Deusa Rodrigues - Travel Agent

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

21.jan.21 - atualizado em 01.jun.23



As bibliotecas mais bonitas pelo mundo também são atrações turísticas. Eu sempre que possível durante as viagens visito as mais emblemáticas.

Há estilos diversos desde as históricas até as modernas de linhas arrojadas, ou ainda as lúdicas e coloridas. Presentes no Brasil e em diversos destinos turísticos.

bibliotecas surpreendentes, confira as que visitei e considero como as mais bonitas do mundo.

Confira também: O que fazer na avenida Paulista.

Puebla guarda a essência do México

Biblioteca Mario de Andrade

A biblioteca Mário de Andrade no Centro de São Paulo é “classuda”. Foi construída no século passado, continua um charme a mais e uma atração da cidade.

Para quem gosta de ler é muito bom circular, conferir as exposições e principalmente sentar nas concorridas cadeiras do jardim, que são um ótimo lugar para observar a paisagem.

O edifício é tombado pelo patrimônio histórico e ícone da história da construção civil. Foi projetada em 1935 e concluída em 1942, com técnica modernas, em contraste com o estilo Art Déco, caracterizado pelos detalhes.

A imponente entrada com o pé-direito com 17 metros de altura e o amplo hall com acabamento em mármore, são os destaques do edifício.

Para quem observar o hall de entrada do primeiro andar, verá uma perfeita simetria no piso de mármore, com um jogo de cores bege e marrom.

Confira as Experiências e Passeios em São Paulo.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Foto: Autoral.

Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Passeio de Helicóptero.

No centro do saguão está a imponente estátua “A Leitura”, inspirada em Minerva, deusa do conhecimento e da sabedoria. Conta-se que no passado intelectuais se reuniam em volta da estátua para discutir textos e ter inspiração.

A Biblioteca Mario de Andrade tem o segundo maior acervo de livros do Brasil com mais 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e audiovisuais. Conta com uma bonita e aconchegante sala de convivência.

Como uma das mais bonitas bibliotecas do mundo, tem sido com frequência cenário para filmes e publicidade. Para saber mais detalhes leia: Biblioteca Mario de Andrade.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Foto: Autoral

Hotéis em São Paulo

Quanto a hospedagem eu indico: Ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo. Outra opção é Meliá Paulista – também na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Biblioteca Villa Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos com uma arquitetura lúdica é considerada uma das mais bonitas do mundo. A localização também privilegiada dentro do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo, próximo da Praça Panamericana e Instituto Tomie Ohtake.

A grande atração é cúpula central feita de madeira, com uma cobertura que lembra uma flor aberta, tendo ao centro poltronas coloridas, foto destaque deste post.

Há também um simpático café aberto, com mesas ao ar livre com vistas para as árvores e os gramados do Parque Villa-Lobos.

Com relação ao acervo é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs. Conta com livros em Braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Além do mais, há também uma programação cultural com cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, saraus com escritores, exposições, etc.

A inovação é o Livro Digital, oferecido gratuitamente a partir de um cadastro prévio, que foi introduzido no período de pandemia.

A BVL está próxima da Vila Madalena, confira o post: Atrações de São Paulo.

Foto: Autoral

Hotel em Pinheiros – São Paulo

Quer ficar em Pinheiro e aproveitar o bairro? Uma opção é ficar no: Quality Faria Lima.



Booking.com

Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO como uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo. Calcula-se que tenha 10 milhões de itens em seu acervo.

Em 1808 chega de Portugal com D. João VI o acervo inicial, passou por vários endereços e nomes, até a inauguração do prédio atual em 29/10/1910.

Um conjunto arquitetônico importante e muito bonito, o que mais chama a atenção é a entrada e a escadaria. Está localizada no centro histórico do Rio de Janeiro. Leia também: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Autoral

Hotel próximo dos Arcos da Lapa

Selina Lapa Rio de Janeiro, é moderninho ao lado da Sala Cecília Meirelles, num dos melhores pontos da Lapa. Tem como conceito a área de convivência, Coworking, cozinha compartilhada e eventos. A rede é originada do exterior, confira no post: Escala no Panamá.

Confira também outras opções no post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Real Gabinete Português – Bibliotecas mais bonitas do mundo

O Real Gabinete Português de Leitura, é uma linda biblioteca aberta ao público em 1900. Foi fundada por portugueses em 1837 para promover e preservar a cultura. O prédio tanto externo como interno tem o estilo arquitetônico “neo-manuelinho”.

O edifício tem o interior todo com entalhes em madeira, ricamente decorados, com inspiração no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa. A sala de leitura recebe luz natural, através de uma claraboia de vidro.

No acervo todos os livros são portugueses, inclusive com raridades. Visitar o Real Gabinete é como entrar num túnel do tempo. Sendo considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, vem sendo utilizado como cenário para filmes de T.V. e cinema.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Real Gabinete Português

Hospedagem no Rio de Janeiro

Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, considero um hotel histórico, foi um palacete no império, posteriormente hospedaria, colégio, até ser totalmente remodelado. Está localizado na Lapa e internamente tem uma bonita área preservada junto à piscina, a decoração é temática e de bom gosto.



Booking.com

Biblioteca de Brasília

O Museu Nacional Honéstino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília, formam o Complexo Cultural da República João Herculino.

O Complexo Cultural conta com a cúpula e o prédio da Biblioteca Nacional na parte de trás. Internamente tem linhas modernas e arrojadas, bem diferente das bibliotecas tradicionais.

Uma das experiências é que de em alguns lugares dentro da Biblioteca, os leitores tem uma vista panorâmica da cúpula do Complexo Cultural e da Catedral, que são cartões postais de Brasília.

A arquitetura tem as características únicas do mestre Oscar Niemeyer, um detalhe interessante é que o conjunto foi inaugurado em 2006 quando o arquiteto já tinha 99 anos.

Saiba mais no post: Pontos turísticos de Brasília.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Autoral

Hotéis em Brasília

Eu recomendo o Naoum LifeStyle Hotel, que me hospedei na última viagem,  uma ótima opção, no setor Hoteleiro Sul, com localização e serviço excelente.



Booking.com

Bibliotecas bonitas pelo mundo

Se você assim como eu e gosta de visitar bibliotecas pelo mundo, confira algumas no exterior que valem a viagem.

Palafoxiana – Patrimônio em Puebla

A Biblioteca Palafoxiana em Puebla, foi fundada pelo bispo Juan Palafox y Mendoza, um amante da leitura. O fundador doou 5.000 livros de seu acervo pessoal, para início da biblioteca, hoje conta com um patrimônio de 41.000 exemplares.

É considerada Monumento Histórico Nacional e recebeu o título de Memória do Mundo pela UNESCO. Considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Puebla guarda a essência do México, uma cidade com um bonito conjunto arquitetônico preservado. Outra atração e é visitar o Pueblo Mágico de Cholula, cuja principal atração é a catedral construída em cima de uma pirâmide.

A cidade conta com o Museu do Barroco com obras do México e outros lugares das Américas, inclusive do Brasil. Acompanhe no post: Viagem à Puebla.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Autoral

Hotéis em Puebla

Veja as ofertas:

Booking.com

Congresso Americano – Bibliotecas mais bonitas do mundo

O Capitólio é o símbolo da democracia americana, sede do congresso, senado e câmera dos representantes. Uma bela construção de 1793, com harmonia na arquitetura em Washington.

A biblioteca do congresso é um dos lugares de interesse turístico, não só para arquitetura, bem como pelo impressionante acervo. Tem mais de 1.000 quilômetros de prateleiras, com 10 mil itens que se expandem todos os dias. Há documentos raros como a bíblia de Gutenberg e o rascunho da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

A imponência da construção, conta com obras de arte, mármore e outros detalhes que fazem dela uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

A capital americana tem inúmeros atrativos, saiba mais sobre o centro do poder americano no post: Viagem para Washington.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Highsmith, Carol M.

Sugestões de hotéis em Washington

Hyatt Regency Washington on Capitol Hill  /  Grand Hyatt  / Hotel Hive / Hamilton Hotel / The River Inn-A Modus Hotel.



Booking.com

Biblioteca de Nova York

A bonita Biblioteca de Nova York – New York Public Library  é um atrativo turístico, além da importância histórica tem um acervo muito bom. Foi fundada em 1895 e tem uma arquitetura imponente, estilo neoclássico.

A entrada é impactante com as estátuas de dois leões ao lado da escadaria, além das pilastras enormes. Internamente tem amplos salões, pinturas no teto e as luminárias de cobre em cada mesa de leitura, dão um charme a mais.

Como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, a de Nova York, tem sido cenário de filmes. Hollywood utilizou o local em cenas de Sex and the City, Caça Fantasma e outros.

A localização é perfeita na 5ª Avenida, posição estratégica ao lado do charmoso Bryant Park, que também é um atrativo no verão. Saiba mais no post: Estações do ano em Nova York.

As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem

Foto: Pixabay



Booking.com

Oxford – Bibliotecas mais bonitas do mundo

A Biblioteca Bodleiana da Universidade de Oxford é uma das mais antigas da Europa. A incrível arquitetura, se destaca pela amplitude com pilastras, colunas e teto ricamente trabalhado no estilo clássico. Foi fundada no início do Século XVII, por Thomas Bodley um diplomata e professor. Há um túnel que conecta para a ala nova.

A cidade de Oxford está à 96 quilômetros de Londres, portanto é possível fazer um bate e volta. Conheça também as atrações no post: O melhor de Londres.

A Universidade de Oxford é um dos pilares do conhecimento acadêmico e científico na Europa, muito comentada durante a pandemia, devido ao desenvolvimento da vacina em parceria com AstraZeneca.

Foto: Pixabay

O país guarda muitas atrações, leia também: Interior da Inglaterra.

Viena – Bibliotecas mais bonitas do mundo

A Biblioteca de Viena é histórica, foi fundada em 1723 pelo império. Na magnífica arquitetura foram utilizados mármore, madeira, esculturas e as cúpulas do teto com afrescos belíssimos.

Dentre as preciosidades está a Bíblia de Gutenberg. Na Sala de Gala, estilo barroco guarda incríveis globos terrestres de Veneza com mais de um metro de diâmetro.

A cidade de Viena tem lindos palácios, jardins imperiais, além de espetáculos de óperas impressionantes. Saiba mais no post: Pontos turísticos de Viena.

Foto: Pixabay



Booking.com

Alexandria – Bibliotecas mais bonitas do mundo

A cidade de Alexandria está à beira do Mar Mediterrâneo, distante apenas 13 quilômetros do Cairo, portanto e é possível fazer um passeio de um dia para visitar.

O porto e a famosa Biblioteca de Alexandria, um dos templos da cultura, foram muito importantes no Egito antigo.

A Biblioteca de Alexandria foi destruída num incêndio, mas foi reconstruída e inaugurada em 2002, depois de um milênio e meio da antiga. As modernas instalações fazem parte do roteiro turístico da cidade. No prédio foram utilizados na construção concreto, vidro, alumínio e muita luz natural, com um efeito surpreendente.

Há 6.400 incríveis painéis de granito, com caracteres de alfabetos do mundo todo. Além de tudo tem um acervo digitalizado muito completo.


Booking.com

A cidade de Alexandria conta com diversas atrações, acompanhe o post: Egito pontos turísticos.

Onde ficar

Quanto à hospedagem em hotéis há várias opções, entre no link para reserva.

Como chegar

Confira as diversas rotas e companhias aéreas para chegar aos destinos mencionados.

Veja as opções de Traslados de Passeios.


Seguros Promo

Como se locomover

Para circular por alguns destinos mencionados, uma das maneiras é com carro alugado. Compare as empresas, veículos e preços conforme as datas da viagem.

Bibliotecas moradas dos Anjos

Há dois filmes que mostram as bibliotecas como moradas dos anjos, a película americana, Cidade dos Anjos o alemão Asas do Desejo. Eu assisti os dois filmes e desde então, comecei a gostar ainda mais de bibliotecas, pois acho realmente que há conexão incrível de energia positiva do conhecimento acumulado em livros, como algo divino e abençoado.

Eu lembro das minhas primeiras experiências em bibliotecas desde a adolescência, e como esses ambientes podem  transmitir tranquilidade e paz.

História dos Livros

Foi no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa e houve uma verdadeira revolução. A facilidade de reprodução de textos foi fundamental para escrita e evolução intelectual do mundo.

Durante séculos os livros, eram parte da divulgação de ideias, até que surgiram outras formas. Hoje no mundo virtual as informações circulam de uma maneira extremamente rápida, no entanto o prazer que um bom livro proporciona ainda continua muito forte.

Dicas de Livros

Há uma infinidade de boas obras com temas de bem-estar, viagens, história e tantos outros. Segue algumas dicas que consideram relevantes.

Você vai gostar de ler sobre a História das Bibliotecas, desde Alexandria. Outro livro interessante é sobre a Bibliotecas Hogwarts, com as aventuras do bruxinho Harry Potter.

Confira outras sugestões no post: Livros para o bem-estar e viagens.

Roupas para viajar

Segue algumas sugestões de roupas práticas para viagem:

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar por piscinas e praias com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, e para combinar a Bolsa Praiana Farm – Tucano,  disponíveis na Amazon.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos às bibliotecas pelas fotos. Devido à pandemia as visitas podem ter restrições.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel