Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

28.ago.20 - atualizado em 28.out.20



Há muito o que fazer na vibrante Lima, a capital do Peru. A cidade tem vários museus, falésias à beira-mar e uma gastronomia reconhecida internacionalmente.

O centro histórico de Lima, com seus inúmeros palácios e monumentos, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Lima é ideal para passar um feriado prolongado e conhecer tudo que a cidade oferece. Você vai se apaixonar pelo bairro Miraflores, o Shopping Larcomar, o Parque do Amor, se deliciar com ceviches e outros pratos peruanos.

Acompanhe a dicas que preparei para sua viagem para Lima.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer no Peru.

Miraflores – O que fazer em Lima

O bairro de Miraflores é o mais turístico de Lima, com diversos hotéis, restaurantes, mercados, museus, etc. A região é bem arborizada e considerada uma das melhores da cidade. Miraflores faz divisa com o bairro de San Isidro, também de alta classe, com hotéis e bem arborizado. Miraflores está próximo de Barranco, o lugar dos bares e agito, veja no item deste post melhores restaurantes.

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

Parque do Amor – Romantismo

O Parque do Amor fica no Malecón de la Reserva, uma bonita área no penhasco, tendo a vista do Oceano Pacífico. Há pequenos muros com coloridos mosaicos, no estilo de Barcelona, além de citações românticas pelas alamedas. O destaque que é muito fotografado, é a estátua de um casal se beijando, El Beso (O Beijo), foi inaugurada em 1993, uma obra de Victor Delfín. Esta é uma das regiões mais visitadas de Lima.

Quando o assunto é romance, confira também: Lua de Mel no Vale Sagrado dos Incas.

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

Shopping Larcomar – O que fazer em Lima

O Shopping Larcomar é aberto com vista do mar e penhascos. Está junto ao Parque do Amor e tem uma bonita arquitetura. Há diversas lojas, algumas de marcas famosas. No entanto o principal atrativo é a área gastronômica, com restaurantes, bares e café. Uma ótima dica é visitar no final da tarde para curtir o pôr do sol e depois jantar.

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

Faro La Marine

O farol está localizado Parque El Faro de La Marine, próximo do Parque do Amor. Foi construído em 1900, está na ativa até hoje e pertence a Marinha de Guerra do Peru. O ponto é estratégico, em Lima, está num penhasco com vista para o Oceano, interessante para fotos de lembranças da viagem.

Conheça também o Uruguai nos posts:
O que fazer em Montevidéu.
Viagem para Punta del Este.

Parque Kennedy – Parque dos Gatos

Localizado em Miraflores, o Parque Kennedy é um lugar pitoresco, há inúmeros gatos que circulam com tranquilidade. Há uma estátua do Tourito de Pucará, um monumento colorido, que é símbolo de fertilidade, proteção e felicidade para os peruanos. O simpático tourinho, é conhecido como “conopas” no idioma quéchua. A população coloca nos telhados, para garantir a boa sorte, principalmente em Cusco. Peças dos  Touritos em cerâmicas, são vendidas nos mercados de Lima, eu comprei uma miniatura para garantir a sorte.

Booking.com

No entorno do parque há diversos restaurantes e cafés. O Parque Kennedy é um lugar diferente para curtir os bichanos, os artistas de rua e relaxar.

A viagem ao Peru também pode ser conjugada com o Chile.

Centro histórico de Lima

A Plaza Mayor cuja foto é amplamente divulgada, se localiza no centro histórico de Lima. Importante ponto onde Francisco Pizarro, fundou a cidade em 1535. Vários edifícios estão ao redor, como o Palácio do Governo, a imponente Catedral, o Palácio Arzobispal e o Clube da União.

As construções coloniais, um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com o  chafariz de bronze do século XVIII no centro, irão render belas fotos de lembranças da viagem para Lima.

Outra cidade da América do Sul, com centro histórico semelhante é no Equador. Confira no post: O que fazer em Quito.

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

Igreja de São Francisco e Catacumbas

No centro histórico de Lima,  está o complexo religioso que engloba a Igreja, Museu e Convento San Francisco, além das famosas Catacumbas.

Vale cada minuto da visita ao complexo, para poder observar a beleza interior, com construções e objetos barrocos e neoclássicos. Há decoração com azulejos sevilhanos, entalhes de madeira como a bela sala O Coro, a biblioteca, etc.

As galerias subterrâneas, onde estão as Catacumbas, são impressionantes com ossadas nas paredes, talvez um tour macabro. Eu lembrei de outro destino europeu com as mesmas características, Évora na Capela dos Ossos, confira no post: Pontos turísticos de Portugal.

Há um interessante passeio para conhecer as Catacumbas à noite, e outras atrações como o Circuito das Águas, um parque com fontes e espetáculo de raios laser e som, que ganham um destaque especial com as luzes da noite. Reserve: Circuito mágico das águas, centro e catacumbas.

Casa Aliaga – joia do centro de Lima

A Casa Aliaga é um museu, numa casona residencial de um dos fundadores da cidade, Jerônimo de Aliaga. Há belas obras e a decoração muito elegante entre salões e pátios, com destaque para a sacada. Outro cenário ideal para fotos é a fachada da casa no centro histórico de Lima.

Outros edifícios históricos

O centro de Lima, tem diversos outros edifícios para visitar como a Catedral, que foi fundada em 1622, e onde se encontram os restos mortais de Pizarro. O templo de Santo Domingo, também é interessante para conhecer o Cristo crucificado, obra entalhada.

Se você gosta de fotografar como eu, não deixe de conhecer: o Palácio da Torre Tagle, com sacadas talhadas no estilo árabe. Há também a Casa de Osambela, Casa Goyeneche, entre outras construções. Diante de tantos edifícios e monumentos no centro histórico de Lima, considere a visita de dia inteiro.

Conheça também o centro histórico Casco Viejo no post: Escala na Cidade do Panamá.

Museu Larco – O que fazer em Lima

Para conhecer bem Lima é fundamental visitar os museus e seus patrimônios culturais. O Museu Arqueológico Larco Herrera, está localizado no Pueblo Libreem, numa bonita construção do século XVIII. Um detalhe interessante, é que foi construído em cima de uma pirâmide Pré-colombiana.

Há coleções que mostram peças, de forma cronológicas dos quatro mil anos de história do Peru Pré-colombiano. Há um excelente restaurante, especializado em gastronomia peruana, que pode ser conjugado com a experiência da visita ao museu. Eu conjuguei minha visita jantar e recomendo.

Uma das opções é a excursão para as áreas arqueológicas de Lima: Huacca Pucllana, Huaca Huallamarca e Huaca Mateo Salado, para depois visitar o Museu Larco  e fechar a noite com jantar.

Você vai gostar de ler sobre o Museu de Arqueologia no Chile, acompanhe o post: Viña Del Mar.

O que fazer em Lima: bairro de Miraflores, centro histórico e gastronomia

MALI – Museu de Arte de Lima

O Museu de Arte de Lima está localizado no Palácio da Exposição, em meio a um grande jardim. Foi inaugurado em 1961 e a coleção tem cerâmicas, quadros e têxteis. Eu gostei muito das obras apresentadas nas amplas salas do palacete, bem como da arquitetura do prédio.

Lima cidade gourmet

O Peru surpreende no quesito gastronomia. Lima é considerada uma cidade gourmet, com vários restaurantes, que estão entre os melhores da América do Sul.

Há restaurantes estrelados e chefs famosos, que desenvolveram a “nova cozinha peruana”. Os pratos são muito bem elaborados com os produtos peruanos, sejam eles da costa com frutos do mar, como os ceviches, ou com os variados tipos de milho e de batata da região central, além de composições com vegetais da região amazônica. Ir a um dos melhores restaurantes de Lima, é uma das experiências da viagem.

Há também outras possibilidades para conhecer a gastronomia, entre neste link para reservar: Show e excursão em Barranco.

Para quem gosta de comer bem, deve acompanhar o post: Gastronomia em viagem sempre uma experiência inesquecível.

Restaurantes de Lima

Em Lima há inúmeros bons restaurantes, um dos mais prestigiados é o Astrid Y Gastón. Eu almocei lá para conferir e também sugiro para sua viagem.

O restaurante La Rosa Náutica, é um lugar turístico, que fica num pequeno píer no Oceano Pacífico, com linda vista do mar. O restaurante pode ser avistado de cima do Shopping Larcomar. O lugar é exclusivo, com preços mais altos, mas que vale cada momento.

O bairro Barranco tem diversos barzinhos no estilo Vila Madalena, com a moçada nas calçadas. A dica é circular e aproveitar uma rodada de pisco com tapas, que os jovens adoram. Quando for ao bairro, não deixe de passar pela turística Ponte dos Suspiros, toda em madeira com mais 100 anos. A dica é passar num suspiro e fazer um pedido, dizem que dá sorte e se realiza.

Ranking dos melhores restaurantes de Lima

No Peru há muitos restaurantes bons, renomados para escolher.

No ranking “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina”,  o Peru conta com 11 propriedades, enquanto o Brasil tem 07 entre os melhores restaurantes. Os 11 melhores restaurantes do Peru, que constam no ranking a maioria está em Lima:

1 -Maipo – Lima; 2 -Central – Lima; 3 – Osso – Lima; 4 – Astrid Y Gastón – Lima; 5 – Rafael – Lima; 6 – Kjolle – Lima, 7 – La Mar – Lima; 8 – Mil – Cusco; 9 – Malabar – Lima; 10 – Mayta – Lima, 11 – Isolina – Lima

O site de viagens TripAdvisor fez uma pesquisa entre viajantes, para saber quais eram os restaurantes mais apreciados, no Peru. A lista abaixo contém 10 melhores restaurantes, indicados pelos turistas.

Le Soleil – Cusco; Central Restaurante – Lima; Rafael – Lima; Maido – Lima; Zigzag Restaurante – Arequipa; Astrid & Gastón – Lima; MAP Café – Cusco; Sagra – Lima; Amoramar – Lima; Cala – Lima

Para quem gosta de comida peruana, confira também: Restaurante peruano em São Paulo, qual escolher?

Você pode fazer um tour pelos mercados com aula de culinária peruana.

O que comer em Lima

Há uma variedade de comidas, principalmente as típicas peruanas, como o ceviche a estrela do país. Trata-se de peixe fresco marinado no limão e temperos. Não deixe de provar também o arroz com mariscos, o Lomo Salteado (filé mignon com diversas especiarias, acompanhado de arroz e fritas), que tem influências da cozinha chinesas.

Outra deliciosa é o a “Causa Acevichada”, um tiradito, ou seja, prato de entrada, que consiste em ceviche com purê de batata (lâminas de peixe, purê de batata, avocato, pimenta amarela e toque de limão).

As conchinhas à chalaça são pratos populares, vendidos tanto pelos ambulantes como nos mais refinados restaurantes.

O Peru tem influências da gastronomia japonesa e chinesa, devido aos migrantes. A cozinha Nikkei, que é uma fusão da culinária japonesa com a peruana, também faz sucesso.

Para provar as “chifas”, a mistura da culinária chinesa com a peruana, um dos lugares é no Bairro Chinês, de Lima com numerosos restaurantes.

As sobremesas peruanas também fazem sucesso, como bolo tres leches (feito de leite comum, leite condensado e creme de leite, com cobertura de chantilly, toque de canela e uma folha de hortelã).

Para acompanhar qualquer prato ou no happy hour, o Pisco Sour, é a bebida típica e deliciosa, feita a base de aguardente e limão.

Conheça também a Argentina, saiba mais no post: Viagem para Buenos Aires.

Onde se hospedar em Lima

Há diversos hotéis em Lima, em vários bairros e nas categorias turística, primeira e luxo. A maioria dos hotéis bacanas estão nos bairros de Miraflores e San Isidro. Veja minhas indicações:

Para ficar em alto estilo, um dos melhores hotéis, está em Miraflores, o Belmond Miraflores Park.

O Ramada Encore by Wyndham Lima San Isidro também é uma ótima opção.

Outra possibilidade em San Isidro é o Sonesta Hotel El Olivar.

O Sheraton Lima Hotel & Convention Center, além de tradicional é muito bem localizado no centro.

Quanto a hotel na categoria turística, indico o Casa Andina Select Miraflores, que é confortável.

Outro hotel categoria turística e moderninho é o Selina Posadas Miraflores.

Tanto o Belmond como o Selina tem propriedades no Brasil, confira no post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Para reservar hotéis em Lima entre neste link.

Veja as ofertas de hotéis em Lima:

Booking.com

Como chegar a Lima

Do Brasil para Lima há voos diretos. Entre neste link para comprar as passagens aéreas.

Onde comprar em Lima

Lima  tem variedades de objetos para comprar, com destaque para produtos têxteis, com design Inca. Há dezenas de lojinhas espalhadas pela avenida Petit Thouars, além do Mercado Los Incas.

Arredores de Lima

As Ilhas Palomino, localizadas à 2 horas de Lima, é possível nadar com leões marinhos nas águas frias do Oceano Pacífico. O circuito começa no porto de Callao, cidade vizinha de Lima. A experiência de ficar lado a lado com os inofensivos mamíferos marinhos é incrível. Os barcos são acompanhados com aves marinhas para completar a experiência.

Surf e esportes nas praias de Lima

Para quem gosta de aventura, há possibilidade surfar nas ondas. A cidade tem muito vento vindo do Oceano Pacífico, que a torna ideal para a pratica de parapente. Há ainda outros esportes como canoagem, caiaque e ciclismo nas montanhas.

Que tal um passeio de parapente por 15 minutos?

Outros destinos no Peru

A dica é visitar Lima em feriado prolongado e em outra oportunidade, fazer um roteiro mais completo, com outros destinos.

Uma das rotas mais conhecidas é Cusco, Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu. O país tem diversidade geográfica e de paisagens, portanto há outras rotas incríveis a descobrir, com extensão da viagem a partir de Lima. Entre as regiões turísticas estão: Paracas, Ica e as enigmáticas linhas de Nazca. Há também Arequipa, Puno e o Lago Titicada, além do norte do país.

Há possibilidade de fazer uma excursão de 2 dias em Paracas e vinhedos de Pisco.

Sobre os animais do Peru

Na região da Cordilheira dos Andes no Peru, há animais únicos bem adaptados as condições naturais, como a Lhama, Alpaca, Guanaco e a Vicunha; são primordiais para a vida da comunidade, principalmente quanto a utilização da lã para o vestuário.

Na costa do Oceano Pacífico, próximo à Reserva Nacional de Paracas, as Ilhas Ballestas, abrigam uma variedade de aves e lobos do mar. As excursões de lancha a motor, são uma das mais procuradas no Peru, onde os animais são os protagonistas da viagem.

Acompanhe o post: Animais da America do Sul.

Manifestações Culturais do Peru

A história dos países da América do Sul é repleta de batalhas, entre colonizadores e nativos, com o objetivo de posses territoriais. Assim como no Brasil, os nossos vizinhos do continente também tiveram miscigenação das raças, adaptações das regiões e costumes. A religião católica e os rituais indígenas, africanos, formaram as festas folclóricas incríveis.

A cultura e o folclore na América do Sul, são um dos fatores de atração em viagens. Uma das manifestações que mais importantes é o Inti Raymi – Festa do Sol, no Peru, na cidade de Cusco no mês de junho, considerada altíssima estação. O evento é uma herança dos Incas em adoração ao astro rei e agradecimento pela colheita.

Saiba mais no post: Cultura e Folclore na América do Sul.

Dicas de viagem para Lima

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

O Seguro Viagem é um item fundamental para sua segurança. Confira o link com diversas empresas e faça sua reserva de Seguro Viagem online.

O Peru durante a pandemia ainda não se abriu para receber os brasileiros, o que deve acontecer em breve.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Viajanet, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2020 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel