Deusa Rodrigues - Travel Agent

Hotéis refúgios no interior para curtir a natureza próximos de São Paulo

01.ago.20 - atualizado em 03.ago.20



Que tal viajar para um dos hotéis refúgios nas montanhas, cercados de matas nativas, no interior? A tendência para a retomada do turismo pós pandemia é de viagens curtas com carro próprio.

Os estados de São Paulo e Minas Gerais têm inúmeros hotéis e pousadas em lugares incríveis para se curtir a natureza em espaços abertos, próximos de campos de flores, de Mata Atlântica, de vinícolas, de represas e de montanhas. Todos esses lugares têm em comum suas paisagens deslumbrantes.

Aliados à beleza estão outros detalhes atraente,s como a culinária, o artesanato, a hospitalidade e a cultura caipira.

Eu separei algumas sugestões próximas à cidade de São Paulo para você se refugiar na natureza. Acompanhe as minhas dicas.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Hotéis refúgios no Interior

As dicas de hotéis e pousadas vão desde cidades vizinhas à capital de São Paulo, passando pela região de Campinas e chegando até áreas serranas entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Além de hospedagem, há ainda um resumo do que fazer em cada destino.

Você vai adorar os hotéis e pousadas refúgios no interior sugeridos, que estão alinhados com o conceito deste Blog, de viagens para o amor, o corpo e a alma. Selecionei diversas propriedades em categorias diferentes, sendo elas turística, primeira e luxo.

Devido à pandemia, algumas propriedades mencionadas podem estar fechadas temporariamente. Consulte mais detalhes sobre isso por meio do site de reservas, neste link.

Quando o assunto é refúgios, confira também o post: Astrologia para viajantes.

Mairiporã

A cidade de Mairiporã está no entorno da Serra da Cantareira e faz parte da região metropolitana de São Paulo, situando-se a apenas 38 quilômetros da capital. Conta com um clima agradável e inúmeros hotéis, casas de campo, sítios e chácaras. A presença das araucárias se faz marcante no município.

Unique Garden – Hotéis refúgios no interior

O Unique Garden Hotel é um dos hotéis refúgios no interior para o corpo e para alma. Situado no meio da Mata Atlântica, o hotel de luxo está espalhado em uma área de serra em meio a jardins e com chalés contemporâneos, sendo seu serviço excepcional. Além de toda beleza e harmonia em meio à natureza, o hotel conta com horta orgânica, tratamento próprio de água, compostagem, canil e preservação de alguns animais em conjunto com o Ibama. Com certeza um final de semana nesse paraíso sustentável, um dos hotéis refúgios de luxo no interior, será surpreendente.

Saiba mais sobre a minha visita no post: Unique Garden Hotel

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

São Roque 

A cidade está a apenas 60 km da capital de São Paulo. Uma de suas atrações é a Estrada do Vinho, situada ao longo das curvas de uma linda região, na qual estão vários restaurantes e vinícolas. Algumas delas contam com degustação, enquanto que outras só possuem revenda e restaurantes.

Booking.com

Cada vinícola tem seu diferencial. O bacana é poder voltar sempre para conhecer novas opções. São Roque, além de ser produtora de vinhos, também é conhecida pelo cultivo da alcachofra.

Villa Rossa – Hotéis refúgios no interior

O Villa Rossa se localiza em plena Mata Atlântica, na Vila Darcy Penteado. Possui o certificado de Excelência de serviços de um dos portais de reserva de hotéis. Além dos apartamentos, há também 18 lofts, ideais para famílias. Para quem deseja total privacidade, há unidades com jardim e piscinas privativas. Esse é um dos hotéis refúgios no interior, próximo a vinícolas e para curtir a paisagem vista das redes nos jardins.

Conheça mais sobre as vinícolas no post: Estrada do Vinho de São Roque.

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

Mairinque

A pequena cidade de Mairinque está a 68 quilômetros da capital de São Paulo. Faz parte da região metropolitana de Sorocaba. Um dos seus principais atrativos são os passeios de Maria Fumaça.

A Estação Ferroviária de Mairinque é um patrimônio histórico. O município conta também com a represa de Itupararanga, a qual se orgulha de ter as águas mais limpas do Brasil. Vale conhecer também o Jardim Japonês Sadami Hirakawa.

Booking.com

Que tal conhecer também o maior reservatório de água do Brasil? Confira as dicas de Itaipu no post de Foz do Iguaçu.

Confraria Colonial Hotel Boutique

O Confraria Colonial Hotel Boutique fica a apenas 40 minutos de São Paulo, localizado em uma propriedade de estilo colonial do século XVIII. O hotel é rodeado pela Mata Atlântica e, dentre seus vários atrativos, estão suas construções e decoração primorosas e o charme da cultura mineira.

Da cozinha com fogão à lenha são preparadas delícias como pães de queijo e outras maravilhas gastronômicas da cultura caipira. Esse é um dos hotéis refúgios no interior que aliam o rústico com elegância nos pequenos detalhes.

Saiba sobre várias opções de hotéis no post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Holambra

A pequena cidade ensolarada de Holambra é surpreendente. Está localizada a 130 quilômetros de São Paulo, na região de Campinas. O destino é um verdadeiro pedacinho da Holanda no Brasil. Como o seu nome diz, a cidade é uma mistura dos dois países, sendo assim uma das maiores produtoras de flores do Brasil.

Booking.com

As paisagens dos campos de flores são incríveis. Há diversas opções de passeios para visitar as fazendas e sítios, com possibilidades de ensaios fotográficos no meio das coloridas plantações. Holambra tem uma bonita arquitetura e pequenos detalhes que remetem à colonização holandesa. Também é conhecida pelo maior evento de exposição de flores do Brasil, a Expoflora, que acontece anualmente na primavera, à exceção da edição de 2020 que, devido à pandemia, acabou sendo excepcionalmente cancelada.

Saiba mais no post: Flores de Holambra e a Expoflora.

Villa de Holanda Parque Hotel

O Vila de Holambra Parque Hotel é simples, mas conta com a beleza e o conforto do interior. Fica localizado em parque próximo do Moinho, um dos pontos turísticos de Holambra. O hotel está em meio a um lindo jardim, com piscina, muitos pássaros e ar puro do interior.

Um refúgio de descanso e tranquilidade. Mas quem deseja fazer uma imersão maior na natureza não deve perder os passeios de turismo rural na região. Um dos hotéis refúgios no interior entre as flores.

Para quem gosta de flores, confira o post: Primavera na Europa e outros lugares.

Piedade

O município de Piedade está nos altos da Serra de Paranapiacaba, a 128 quilômetros de São Paulo. A cidade tem 60% de área rural e faz parte do “cinturão verde” do estado. É conhecida pela florada das cerejeiras originadas do Japão, a Sakura, nos meses de junho e julho. A festa do Kaki Fuyu é outra atração local.

Booking.com

Uma dica é visitar o sitio da família Sakaguti para a atividade “Colha e Pague” Kaky Fuyu, um lugar lindo com pomar e campo colorido de flores japonesas, as Kosmos. Há também para se conhecer na região: a Cachoeira do Bernardo Alemão, a Pedra do Elefante, o Parque Ecológico Municipal e o Jardim Oriental.

Saiba mais sobre eventos da Sakura, no post: Viagem ao Japão.

Ronco do Bugio – Hotéis refúgios no interior

a Pousada Ronco do Bugio está instalada em uma reserva de floresta com 22 alqueires de Mata Atlântica. A propriedade é o que se pode chamar de refúgio de luxo com preservação ambiental. Um lugar exclusivo com um conceito de hotel boutique. O nome ronco vem do barulho que os macacos bugios do local fazem entre as árvores.

Situada em uma localização privilegiada, a pousada teve em sua construção a utilização de materiais de demolição originados de fazendas de Minas Gerais e de casas de tropeiros. Há 15 suítes com decoração exclusiva e contemporânea.

Há ainda na propriedade um cardápio de experiências a serem descobertas: piquenique na mata, degustação de cachaça, trilha com mirante, dentre outras. Os hóspedes podem ficar assim em um dos hotéis refúgios no interior, reduto de paz e tranquilidade, observando a mata nativa e, no alto das árvores, os macacos bugios.

Quando o assunto é fauna, confira o post: Animais da África.

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

Campos do Jordão 

A floresta de araucárias emoldura as construções e contrasta com os dias ensolarados. A arquitetura típica no estilo montanhês é um dos atrativos de Campos do Jordão. Há uma forte influência das construções dos Alpes, que faz da cidade um cenário de conto de fadas e de romantismo. Não faltam passeios com experiências para todos os gostos. A cidade de Campos do Jordão se transforma a cada estação do ano.

Booking.com

Campos do Jordão ficou conhecida como destino de inverno devido ao seu famoso Festival. No entanto, a cidade fica linda tanto no outono, com a coloração de sua vegetação, quanto na primavera, com a exuberância das flores da serra. No verão, o clima ameno de montanha é um dos diferenciais para curtir a cidade.

A cidade oferece diversos passeios e experiências: mirantes incríveis, teleférico, palácios, tours de aventura, museus, parques, capela singela com cânticos, passeio de trem, etc. No centro da cidade fica a charmosa Capivari, local onde todos se encontram. Outro diferencial é a gastronomia, considerada uma das melhores do estado de São Paulo. Há ótimos restaurantes, várias fábricas de chocolate, compras e muitas experiências.

Confira o post: Lua de Mel em Campos do Jordão.

Toriba HotelHotéis refúgios no interior

Um dos melhores e mais tradicionais hotéis de Campos do Jordão é o Toriba, categoria luxo. Fundado em 1943, o hotel possui arquitetura serrana, mas conta também com chalés modernos e contemporâneos em meio a uma paisagem espetacular de araucárias e jardins.

Os diferenciais do Hotel Toriba são: o seu magnífico jardim, a atividade Toriba Musical, o SPA Toriba by L’Occitane e a excelência no serviço.  Um dos hotéis refúgios perfeitos em meio a um bosque de araucárias no interior.

Campos do Jordão tem semelhanças europeias, confira o post: Lua de Mel na Alemanha.

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

Santo Antônio do Pinhal

A cidade de Santo Antônio do Pinhal está a 170 quilômetros da capital do estado de São Paulo. Diferentemente da vizinha e badalada Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal o clima é de tranquilidade. As pousadas estão nos bairros Barreiro, Machadinho e Sertãozinho. Há propriedades com acesso por estradinhas de terra, enquanto que outras produzem objetos com design criativo, desde cerâmicas a móveis.

Booking.com

Dentre as suas atrações estão o Pico Agudo, o mirante natural com vista para a famosa Pedra do Baú da cidade de São Bento do Sapucaí, e o Jardim dos Pinhais, uma mistura de vegetação nativa com jardins de inspiração internacional. Há ainda a Cachoeira do Lageado, ideal nos dias de verão.

Conheça outra cidade do Vale do Paraíba próxima a Santo Antonio do Pinhal: Aparecida e o Hotel Rainha do Brasil.

Quinta dos Pinhais – Hotéis refúgios no interior

A Pousada Quinta dos Pinhais faz parte dos Hotéis Roteiros de Charme e se situa no alto, a 1400 metros de altitude, tendo assim uma vista incrível dos contornos da Serra da Mantiqueira. Está localizada no bairro Sertãozinho. A propriedade fica em uma área de 240.000 metros quadrados em meio a matas com trilhas ecológicas e grandes paisagens. Uma das melhores experiências é ficar nas varandas com lareira a céu aberto com vista panorâmica da região. Esse é um dos hotéis refúgios no interior inesquecíveis.

Pousada Sol Nascente

A Pousada Sol Nascente em Santo Antônio do Pinhal é um lugar para quem quer sossego e tranquilidade. Os chalés com deck panorâmico e rede são ideais para curtir o visual das montanhas. Alguns dispõem de lareira para curtir o friozinho da região. Um dos hotéis e pousadas refúgios no interior para quem busca privacidade e o visual das montanhas.

Monteiro Lobato

A pequena Monteiro Lobato é o lugar onde nasceu o ilustre escritor, que ficou famoso com o livro Sítio do Pica-Pau Amarelo. A cidade está próxima de Taubaté e de São Bento do Sapucaí. Os principais atrativos de Monteiro Lobato são as manifestações populares, como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira. As danças folclóricas como os Moçambique, de origem africana, animam as festividades.

Booking.com

As comidas de tropeiro e os deliciosos cafés em estilo rural fazem parte do modo vida lobatense. Os principais pontos turísticos locais são: o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Reino das Águas Claras, a Cachoeira da Mata do Farias, a Cachoeira do Zé Maria, o Mirante das Antenas, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Associação dos Artesões. Monteiro Lobato é um bom lugar para comprar doces caseiros e queijos. A cidade conta com algumas fábricas.

Você vai gostar de ler também sobre: Botucatu e Barra Bonita.

Pousada Capim Limão

Se você deseja se refugiar em um chalé com vista para a amplitude das montanhas da Serra da Mantiqueira, esse lugar é a Pousada Capim Limão. A pousada tem apenas 6 unidades, mas oferece uma experiência de imersão.

A propriedade está em um terreno de 32.000 metros quadrados. Além da piscina, há outros atrativos como caminhadas pelo seu entorno e curtir o visual do local visto do chalé. O café da manhã tem delícias dos produtores locais preparadas no fogão à lenha. Esse é um dos hotéis refúgios no interior para ficar em uma rede na varanda e esquecer dos problemas.

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí está distante a 199 quilômetros da cidade de São Paulo e fica na Serra da Mantiqueira. O maior de todos os atrativos é a bonita Pedra do Baú, que é visível tanto de Campos do Jordão como de São Antônio dos Pinhais.

O Eco Parque Pesca na Montanha está em uma floresta de pinheiros de 500.000 metros quadrados, com lagos, quedas d’águas e trilhas. Conta com uma vegetação exuberante, inclusive com orquídeas. Há também produção de azeite de oliva extra virgem artesanal. Na Fazenda Santo Antônio do Bugre, é possível visitar a produção de oliva com passeio pelo pomar e degustação de azeite.

Booking.com

A cidade tem um jeitão de interior, sem muita badalação, mas com lindas paisagens.

Pousada Aldeia dos Manacás 

A Pousada Aldeia dos Manacás fica a 8 quilômetros do centro da cidade, com acesso pela Estrada Municipal Cachoeira dos Amores. O ambiente é inspirado em Vilas Europeias. A localização é perfeita: no alto da Mantiqueira, com vista para o vale e a Pedra do Baú. A pousada é cercada pela natureza, próxima a cachoeiras e nascentes. As caminhadas ao redor da pousada propiciam a observação de pássaros e pequenos animais, além do clima agradável de uma estância climática.

Esse é um dos hotéis refúgios no interior para se ficar na piscina com borda infinita e curtir a vista da Pedra do Baú.

Monte Verde 

Monte Verde está localizada no distrito de Camanducaia e faz parte do estado de Minas Gerais, apesar de estar muito mais próxima da cidade de São Paulo do que de Belo Horizonte, a apenas 160 quilômetros da primeira. A cidade concorre com Campos de Jordão, quanto a principal destino de inverno da região. Entretanto, em qualquer época do ano tem inúmeras atrações. Pelas características de clima serrano e dos passeios, é considerada uma cidade romântica, mas também é ideal para famílias e grupos.

Booking.com

No passado o acesso era somente por estrada de terra. No entanto, hoje a estrada é totalmente asfaltada. O centrinho de Monte Verde é um charme, com arquitetura inspirada na Europa. Há muitas lojinhas e galerias, com inúmeras opções de compras. As propriedades particulares são uma atração à parte, uma mais bonita que a outra.

Quanto aos passeios e experiências há: cavalgadas, passeios de Jeep, quadriciclos, motos, trenzinho, trilhas, cachoeiras, Rafting, piquenique na montanha, etc.

Um outro destino com características semelhantes é: Gramado na Serra Gaúcha.

Há inúmeras opções de refúgios em Monte Verde, selecionei alguns.

Pousada Cantos e Contos

A Pousada Cantos e Contos está dentro de um bosque de Mata Nativa. São chalés e cabanas totalmente equipadas para ser um dos hotéis refúgios no interior para chamar de seu.

Vivie Pousada – Hotéis refúgios no interior

A Vivie Pousada é conhecida por ter se tornado palco de pedidos de casamento, a maioria feitos no Aero Flyer, uma suíte dentro de cabine de avião, um Embraer modelo Brasília de 1987. Um projeto inovador: transformar um avião em hotel que é considerado uma das atrações de Monte Verde. Em tempos de pandemia, um dos hotéis refúgios no interior diferente e com o charme das viagens aéreas exclusivas.

Resort Magnífico – Hotéis refúgios no interior

O Resort Magnífico  é para quem busca um dos hotéis refúgios de luxo no interior. Tem instalações e decorações contemporâneas com muito requinte. Conta com chalés equipados, lareira e outras mordomias. Um detalhe saboroso é o chocolate quente servido no final da tarde. Que tal ficar nessa suíte envidraçada com vista para a mata?

Gonçalves

Gonçalves está totalmente em alta nas viagens para regiões serranas. Está distante 180 quilômetros da cidade de São Paulo, próxima de Monte Verde e São Bento do Sapucaí. A região conta com cachoeiras e trilhas. Em outubro acontecem os eventos Festival da Gastronomia e Cultura da Roça que, em tempos de pandemia, podem ser adiados.

Booking.com

Gonçalves tem um apelo diferente de interior, com o charme das cores do estilo mineiro. O visual não deixa de ser encantador e com o ar puro das montanhas.

Trem das Cores – Hotéis refúgios no interior

A Pousada Trem da Cores está localizada na Serra da Mantiqueira a 1.400 metros de altitude e apenas l,5 quilômetro do centro de Gonçalves. O terreno é cercado por cachoeiras, pomar, jardim e muita vegetação natural em uma área de 24.000 metro quadrados. Uma das atrações é a Cachoeira das Sete Quedas, que está a 300 metros da pousada.

O lugar tem originalidade na decoração e nos detalhes. Esse é um dos hotéis refúgios no interior bem colorido, com jeitinho mineiro e com delícias preparadas no fogão à lenha.

Que tal conhecer outras cidades mineiras? Saiba mais nos posts:
Ouro Preto viagem no tempo.
Araxá imersão com alquimia num castelo.

Como chegar aos hotéis refúgios no interior

Para quem está na cidade de São Paulo ou próximo a ela, a melhor maneira é seguir de carro. Entre neste link para reservar aluguel de carro.

Para quem se encontra em outras cidades do Brasil, entre neste link para comprar as passagens aéreas.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🎩 Escola de Magia e Bruxaria em Campos do Jordão. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel