Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

01.maio.20 - atualizado em 23.out.20



A viagem para Casablanca e Rabat é uma experiência inesquecível no Marrocos. Para quem não dispõe de muito tempo, uma semana é ideal. As duas cidades se completam e podem ser visitadas em uma semana de viagem.

A cidade de Casablanca está à beira mar, sendo uma de suas principais atrações a Mesquita Hassan II, o famoso Rick’s Café, cenário de filme de Hollywood, e o boulevard beira mar.

Rabat é a capital, sendo assim a cidade em que o rei reside, bem mais tranquila e organizada. Suas principais atrações são a Torre Hassan e o Mausoléu de Mohammed V, além da praia. A gastronomia marroquina é deliciosa, com pratos únicos.

Confira as minhas dicas de viagem.

Você vai gostar de ler também sobre outro país da África, confira: Egito e os pontos turísticos.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Mesquita Hassan II – atração da Viagem para Casablanca e Rabat

A principal atração de Casablanca é a Mesquita Hassan II, que é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para Meca na Arábia Saudita. Tem a capacidade para 25 mil fiéis numa área de 20 mil metros quadrados. A torre principal, com 200 metros de altura, é um minarete bem imponente que pode ser vista do avião.

A construção faz parte de um bonito complexo à beira mar.  A arquitetura se destaca como uma obra-prima com mosaicos marroquinos. Pode ser visitada com tours guiados, por meio dos quais é possível se conhecer mais sobre a sala de orações e ablução, escola muçulmana, museu e biblioteca.

Entre neste link para fazer a reservar visita guiada à Mesquita Hassan II, com traslados a partir do seu hotel.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

No Oriente Médio há também outras mesquitas que se destacam, principalmente nos Emirados Árabes,  saiba mais no post Viagem para Abu Dhabi.

Medina de Casablanca – mercadão árabe  

No Marrocos visitar uma medina é fundamental para entender a cultura do país. Em geral estão na parte mais antiga e murada das cidades, com muitas vielas que mais parecem um labirinto, com muitas lojas e venda de uma variedade incrível de produtos. Nas medinas há uma certa “muvuca” de ofertas e também de assédio de vendedores, um verdadeiro mercadão. No mundo árabe, a arte de pechinchar faz parte da experiência de compras, não esqueça disto na hora de adquirir algumas lembranças de viagem.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Essa Medina me fez lembrar o Grande Bazar, confira no post: Viagens para a Turquia.

Rick’s Café – cenário do filme Casablanca

Desde o momento que decidi viajar para o Marrocos, coloquei o emblemático Rick’s Café no meu roteiro de Casablanca. Ele ficou famoso por ter sido cenário do filme Casablanca, de ser um local da história de amor do casal protagonista. Na realidade o filme foi rodado em Hollywood com uma réplica do Rick’s Café em estúdios.

O local é um dos mais visitados em Casablanca, por isso os precinhos são de turista e é necessário fazer reserva. Mas se quiser uma experiência maior no local e isso estiver dentro do orçamento, faça uma reserva para jantar e curta o visual do restaurante com o famoso piano ao fundo. Essa visita é fundamental na viagem para Casablanca e Rabat.

Entre neste link para reservar um passeio de meio dia por Casablanca.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Visitar o Rick’s Café é ter a sensação de entrar em um filme, assim como estar na capital da França, confira o post: Paris a cidade do bel-prazer.

Booking.com

Porto e beira mar – Viagem para Casablanca e Rabat

A beira mar é extensa, engloba a área do porto e segue ao longo da costa. Na região do porto está a Mesquita Hassan II, a Medina Antiga, o Rick’s Café e o Porto Sqala. Esse último é uma fortificação com canhões que foi construída nos séculos XVI e XVII. A edificação tem inspiração francesa e é o que resta da antiga cidade. Atualmente o espaço, que está dentro desse antigo forte, sedia o restaurante Café Sqala.

Boulevard  La Corniche – beira mar

O boulevard La Corniche é um dos pontos altos da viagem para Casablanca e Rabat, contorna o mar, sendo um imenso calçadão em Casablanca. Começa na área do porto e segue até o lado badalado bairro Ain Diab, com vários restaurantes, discotecas e hotéis.

À noite o movimento também é grande nas elegantes casas noturnas, restaurantes e lanchonetes. Esse pedaço consiste em um lugar com mais luxo, o que acaba por contrastar com o resto da cidade.

O Boulevard La Corniche tem semelhanças com os da cidade de Santa Monica. Confira mais no post Viagens para a Califórnia.

Onde se hospedar em Casablanca

Uma das melhores opções de hospedagem com ótimo custo benefício é o complexo da Accor, que conta com os hotéis:

Os hotéis da Accor, nas categorias turística, primeira e luxo. Os preços podem se encaixar no seu orçamento, e a localização é ótima: estão ao lado da estação de trem Casa Port, além de ser possível ir a pé para a Medina Antiga e região beira mar.

Ibis City Center

Novotel Casablanca City Center.

Sofitel Casablanca.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Casablanca.

Como chegar em Casablanca

Há voos diretos do Brasil para o Marrocos, no entanto, em um mundo pós-pandemia, podem haver alterações. Para reservar e comprar as passagens aéreas, entre neste link.

Para se locomover na cidade, eu optei de reservar um transfer na chegada do aeroporto para o hotel, devido à pouca confiança nos taxistas locais, uma vez que a fama não é boa.

Entre neste link para reservar o traslado do Aeroporto Mohammed V até a cidade de Casablanca.

Se caso você estiver apenas em uma longa conexão em Casablanca, há possibilidade de conhecer um pouco da cidade, através de uma excursão turística, com traslados a partir do aeroporto, entre neste link para a reserva.

Há possibilidade de voos com bons preços via Madri.

Booking.com

Onde comer na viagem para Casablanca 

Eu indico o restaurante Café Sqala, em Casablanca, cuja especialidade é a comida marroquina. O ambiente é bem interessante: trata-se de uma construção histórica, que foi um antigo forte, e tem jardins com chafarizes.

Com referência ao mais importante, a comida, uma das melhores opções é o prato Tagine, feito com carne de carneiro ou vaca, e que acompanha damasco e especiarias, como segue na foto abaixo.

Muitos migrantes marroquinos estão na capital francesa e levaram sua cultura e gastronomia, confira no post: Paris passeios inusitados.

Dicas de viagem para Casablanca

Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais no post Dicas para viajar.

Minha dica quanto à visita ao Rick´s Café, devido aos preços mais altos é tomar apenas um drink no final da tarde, depois de almoçar no restaurante Café Sqala, que fica bem próximo um do outro.

Seguro de viagem é sempre algo fundamental para sua segurança, entre neste link para reservar.

Cuidado nunca é demais. No Marrocos deve-se ter atenção com taxistas. Na hora das compras em locais turísticos há certo assédio de vendedores, portanto é necessário ficar atento.

Continuação da viagem para Rabat

Para viajar de Casablanca para Rabat, meu segundo destino no Marrocos, optei em fazer a viagem de trem, que eu recomendo. Peguei um trem categoria turística na estação Casa Port e, em apenas pouco mais de uma hora, já estava na capital do Marrocos. Um detalhe para ter atenção é quanto à bagagem: nada de malas muito grandes para se viajar de trem, qualquer que seja o país.

Conheça também: 10 Países para viajar na África.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

A cidade de Rabat, capital do Marrocos, tem aspectos mais europeus e é bem mais tranquila. Conta com construções mais baixas e está bem mais conservada. A cidade está localizada às margens do Oceano Atlântico e do rio Bou Regreg, sendo a segunda cidade mais importante do país. Do outro lado do rio está a cidade vizinha Salé.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Tour Hassan – principal atração em Rabat

Um ícone do país é a Torre Hassan, um minarete do século XII, que foi construída sobre ruínas de uma mesquita, uma herança islâmica. A construção se iniciou por volta de 1184 pelo califa Almançor, que tinha o objetivo grandioso de se tornar a maior mesquita do mundo, símbolo de poder.

Nos planos iniciais, a torre deveria ter 200 metros de altura. No entanto, o projeto ficou inacabado e a torre tem a somente 44 metros. A obra, apesar de não ser completada, é um marco quanto à beleza do conjunto: da torre, do mausoléu e do rio.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Booking.com

Mausoléu do rei – Mohammed V

Do lado oposto da Torre Hassan, está o Mausoléu do rei Mohammed V e do rei Hassan II, sendo, em seu conjunto, um dos principais pontos atrativos de Rabat. Vale lembrar que o Marrocos é uma monarquia regida pelo rei Maomé VI, que é neto do rei Hassan II. Maomé VI é o décimo oitavo na dinastia alauita.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

O destaque é para a arquitetura interna com mármore decorado, azulejos, mosaicos e madeira, uma construção imponente e luxuosa que é um dos exemplos da cultura marroquina.

Viagem para Casablanca e Rabat uma experiência no Marrocos

Este mausoléu me fez lembrar o Taj Mahal, que foi construído com a mesma finalidade. Saiba mais no post Passagem para Índia: templos, monumentos, cultura e compras.

Caminhada pela praia 

Um dos melhores passeios em Rabat é seguir da Torre Hassan pela beira do rio até chegar à Fortaleza Casbá. No calçadão ao longo do rio ou nas ruas laterais, é possível parar para um chá ou suco.

A África tem ilhas paradisíacas também, confira nos posts:

Lua de Mel em Zanzibar.
Seychelles refúgio de luxo.

Foz, encontro do rio com o mar

A cidade de Rabat está localizada entre o rio e o Oceano Atlântico, sendo que algumas de suas atrações se estendem na orla de ambos. A Torre Hassan e o Mausoléu do Rei estão numa área à beira rio e a Fortaleza Casbá dos Udaias está na foz desse mesmo rio.

A paisagem da Foz do Rio, que deságua no Oceano Atlântico, é um dos pontos turísticos mais encantadores de Rabat.

Fortaleza Casbá dos Udaias

A edificação, da era berbere, tem uma linda vista do Oceano Atlântico e é rodeada de jardins. A construção foi iniciada pelo avô do califa Almançor e terminada por ele, que também instalou muralhas para proteção de Rabat.

Dentro das muralhas, além do forte, há uma mesquita, lojas, um simpático café, casas, becos e vielas históricas.

Na mesma área há também o bonito Jardim Andaluz – Andalusian Gardens, muito bonito com palmeiras e flores, completa o conjunto o Museu de Artes Decorativas de Rabat.

Há ainda, em sua parte mais alta, um mirante com vista panorâmica da foz do rio e do mar.

Medina Antiga

A Medina Antiga de Rabat é mais organizada que de Casablanca e conta com quatro ruas principais, várias vielas e becos. É um dos pontos mais significativos de Rabat, sendo um local ideal para se caminhar com tempo e aproveitar para compras e uma parada para um chá, ótima pedida em qualquer lugar no Marrocos.  Como as outras medinas, há produtos que estão espalhados pelas ruas e são muitos os vendedores.

Conheça também um país da Ásia com cultura muçulmana, acompanhe no post: Viagem para Omã.

Onde se hospedar em Rabat

Uma ótima opção de hospedagem em Rabat, é o hotel Mercure Shèhèrazade, que fica bem próximo do local que reúne a Torre Hassan e o Mausoléu do rei Mohammed V.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Rabat.

Como chegar em Rabat

Uma das melhores opções é voar até Casablanca e depois seguir de trem da estação Casa Port até Rabat, em um percurso de apenas pouco mais de uma hora.

Entre neste link para reservar e comprar as passagens aéreas para Marrocos.

Onde comer em Rabat

Eu indico o restaurante Dar Naji, em Rabat, situado na avenida beira mar. Tanto o estilo arquitetônico como a culinária são típicos. Eu provei o delicioso Cuscuz Marroquino, feito de semolina, frango (há também a opção com carne), cenoura, cebola, grão de bico, molho e especiarias. Este prato é o que mais representa o país e é encontrado em diversos restaurantes pelo mundo, principalmente em Paris, devido à forte presença de imigrantes marroquinos.

Gastronomia exótica na viagem para Casablanca e Rabat

O Marrocos se destaca pela gastronomia exótica, que mescla os produtos locais e especiarias com um toque único e exclusivo. Dentre os pratos mais famosos estão o Cuscuz Marroquino, que é imperdível, a Bastila e o Tagine.

Outro detalhe muito interessante é observar os malabarismos na hora de servir o chá de menta ou hortelã, uma bebida deliciosa presente em todas as refeições. Eu adorei esse costume no Marrocos, durante minha viagem para Casablanca e Rabat.

Se você gosta de comer bem, acompanhe também o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Outras opções de viagem

Marrakech é a cidade mais turística do Marrocos. Para quem dispõe de mais tempo, o ideal é seguir para bonita cidade imperial. A mesma se destaca pelos belos palácios, mesquitas, jardins e pela parte histórica murada.

Outra possibilidade de viagem mais extensa é fazer o clássico roteiro de Marrocos com Andaluzia, no sul da Espanha. Uma rota perfeita para se conhecer a cultura da região.

Sobre Marrocos – viagem para Casablanca e Rabat

O país tem muita influência europeia devido à sua localização estratégica muito próxima ao velho continente. A cultura árabe, com mesquitas, seus minaretes e os chamados para a reza, é predominante e seus principais símbolos estão por todos os lados. Devido às inúmeras ocupações do passado, da colonização e da posição geográfica, o Marrocos tem um misto fascinante de culturas.

O país se diferencia de outros do Norte da África e Oriente Médio por ser mais aberto ao mundo e muito acostumado com os visitantes estrangeiros. O turismo é certamente um forte fator econômico daquele país. A viagem para Casablanca e Rabat é com certeza uma grande experiência.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel