ser confirmado na noite anterior, devido às condições climáticas. Algumas vezes os ventos fortes impedem o voo de balão. Quanto mais tempo de hospedagem na Capadócia, maiores são as possibilidades de realizar o tour.

A Capadócia é uma das atrações principais da Turquia. Conheça também as outras regiões do país.

Capadócia na Turquia: passeio de balão e hotéis em cavernas.

Nessa viagem eu  lembrei de outra aventura, o voo em balão no Deserto Namíbia, porém com visual totalmente diferente.

Balão na Capadócia – uma experiência incrível

Embarquei cedo no alvorecer, numa temperatura de 2 graus no mês de novembro. Uma dica importante é estar bem agasalhado. O balão é grande e coube todo meu grupo de 12 pessoas e o guia. Antes do embarque tomamos um café da manhã simples, mas reconfortante. Eu imaginei que teria medo, no entanto o passeio é bem tranquilo. O momento é inesquecível: deslizar acima das esculturas moldadas pela natureza. O cenário foi o céu azul do amanhecer, repleto de balões coloridos com outros turistas privilegiados. Para finalizar com a aterrissagem foi suave, numa paisagem maravilhosa. Havia uma mesa montada no gramado, com direito a champanhe e petiscos. Ainda recebemos um certificado de participação, para não esquecer mais.

Link para reserva o passeio de: Balão na Capadócia.

 

Capadócia – Goreme vista do balão 

Goreme é um museu a céu aberto, vista de cima do balão é ainda mais incrível. Na era imediata pós Cristo, os cristãos fugiram de Israel e se estabeleceram no território onde hoje é a Capadócia. O lugar serviu de refúgio aos perseguidos. Foram escavadas na rocha maleável infinitas cavernas para residência, um lugar perfeito para esconderijo em tempos remotos.

Capadócia: passeio de balão e hotéis em cavernas na Turquia

O Vale do Goreme dispõe da uma grande concentração de capelas e mosteiros escavados nas rochas. Pode-se visitar as primeiras igrejas católicas improvisadas, feitas nas cavernas com pinturas antigas. É um momento emocionante estar em lugares históricos, do início da religião católica na Capadócia.

A Capadocia pode ser conjugada com a viagem ao Egito. Leia também: Egito viagem pelo Rio Nilo.

As principais igrejas são: Tokah uma das mais bonitas, Karanlik, Yilanli, Santa Bárbara e Elmali.

A Turquia tem outras referências sobre o catolicismo como as ruínas de Éfeso e a Casa da Virgem Maria.

Leia sobre: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo – viagens para a alma.

Casa de Nossa Senhora na Turquia

Onde se hospedar na Capadócia

 A região da Capadócia está repleta de excelentes hotéis, sendo que a maioria está em cavernas adaptadas. Cada um tem sua característica única e muito charme. Entre neste link para reservas de hotéis na Capadócia.

Eu indico o CCR Hotel & SPA Capadoccia Cave, um hotel de luxo numa caverna. Tem como diferencial uma vista incrível do vale, bem como banho turco. Eu me hospedei nesse hotel e recomendo.

Capadocia Caves Hotel

O Hotel Museum Cappadocia, também um hotel de luxo em caverna. É um charme o restaurante com vista do vale.

Museum Hotel Cappadocia

Capadócia: passeio de balão e hotéis em cavernas na Turquia

O  Uchisar Kaya Hotel tem uma arquitetura surreal, dentro de uma caverna.

Outras opções de hotéis na Capadócia, categoria turística: Perissia, Dinler, Avarasya, etc.

Capadócia – como chegar e se locomover 

A partir de São Paulo há voos diretos para Istambul com a Turkish Airlines. Há possibilidade de chegar à Turquia e Capadócia, também via Paris.

Link para pesquisa e reserva de passagens aéreas para Istambul ou outro ponto de conexão na Europa.

A região da Capadócia está a 700 km de Istambul. O aeroporto com melhor localização é em Nevsehir, que fica 40 km de Goreme. É necessário alugar um carro para conhecer toda a região ou fazer um tour. Há pacotes turísticos em ônibus, a partir de Istambul que passam pela Capadócia e outros pontos turísticos da Turquia. O passeio de balão é sempre um tour opcional, devido as condições do tempo.

Quando ir à Capadócia

O verão, primavera e outono são as melhores épocas para viajar à Capadócia. O inverno é uma época interessante, mas o clima com muitos ventos pode impedir o voo de balão na Capadócia.

A hospitalidade dos turcos – herança

Por séculos a população esteve sob vários domínios: bizantino, romano e, finalmente, Turco-Otomano. A história da Turquia, assim como Egito, Grécia e Israel, começa antes da era cristã. O povo turco é hospitaleiro e de certo modo, cosmopolita, gostam de conhecer novos povos, aprender línguas, etc. Isso tudo é uma herança de um passado de contato com muitas culturas.

A viagem à Capadócia pode ser conjugada com um: Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.

Gastronomia na Capadócia

Há diversos restaurantes na Capadócia, muitos em cavernas. A comida é deliciosa e lembra um pouco a gastronomia árabe. Eu indico o Orient Restaurant com menu variado. Dentre os pratos típicos destaque para Testi Kebab, mistura de carne e vegetais com molho.

A Turquia contemporânea

 Na Turquia contemporânea vivi uma era pós-Ataturk, o nacionalista que modernizou o país. Proclamou República Laica em 1923, separando religião da política. Foi também sob tal processo de modernização que se adotaram leis europeias e o alfabeto romano. Ataturk é “o cara” na Turquia, sua foto está na maioria dos palácios e organizações públicas. Atualmente o país vive incertezas políticas, e algumas manifestações sociais.

Dicas de viagem para a Capadócia

Viagens como esta devem ter planejamento e providencias. Leia também: Dicas para viajar. 

Use e abuse dos chás de maçã, é uma delícia.

Utilize os serviços de uma operadora com guia em português. Vários profissionais de turismo no país falam fluentemente nossa língua e tornam as visitas muito mais proveitosas. Em geral os turcos têm facilidade com idiomas;

Experimente um banho turco, mas dê preferência a um SPA de hotel de luxo.

Categorias: Ásia, Europa, Experiências

Postado por:

Compartilhe:

5 Comentários

  1. Adorei o post Deusa! Muito completo e informativo, só me deixou com mais vontade de conhecer o local, mas amei mesmo as fotos. Obrigado pelas dicas.

  2. Rafael Duarte disse:

    Passear de balão sobre essa região…lindo!!! Se eu disser que não fiquei com inveja… é mentira!! hahahahahaha……. Obrigado por compartilhar….

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2019 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel