Deusa Rodrigues - Travel Agent

Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro em Aparecida

15.dez.19 - atualizado em 25.dez.19



A visita ao Santuário Nacional deve incluir também o Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro, que proporcionam várias experiências. O Santuário é um complexo que além da  grandiosidade da Basílica, conta atrações turísticas, opções para alimentação e estacionamento, sendo assim o principal ponto de visitação da cidade. Veja as dicas dos passeios importantes  que se complementam. Uma verdadeira viagem para a alma.

Memorial da Devoção – Aparecida

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo localizado no pátio do Santuário Nacional, próximo ao centro de eventos do mesmo. O Memorial conta com: Espaço de Exposições, Cine Padroeira,  Museu de Cera,  Cantinho dos Devotos Mirins e loja. São atrações que utilizam a arte e os efeitos multimídia e proporcionam não só conhecimento, mas uma experiência de fé.

Leia sobre – Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Como chegar ao Memorial da Devoção

O prédio fica no final do Centro de Apoio aos Romeiros, próximo ao centro de eventos e estacionamento. Este passeio ao Memorial agrega muito na visita ao Santuário Nacional.

Aparecida está na região do Vale do Paraíba, a viagem pode ser conjugada com Campos do Jordão.

Roteiro de visita ao Memorial da Devoção

O primeiro ponto da visita é o espaço de exposições, depois a visita segue para o cine padroeira, museu de cera (em que é possível também ter como lembrança fotos tiradas dos visitantes) e é finalizada com uma oração em uma réplica de capela de pau a pique.

Espaço de Exposições

Durante minha visita, realizada no início de dezembro de 2019, eu conferi a exposição Nossa Senhora Aparecida da artista Gabi Alves, com lindas peças de muita delicadeza e espiritualidade.

Cine Padroeira – curta com tecnologia

O Cine Padroeira tem como diferencial ser o primeiro cinema 3D sem óculos, a mesma tecnologia utilizada nas Olimpíadas Rio 2016. O filme tem apenas 15 minutas e conta a trajetória de Nossa Senhora Aparecida. O curta metragem começa com o encontro da imagem, nas águas do Rio Paraíba do Sul por três pescadores, mostra o início dos milagres, os grandes momentos e é concluído com a construção da Basílica Nacional e a mesma nos dias atuais.

Fotos com cenário do Rio Paraíba

Depois de assistir ao curta metragem, segue-se para um cenário do rio Paraíba, com o barco, peixes e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para se tirar fotos, que são vendidas posteriormente. É uma boa recordação da viagem e do Memorial da Devoção.

Museu de Cera – Memorial da Devoção

O Museu de Cera do Memorial da Devoção tem como diferencial o tour guiado exclusivo para família, casal ou grupo. O guia dá detalhes da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida, da cidade e de cada um dos 20 cenários. Estão expostas 67 estátuas de cera em tamanho natural. O acervo reúne figuras como Dom Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, Papa Francisco, Marcos Ponte, nosso astronauta, Ronaldo Fenômeno, o cantor Daniel, dentre outros. No final do tour, entra-se em uma singela capelinha de pau a pique, em que é feita uma oração conduzida pelo guia. Eu fiz a visita e a considerei emocionante e surpreendente.

Cantinho dos devotos mirins

Para quem viaja com crianças, há uma ótima opção: é o cenário do Cantinho dos Devotos Mirins. Os ambientes são coloridos e têm personagens de quadrinhos infantis.

Bondinhos – Morro do Cruzeiro em Aparecida

Para se visitar o Morro do Cruzeiro, uma das atrações de Aparecida, são utilizados os Bondinhos Aéreos. Em 2019 os Bondinhos completaram cinco anos de funcionamento. Os bondinhos partem de dentro do Santuário Nacional, em área próxima à Basílica, cruzam Aparecida pelos ares e, têm como ponto de chegada, o topo do morro, onde se situam dois mirantes para se observar a cidade e região. Mais de 3 milhões de peregrinos já fizeram esse trajeto entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro.

Você vai gostar de ler sobre Rio de Janeiro melhores passeios.

Vista espetacular do topo do Morro do Cruzeiro

A vista, tanto dentro dos bondinhos, como no alto do Morro do Cruzeiro em Aparecida, é espetacular. De lá é possível observar a grandiosidade da basílica e a paisagem do Vale do Paraíba, que inclui as curvas do rio e a vegetação.

No Morro do Cruzeiro há dois mirantes: um ao ar livre, logo que se desembarca dos bondinhos, e um mais alto, em local fechado e com vista em 360 graus, acessível por elevador ou escada. Há ainda uma lanchonete simples, na área ao ar livre do topo do morro, que é uma ótima opção para se relaxar e curtir o Vale do Paraíba. Este é um dos melhores passeios da cidade de Aparecida.

Onde se hospedar em Aparecida

O melhor hotel de Aparecida é o Rainha do Brasil, no entanto há outros hotéis próximos ao Santuário categoria turística.

Entre neste link para reservar o hotel em Aparecida.

Como chegar à Aparecida

Para quem está na cidade de São Paulo deve seguir pela Rodovia Ayrton Sena, posteriormente Carvalho Pinto e, depois, na altura de Taubaté, seguir pela Rodovia Presidente Dutra, até a saída 71.

Para quem está em outras cidades do Brasil, entre neste link para pesquisar passagens aéreas com preços promocionais.

Dicas de viagem à Aparecida

Comprar livros sobre a história do Santuário.

Fazer uma mentalização com pensamentos edificantes.

Se puder, ficar pelo menos 2 ou 3 noites na cidade para conhecer melhor.

Agradecimentos à Integra Press Assessoria pelo apoio.

Categorias: belas paisagens

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel