Deusa Rodrigues - Travel Agent

Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro em Aparecida

15.dez.19 - atualizado em 15.mar.24



A visita ao Santuário Nacional deve incluir também o Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro, que proporcionam várias experiências.

O Santuário é um complexo que além da grandiosidade da Basílica, conta com atrações turísticas, opções para alimentação e estacionamento.

Veja as dicas dos passeios importantes  que se complementam. Uma verdadeira viagem para a alma.

Você vai gostar de ler também sobre: Passeios do estado de São Paulo.

Memorial da Devoção – Aparecida

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo localizado no pátio do Santuário Nacional, próximo ao centro de eventos.

O local conta com: o Espaço de Exposições, o Cine Padroeira, o Museu de Cera,  o Cantinho dos Devotos Mirins e a lojinha. São atrações que utilizam a arte e os efeitos multimídia e proporcionam não só conhecimento, mas uma experiência de fé.

Confira a Excursão para Aparecida a partir de São Paulo.

Saiba mais sobre o post completo: Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Como Chegar – Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro

O prédio do Memorial da Devoção fica no final do Centro de Apoio aos Romeiros, próximo à área de eventos e estacionamento do Santuário Nacional.

Este passeio ao Memorial agrega muito na visita ao Santuário Nacional, pois é muito interessante conhecer toda a história e os detalhes. A plataforma de embarque dos Bondinhos do Morro do Cruzeiro estão ao lado do Santuário Nacional

Em Belém também há o Memorial de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário Basílica. Saiba mais no post: Os melhores passeios de Belém – capital do Pará.

Acompanhe também o post: Viagens pelo Brasil.

Roteiro de Visita ao Memorial da Devoção

O primeiro ponto da visita é o espaço de exposições, depois segue para o cine padroeira. Os visitantes assistem a um pequeno vídeo muito bem produzido e emocionante.

Outro ponto é a parada para fotos, tendo como cenário o rio e o milagre dos peixes. Próxima etapa conhecer o museu de cera, em que é possível também ter fotos como lembrança. O tour finaliza com uma oração, em uma pequena réplica de capela de Pau a pique.

Confira o post: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo.

Espaço de Exposições

Durante minha visita, realizada no início de dezembro de 2019, eu conferi a exposição Nossa Senhora Aparecida da artista Gabi Alves, com lindas peças de muita delicadeza e espiritualidade.

Acompanhe a minha visita à Roma, na Praça de São Pedro, no post: Itália as cidades mais visitadas.

Cine Padroeira – Curta Com Tecnologia

O Cine Padroeira tem como diferencial ser o primeiro cinema 3D sem óculos, a mesma tecnologia utilizada nas Olimpíadas Rio 2016. O filme tem apenas 15 minutos e conta a trajetória de Nossa Senhora Aparecida.

O curta metragem começa com o encontro da imagem, nas águas do Rio Paraíba do Sul por três pescadores, mostra o início dos milagres, os grandes momentos e é concluído com a construção da Basílica Nacional e a mesma nos dias atuais.

Você vai gostar de ler também sobre Fátima no post: Portugal e os pontos turísticos.

Fotos Com Cenário do Rio Paraíba

Depois de assistir ao curta metragem, segue-se para um cenário do rio Paraíba, com o barco, peixes e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para se tirar fotos, que são vendidas posteriormente.

É uma boa recordação da viagem e do Memorial da Devoção.

Conheça mais sobre as cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais no post: Hotéis Refúgios.

Museu de Cera – Memorial da Devoção

O Museu de Cera do Memorial da Devoção tem como diferencial o tour guiado exclusivo para família, casal ou grupo. O guia dá detalhes da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida, da cidade e de cada um dos 20 cenários. Estão expostas 67 estátuas de cera em tamanho natural.

O acervo reúne figuras como Dom Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, Papa Francisco, Marcos Ponte, nosso astronauta, Ronaldo Fenômeno, o cantor Daniel, dentre outros.

No final do tour, entra-se em uma singela capelinha de Pau a pique, em que é feita uma oração conduzida pelo guia.

Eu fiz a visita e a considerei emocionante e surpreendente.

Cantinho dos Devotos Mirins

Para quem viaja com crianças, há uma ótima opção: é o cenário do Cantinho dos Devotos Mirins. Os ambientes são coloridos e têm personagens de quadrinhos infantis.

Bondinhos – Morro do Cruzeiro em Aparecida

Depois de sair do Memorial da Devoção eu embarquei em um dos Bondinhos do Morro do Cruzeiro, uma das atrações de Aparecida. Em 2019 os Bondinhos completaram cinco anos de funcionamento.

Os bondinhos do Morro do Cruzeiro, partem ao lado do Santuário Nacional, cruzam Aparecida pelos ares e, têm como ponto de chegada, o topo do morro, onde se situam dois mirantes para se observar a cidade e região.

Mais de 3 milhões de peregrinos já fizeram esse trajeto entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro.

Para quem gosta de teleféricos com belas paisagem, tem que conhecer: Rio de Janeiro melhores passeios.

Vista Espetacular – Morro do Cruzeiro

A vista, tanto dentro dos bondinhos, como no alto do Morro do Cruzeiro em Aparecida, é espetacular. De lá é possível observar a grandiosidade da basílica e a paisagem do Vale do Paraíba, que inclui as curvas do rio e a vegetação.

No Morro do Cruzeiro há dois mirantes: um ao ar livre, logo que se desembarca dos bondinhos, e um mais alto, em local fechado e com vista em 360 graus, acessível por elevador ou escada.

Há ainda uma lanchonete simples, na área ao ar livre do topo do morro, que é uma ótima opção para se relaxar e curtir o Vale do Paraíba. Este é um dos melhores passeios da cidade de Aparecida.

Na região do Vale do Paraíba, há outro teleférico atrativo, confira no post: Lua de Mel em Campos do Jordão.

O Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro são passeios fazem a diferença na visita a Aparecida.

Trem estilo Retrô – Aparecida

Outra atração da cidade é o Trem do Devoto para percorrer o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. O veículo realiza o trajeto que os devotos fazem a pé.

Trata-se de um monotrilho elétrico que percorre um trajeto de 1,4 quilômetros, em cerca de 15 minutos. Tem um conceito Retrô, modelo de uma locomotiva antiga, um charme de passeio.

O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro, quanto pela estação presente no Porto Itaguaçu.

A implantação do Trem é responsabilidade da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. No momento da minha última visita no início de dezembro de 2019 estava em manutenção.

Onde ficar em Aparecida

Na cidade de Aparecida há várias opções de hotéis, sendo a maioria na categoria turística, porém há também o Rainha do Brasil no estilo Resort de luxo.

Melhor hotel em Aparecida

O Hotel Rainha do Brasil é a melhor opção para se hospedar em Aparecida, na categoria luxo. Ele é o mais moderno e conta com infraestrutura excelente para receber com conforto os romeiros.

O sistema de hospedagem é com meia pensão, ou seja café da manhã e almoço estilo buffet.

Hotel histórico em Aparecida

A Pousada Bom Jesus no centro de Aparecida, que pertence à Diocese e é um bonito prédio histórico rodeado de jardins. Foi construído para ser um seminário, que aliás ainda tem um andar destinado aos seminaristas.

Foi transformado em pousada e conta com uma estrutura confortável, categoria turística. O diferencial da hospedagem é poder visitar o apartamento que os Papas se hospedaram.

Entre neste link para reservar hotéis em Aparecida.

Confira as ofertas da cidade:

Booking.com

Hospedagem em Guaratinguetá

Outra opção de hospedagem é a cidade de Guaratinguetá que está a 188 quilômetros de São Paulo, no Vale do Paraíba, próxima de outras cidades turísticas como Aparecida, Cunha, Cruzeiro e Campos do Jordão.

Conhecida pelo roteiro religioso, pois conta com o Santuário do Frei Galvão que recebe vários visitantes, além da bonita igreja de Santo Antônio, um patrimônio de 1651.

Além de unir os dois destinos religiosos, o visitante poderá fazer o Tour ao Lavandario e Ateliê de Cerâmica de Cunha a partir de Guaratinguetá.

Explore os incríveis passeios de Guaratinguetá.

A dica é ficar em um dos mais tradicionais do interior de São Paulo, o Hotel & Golfe Clube dos 500, com estilo de fazenda e refeições incluídas.

Para uma opção mais econômica eu indico o ibis Guaratinguetá Aparecida, que tem decoração moderninha.

Como Chegar a Aparecida

Para quem preferir há um passeio organizado para Aparecida, com saídas de São Paulo com toda a comodidade.

Para chegar a cidade de São Paulo há uma grande oferta de voos, confira as promoções para compra de passagens aéreas.


Seguros Promo

A partir da cidade de São Paulo, de carro deve seguir pela Rodovia Ayrton Sena, posteriormente Carvalho Pinto e, depois, na altura de Taubaté, seguir pela Rodovia Presidente Dutra, até a saída 71.

Para alugar carro compare as locadoras, veículos e preços conforme as datas da viagem.

Aparecida – Santuário Nacional

A história da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião três pescadores  foram surpreendidos com o aparecimento da imagem. Logo após com a abundância impressionante de peixes.

Esse foi o primeiro milagre de muitos outros que vieram depois. No local foi construída uma capelinha, depois uma igreja e por último a Basílica Nacional.

Destaque para a Arquitetura

A arquitetura é grandiosa e imponente. A visita à imagem de Nossa Senhora Aparecida é feita pela lateral, em geral há uma fila. Está em um altar protegido por vidro blindado.

Os murais contam um pouco da história de nossos animais e nossa flora. Quanto à arquitetura, o altar principal está no centro da Basílica, com bancos em volta, para comportar o maior número de fiéis.

Mesmo com tanta capacidade, está sempre lotada. Já recebeu visitas ilustres e também de três papas. Na comemoração dos 300 anos, o Papa Francisco mandou de presente para a Basílica, uma bela escultura de uma rosa de ouro. A viagem à Aparecida e Santuário Nacional é sempre emocionante.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Visitar o Santuário Nacional de Aparecida tem a mesma emoção de visitar o Santuário de Fátima em Portugal.

Visita à Cúpula do Santuário

Para conhecer melhor o Santuário Nacional, há um tour para visitar: o museu, a cúpula e o mirante da torre. A foto abaixo foi feita da cúpula do Santuário, que dá a visão incrível da arquitetura e detalhes da decoração. No mirante é possível ter uma vista panorâmica da região com ângulos diferentes.

Quanto ao museu, há várias peças da história de Aparecida, a mais emblemática é a pedra que fez parte do piso de entrada da basílica antiga, onde um cavaleiro tentou invadir o templo com seu cavalo, mas este empacou e ficaram as marcas das patas cravadas no piso.

O Santuário Nacional tem linhas modernas e arrojadas, que contrastam com as igrejas da época colonial.

O tour guiado à Basílica, que é fundamental para conhecer os detalhes arquitetônicos e históricos. Eu fiz o tour guiado e recomendo, porque é emocionante.

Conheça também: Ouro Preto – uma viagem no tempo da arquitetura barroca.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Dicas de viagem à Aparecida

Comprar livros sobre a história do Santuário.

Fazer uma mentalização com pensamentos edificantes.

Se puder, ficar pelo menos 2 ou 3 noites na cidade de Aparecida, para conhecer melhor.

Leia também: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo.

Extensão de viagem para Campos do Jordão

A cidade de Aparecida está próxima de Campos do Jordão, portanto é possível conjugar as duas viagens. Há muito o que visitar na cidade. A floresta de araucárias emoldura as construções e contrasta com os dias ensolarados.

CA arquitetura típica no estilo montanhês é um dos atrativos de Campos do Jordão. Há uma forte influência das construções dos Alpes, que faz da cidade um cenário de conto de fadas e de romantismo.

Não faltam passeios com experiências para todos os gostos. Outro diferencial é a gastronomia, considerada uma das melhores do estado de São Paulo.



Booking.com

Saiba mais no post: Lua de Mel em Campos do Jordão.

Atitudes Positivas e Livros

Orações e pensamentos positivos são ideais e se deve fazer isso várias vezes ao dia, para uma conexão de amor. Para quem é cristão, eu recomendo a leitura de pequenos trechos da Bíblia. Para outras religiões, seguir os livros e instruções de cada uma.

Quem gosta de ler, não abre mão daquele momento na cama com calma e um bom livro na mão, seguem as minhas recomendações, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon.

Um livro essencial para quem deseja conhecer mais é: Aparecida, uma edição atualizada.

Para conhecer melhor a história, eu indico o livro: Aparecida a Biografia.

Uma indicação bacana para ler sobre o tema bem-estar é o livro: Pergunte a Deepra Chopra.

Outra leitura que recomendo é sobre os Mistérios como Stonehenge: O Grande Livro dos Mistérios Antigos.

Uma das sugestões para manter a serenidade são os exercícios de relaxamento, indico o livro: Zen para distraídos da Monja Coen.

A meditação também é um dos instrumentos par manter a serenidade. Há muitas meditações guiadas, que você pode fazer em casa, com todo o conforto. A minha meditação guiada predileta, é com o livro e CD Meditando com Brian Weiss, um psiquiatra americano famoso.

A outra dica é ter a Imagem da Nossa Senhora Aparecida par ter em casa.

Viagens para a Alma

Dentro do conceito deste Blog, há indicação de várias viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas dos templos e construções planejadas para a espiritualidade e também em meio à natureza, em grandes paisagens. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

Uma viagem realizada para um desses lugares, faz com que o ser humano volte renovado devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Se você está em busca de relaxamento e inspiração, programe uma viagem para um destes destinos.

Saiba mais no post: Viagens para a alma com poder de transformação.

Nota da Autora

Agradecimentos à Integra Press Assessoria pelo apoio e convite.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel