Deusa Rodrigues - Travel Agent

Maceió: atrações e selo de segurança de hotéis para a volta das viagens

06.jun.20 - atualizado em 10.jun.20



Com a perspectiva de retorno das atividades com base no “novo normal” pós-pandemia, o turismo no mundo faz adequações. Na cidade de Maceió, que conta com diversas atrações, dois hotéis lançam o selo de segurança, que estabelece os novos protocolos para receber visitantes.

Eu, como uma viajante frequente, penso muito como será a retomada do turismo. Quais serão as medidas adotadas para a segurança em se voltar a viajar? Preparei este post com as atrações do paraíso de Maceió e com o detalhamento do selo de segurança das propriedades Mar Hotel e Acqua Suítes. Segue até o final do texto que você não vai se arrepender. Espero que minhas dicas sejam um incentivo para que o sonho de viajar continue.

Você vai gostar de ler também sobre outros destinos do Nordeste e do Norte do Brasil:

Fortaleza o que fazer.
O que fazer em Recife.
Melhores passeios de Belém.

O que fazer em Maceió: atrações e selo de segurança

Maceió é considerada o Caribe brasileiro e não decepciona no quesito belas praias com variedades de tons de azul do mar. O destaque maior é para as piscinas naturais formada por arrecife de corais. Os passeios de jangada até as piscinas naturais são imperdíveis.

Maceió tem incríveis atrações e para se planejar para viajar no momento atual o selo de segurança de hotéis é algo fundamental.

Clique aqui para conferir as ofertas e adquirir sua passagem para sua próxima viagem.

Quando o assunto é Caribe, conheça uma das ilhas com belas praias, acompanhe o post: Punta Cana praias e passeios.

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Praias de Pajuçara e Ponta Verde – foto: Wesley Menegari

Orla de Maceió – melhores praias

A orla de Maceió é o point da cidade, principalmente ao longo das praias Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Há um bonito calçadão ao longo dessas praias, com quiosques, bares e restaurantes. Um dos melhores momentos é almoçar com música ao vivo e com a bela vista do mar de Maceió.

Há também praias mais tranquilas como Paripueira, Pratagi, Ipioca, que não são tão badaladas.

Confira também as praias da: Jamaica.

Piscinas naturais formadas por corais

O estado de Alagoas tem 130 quilômetros de barreira de corais, sendo essa uma das maiores da América Latina. A barreira de corais se estende por Maceió, Maragogi e outras praias. O cenário é realçado pelo incrível azul intenso do mar e o verde dos coqueiros nas praias.

A Praia de Pajuçara é um dos melhores pontos de Maceió para se fazer o passeio às piscinas naturais. As jangadas rústicas dão um charme a mais na experiência. Atenção para fazer o passeio às piscinas naturais na maré baixa.

O ideal para uma experiência de viagem inesquecível é alugar um carro para circular pelo bonito litoral de Alagoas. Clique aqui para alugar um carro e desfrutar de tudo que as praias do estado têm a oferecer.

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Piscinas naturais de Pajuçara – foto: João Schawrtz

Um dado interessante a saber: a maior barreira de corais do mundo está no nordeste da Austrália e a segunda na região do México, próximo à Cancún. Para conhecer as regiões acompanhe os posts:

Austrália roteiro completo /   Melhores passeios de Cancún.

Um dos melhores hotéis de Maceió é o Mar Hotel Maceió, com ótima localização e vista incrível dos apartamentos.

Para quem gosta de praia, um destino inesquecível é: Polinésia Francesa – o que fazer nas ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico.

Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde, como o nome diz, fica numa ponta que adentra ao mar. É uma das mais populares de Maceió e também conta com as piscinas naturais. A praia teve um atrativo que ficou famoso: um coqueiro com o caule torto, conhecido como “gogó da ema”. O coqueiro viveu até 1995, e ganhou até um monumento, feito de concreto e com um formato que lembra a letra “S”. Em Ponta Verde estão as melhores barracas de praia de Maceió.

Você vai gostar de ler também sobre: Punta del Este – Uruguai.

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Uma ótima opção para hospedagem em Ponta Verde é o Acqua Suítes, com ótima localização pé na areia. Você já imaginou ter esse visual do seu apartamento?

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Praia de Jatiúca – point da moçada

A praia de Jatiúca tem ondas altas, ideal para caminhadas e surf. Há vários eventos náuticos e é também um agitado point noturno. No final da tarde é ponto das tapioqueiras, uma tradição em Maceió.

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Centro histórico – Maceió atrações e selo de segurança

No centro de Maceió há construções históricas que formam um conjunto com igrejas, centros culturais e museus. A igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo é a mais antiga de Maceió, erguida por volta de 1820. Há alguns prédios imponentes e bem conservados, como o da Associação Comercial.

Vale a pena visitar a cidade de Marechal Deodoro, que fica a 30 quilômetros da capital. Uma cidade histórica fundada em 1552, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá há um acervo interessante, dado que foi a primeira capital de Alagoas, além de ser a cidade natal do nosso primeiro presidente da república.

Assim como o centro histórico de Maceió, outra cidade com um belo patrimônio arquitetônico que vale a visita é a que fica ao lado de Recife.

Leia também sobre: Viagem para Olinda – uma joia colonial em Pernambuco.

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Praia do Francês – Marechal Deodoro

No entorno de Maceió é possível se fazer vários passeios, dado o bonito litoral de Alagoas. Um dos lugares mais visitados é a Praia do Francês, que está no município de Marechal Deodoro, a 33 quilômetros de Maceió. Os tons de azul e verde do mar são os principais atrativos. A praia tem pontos com mais ondas, porém há também trechos com arrecifes e piscinas naturais.

Como já mencionado, o ideal é alugar um carro para poder circular pelo bonito litoral de Alagoas.

Maragogi – paraíso das Galés

A cidade de Maragogi, que está a 130 quilômetros de Maceió, é famosa pelas Galés, conjunto de piscinas naturas que estão a 6 quilômetros da costa. Um dos pontos mais visitados do estado, Maragogi tem uma boa estrutura hoteleira e vale a pena esticar a viagem para aproveitar melhor tudo que Alagoas oferece. Confira os hotéis da região.

Lagoas de Mundaú e Manguaba

As Lagoas de Mundaú e Manguaba, que estão localizadas no litoral sul, são também excelentes visitas para se fazer na região. Em Mundaú é possível fazer os passeios das nove ilhas, uma navegação interessante entre pequenas ilhotas e mangues.

Saiba mais sobre: Roteiro pelas Ilhas Fiji e a Lagoa Azul.

Comprinhas em Maceió

No quesito compras, o artesanato é irresistível. Há uma variedade colorida e alegre de renda, filé bilro, rendendê, labirinto e renascença. Toda essa arte das rendeiras, são aplicadas às roupas de cama, banho, saídas de praia, vestidos e até biquínis.

Atualmente o artesanato está mais sofisticado, com peças elaboradas como xales elegantes, para serem usadas à noite.

Um dos melhores lugares para comprar é o Mercado de Artesanato, localizado no centro da cidade. As opções de compras também são encontradas na orla e nas boutiques dos hotéis de Maceió.

Se você gosta de compras em viagens, confira o post sobre: South Beach e Wynwood em Miami.

Gastronomia alagoana

O que não falta na cidade são opções da deliciosa gastronomia local. Dentre os pratos mais procurados estão: Sururu (molusco de lagoas), Sururu de Capote, Baião de Dois, Caldeirada, Arrumadinho, Carne de Sol, dentre outros.

Além dos pratos típicos, há uma variedade de produtos locais como o charque, o queijo de coalho, o coco e outras delícias nordestinas.

Para quem gosta de comer bem, acompanhe o post: Gastronomia em viagens, sempre uma experiência inesquecível.

Selo de Segurança: atrações em Maceió e o “novo normal”

Os hotéis, tanto no Brasil como no exterior, criaram protocolos para dar mais privacidade e segurança para os clientes na retomada do turismo.

Por isso, ao tomar conhecimento do selo de segurança de hotéis de Maceió, me interessei e procurei saber mais informações.

Com as perspectivas de retornar para o “novo normal” pós pandemia, o “selo de segurança” foi criado e desenvolvido pela empresa MME Hotéis, proprietária do Mar Hotel e Acqua Suítes de Maceió.

As medidas fazem parte de uma série de procedimentos dinâmicos, que podem ser alterados e adaptados de acordo com normas e determinações governamentais. Veja abaixo o detalhamento das medidas.

Recepção nos 2 hotéis de Maceió 

As confirmações das reservas serão feitas online, com o suporte da equipe operacional do hotel. Pré-check-in online irá facilitar para que o viajante não tenha que preencher a ficha de entrada no hotel presencialmente. Assim, dados cadastrais serão solicitados com antecedência.

Será solicitado o “de acordo” para as condições de saúde para a hospedagem (ausência de sintomas, temperatura normal e imunidade).

O Check-in e Check-out serão express, ou seja, trâmites de chegada e saída do hotel serão feitos de maneira rápida, com o menor contato entre os funcionários.

Recepção do hotel: haverá sistema automático de abertura e fechamento de portas. Já no balcão da recepção, será criado espaçamento no piso, com indicação de distanciamento de 1 metro e meio de distância.

As chaves de acesso serão entregues higienizadas e lacradas ao cliente. Os materiais e informativos entregues ao cliente se limitam àqueles que são indispensáveis, dando preferência à disponibilização das informações via WhatsApp.

Não haverá serviço de mensageiro. Deste modo, o serviço de bagagem será feito pelo próprio hóspede, exceto em casos de assistência para idosos ou portadores de necessidades especiais, nos quais a equipe de recepção poderá auxiliar. Haverá carrinhos à disposição dos hóspedes para levarem as suas malas. Os carrinhos serão higienizados a cada uso com álcool 70%.

Ambientes dos 2 hotéis

Todos os nossos funcionários usarão máscaras e equipamentos de EPI em seus departamentos.

Todas as pessoas que acessarem o hotel terão suas temperaturas aferidas com termômetro tipo Fluke durante o check-in, para garantir a segurança de todos no estabelecimento.

No estacionamento, o serviço de manobrista será substituído preferencialmente pela opção do hóspede em estacionar seu próprio veículo.

Higienização dos apartamentos

Todas as toalhas e cobertores estarão higienizados, embalados e lacrados no apartamento.

O hóspede optará pela periodicidade da arrumação do quarto: diariamente ou em dias alternados.

Os apartamentos terão um intervalo de 24 horas após check-out para desinfecção antes de receber um novo hóspede.

Quanto à governança, serão adotados protocolos bem rígidos para garantir a maior segurança dos hóspedes e de colaboradores. Todos os produtos de limpeza utilizados estão homologados pela ANVISA, mesmo os produtos terceirizados.

Serão retirados de todas as superfícies dos apartamentos materiais desnecessários para garantir uma melhor limpeza e desinfecção. Isto inclui impressos, bandejas e itens de decoração em tecido.

Haverá uma higienização de controles remotos, maçanetas, interruptores, telefones, cofres e torneiras.  A limpeza deverá ser feita a cada troca de hóspede, bem como do filtro do ar condicionado.

Equipe e protocolos dos hotéis

Toda a equipe estará treinada e equipada com EPI’s adequados para a desinfecção dos apartamentos.

Estarão disponíveis recipientes de álcool gel em todos os locais de circulação e permanência, especialmente na entrada do restaurante e acesso à piscina.

Haverá ainda demarcação no piso das áreas de maior concentração de pessoas, indicando o distanciamento mínimo necessário, bem como placas educativas de sinalização interna.

Alimentação

O café da manhã será servido no restaurante, mas poderá também ser solicitado no apartamento, desde que previamente agendado e mediante disponibilidade.

No setor de A&B – Alimentos e Bebidas –, a regra para almoço e jantar será de serviço à la carte com pratos individuais ou para duas pessoas.

Haverá o sistema de marcação de mesas para o cliente sentir-se mais confortável em usar a mesma mesa diariamente durante a estadia. O espaçamento entre as mesas será de pelo menos 1 metro e meio.

Haverá cardápio digital, ou de forma impressa, mas sempre em material de fácil higienização.

Todos os utensílios (talheres, pratos, copos, etc.) são higienizados de forma profissional em máquina de alta temperatura e, em seguida, esterilizados com álcool gel 70%, que também será aplicado assim nas mesas e cadeiras do restaurante.

Os processos de higiene e segurança alimentar serão seguidos de forma mais rigorosa e com acompanhamento de nutricionista, de modo a garantir o melhor controle de temperatura, treinamentos, amostra dos alimentos, dentre outros. Assim, aquele “drink” na piscina, no final da tarde, está garantido com segurança.

Áreas sociais dos 2 hotéis

Em áreas de piscina, os materiais utilizados serão substituídos por opções descartáveis. A utilização da piscina será feita respeitando as definições dos órgãos responsáveis locais, com o distanciamento de 1 metro e meio entre as mesas e espreguiçadeiras.

Já a Área Kids será transferida para um ambiente aberto. Em frente ao hotel, o Parquinho Sustentável, todo esculpido de madeira de reflorestamento, será perfeito para a diversão da criançada, que pode optar entre brincar e curtir as belíssimas Praias de Ponta Verde (em frente ao Maceió Mar Hotel) ou Pajuçara (em frente ao Acqua Suítes) junto à família.

O fitness center deverá ser previamente agendado, para que possa ser feito a desinfecção e liberação para o próximo hóspede. Os elevadores, por sua vez, terão sua capacidade reduzida e com marcação de distanciamento mínimo no piso.

A frequência da limpeza dos banheiros sociais, assim como em portas, maçanetas e demais superfícies, será intensificada de acordo com os protocolos de segurança.

Como chegar em Maceió

Agora que você já conhece as atrações de Maceió e o selo de segurança dos hotéis, veja mais sobre como chegar.

Há diversas opções de voos para Maceió. Entre neste link para reservar e compras as passagens aéreas ou pacotes turísticos.

Onde se hospedar em Maceió

Há diversos hotéis em Maceió, nas várias praias, nas categorias turística, primeira e luxo.

Eu indico a hospedagem nas propriedades da empresa MME Hotéis, ambos tem ótima localização frente mar:

Mar Hotel Maceió na Praia de Pajuçara

Acqua Suítes na Praia de Ponta Verde.

Entre neste link para fazer a reserva de hotéis em Alagoas.

Seguro viagem – para viajar protegido

Nunca foi tão importante sair para viajar com o seguro viagem, inclusive nos destinos nacionais. Para fazer o seguro é muito fácil: entre neste link que compara companhias e preços, e faça a reserva online.

Maceió – melhor época para viajar

Em Maceió, assim como outras cidades do Nordeste, é verão o ano inteiro. Atenção para os períodos de maio a julho, em que há maior probabilidade de chuvas.

Nota da autora

Meus agradecimentos ao MME Hotéis – Mar Hotel Maceió e Acqua Suites, pelas informações do selo de segurança.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  1. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.

  2. Neide Santiago disse:

    Texto excelente. Abraços

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel