Deusa Rodrigues - Travel Agent

Natal em Campos do Jordão: a serra mais iluminada e colorida

13.dez.19 - atualizado em 16.dez.19



O Natal em Campos do Jordão é realmente um momento mágico e combina com a paisagem de montanha. A floresta de araucárias emoldura as construções e contrasta com o colorido da decoração e das luzes. Eu estive na cidade para conhecer a programação de Natal e os melhores passeios de uma das cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Siga as dicas da decoração natalina pela cidade, dos passeios imperdíveis, de hotelaria e melhores restaurantes.

Atrações do Natal – pela cidade

Há muitas atrações principalmente no centrinho de Capivari. A programação de Natal começa em meados de novembro e transforma a paisagem da cidade. Há símbolos natalinos como: soldadinhos de chumbo, fadas, anjos, arautos, luzes, etc. Na praça São Benedito, bem no centro turístico, uma árvore gigante é uma das principais atrações.

Natal em Campos do Jordão

Você vai gostar de ler também sobre:

Férias na Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão – imersões em janeiro e outubro de 2020.

Portal da Cidade – porta-retrato tamanho família

O portal da cidade de Campos do Jordão, em estilo de chalé suíço, fica iluminado com destaque para as figuras geométricas nas paredes e na fachada. Uma maneira acolhedora de dar as boas-vindas na entrada da cidade. Atenção para as primeiras fotos, no porta-retrato enorme com a figura do Papai Noel, ideal para compor o cenário com toda a família.

Leia também: 9 viagens no Natal pelo Brasil.

Natal em Campos do Jordão

Praça de Abernéssia – decoração lúdica

A decoração fica por conta dos personagens das fábulas infantis, de anjos iluminados, para o Natal dos Sonhos de Campos do Jordão. Há vários outros brinquedos, como a gangorra com caixas de presente, balanços com bolas coloridas e escorregador na árvore de Natal. O trenó do Papai Noel com suas renas é um dos espaços preferidos, cenário que faz a alegria da criançada. O Natal dos Sonhos de Campos do Jordão tem o patrocínio da Fundação Lia Maria Aguiar e a prefeitura municipal.

Para conhecer as festividades de Natal no exterior, acompanhe o post: Viajar no Natal.

Boulevard Geneve – cartão postal com sombrinhas coloridas

As sombrinhas coloridas, assim como em alguns lugares de Portugal, ou cidades brasileiras como São Roque, também estão presentes em Campos do Jordão. O teto do charmoso Boulevard Geneve está forrado das sombrinhas, que são iluminadas a noite por lâmpadas de led. Esse é um dos pontos para fotos nas redes sociais. Esta atração tem feito sucesso no Instagram e Facebook.

Acompanhe a matéria sobre: São Roque e a estrada do vinho.

Natal em Campos do Jordão

Paisagem de Castelo – Restaurante Sans Souci

A construção do restaurante Sans Souci, no estilo castelo europeu, também é um dos destaques do Natal. O contorno iluminado, com uma cascata de luzes de led e o jardim com bicicletas coloridas fazem parte do cenário. Esse é outro ponto bacana, para fotos do Natal em Campos do Jordão.

A arquitetura em Campos do Jordão, lembra os castelos da: Escócia.

Programação cultural do Natal dos Sonhos

Além da beleza da decoração e luzes, há uma programação cultural para todos os gostos.

Natal em Campos do Jordão

Concha acústica – Apresentações de Orquestras e Corais

Desde o dia 15 de novembro até dia 24 de dezembro, diversas atrações musicais se apresentam na concha acústica, na praça central de Capivari. Veja abaixo a programação até 24 de dezembro.

22 de dezembro
11h – Um Show de Natal

24 de dezembro
15h – Orquestra Regional de Campos do Jordão
16h – Coro Infanto juvenil

Toriba Musical – aberta aos visitantes

Uma das atrações de Campos do Jordão acontece no Hotel Toriba, aos sábados as 19h. É o programa Toriba Musical, com apresentações de músicos renomados, no estilo sarau. Fiquei hospedada no Hotel Toriba e pude conferir a apresentação de Rafael Cesário no violoncelo e Marcos Aragoni no piano, artistas do Theatro Municipal de São Paulo. Os músicos se apresentam na charmosa e intimista sala da lareira, com paredes decoradas com bonitas pinturas. Atualmente a atividade Toriba Musical, que em julho integrou a programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e aceita visitantes de outros hotéis.

Natal em Campos do Jordão

Outras atrações de Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão se transforma a cada estação do ano. Ficou conhecida como destino de inverno devido ao famoso Festival, no entanto fica linda no outono com a coloração da vegetação, fica exuberante com as flores da serra. No verão o clima ameno de montanha é um dos diferenciais para curtir a cidade. Há muito o que fazer. Um final de semana é muito pouco, o ideal é ficar pelo menos 4 dias para aproveitar tudo o que a cidade oferece.

Palácio Boa Vista – residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo

O palácio de inverno teve sua construção iniciada em 1938 e ficou concluído em 1964. Está localizado no alto do Bairro da Boa Vista. Foi declarado como “monumento de visitação pública” e transformado em centro de arte. Há visitas monitoradas para conhecer o acervo. Conheça o Café Palácio, que oferece lanches rápidos e, todo envidraçado, oferece uma vista espetacular da serra.

Auditório Claudio Santoro – palco do Festival de Inverno

O auditório está junto ao Palácio Boa Vista. Considerado como obra-prima da arquitetura, é onde acontece o Festival de Inverno. O local é o palco do maior evento de música erudita da América Latina. Conta com 814 assentos e toda estrutura para grandes eventos.

Museu Felícia Leirner – esculturas a céu aberto    

O Museu Felícia Leirner faz parte do complexo do Auditório Claudio Santoro e Palácio Boa Vista. Tem um acervo de esculturas a céu aberto. O ideal é visitá-lo em dias ensolarados para boas fotos.

Horto Florestal de Campos do Jordão

Para quem gosta de natureza e das araucárias eu indico o passeio ao Horto Florestal. Está numa área de 8,3 mil hectares e foi criado desde 1941. O parque tem uma floresta preservada. O visual é lindo e relaxante e uma ótima opção é fazer o tour e conhecer mais sobre as araucárias, arvore típica das regiões serranas e do bioma do Sudeste.

Tarundu – complexo de atividades no bosque

O Tarundu é um complexo de 35 atividades diversas, entre elas tirolesa, cavalgadas, passeios de balão, etc. Conta também com restaurante e pousada. Fica num bosque de mata nativa e araucárias a 4 km do centro, ao lado do Hotel Toriba. Essa atração é ideal para famílias com crianças, jovens e para grupos.

Passeio de Trem em Campos do Jordão

Esse é um passeio tradicional, o Trem do Mirante. O passeio começa na histórica Estação Emílio Ribas na Vila Capivari com destino a Estação Eugênio Lefevre, em Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha de Campos do Jordão. Eu adorei essa viagem, que cruza parte da Serra da Mantiqueira sobre os trilhos da Estrada de Ferro.

Mosteiro São João – canto das beneditinas

O Mosteiro São João, no bairro da Boa Vista, abriga as monjas conhecidas como “As beneditinas”. O lugar é lindo em meio a um bosque, que traz muita paz. Além de ser um local para orações e meditações, todas as tardes às 17h45 acontece o famoso Recital de Canto Gregoriano na singela Capela de São João Batista. Há possibilidade de comprar biscoitos, pães, bolos, geleias, além de artigos religiosos. Uma verdadeira viagem para a alma.

Que tal conhecer também no Vale do Paraíba e próximo de Campos do Jordão: Aparecida – Santuário Nacional?

Trilhas para a Pedra do Baú

A famosa Pedra do Baú, que pode ser avistada de lugares de Campos do Jordão, no entanto está localizada no munícipio de São Bento do Sapucaí. Há passeios de trilhas para os mais aventureiros escalar a Pedra do Baú.

Conheça mais essa aventura no passeio: Aventoriba

Amantikir Garden – jardins do mundo

O Parque Amantikir Garden reúne jardins de várias partes do mundo. Há 28 jardins temáticos, de 14 países. A área é de 60 mil metros, 700 espécies de plantas, em meio à exuberante natureza da Serra da Mantiqueira.

Se você gosta de natureza e flores leia sobre: Holambra a cidade das flores.

Teleférico do Morro do Elefante

O passeio mais popular de Campos do Jordão é o teleférico do Morro da Elefante. Os jovens e crianças não resistem às charmosas cadeirinhas que cruzam a cidade com destino ao topo. O Morro do Elefante tem 1.800 metros de altitude e oferece uma vista panorâmica da cidade. O nome é devido à semelhança do morro com a tromba de um elefante. Há possibilidade de acessar por carro, numa estrada bem pavimentada. Eu fiz o trajeto de carro e recomendo. No alto do morro tem barracas para compras de artesanato e objetos locais.

Vista Chinesa – na saída da cidade

Na hora de pegar a estrada de volta para casa, não esqueça de parar na Vista Chinesa e ficar com “gostinho de quero mais”. O ponto tem um visual incrível das serras, ideal para muitas fotos. Que tal já programar a próxima viagem para Campos do Jordão?

No Rio de Janeiro também tem vista chinesa, só que a paisagem é totalmente diferente. Leia também: Rio de Janeiro melhores passeios.

Gastronomia em Campos do Jordão

A cidade tem uma gastronomia excepcional, com opções: massas, carnes, foundue, chocolates variados, etc. O pinhão nativo da serra também se faz presente em alguns pratos. Há muitos restaurantes e a cidade está entre as melhores do interior. Campos do Jordão em 2019 recebeu o prêmio: Top Destinos Turísticos – Gastronomia, do Governo do Estado de São Paulo.

Melhores restaurantes em Campos do Jordão

Campos de Jordão conta com restaurantes excelentes, entre eles: Saint Moritz, Spazio di Paolo, Pontremoli, Sans Souci Bistrô, Festival Della Pasta, Restaurante Toribinha (especializado em foundue), etc.

Choperias, bares e restaurantes

Em Capivari há diversos restaurantes, choperias e bares. A cervejaria e restaurante Baden Baden é um ponto onde turistas se encontram, principalmente os jovens. O movimento sempre é constante independente da estação do ano.

Chocolate em Campos do Jordão

O chocolate combina com o clima em todas as estações e principalmente com o Natal de Campos do Jordão. A cidade conta com algumas fábricas e revendas e entre elas destaque para: Chocolate Montanhês, Araucária, Cacau Show, Spinassi, Bruno Alves, etc.

Tratamentos para o corpo e a alma – SPA L’Occitane

A cidade de Campos do Jordão é o local ideal para o relaxamento e os cuidados do corpo e da alma. Uma das atrações é o exclusivo Spa Toriba by L’Occitane, dentro do Hotel Toriba. Em salas envidraçadas com vista para os jardins há diversas opções de massagens e tratamentos corporais.

Comprinhas em Campos do Jordão – Capivari

Como ninguém é de ferro, as comprinhas em Capivari e região são uma das atrações da viagem. Destaque para malhas e roupas de inverno, porém há um pouco de tudo na cidade. Nessa época tem ótimas opções de presentes de Natal.

Clima de serra em Campos do Jordão

No inverno as temperaturas podem chegar até -5º C. Dizem que nevou em 1928 e 1948, mas não há documentação a respeito. A pouca umidade do ar da região impede que se forme neve. Os hotéis e pousadas são bem estruturados, com calefação e muito conforto. No verão e primavera o clima é ameno e a flores serranas estão em abundância, como as hortênsias. No passeio de trem, é possível observar a exuberância da flora.

Destination Wedding – casamentos e Lua de Mel

A região com belas paisagens é destino para o Destination Wedding – casamentos e Lua de Mel. Vários casais escolhem o clima de montanha para a cerimônia de casamento em meio ao meio às araucárias. Há diversos lugares românticos para uma viagem inesquecível.

Leia também sobre: Lua de Mel na Alemanha romântica.

Como Campos do Jordão começou

A Serra da Mantiqueira está entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nos primórdios foi aldeias de várias etnias indígenas: puri, caeté, guarulho e cataguá. Em 1597 foi visitada por um branco em busca dos caminhos do ouro entre Paraty e Minas. A trilha passou então a ser uma passagem para outros exploradores ao longo dos tempos. Os vilarejos surgiram no século XIX. A fazenda criada pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues do Jordão, amigo do imperador Dom Pedro II, deu origem ao munícipio atual. Em 1920 vários sanatórios surgiram, devido ao clima excelente para a cura da tuberculose. A partir daí se estabeleceram hospedarias e hotéis como o Toriba de 1943. Hoje é classificada como um dos lugares de melhor clima do mundo e um dos destinos turísticos importantes de São Paulo.

Arquitetura diferenciada – estilo montanhês é um dos atrativos

A arquitetura local tem influências da cultura montesa dos Alpes, com construções em estilo Enxaimel, de origem germânica. Há também o estilo de chalés suíços ou construções francesas. A madeira jordanense, abundante na serra, bem como as pedras da região, fazem parte dos projetos. De modo geral é um panorama único e eclético.

Leia sobre o estilo arquitetônico da região francesa da Borgonha.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Um dos melhores e mais tradicionais hotéis de Campos do Jordão é o Toriba, categoria luxo. Fundado em 1943 tem uma arquitetura serrana, mas conta também com chalés novos e contemporâneos, em meio uma paisagem espetacular de araucárias e jardins.

Os diferenciais do Hotel Toriba são: o magnífico jardim com bosque de araucárias, a atividade Toriba Musical, o SPA Toriba by L’Occitane e a excelência no serviço. É um lugar especial para relaxar e “recarregar as baterias”.

Entre neste link para reservar o hotel em Campos do Jordão.

Como chegar à Campos do Jordão

Para chegar à cidade de São Paulo, entre neste link para pesquisar e reservar passagens aéreas.

Para quem sai de São Paulo de carro, uma das melhores opções é seguir pela Rodovia dos Trabalhadores e depois pegar a BR 383. O trajeto pode ser feito em carro próprio ou alugado ou pela contratação de um transfer privativo.

A cidade de Campos do Jordão é servida por ônibus regulares da Rodoviária do Tietê. A empresa Pássaro Marrom oferece 6 horários durante o dia e o tempo de viagem é de 3h20.

Dicas de viagem para Campos do Jordão

Conheça as dicas do site: https://www.guiacampos.com/

Faça reservas com antecedência porque apesar de muitas opções de hospedagem a cidade tem ótima ocupação.

Se puder fique pelo menos 4 dias em Campos do Jordão, para conhecer todos os pontos turísticos.

Categorias: Sem categoria

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel