Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem à Botucatu e Barra Bonita para um final de semana prolongado

13.mar.20 - atualizado em 18.jul.20



A viagem à Botucatu e Barra Bonita conta com atrativos diferentes para um final de semana prolongado. As cidades estão localizadas no centro do estado de São Paulo, a uma distância de 224 km da capital, interligadas por ótimas estradas.

Em Botucatu o destaque é para a Cuesta, região formada por relevo escarpado numa paisagem panorâmica espetacular. Além da natureza há também a Pinacoteca Fórum das Artes e Fazenda Lageado.

Em Barra Bonita a atração principal é o passeio de barco para conhecer a Eclusa. A viagem com certeza será uma ótima experiência na natureza.

Confira as dicas imperdíveis que eu selecionei.

O que fazer – Viagem à Barra Bonita e Botucatu

A cidade de Botucatu tem algumas atrações que valem a pena conhecer como a Fazenda Lageado, a Pinacoteca Fórum da Artes e as igrejas.  O centro da cidade está sendo revitalizado desde da inauguração da Pinacoteca.

A região do Cuesta, que tem altitude de 756 metros na baixada e 920 metros no ponto mais alto; o local é procurado para passeios de aventura como rapel ou canyoning, paraglider, mountan bike, jeep, etc. A Cuesta abrange não só o município de Botucatu, bem como outras cidades próximas: São Manoel, Pardinho e Bofete.

O nome Botucatu vem do tupi Ybitu-Katu, que significa “bons ares”, sem dúvida nenhuma é um lugar privilegiado na natureza.

Que tal conhecer também: Campos do Jordão?

Viagem à Barra Bonita e Botucatu para um final de semana prolongado

Fazenda Lageado – Botucatu

A Fazenda Lageado e Museu do Café fica dentro do Campus da Unesp, ligado a Faculdade de Ciências Agronômicas. As construções são históricas da fazenda que começou em 1881, com o plantio de 600 mil pés de café por mão de obra escrava e depois da Abolição, foi substituída por emigrantes italianos.

O pequeno Museu de Café expõe objetos utilizados na colheita e beneficiamento.  A Fazenda Lageado teve uma grande importância para a região, inclusive havia uma ferrovia que passava dentro da propriedade e ia direto par ao porto de Santos.

Leia também sobre: Rainha do Brasil hotel e santuário.

Pinacoteca Fórum das Artes – Botucatu

A Pinacoteca de Botucatu é um projeto do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou a Pinacoteca de São Paulo, aliás guarda semelhanças. O prédio na realidade foi concebido para ser um fórum que funcionou por muito tempo e depois ficou abandonado.

O governo do estado de São Paulo fez a restauração e a cidade de Botucatu transferiu o acervo do o MAC – Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, artista de Botucatu para o edifício. A reinauguração do espaço em agosto de 2019 foi com uma mostra do escultor francês Auguste Rodin, um acontecimento importante para Botucatu e região.

Conheça também o potencial cultural de São Paulo, no post: O que fazer na Avenida Paulista.

Viagem à Barra Bonita e Botucatu para um final de semana prolongado

Cuesta  – uma experiência na natureza

A Cuesta é uma área com formação de relevo escarpado de um dos lados, com um suave declive em outro, forma degraus e grandes paredões. O interessante é que o topo não é pontiagudo como as serras, mas sim platô.

Booking.com

A palavra Cuesta vem do espanhol que significa degraus, a região é grande e abrange outras cidades, onde está também o Aquífero Guarani. A paisagem é única e com muita amplitude. Para conhecer há vários passeios com atividades de aventura ou de contemplação, ideal para o relaxamento também.

Essa região me fez lembrar das savanas africanas, saiba mais no post: África do Sul safáris surpreendentes.

Lendas da Cuesta – Botucatu

Além da beleza há um clima de mistério, com lendas que dizem que a Cuesta, antes da descoberta do Brasil, teria sido ponto de passagem no caminho de Peabirú, trilha lendária que ligava o Oceano Atlântico ao Peru, caminho conhecido como rota dos Incas ou Sumérios.

O lugar é visitado por Ufólogos em busca de OVNIS – objetos voadores não identificados.  Um lugar ainda pouco conhecido, mas que vale a pena visitar.

Leia também sobre: Peru e Machu Picchu – uma viagem transformadora.

Tour de Aventura – Viagem à Barra Bonita e Botucatu

A cidade de Botucatu por causa da Cuesta é procurada pelos tours de aventura, um dos mais famosos é o da Tirolesa do Gigante, com 800 metros de extensão, com vista do ponto “Gigante Adormecido”.  Há também passeio de buggy pela região.

O que fazer em Barra Bonita

Os passeios de barco pelo Rio Tietê, na região que ele é limpo e navegável é o principal atrativo de Barra Bonita. O Tietê é diferente dos outros rios que correm para o mar, ele nasce à 22 km do oceano Atlântico, corre para o interior e deságua no Rio Paraná.

Booking.com

O Rio Tietê em Barra Bonita tem uma bela paisagem, com um grande movimento de barcos, tanto de passeios turísticos, bem como iates particulares, que levam uma moçada jovem, principalmente nos finais de semana. A viagem para Barra Bonita e Botucatu é uma ótima opção para conhecer melhor o potencial do estado de São Paulo.

Quando o assunto é viagem para o interior de São Paulo, há várias opções, confira o post: Flores de Holambra e a Expoflora.

Passeio de barco – viagem à Barra Bonita e Botucatu

Os barcos em Barra Bonita, fazem o passeio completo em três horas, que inclui o almoço a bordo, entretenimentos com guias que contam um pouco da história da região. Eles animam o pessoal com música e alguns até dançam.

As refeições são bem servidas com opções de carne, peixe e massa. As mesas em geral tem capacidade para 06 pessoas. Eu fiz o passeio no Navio Cidade da Cuesta, minha experiência foi bem divertida e em grupo, aliás é um passeio ideal com família ou amigos.

Conheça também outra cidade turística do interior de São Paulo: São Roque e a estrada do vinho.

Nas margens do rio é possível observar não só a vegetação, como alguns patos selvagens, socós e jaburus. Há também algumas construções históricas de fazendas e algumas mansões.

Viagem à Barra Bonita e Botucatu para um final de semana prolongado

Leia também sobre a experiência de: Manaus e o Encontro das Águas.

Eclusa de Barra Bonita

Um dos momentos mais importantes do passeio é a hora do barco passar pelo processo da subida da Eclusa. Pela questão geográfica há um desnível de 26 metros no rio, e a Eclusa é uma espécie de elevador gigante que auxilia as embarcações na travessia. A Eclusa de Barra Bonita tem 147 metros de comprimento, 12 de largura e 30 metros de altura, uma obra imponente. O processo dura 12 minutos, onde os passageiros vivenciam de dentro do barco  o interessante funcionamento. O método utilizado é o mesmo do Canal do Panamá. A Eclusa foi construída em 1973, na época foi uma das primeiras da América do Sul.

Quando se visita o Canal do Panamá, é possível ver a semelhança do funcionamento, porém lá os turistas ficam na observação do lado de fora, em Barra Bonita os passageiros vivenciam de dentro do barco, a experiência é diferente.

Você vai gostar de conhecer também: Cidade do Panamá, ótima opção de escala na América Central.

Viagem à Barra Bonita e Botucatu para um final de semana prolongado

Como chegar à Botucatu e Barra Bonita

Para quem está na cidade de São Paulo a melhor opção é seguir pelas Rodovias Castelo Branco e Marechal Rondon.

Para quem está em outros estados, há possibilidade de voar até São Paulo e seguir de carro alugado ou ônibus da Rodoviária da Barra Funda.

Entre nos links para:

Pesquisar e comprar passagens aéreas.

Alugar carro em São Paulo.

Onde se hospedar na Viagem à Botucatu e Barra Bonita

Eu indico o Hotel Primar que são os proprietários do Navio Cidade da Cuesta – Primar Navegação. O hotel tem também a opção pensão completa – todas as refeições incluídas na diária.

Booking.com

Entre neste link para reservar hotéis em Botucatu e Barra Bonita.

Compras em Jaú – Viagem à Botucatu e Barra Bonita

Em um final de semana prolongado é possível também arranjar um tempinho para compras no Shopping Território do Calçado de Jaú, cidade vizinha. O local é imperdível, com venda direto dos fabricantes locais.

Booking.com

Os visitantes saem carregados dos Shopping do Calçado, porque não resistem à variedade com ótimos preços.

Para compras de produtos da fazenda conheça o Sitio Caipirinha em Pardinho com venda de leite, queijo, iogurte, mel e sorvetes de iogurte orgânico.

Venda Vivan é ótimo local para comprar cachaças artesanais e salgados. O local também é considerado cartão postal.

Onde comer – Viagem à Barra Bonita e Botucatu

A região oferece experiências também de turismo rural, com várias opções de comidinha da fazenda e forno à lenha.

Cuesta Café

Uma dica é conhecer o Cuesta Café na cidade de Pardinho, vizinha de Botucatu, fazer um lanche e observar a bonita paisagem panorâmica a perder de vista.

Biologia Café Rural

O Biologia Rural está em Botucatu e tem cafézinho moído e coado na hora, com bolo, pães e outras delícias da roça.

Cantinho da Viola

O Cantinho da Viola em Botucatu tem comida caipira e forno à lenha com música ao vivo.

Espaço Pedra do Índio

O local Pedra do Índio em Pardinho  é um dos pontos panorâmicos da Cuesta, que vale a pena visitar. Lá tem refeições e café da manhã típico da fazenda.

Cantina Paineira Velha

Localizada em Pardinho, tem um dos melhores visuais da Cuesta, cantina é especializada em cozinha caipira com fogão à lenha.

Dicas de viagem

A dica é fazer como eu fiz, fiquei hospedada no Primar em Botucatu e fiz os passeios à Barra Bonita e Jaú.

Para quem é de outro estado, a dica é conjugar a viagem com a cidade de São Paulo, para conhecer os inúmeros atrativos.

Booking.com

Confira os posts:

O que fazer na avenida Paulista.
Pôr do sol no Farol Santander.

Nota da Autora

Meus agradecimentos a Pomptur e a Primar Hotel e Navegação pelo convite.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel