Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel em Brasília com lindas paisagens do Planalto Central

20.fev.21 - atualizado em 24.set.22



Lua de Mel em Brasília, uma das cidades criativas no quesito design também é romântica.

As paisagens da arquitetura arrojada do mestre Oscar Niemeyer, contrastam com o céu azul e sol da região do Planalto Central.

Há diversos passeios e experiências para uma viagem surpreendente.

Confira as melhores dicas que preparei para a Lua de em Brasília.

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel no Brasil.

Lua de Mel em Brasília

O Que Fazer – Lua de Mel em Brasília

Para uma viagem de Lua de Mel em Brasília a dica é visitar os pontos turísticos, as obras de arte, os lugares para namorar e os passeios próximos.

O turismo cívico que compreende os principais prédios da Capital Federal são lugares de grande beleza arquitetônicas, atrações turísticas que rendem boas fotos. Alguns lugares tem visitas guiadas para conhecer um pouco do centro do poder no Brasil.

Para começar há diversos passeios e experiências para Brasília.

Melhores Passeios de Brasília

A Capital Federal oferece várias experiências diferentes para a sua viagem.

O Planalto Central é um lugar perfeito também para fazer um Passeio de Bike com seu amor.

O Tour Privado pelos Mirantes é a oportunidade de conhecer Brasília do alto e depois terminar no Rooftop Bar 16 do B Hotel para ver o pôr do sol.

Para casais que gostem de curtir a noite, a dica é fazer o Tour pelos Bares Modernos da Capital Federal.

Que tal um passeio romântico com violinista na Concha Acústica? Além de curtir o pôr do sol com piquenique no Tour Brasília com Música e Aperitivos.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Como Brasília começou

Para conhecer melhor o Distrito Federal é necessário saber que a história que começou desde o Século XVIII. Já naquela época existia a ideia de transferir a capital do país para o Planalto Central, por segurança. Na primeira constituição de 1891, foi fixada legalmente a região da futura capital.

Brasília só começou a ser construída a partir de 1956, pela obstinação de Juscelino Kubitschek que não mediu esforços nem gastos para concretizar o projeto, foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Você vai gostar de ler também sobre: Ouro Preto uma viagem no tempo.

Plano Piloto formato de um avião

O Plano Urbanista de Lúcio Costa, no formato de um avião, o “Plano Piloto” foi uma vanguarda para época. As linhas arquitetônicas modernas e arrojadas de Oscar Niemeyer até hoje surpreendem.

Hoje o Distrito Federal uma referência e considerado Patrimônio da Humanidade.

O marco zero e centro de Brasília é a Rodoviária do Plano Piloto. Nesse ponto há 2 eixos que se cruzam: o Eixo Monumental, que é uma grande avenida que passa pela Praça dos Três Poderes até o extremo no Lago Paranoá e o Eixo Rodoviário, o popular Eixão.

A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

Há uma teoria que o formato de avião do Plano Piloto, na realidade teve inspiração em um dos templos egípcios. Você vai gostar de ler também sobre: Egito pontos turísticos.

Cidade Criativa pela UNESCO

Brasília é considerada como Cidade Criativa, está na categoria contribuição para o design, pela UNESCO.

No Brasil, Curitiba também foi considerada Cidade Criativa, além disso conta com o Museu Oscar Niemeyer, uma das principais atrações. Há uma mostra sobre as obras de Brasília, que deram a fama ao arquiteto, bem como outros projetos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Leia também sobre: Lua de Mel em Gramado.

Bandeira Nacional do Brasil

 

Torre da T.V. –  Lua de Mel em Brasília

O ideal é começar o roteiro de Lua de Mel em Brasília pela Torre de T.V. pois do seu mirante, a vista é panorâmica para entender melhor o Plano Piloto.

Uma das mais bonitas obras do artista Athos Bulcão, está no prédio da Torre de T.V. no primeiro andar. Um painel  grande de azulejos, cobre uma parede aos fundos, da sala com ampla vidraça, que dá para a vista impactante do Eixo Monumental.

Para saber mais sobre o trabalho desse artista, que tem obras espalhadas por Brasília, confira o post: Atrações de Athos Bulcão em Brasília.

Na cidade de São Paulo, também há passeios para mirantes incríveis. Saiba mais nos posts abaixo.

Pôr do Sol no Farol Santander.
O que fazer na avenida Paulista.
Mirantes de São Paulo.

Lua de Mel em Brasília

Esplanada dos Ministério – Lua de Mel em Brasília

Esta vista da foto abaixo, é a partir do Mirante da Torre de T.V., o melhor ponto para observar a grandiosidade e ter a certeza que realmente Brasília é mais que poder.

A Praça dos Três Poderes, está no centro de Brasília, tendo ao lado a Esplanada dos Ministérios e Asas Sul e Norte. Do lado detrás do Mirante da Torre de T.V. estão o Estádio de Futebol Mané Garrincha e Memorial JK.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Congresso Nacional e Senado

Uma sugestão bacana é fazer o “tour cívico”, com uma visita guiada ao Congresso Nacional e Senado, a construção dos famosos pratos, um para cima outro para baixo.

Na Câmara dos Deputados, há um bonito painel de azulejos de Athos Bulcão, na parede posterior do Salão Verde, é uma das obras mais famosas. É composto de formas geométricas, junto à um jardim interno, projetado por Roberto Burle Marx.

Esse ambiente com frequência pode ser visto nas reportagens sobre política. Na visita guiada à Câmara dos Deputados é possível observar de perto e fotografar.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Durante o passeio se observa outros cenários que vemos na T.V. sobre as notícias do poder. Algumas curiosidades são reveladas, como os desenhos no carpete azul do Senado, que são feitos pelo Sr. Clodoaldo da faxina, utilizando o aspirador de pó.

Bastidores do Poder

Palácio do Planalto – Lua de Mel em Brasília

Aos domingos é possível fazer o tour guiado pelo Palácio do Planalto e visitar o gabinete do presidente, uma vez que não há expediente. Esse passeio deve ser agendado pelo site do Palácio do Planalto, porém caso não tenha feito a reserva online, tem a possibilidade de ir para a portaria e ficar em lista de espera.

O Palácio é bonito, com as linhas harmoniosas do mestre Oscar Niemeyer. O tour guiado é muito bom porque dá detalhes do dia a dia do Palácio, dos presidentes, dos protocolos e curiosidades diversas.

O jardim com flores de lavandas dá um toque especial e cor ao lugar. Um cenário perfeito para aquela foto da Lua de Mel em Brasília.

Confira também outro destino semelhante: Viagem à Washington – D.C.

Lua de Mel em Brasília

Há várias obras de arte no Palácio do Planalto, como este bonito painel no auditório. Na visita guiada várias peças são mostradas com referências dos artistas.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

A troca de guardas de honra é um momento aguardado pelos turistas.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Palácio dos Arcos, é uma obra prima do arquiteto e tem o melhor acervo de peças de artes. O tour guiado mostra os detalhes do Palácio e das visitas internacionais e recepções.

O destaque interno é para o bonito painel colorido de Athos Bulcão, em formato treliça de madeira e ferro, instalado no salão principal, que é utilizado para recepções internacionais.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Catedral de Brasília – Lua de Mel em Brasília

Um momento para abençoar a Lua de Mel em Brasília é visitar a bonita Catedral.

A Catedral de Brasília é uma joia da arquitetura e deve ser visitada tanto de noite, com a imponência das luzes, como de dia, para observar internamente e os efeitos dos raios solares.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

O belo vitral do teto foi uma obra da ousadia e maestria da artista franco-brasileira Marianne Peretti, única mulher da equipe de Oscar Niemeyer. O lugar é um dos pontos turísticos, mas visitados do centro do poder.

A obras de Athos Bulcão estão em bonitos painéis, que contam a história de Jesus.

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, lembra a Catedral de Brasília, pelas linhas modernas e vitrais coloridos internos.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Complexo Cultural República

O Museu Nacional Honéstino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília, formam o Complexo Cultural da República João Herculino. Em forma de cúpula, tão característica de Oscar Niemeyer, o Complexo foi inaugurado em 2006 quando o arquiteto já tinha 99 anos.

O conjunto está ao lado da Catedral de Brasília e dá para fazer a visita aos três lugares de uma vez.

Leia também sobre: As bibliotecas mais bonitas do mundo.

Espaço Lúcio Costa

No Espaço Lúcio Costa, o urbanista de Brasília está na Praça dos Três Poderes; há uma grande maquete para conferir a planta da cidade. Uma frase emblemática do Lúcio Costa é: “Brasília, a cidade que inventei”.

Lúcio Costa

Museu Histórico de Brasília

O Museu Histórico de Brasília também está na Praça dos Três Poderes, a história é contada nas paredes de mármore.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Memorial JK

O Memorial JK é um dos passeios interessantes para conhecer melhor a cidade e o seu fundador. O monumento do JK de longe, lembra a foice e o martelo, numa referência ao comunismo, outra herança da ousadia de Oscar Niemeyer.

A área interna do Memorial Juscelino Kubitschek tem um visual impactante, com a câmara mortuária feita em granito, rodeada por dois painéis circulares, obras de Athos Bulcão.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente, está no extremo do Plano Piloto, próximo ao Lago Paranoá. A visita guiada é mais difícil, acontece durante a semana e é necessário agendamento prévio, mas se não for possível vale a pena fotografar de fora.

Lua de Mel em Brasília

Lugares para Namorar – Lua de Mel em Brasília

Em Brasília há lugares lindos para namorar e relaxar. Os dias ensolarados, os gramados, a vegetação do Cerrado e o céu azul do Distrito Federal são convites a conviver com a natureza.

O pôr do sol em Brasília é considerado um dos mais bonitos do Brasil. O céu se colore de vários tons do vermelho, tendo ao fundo as construções modernas. Há muitos lugares para você ir com seu amor nesse momento mágico do Planalto Central.

Pontão Lago Sul

Uma atividade bem legal em dia de sol é almoçar no Pontão Lago Sul, um complexo de restaurantes, bares, quiosques, parque infantil à beira do Lago Paranoá.

O empreendimento oferece também exposições, show, eventos esportivos e culturais. Nas margens se pode observar as manobras dos esportes náuticos, como wakeboard e de windsurfe.

Há passeios de barcos disponíveis além, de píer para lanchas dos clientes.

Acompanhe o post: Lua de Mel no Caribe.

Orla JK

A Orla JK engloba vários restaurantes com opções tanto para o dia como a noite. O diferencial é que várias propriedades, tem áreas abertas com bela vista da Ponte JK.

Lua de Mel em Brasília

Praça dos Cristais

A Praça dos Cristais como é chamada, na realidade chama-se Praça Cívica. O lugar é pouco conhecido, no entanto tem um visual diferente que vale a visita. Foi projetada pelo artista plástico Roberto Burle Marx e pelo assistente Haruyoshi Ono. Se localiza no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartel Geral do Exército de Brasília.

O espaço conta com 102 mil metros quadrados, construída em forma de triângulo com formações geométricas dentro de um espelho d´agua, que representam os cristais da cidade de Cristalina. Há também um jardim com 53 espécies de plantas do Cerrado.

Quando o assunto é sobre cristais, confira também o post sobre: Abadiânia.

Azulejos de Brasília – Lua de Mel em Brasília

O Distrito Federal é como um museu a céu aberto das obras tanto da arquitetura arrojada como de Athos BulcãoTrata-se de uma arte em azulejos, na cor predominante azul e branco, que é a marca registrada do artista.

Quando Brasília começou a ser planejada, Athos Bulcão recebeu um convite de Oscar Niemeyer para integrar a equipe de trabalho. Já na sua inauguração, a nova capital contava com várias de suas obras. Ele se estabeleceu no Distrito Federal e seus trabalhos são grandes atrativos locais.

Numa viagem à Brasília nos deparamos com muitas obras de Athos Bulcão, que algumas vezes passam despercebidas.

Na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, há um painel de azulejos, em uma das paredes laterais externas. A cor predominante é o azul forte, que contrasta com as formas modernas da arquitetura.

No meio do Parque da Cidade há uma Parada de Descanso, que tem ao fundo um bonito painel com os azulejos do artista.

Atrações de Athos Bulcão em Brasília - a arte em azulejos

Hospedagem – Lua de Mel em Brasília

Brasília tem hotéis excelentes, com ambientes acolhedores para a Lua de Mel.

Hotéis Românticos de Brasília

O Royal Tulip Brasília Alvorada de frente do Lago Paranoá, e próximo do Palácio da Alvorada, à 13 quilômetros do Eixo Monumental. Tem um estilo resort urbano de luxo, com uma bonita arquitetura circular na cor vermelha que circula uma ampla piscina.

Um dos hotéis de luxo e mais indicados para Lua de Mel.

Lua de Mel em Brasília

Windsor Plaza Brasília, está localizado a 1,6 quilômetros do Complexo Cultural da República, próximo do centro. Um hotel categoria luxo, ou seja, 5 estrelas e conta com todas as facilidades.

Também um hotel bem recomendado para a Lua de Mel em Brasília.

Lua de Mel em Brasília

O Quality Hotel & Suites Brasília, está localizado no Setor de Múltiplas Atividades Sul, na Asa Sul, que é uma área residencial. Tem uma arquitetura ampla com prédios baixos de 4 andares apenas, em meio a jardins e piscina.

O Naoum LifeStyle Hotel, é uma ótima opção, no setor Hoteleiro Sul, com localização e serviço excelente próximos dos pontos turísticos. O café da manhã é bem variado e a simpatia do staff conquista os hospedes.

Lua de Mel em Brasília

Hotéis com Obras de Athos Bulcão

Para fazer uma imersão completa nas obras do artista Athos Bulcão, durante a Lua de Mel em Brasília, a hospedagem pode ser em dois hotéis que contam com painéis de sua autoria.

O Brasília Palace Hotel, é uma construção histórica de 1958, o primeiro de Brasília, um detalhe interessante é que o projeto de arquitetura foi assinado pelo próprio Oscar Niemeyer. O hotel está na categoria primeira, ou seja, 4 estrelas é bem charmoso e com decoração contemporânea.

Devido à decoração e arquitetura dos anos 60 é também considerado um dos hotéis românticos de Brasília.

O Manhattan Plaza Hotel tem um painel em mármore e granito em relevo. É uma construção mais recente de 1991, assinada pelos arquitetos Regina Fittipaldi e Sérgio Fittipaldi.

Pesquise outros hotéis neste link para reservar hotéis em Brasília e região.

Como chegar à Brasília

Há voos de várias capitais para Brasília. Em geral nos finais de semana há preços melhores de passagens aéreas e hotéis.

Um detalhe interessante no Aeroporto Internacional de Brasília conta também com bonitos painéis de azulejos de Athos Bulcão, em tons variados nas salas de embarque.

Reserve os Transfers chegada e saída de Brasília.


Seguros Promo

Para circular pelo Distrito Federal, bem como fazer os passeios às cidades vizinhas, eu recomendo alugar um carro. Entre neste link para aluguel de carro em Brasília.

Onde Comer na Lua de Mel em Brasília

Para almoçar ou jantar, o Restaurante Mangai na Orla JK tem ênfase em comida nordestina, com buffet com pratos brasileiros e ótimo custo benefício.Lua de Mel em Brasília

Para a noite a dica é o Restaurante Dona Lenha na Asa Sul, que tem variedade.

No Pátio Brasil Shopping o Restaurante Madero, tem hambúrguer com entradinha de palmito grelhado.

No Pontão Lago Sul há vários restaurantes ótimos como: Fausto e Manuel, Mormaii Surf Bar, Soho, Sallva Bar & Ristorante, Same Same, Grand Bier, Manzuá, etc.

Leia também sobre: Restaurantes românticos na cidade de São Paulo.

Conjugar a viagem com Pirenópolis

Uma das sugestões é conjugar a Lua de Mel em Brasília com Pirenópolis, que está à 150 quilômetros do Distrito Federal. A dica é fazer um bate volta e se dispor de tempo, se hospedar por 2 noites.

Confira a Excursão para Pirenópolis e Salto Corumbá.

É uma cidade histórica de 30.000 habitantes, cercada pela Serra dos Pireneus, sendo daí a origem do nome. Foi fundada em 1727, sua história começa com a exploração do ouro, com garimpeiros comandados pelo bandeirante Anhanguera.

As ruas estreitas foram pavimentadas com pequenas pedras, um trabalho árduo dos africanos. A cidade une cultura, lazer, num cenário perfeito para o romance.

O casario de arquitetura barroca, abriga restaurantes, bares, galerias de arte, lojas de artesanato e joias. Aos finais de semana há música ao vivo nos restaurantes bem como serenatas.

Uma das principais atrações é a Festa do Divino e as Cavalhadas, uma das maiores manifestações culturais do Brasil.

Sugestões de hotéis em Pirenópolis

A Pousada Cavaleiro dos Pirineus é uma das melhores opções de hospedagem, se localiza distante 3 quilômetros do centro de Pirenópolis na Zona Rural. Conta com charmosos bangalôs distribuídos em uma grande área de jardim, cada decoração é única e exclusiva.

A Pousada Rancho do Ralf fica a poucos minutos do Centro Histórico de Pirenópolis, tem preço razoável e é uma grata surpresa, principalmente quanto ao belo jardim e piscina.

Saiba mais nos posts:

O que fazer em Pirenópolis.
Abadiânia e Pirenópolis.

Booking.com

 

Outras cidades próximas

A sugestão é embarcar em uma Excursão Privada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um destino com paisagens incríveis, cachoeiras, cânions imponentes, fauna e flora exuberante.

O roteiro inclui trilhas, caminhadas, banhos de cachoeira e muita experiência no meio da natureza. Um lugar mágico para esquecer dos problemas.

Booking.com

Dicas da Lua de Mel em Brasília

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira também o post: Dicas para Viajar.

Uma das maneiras melhores maneiras de conhecer um destino é conhecendo sua história, a dica é ler o livro: De Nova Lisboa a Brasília – a invenção de uma capital (séculos XIX-XX), parceria com a Amazon.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas piscinas com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

Sapatos confortáveis para caminhadas e para a água. A minha dica é adquirir os: Sapatos aquáticos de secagem rápida, que podem ser utilizados na água, piscina e para caminhar.

Outros destinos de Lua de Mel 

Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel. No Brasil como em diversos outros lugares, cada um tem seu diferencial.

Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:

Lua de Mel no Brasil.

América do Sul: Vale Sagrado dos Incas no PeruPunta del Este.

América Central:  CaribeJamaica.

África: Zanzibar,  MauritiusSeychellesÁfrica do Sul,  Tanzânia e Kenya

Ásia: Maldivas,  Tailândia, Bali, Vietnam e Dubai,

Europa: Paris,  Alemanha Romântica,  Veneza.

Oceania: Bora BoraNova Zelândia,   Ilhas Fiji.

Destinos de casamento

Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Casamento no Castelo de Windsor.
Cerimônias de casamento no Tahiti.

Já fez o Seguro Viagem?

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel