Deusa Rodrigues - Travel Agent

Pousadas no Litoral Norte de São Paulo entre a serra e o mar

25.set.20 - atualizado em 21.mar.24



As pousadas no Litoral Norte de São Paulo, são charmosas e verdadeiros refúgios na natureza junto ao mar.

Além das várias das inúmeras opções de praias, uma mais bonita que a outra, há muitas atrações.

Confira as minhas dicas e escolha da sua viagem.

Você vai gostar de conhecer também: Praias do litoral de: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo,

Foto: Pixabay.

São Sebastião – Pousadas no Litoral Norte de São Paulo

O município de São Sebastião está entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, é uma das cidades com mais dos patrimônios naturais do Brasil. Cerca de 68% do município faz parte do Parque Estadual Serra do Mar.

As características de uma beleza exuberante, com o ecossistema da Mata Atlântica, Serra do Mar e Zona Costeira, que confere grande diversidade. É um dos lugares com incrível biodiversidade, rica em praias, florestas, rios, cachoeiras e paisagens surpreendentes.

Conta com mais de 40 praias ao longo de uma área recortada, entre o mar e a serra, com um total 403.336 quilômetros quadrados. Há muita opção para quem gosta de praias e bonitas paisagens.

A região conta com vários outros paraísos entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, como Ubatuba e Ilhabela.

São muitos refúgios, com infraestrutura, tanto para férias, feriados, como também para fazer o Home Office.

Confira as dicas para Traslados e Passeios em todo o Brasil.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo,

Foto Marcos Bonello

Que tal outras experiências no estado de São Paulo? Acompanhe os posts:

Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo.
Passeios e Experiências no estado de SP.

Melhores Praias – Pousadas no Litoral Norte 

Uma das minhas atividades preferidas no Litoral Norte, é viajar de carro pela Rodovia Rio-Santos, e curtir o visual incrível, principalmente a partir da Barra do Una até o centro de São Sebastião. A estrada em alguns trechos é mais estreita e com curvas, porém as vistas são espetaculares.

Uma das minhas dicas é pegar praia em Juquehy e almoçar no Restaurante Manacá em Camburi, com uma arquitetura em madeira, aberta e no meio da mata. Além visual impactante, a comida é deliciosa.

Quanto às características, há um pouco de tudo para agradar a todos: as praias descoladas para os mais modernos, o estilo família, as praias de ondas para os surfistas, as praias quase desertas, etc.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

Pousadas no Litoral Norte

Há muita oferta de hospedagem em hotéis e pousadas. A dica é escolher a praia e ter um refúgio no Litoral Norte de São Paulo. Confira as melhores praias do Litoral Norte:

Barra do Una

A Barra do Una é uma enseada pequena cortada pelo Rio Una e bela paisagem. Ponto de saída dos passeios em barcos e lanchas para a Ilha do Montão de Trigo, Ilha das Couves e As Ilhas.

A sugestão de hospedagem é na Pousada Barra do Una.

Para ficar em uma casa a indicação é o The Rainforest Beach House, entre a Mata Atlântica e o mar.

Juquehy – Pousadas no Litoral Norte de São Paulo

A praia de Juquehy conta com residências, pousadas e excelentes hotéis. Quanto aos visitantes há famílias e surfistas, porque a praia tem um lado calmo e outro de mar mais agitado. Há boa estrutura de barracas de praia.

Os dois minis shoppings também são os atrativos no final da tarde. Juquehy é uma ótima opção e com muita oferta de pousadas e hotéis no Litoral Norte.

Confira para se hospedar na Pousada Baobá.

Um dos melhores hotéis é o Beach Hotel Juquehy com ótima estrutura frente mar.

O Riu Hotel é um dos melhores com estilo contemporâneo, inaugurado em 2021. Ele oferece aos hóspedes como passeio opcional pago à parte mergulho no Refúgio Ecológico de Alcatrazes, distante 35 quilômetros ao sul de São Sebastião.

Barra do Sahy

A Barra do Sahy é uma enseada pequena com uma bela paisagem. O lugar é um charme, um vilarejo rústico pé na areia, uma ótima lugar para relaxar no verão.

Quanto à hospedagem a indicação é: Hotel Aldeia de Sahy.

Boiçucanga

A praia de Boiçucanga é de tombo e com o mar mais agitado. O pôr do sol é um dos atrativos. A partir de lá é possível fazer a trilha para a Praia Brava. As Cachoeiras de Ribeirão de Itu, estão do lado oposto no Parque Estadual Serra do Mar.

A Trilha do Ribeirão do Itu, é uma das mais exploradas, com possibilidade de mergulho, cachoeira, piscinas naturais, uma atividade de dificuldade média. Conta com 2 quilômetros de extensão em meio à Mata Atlântica. A dica é fazer o Circuito das Cachoeiras na Praia de Boiçucanga.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

A dica é ficar no Nosso Cantinho.

Outra ótima opção é a Pousada Morada das Ilhas, com linda vista do mar.

Maresias – Pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Maresias é reduto dos surfistas, frequentada por uma moçada jovem e bonita. A noite vira point de famosas baladas do Litoral Norte. O local é pedaço da Rio Santos mais agitado.

Entre Boiçucanga e Maresias, numa área protegida pelas leis ambientais, há a praia Brava. O local só pode ser acessado por uma trilha de três quilômetros ou de barco. Tem ondas fortes, areia branca e um mar cor de esmeralda.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

A Trilha do Ribeirão do Itu, é uma das mais exploradas, com possibilidade de mergulho, cachoeira, piscinas naturais, uma atividade de dificuldade média. Conta com 2 quilômetros de extensão em meio à Mata Atlântica. A dica é fazer o Circuito das Cachoeiras.

O passeio de bicicleta por Maresias é uma das atrações.

A Pousada Brig Maresias conta com estilo e conforto praiano.

A dica é ficar no Flat Maresias.

Outra opção com estilo de uma casa praiana é o Hotel Maui Maresias.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo,

Ilustração: Secretaria de Turismo de São Sebastião

Camburi e Camburizinho – Pousadas no Litoral Norte de São Paulo

As praias de Camburi e Camburizinho, estão separadas por um ilhote. Os visitantes em sua maioria são jovens, em busca das ondas. Há diversas opções de pousadas, restaurantes e barracas de praia.

Confira as dicas para se hospedar no Flat Pitanga.

Um dos melhores e mais exclusivos hotéis do Litoral Norte na praia de Camburi é o Hotel SPA Nau Royal. Os apartamentos são contemporâneos, conta com um belo SPA e área de piscina de frente para o mar.

Booking.com

Casa Cinematográfica

A dica é ficar em uma casa incrível a Villa da Mata Camburi, totalmente integrada na natureza.

Toque-Toque e Toque-Toque Pequeno

A praia de Toque-Toque Grande é mais tranquila, enquanto a Toque Pequeno mais agitada. O visual é bonito e também é a preferida dos casais. As duas são cercadas de morros e com ilhas em frente às praias.

A sugestão de hospedagem é no Ilha de Toque-Toque Boutique Hotel & SPA em Toque-Toque Grande. Os apartamentos contam com camas e dossel, além de varanda com vista e mar e das montanhas.

Toque-Toque Pequeno foi uma vila de pescadores que se transformou com as casas de veraneio. Essas praias, têm semelhanças com as de Balneário Camboriú.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Baleia e Paúba

A Praia da Baleia é para os amantes do surf. A Praia de Paúba tem ondas tubulares, para quem tem prática com o surf.

A sugestão é ficar na recém inaugurada Pousada Vila Ipuan, com boa estrutura e apartamentos com varanda e vista da piscina.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Ilustração: Secretaria de Turismo de São Sebastião

Calhetas, Preta, Branca e Guaecá

A praia de Calhetas é ideal para quem deseja um lugar deserto, é pouco movimentada. A praia Preta e a Branca também são mais escondidas, com acesso por trilhas.

Reserve a experiência de Trilhas por Calhetas.

A praia de Guaecá é muito procurada para prática do surf e é emoldurada pelo Morro Sete Voltas, onde a moçada usa para decolagem de Asa Delta e Paraglider.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Ilustração: Secretaria de Turismo de São Sebastião

O município de São Sebastião é grande, as praias seguem para o a região do centro da cidade e continuam até a divisa de Caraguatatuba.

Quando o assunto é sobre praias, confira também: O que fazer em Fortaleza.

Surf e Esportes – Pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Para quem busca os esportes, o Litoral Norte tem inúmeras opções: mergulhos, surf, escaladas, trilhas, canoagem, Stand Up, navegação, etc.

Quanto aos mergulhos, uma das atrações é o Arquipélago de Alcatrazes, a segunda maior área de conversação marinha do Brasil.

Depois de 30 anos, foi aberto para o mergulho e observação de aves. A região abriga 10 mil aves marinhas, além de ser rota da baleia Jubarte.

Hospedagem em casas e apartamentos no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

Saiba mais sobre: O que fazer no Guarujá

Turismo de Aventura e Ilhas

A geografia tão diversificada de São Sebastião propicia as várias opções de turismo de aventura. A Trilha do Ribeirão do Itú, é uma das mais exploradas, com possibilidade de mergulho, cachoeira, piscinas naturais, uma atividade de dificuldade média.

Entre Boiçucanga e Maresias, numa área protegida pelas leis ambientais, há a praia Brava. O local só pode ser acessado por uma trilha de três quilômetros ou de barco. Tem ondas fortes, areia branca e um mar cor de esmeralda.

A Cachoeira de Calhetas com 40 metros de altura é outro paraíso, com possibilidade de trilhas e outros esportes.

São Sebastião também tem ilhas, com duas praias para banho de mar, um ponto para iates e barcos. Está à uma milha náutica da praia Barra do Sahy.

No Rio Una, há passeios de caiaque ou Stand Up, próximo da charmosa praia da Barra do Una.

As pousadas no Litoral Norte de São Paulo são lugares ideais para se hospedar e curtir o turismo de aventura.

Leia também sobre: Atrações de Maceió e selo de segurança de hotéis.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

São Sebastião – Centro Histórico

A cidade de São Sebastião é uma das mais antigas no Litoral Norte de São Paulo. Antigo reduto dos índios Tupinambás e Tupiniquins. A ocupação da região vem desde o início da história do Brasil. Em 1636 foi elevada a Vila.

O centro histórico tem sete quarteirões com oito edifícios datadas dos séculos 17 e 18, tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo. Entre os prédios históricos há a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, Casa Esperança, etc.

Para quem preferir ficar no Centro de São Sebastião e curtir o patrimônio histórico, a dica é o Porto Grande Hotel e Convention, com estilo de um casarão colonial.

Destaques do Centro Histórico de São Sebastião

A Igreja Matriz é do século 17, foi construída entre 1603 e 1620. Uma das curiosidades é que no adro ficava o Pelourinho, que foi demolido em 1875. Durante os restauros foram descobertos santos emparedados e ossadas no piso.

A Casa Esperança é uma das construções mais bonitas, feitas de argamassa de areia e óleo de baleia. Na lateral o destaque é para as pedras brutas. Uma edificação do século 18, e tombada pelo Iphan. Atualmente abriga comércio de tecidos.

A dica é caminhar pelas ruas e becos, com os casarões do centro histórico e voltar um pouco no tempo. No entardecer observar contraste da iluminação das luminárias, nessa parte da cidade tão pitoresca.

Há um Monumento ao Obelisco, um marco em homenagem aos 300 anos da cidade, instalado em 1936. Há referências aos caminhos dos descobridores pelo mar e das caravelas de Portugal. O local rende boas fotos com a Igreja Matriz ao fundo. Você vai gostar de ler sobre: Obeliscos espalhados pelo mundo.

pousadas no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

Outra cidade do Brasil com muitos monumentos históricos é em Minas Gerais, saiba mais no post: Viagem de Ouro Preto.

Sítio Arqueológico São Francisco 

O Litoral de São Paulo também tem passeios culturais em meio a natureza privilegiada de São Sebastião, como o Sítio Arqueológico de São Francisco. O passeio é feito com uma caminhada para conhecer uma antiga fazenda de cana de açúcar, com mão de obra de africanos escravizados.

Lá estão vários restos do período da colônia, a área tem 20 mil metros quadrados. O lugar é reconhecido como Patrimônio Mundial da Diáspora Africana pela UNESCO, dentro do Parque Estadual Serra do Mar. O visual de alto do Sítio Arqueológico para o mar é muito bonito.

Acompanhe também o post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Hospedagem em casas e apartamentos no Litoral Norte de São Paulo

Foto Marcos Bonello

Ubatuba

A cidade de Ubatuba tem 102 praias, diferentes para agradar a todos. Para quem gosta de surfe e badalação a dica é  ficar no Itamambuca Eco Resort.

Para curtir águas calmas com as crianças, o indicado é Lagoinha, Maranduba e a Praia do Lázaro, para ficar no Vila dos Manacás.

Em Maranduba a sugestão a Pousada Ilha Vitória, com bonita área de piscina.

Um dos melhores hotéis é o Wembley Inn Hotel com ótima infraestrutura de lazer, localizado na Praia das Toninhas.

Picinguaba

A minha praia preferida em Ubatuba, é Picinguaba, que um sossego e ótimo lugar para relaxar e olhar para o mar. Para a noite o ideal é circular pela orla de Itaguá e Cruzeiro.

Uma das sugestões é a Pousada Picinguaba Sobre as Ondas.

 

Booking.com

Ilhabela

Ilhabela, como o nome diz tem paisagens espetaculares com muitas praias, algumas desertas, com cachoeiras, outras mais badaladas.

As mais famosas são a Praia da Feiticeira e Praia do Curral.

30 Cidades de São Paulo para viajar

A cidade é rota dos cruzeiros marítimos e também conhecida como a Cidade da Vela. Sedia o maior campeonato da América Latina, a Semana.

Um dos melhores passeios é conhecer o litoral na Escuna Da Vinci, no trajeto que cruza os mares no sentido norte da ilha. A visão é panorâmica e deslumbrante tanto de Ilhabela como do Canal de São Sebastião.

A dica é fazer um Combo com a Escuna Da Vinci, um trajeto em Land Rover e visita ao centro histórico.

O passeio do Super Boat pela praia de Castelhanos é uma descoberta. Uma aventura na embarcação bem equipada e que visita lugares únicos de difícil acesso.

A cidade oferece outros passeios, com escuna, pelo Centro Histórico, Off Road, etc. Explore experiências em Ilhabela.

Uma das mais bonitas é a Praia do Curral, e a minha sugestão é ficar no DPNY Hotel & SPA.

Outra opção de hospedagem na Ilhabela, próximo do Centro Histórico e a 50 metros da praia é o Plaza Inn Pousada do Capitão.


Booking.com

Pousadas Home Office no Litoral Norte

As bonitas praias de região não são somente lazer, tornou a residência temporária de muitos paulistanos, no Home Office.

O tele trabalho, tem como característica, a busca por morar próximo da natureza.

Atualmente diversas pessoas se mudaram ou estão em busca hotéis, pousadas, cabanas e flats,  para hospedagem no Litoral Norte de São Paulo, principalmente nas praias de São Sebastião. Tanto para os feriados, férias ou para variar de cenário no Home Office.

A tendência de fazer o Home Office em cidades turísticas está ocorrendo também em Campos do Jordão.

Cultura Caiçara

Há vários elementos da Cultura Caiçara em São Sebastião, heranças dos povos indígenas, dos colonizadores e africanos.

A Reserva Indígena Ribeirão Silveira no Barro de Boracéia, conta com 900 membros do povo Guarani. Na visita é possível observar e vivenciar a cultura, o artesanato, além de aproveitar para dar um mergulho na cachoeira.

Há também uma boa oferta de peças do artesanato caiçara com trabalhos de cerâmica, bambu, taboa, caxeta e tecidos.

As bolsas e chinelos de taboa, uma planta, que é trabalhada como palha são ótimas opções de compras. Outras ofertas são as panelas de barro, feitas em cerâmica.

Um dos atrativos do Litoral Norte é observar as canoas caiçara, que cruzam o canal, feitas da árvore Guapuruvu.

Conheça o passeio que visita aldeia indígena na Amazônia no post: O que fazer em Manaus.

Foto Marcos Bonello

Gastronomia no Litoral Norte

A culinária caiçara tem como destaque o prato Azul Marinho, um delicioso peixe, com pirão e banana verde. O nome vem da reação química dos ingredientes na hora do cozimento, que dá cor azul marinho aos alimentos. Disponível em diversos restaurantes.

Os restaurantes pequenos nas praias servem o peixe fresco do dia grelhado, com arroz, feijão e acompanhamentos. Sempre uma opção irresistível.

Não saia de São Sebastião sem provar o Picolé do Rochinha, uma instituição nas praias do Litoral Norte. Atualmente se pode encontrar também na cidade de São Paulo, no entanto tem “gostinho” diferente na praia.

Outra delícia é a: Bananinha com chocolate Tachão de Ubatuba, que também é encontrada também online na Amazon.

Confira o post: Viagem para Punta del Este.

Onde Comer no Litoral Norte

As praias de São Sebastião, tem inúmeras possibilidades, com restaurantes mais sofisticados, rústicos, pé na areia, descolados, etc.

São Sebastião

O Restaurante Manacá na praia de Camburi é uma das melhores experiências gastronômicas, num ambiente integrado à Mata Atlântica

O Caravela Restaurante na praia de Boiçucanga, tem um deck rústico junto à praia, com especialidade em frutos do mar.

Para quem busca algo mais elegante, a dica é o Restaurante Pimenta de Cheiro em Toque-Toque, estilo bangalô praiano e ênfase nos frutos do mar.

Uma opção mais simples e pé na areia é o Restaurante Fundo de Quintal na Barra do Una. Serve comida deliciosa com porções generosas.

Há boas opções em Ubatuba, uma delas é a Integrale, primeira padaria integral do Brasil, com refeições e diversos outros produtos.

Foto: Gentileza Sabores do Litoral – Jésica Aquino.

Ilhabela

Em Ilhabela acontece o Festival Sabores da Praia de 18 de abril a 19 de maio.

A sugestão é experimentar o prato risoto de limão siciliano bem saboroso com camarão rosa e queijo bottarga do Restaurante Prainha do Julião.

Foto Reginaldo Pupo – Sabores da Praia

Para quem gosta de comer bem, a dica é ler o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Dicas de Viagem

Em lugares com tantas possibilidades de atividades, praias, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas praias do Litoral Norte, com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

Booking.com

Como Chegar nas Pousadas do Litoral Norte

Para quem está em outras cidades do Brasil, há muita oferta de voos para a cidade de São Paulo. Confira as opções de companhias aéreas e rotas.


Seguros Promo

A partir de São Paulo para o Litoral Norte, há três caminhos. Uma das opções é seguir pelas Rodovias Dutra e Airton Sena, para ter acesso à Tamoios.

A outra possibilidade é utilizar as Rodovias Dutra e Airton Sena para acesso à Mogi-Bertioga. Há também o caminho pelas Rodovias dos Imigrantes para acesso à Piaçaguera Guarujá e depois pela bonita Rio-Santos.

Veja as opções de empresas, veículos e preços com simulação das datas de viagem.

Para traslados de São Paulo ao Litoral e passeios e experiências, vejas as opções.

Ilustração: Secretaria de Turismo de São Sebastião

Livros que inspiram viagens

Você vai gostar de ler o livro: Ubatuba onde a lua nasce mais bonita, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues, com a Amazon. Outra dica é conferir o tema Caiçara. Terra e População.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos ao apoio da Secretaria de Turismo de São Sebastião, à Gonçalves Turismo. e à Secretaria de Turismo de Ubatuba.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel